GASOLINA CARA
Enquanto governadores querem que o governo reveja os impostos federais sobre os combustíveis, como PIS, Cofins e Cide, Bolsonaro vem defendendo uma mudança na forma de cobrança do ICMS sobre esses produtos. O ICMS é um tributo estadual que representa uma fatia importante de arrecadação tributária dos governo locais.
“Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse o presidente no Alvorada. Para o presidente, o tributo deveria ser calculado sobre o valor vendido nas refinarias e não nos postos de combustíveis. Sergipe cobra uma das maiores taxas de ICMs sobre os combustível do país, sugando o bolso do trabalhador. Presidente cabra macho da gota.
 

O CABRA JAIR
“Líderes de esquerda no Nordeste estão preocupados com o crescimento do bolsonarismo”, diz o Estadão.
“Pesquisas encomendadas por partidos mostram que os eleitores estão interessados em saber quais candidatos têm ou não têm apoio de Jair Bolsonaro”.


CONFIANÇA
Na noite da próxima segunda-feira, 10, a Diretoria da Associação Desportiva Confiança irá inaugurar uma nova academia e um novo centro de fisioterapia para atender o seu departamento de futebol. O ato acontecerá no Estádio Sabino Ribeiro, sede do clube, a partir das 18h30.
Esta é a primeira etapa das reformas que o Confiança vem fazendo em sua estrutura. A Academia, que levará o nome do ex-presidente João Fonseca, receberá novos equipamentos, em parceria com a Matrix Fitness. Já o novo centro de fisioterapia, será batizado de Lygia Maynard, em homenagem à ilustre torcedora proletária


O VOADOR
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, é o campeão no uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira para fazer seus deslocamentos pelo país. Em 2018, de olho na reeleição como deputado e na presidência, Maia fez 198 voos. Em 2019 foram 251. Esses abusos são pagos com o dinheiro do contribuinte. Esse malandro viajou mais que o primeiro ministro britânico em um mandato. Na Inglaterra, geralmente eles viajam em voos comerciais como qualquer cidadão. Os abusos são praticados também no STF e no Senado Federal.

EDVALDO
Cada vez mais distante do PT depois  das agressões de uma ala da extrema esquerda o prefeito de Aracaju, segundo pesquisas divulgadas pela TV Atalaia, bate de lambuja em qualquer petista juramentado. Edvaldo transformou Aracaju na capital do Brasil  com melhores estradas e vias asfaltadas além de um enorme número de obras. A elite petista está destruída, não consegue mais enganar a maioria. O segundo lugar ficou com Danielle Garcia que por sinal já foi delegada de Laranjeiras e de Barra dos Coqueiros, mas ganhou notoriedade no seu brilhante trabalho por muitos anos,como delegada do Deotap – Departamento de Combate ao Crime Organizado e Administração Pública.
 

AIRTON/BARRA

O prefeito Airton Martins mantem um índice invejável  de popularidade. 80 por cento da população aprova sua administração. Mas como estamos no ano eleitoral as coisas vão se afunilando  e o seu candidato a sucessão terá que ser anunciado. Não será  logo depois do carnaval. Provavelmente será no dia 4 de abril, dia de sábado, às 10:00h no plenário da Câmara de Vereadores. Todos os correligionários serão convidados  e o dia será bastante movimentado e a pré-campanha se iniciará. Airton Martins tem sido bastante comedido, tranquilho, mas nem o seu mais próximo amigo sabe o que se passa na cabeça deste homem quando o assunto é sucessão e quem será o escolhido dentre os mais de 5 aliados que desejam ser o indicado. Pelas pesquisas divulgadas o nome que desponta é o de Alberto Macedo, da base aliada. Mas o martelo ainda não foi batido e essa dúvida permanece na mente dos pretendentes.

CAPUÃ/BARRA
As obras da escola do hoje, Bairro Capuã, estão com dois meses de atraso no seu cronograma normal. Como não existem fiscais de obras na prefeitura e se existem não trabalham, o construtor faz a obra do jeito que quer. O telhado todo mundo sabe, para quem mora no litoral, não pode ser  tipo telha Rio Grande do Norte como são conhecidas as telhas vermelhas. Elas são vulneráveis as ações da maresia e se desintegram em pouco tempo e passam a soltar um pó vermelho que irá incomodar funcionários e alunos. As telhas claras e apropriadas e quase do mesmo preço, não foram as preferidas da empresa construtora.

