CUIDADO
O pico da epidemia do novo coronavírus no Brasil deve ocorrer entre 25 e 30 de abril, segundo o infectologista Fernando Bozza, da Fiocruz e do Instituto D’Or. Segundo o pesquisador, é essencial que as medidas de isolamento no País sejam mantidas de forma rigorosa pelas próximas duas semanas. Portanto, a única segurança para você é o isolamento. Ficar em casa e seguir as orientações das autoridades médicas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta é confiável, é médico.

PESQUISAS
80% dos brasileiros apoiam o isolamento social , segundo a pesquisa da XP. E tomaram conhecimento das falas de Jair Bolsonaro contra essa medida 89% dos entrevistados. Jair Bolsonaro, segundo a pesquisa da XP, é aquele com o pior desempenho no combate à epidemia de Covid-19. Ele perde até do Congresso Nacional.
Na outra ponta está Luiz Henrique Mandetta. O trabalho de Jair Bolsonaro é considerado ruim ou péssimo por 44% dos entrevistados; o ministro da Saúde é reprovado por apenas 7% (e aprovado por 68%).


FOI-SE ALUÍSIO
Faleceu na manhã de sexta-feira, 03, o jornalista, radialista e produtor cultural Aluísio da Conceição Menezes. Ele vinha lutando há alguns meses contra um câncer de pulmão, mas não resistiu. Ex funcionário de diversas emissoras de rádio e tv da capital sergipana, tendo sido apresentador na TV Aperipê, e também funcionário aposentado da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, Aluísio era bastante conhecido e querido pelos colegas e amigos dos meios de comunicação, nos anos 90 e 2000 costumava interagir bastante nos programas matutinos de rádio, sempre com posições firmes e opiniões cheias de personalidade. Aluísio, que era também chamado pelos amigos de Gato de Botas, era viúvo e deixa 3 filhas e 3 netos. O velório aconteceu ontem no Osaf.

FOTOJORNALISMO

Uma boa foto muitas vezes vale mais que três laudas de texto. Às vezes, ela passa para o imaginário do leitor uma história com bom roteiro de início e fim. Boa foto é quando ela por si, narra o fato.
Ao visitar páginas oficiais de prefeituras, nos deparamos com a exposição exagerada de pessoas nas ações de serviços. A foto com pessoas faz parte da informação, mas não pode ser com pose, como estivessem em coluna social. A foto tem que mostrar ao leitor movimento, mesmo sendo inanimada. Fotografar a ação sim, pessoa individualmente com pose é antiético. Tivemos a felicidade de ter o jornalista Rosalvo Nogueira como professor de Ética que reforçou nossos conceitos e as mudanças deles.


FOTOJORNALISMO II
O uso abusivo das pessoas é imaturidade, é jornalismo paia e incomoda as pessoas de bom senso. As pessoas humildes também tem capricho. Se deixar fotografar é normal, querer ser fotografada também. Cabe ao profissional fazer a boa imagem e usá-la com ética. O jornalista Alexandre da Silva escreve: “Na fotojornalismo, o jornalista desenvolve um olhar diferenciado do mesmo. Vê a imagem como ponto de informação e reflexão. Não basta ser curioso, tem que ser, sagaz, audacioso. Ter vontade de fazer”.

COVID-19

Nesse tempo de pandemia quem passar pelo centro da Barra e outras cidades do interior vai perceber que as pessoas estão agindo como não existisse perigo ou crise para gerenciar. O movimento de pessoas preocupa a quem está se cuidando. Deve sair de casa o necessário. Fazer compras e ao encerrar usar a higienização de si e de onde as mãos têm acesso. Ao chegar em casa descarta para lavar as suas vestes.

COMIDA NA MESA/BARRA

O prefeito Airton determinou a sua equipe prioridade na distribuição das cestas básicas nas residenciais das quase 4 mil famílias beneficiadas. Airton também foi o primeiro prefeito de Sergipe a determinar a secretaria de Educação a distribuir KITS alimentação para todos os alunos das escolas municipais da Barra.