CAPUÃ/BARRA
A Escola do Capuã, não tem dado sorte. Há anos em reforma, primeiro foi vítima de uma construtora malandra que abandonou a obra e agora segue a passos de tartaruga com um pedreiro e dois serventes. A obra não é de boa qualidade e isso pode ser constatado por qualquer leigo. Menos, pelos fiscais.

ATALAIA NOVA - SAÚDE/BARRA

As obras da Unidade Básica de Saúde do Bairro Atalaia Nova estão em fase de conclusão e certamente antes do carnaval estará pronta. Um projeto arrojado, de boa acessibilidade, fino acabamento e diversos ambientes que servirão de ambulatórios para consultas médicas, consultórios de dentistas, sala de observação, posto de vacinas, curativos, sala de espera e ampla recepção. O novo prédio dará conforto aos servidores lotados na unidade e a clientela que diariamente irão buscar atendimentos. De parabéns a Secretária de Saúde Eliana Martins, pela condução dessa obra que em alguns momentos  solicitou modificação de ambientes ou acréscimo de outros para que essa UBS seja uma referência estadual. De uma coisa já temos certeza, sua logística será melhor que a de muitos hospitais  de outras cidades.

ATALAIA NOVA II/BARRA
Mudando de um polo para outro vamos agora de política. Pela importância do Bairro Atalaia Nova tanto pela sua história como pelo seu peso político, é provável que esteja com nome na chapa majoritária nas eleições deste ano. Na Câmara o bairro mantem 4 cadeiras no legislativo. A Atalaia Nova, hoje muito bem cuidada pela a administração de Airton Martins, se destaca também pela sua tranquilidade, tem comunidades religiosas muito forte,  é atuante no esporte e as pessoas se sentem felizes morando nesse bairro a beira-mar.

CIDADANIA/BARRA

Militantes e membros da executiva estadual organizaram o Primeiro Encontro do Cidadania na Barra dos Coqueiros, realizado no último dia de janeiro na Câmara de Vereadores. A estrela do Partido senador Alessandro Vieira esteve presente acompanhado dos deputados George Passos e Samuel Carvalho. Na ocasião Alessandro anunciou o nome do advogado Herbert Pereira como pré-candidato a prefeito da Barra. Herbert preside o diretório municipal. A dinâmica Solange Corretora pré-candidata a vereadora, como sempre entusiasmada, disse a reportagem que irá fazer uma campanha de conscientização junto ao eleitorado para que a mulher ocupe mais espaços na politica como forma de transformação social. O evento foi bastante prestigiado e lotou o plenário da Casa.

 

SEGURANÇA/BARRA

A prefeitura de Barra dos Coqueiros marcou um gol de placa ao criar a Secretaria de Defesa Social. Um equipe de 12 profissionais de segurança composta por policiais da reserva e auxiliam a Policia Militar na segurança da cidade. Toda cidade começa a ser monitorada por câmeras de segurança e a comunidade já começa a usar os serviço da secretaria, solicitando que as viaturas façam ronda nas mais diversas localidades da cidade. Eita prefeito da gota pra trabalhar. Quando a oposição, dele fala, perde votos. 

MOLHE/BARRA

As obras do molhe de pedras no antigo hidroviário da Atalaia Nova para conter o avanço das marés, estão a todo vapor e irá amenizar  a preocupação de moradores ribeirinhos do Rio Sergipe. A geografia foi alterada várias vezes na área de praia que fica do lado do rio. Dezenas de construções foram  levadas pelas águas bravas do oceano. A prefeitura faz obra de emergência o que garantirá por um bom tempo o sossego daquele povo, mas tem que contar com a benevolência da nossa mãe natureza.

CÂMARA/BARRA

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Barra dos Coqueiros presidida pelo vereador Professor Roberto. juntos, os anos 2018 e 2019 a Câmara devolveu a prefeitura quase 1 milhão meio de reais, mesmo realizando uma obra cara na sua sede.  Isso significa que os abusos costumaz nas casas legislativas, na Barra no houve. Roberto é um cabra sério. Sisudo, mas sério. 