ILUMINAÇÃO/BARRA

Esta coluna cobrou por várias vezes providências do governo do estado na solução da iluminação da rodovia SE100 que corta todo nosso litoral. Quando idealizada por governos passados, a ideia era fomentar a indústria imobiliária, o turismo e o advento de novas empresas. Os dois últimos governos abandonaram e nem satisfação davam a sociedade. Airton Martins negociou com a Energisa e o governo, e a Prefeitura assumiu essa responsabilidade e nos próximos dias estará totalmente iluminada.
A oposição por sua vez sempre tem um imbecil para espalhar fake com a conveniência de seus líderes. Porra, façam campanha dizendo o que irão fazer pela Barra e seu povo, se vencer as eleições. A iluminação será restabelecida como o dinheiro do povo da Barra e não de empresa ou do governo. Não fazem nada e ainda atrapalham.


BRAVOS/BARRA
Enquanto estamos em casa no isolamento social e livre de contaminação, caso sigamos as recomendações das autoridades médicas, centenas de servidores das Secretárias da Saúde, Ação Social, Limpeza Pública e Segurança continuam trabalhando com afinco e correndo todos os riscos para servir a todos nós. Batam palmas para eles quando passarem na sua porta. Estaríamos em um caos total sem o trabalho deles.

MDB/BARRA
O MDB da Barra está com o seu time arrumado. Seu líder maior Airton Martins organizou tudo a tempo, muito antes dessa crise do Covid-19. Tudo ajustado e tem todas as condições de fazer uma bancada significativa. 8 mulheres disputarão cadeiras na Câmara. O MDB tem chances reais de eleger mais de uma representante. O partido também caminha para estar na chapa majoritária e eleger uma boa bancada.

PSD/BARRA
O PSD é o segundo partido da base aliada de Airton e tem em seu quadro de filiados, grandes nomes da política local. 4 vereadores estão no quadro contra 5 do MDB. Tem lideranças mulheres de grande patrimônio eleitoral e disputarão em pé de igualdade com os outros candidatos. O PSD não tenha dúvida, estará também na chapa majoritária nas eleições deste ano e elegerá uma bancada na câmara significativa.

POLÍTICA/BARRA
Com as arrumações de todos os partidos, esta semana, começa a clarear as previsões. O grupo liderado por Airton, é a lógica, poderá eleger de 10 a 11 vereadores nas eleições deste ano. A oposição por sua vez brigará por três cadeiras na Câmara. O Republicano da Pastora Salete manterá cadeira na Câmara de certeza absoluta. Alysson do Solidariedade disputa com Salete quem elegerá mais vereador. Hebert do Cidadania tem dito a este colunista que seu partido ocupará uma cadeira das 13 disponibilizadas na próxima legislatura.

POLÍTICA II/BARRA
Luciane Barreto com ligações fortes no meio evangélico é uma das favoritas a ocupar uma cadeira no Legislativo em 2021. Filha da terra, muito acessível, agradável com todo mundo, poderá ser a mais votada do seguimento religioso.

ANUNCIO/BARRA

Ninguém espere o anúncio de quem será o candidato de Airton para os próximos dias. Esta coluna na edição passada já tinha noticiado o fato. Com essa crise criada pela pandemia do Covid-19, Airton se voltou exclusivamente para o gerenciamento da crise e desconversa quando indagado sobre sucessão. Esse é o estilo do cabra, não podia ser diferente. Com humildade em toda sua trajetória política, sempre irá priorizar seus munícipes, tá certo. Política na hora certa.


ARISTON/BARRA

O Secretário de Governo da administração de Airton Martins é um bom articulador político, um grande técnico, entende de gestão pública e sem dúvida alguma estará participando do próximo pleito, diretamente. A turma do senadinho da margem do Rio Sergipe não perde tempo e começou a especular quanto a sua filiação ao PSD a pedido do amigo prefeito. Será candidato? Ariston é peça importante em qualquer partido e um diretório estará mais bem organizado se contar com ele nos seus quadros. Apenas isso. É um cara de confiança do prefeito? Não tenha dúvida. Perguntamos a ele sobre as especulações e Ariston respondeu que é apenas um soldado do grupo político liderado por Airton.

JUCA/LARANJEIRAS
O pré-candidato a prefeito de Laranjeiras o contabilista e advogado Juca de Bala, falou para a coluna que encerrou como planejado os ajustes dos partidos que estão na sua base visando a