SENA/LARANJEIRAS
O contador Sena(PDT/Laranjeiras) tem sido amigo de primeira hora de Fábio Henrique e de  Zé Bodega. O PDT  tem fundo partidário generoso, está organizado na cidade  há bom tempo e pleiteia está na chapa majoritária nas eleições deste ano e isso é justo. Mas ele tem encontrado certa resistência interna, principalmente de Eduardo do Cartório que morou muito tempo na cidade, apoiou todos os outros candidatos em eleições passadas e agora veste a camisa Zé Bodega. Democraticamente essas discordâncias fazem parte do processo eleitoral e a briga pelos os interesses individuais sempre irão prevalecer, embora todos mintam e colocam o povo como o principal alvo. Eu disse todos, sem exceção.
As escolhas dos vices, são sempre pelos mesmos motivos. Um, pelo poder de transferência de votos. Dois, pela capacidade  de ajuda financeira a campanha. No final o eleitor vota visualizando somente o titular pelo fato da campanha se desenrolar em torno de uma dezena que é o numero do partido do candidato a prefeito.


VICE/LARANJEIRAS
O pré-candidato a prefeito pelo Cidadania Zé Bodega segundo comentários que  rola nos corredores da Prefeitura,recebeu recentemente proposta de um vereador no mandato para ser seu vice. A proposta foi financeira. Falam que 300 mil reais para a campanha. O nome citado é um bom nome, mas jamais ofereceria dinheiro  para se somar nessa peleja. Receber, seria o normal.

PARENTES/LARANJEIRAS
Na eleição deste ano, em Laranjeiras, uma família lidera nessa corrida rumo a sede municipal da Rua do Roque ou a Coração de Jesus, 90. Juca que é filho de Tonha que é tia de Deninha prima de Zé Bodega, filha de Eunice que também é tia de Bodega e Juca. Bodega que é filho do saudoso Carlos que era tio de Deninha e Juca. Os três são pré-candidatos a prefeito.

QUEM SERÁ O LISO/LARANJEIRAS
Em meados de julho próximo a campanha começa e desta vez quem será o LISO? Paulão que pertence ao clã dos Hagenbecks é a maior fortuna de Laranjeiras depois da Usina. Alexandre é a terceira maior fortuna. Juca, contador e advogado bem sucedido, empresário bem conceituado também não será o LISO. É rico.
 Deninha, empresária, alta servidora da Justiça e fazendeira, rica. Seu primo Zé Bodega, petroleiro, investidor, sempre  teve vida financeira organizada, é rico, gosta de vida simples e apenas se dar ao luxo de ostentar carrões novos e não mais do que isso e pode e não existe nada de anormal. O que se aproximaria do menos afortunado é o engenheiro Canela, na faixa de classe média. Todos os outros são ricos.
Mas é capaz  de algum picareta aparecer bancando de pobre para enganar a pobre burro. O mais besta nesse meio tira a camisa sem desabotoar o paletó.
O discurso deles tem que ser: " O que eu vou fazer, de bom, por Laranjeiras e seu povo". E pronto. Choradeira não será aceita.


CONCURSO/ LARANJEIRAS
A Câmara de Vereadores de Laranjeiras publicou edital para o concurso público. Para o quadro efetivo de servidores é um número aceitável. 9 vagas. Algumas partes interessadas chiaram, mas vamos para a realidade. O número de de CCs alto são oriundos das assessorias dos vereadores e ninguém vai abrir mão. Nem o vereador de Bodega, nem os de Juca e muito menos os de Paulão. A Câmara tem funcionários não efetivo que tem 40 anos de casa, outros mais de 30 e não há  lei da peste que não dê direitos a eles.  Uma custa trabalhista quebraria a Casa. Uma vaga para o controle interno efetivo é muito importante. Ele pode frear abusos da mesa. Um servente dá conta de sobra.Vigilante apenas um. Só existe uma casa para vigiar. A contabilidade  precisa de gente efetiva também. Irá inibir manobras. E por ai vai. O importante é que atual mesa diretora foi a primeira a fazer concurso.  A Câmara, antes, era totalmente dependente da Prefeitura. Depois tornou-se independente, mas os servidores antigos foram acolhidos pela a casa. No próximo ano a mesa diretora forçosamente irá diminuir o número de assessores por que a grana vai cair muito. A prefeitura estará mais pobre com o fechamento da Fafen. Os reflexos serão em 2021.
Reclamaram também dos salários publicados. Ora, ninguém pode receber menos que salário minimo. Na época da feitura do edital o minimo era aquele. Os reajustes são automáticos. Fazem palanque de tudo.  Os assessores parlamentares são legais, estão dentro da lei, não tem estabilidade, como pena.


TEM CANDIDATO/LARANJEIRAS
Os lideres políticos Marcos Franco, Jackson e Belivaldo pertencentes ao mesmo grupo, tem candidato em Laranjeiras e irão anunciar  o nome  depois do carnaval. Estão conversando e após o anuncio a pré-campanha tomará outro rumo. Quem vai, vai e terá que partir pra cima para vencer as eleições. Laranjeiras nunca deixará de ser uma das cidades de maior influencia na politica sergipana e precisa de um nome que agregue conhecimento e capacidade de recuperar a cidade do caos que foi implantado há quase 4 anos.  O empresário Osvaldo Franco também vem conversando com o sobrinho Marcos Franco e depois da Semana Santa deverá se manifestar a favor de um nome. Osvaldo tem ligações de trabalho com pelo menos 3 pré-candidatos.

PARTIDO/LARANJEIRAS
O MDB de Laranjeiras deverá agrupar todos os nomes em um só partido e terá chances de eleger no máximo de 4 vereadores e o minimo de 3.  O PSD de Belivaldo, ligado a Juca em Laranjeiras, deverá juntar lideranças sem mandato para brigar por duas vagas. A Varzinhas também abrigará todos em um único partido e brigar por três vagas.  Bodega está no cidadania, elege  seu irmão Adelmo e pode brigar por mais uma vaga. Sena do PDT é seu aliado, mas tem que reforçar o partido com a rapaziada menor para que, juntos, elejam um. Outras duas vagas ficam voando e se Deninha for mesmo candidata terá que reforçar seu partido com novos nomes para garantir a eleição de Neguinho. Sobra uma vaga para agremiações menores que melhor se organizar.

VICE/ LARANJEIRAS
Quem será o vice de Paulão caso seja candidato a reeleição? Suely? Pode ser. É vice no mandato e faz parte da administração com direito a pastas e cargos e não deixa de ser cúmplice do que é bom e do que não presta também. Se já ao último ano de mandato, melhor que fique no mesmo discurso. Paulão ainda aposta na enganação. Acredita que leva na lábia o desprotegido povo pobre de Laranjeiras.
 

CAMPO/MARUIM
O prefeito Jeferson Santos de Santana irá construir mais um espaço de lazer na zona rural. “Conseguimos sensibilizar o deputado federal Fábio Reis, que destinou recursos para a construção de dois campos de futebol, sendo um no Povoado Mata de São José e outro no Povoado João Gomes de Melo (Povoado Pau Ferro)”, pontou o prefeito.
“Desde que assumimos a gestão municipal, conseguimos recursos para construção de duas quadras poliesportivas na zona rural. Hoje, os moradores dos Povoados Caititu e Pau Ferro possuem duas áreas de lazer, que são importantes na oferta de uma qualidade de vida. No Pau Ferro, por exemplo, já tivemos competições que movimentaram a comunidade. Esses eventos além de proporcionar entretenimento, também impulsionam a economia local”, complementou o prefeito Jeferson Santana.


SUCESSÃO/RIACHUELO

O dia D está se aproximando e as candidaturas se definindo. É possível que  os dois candidatos a prefeitos saiam do Legislativo Municipal. Ambos são vereadores. Um é Helder de Pedão, um cabra simples, da cidade, neto do  saudoso Pedão. Enfrenta falta de recursos, mas seus amigos e parentes se somam numa força tarefa pra viabilizar sua campanha. É um jovem carismático, músico e com disposição para trabalhar. O outro é o vereador Petinho que conta com o apoio da SISA e terá como vice Deminho que foi candidato a prefeito na eleição passada.

Link de acesso - Colunas Anteriores

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS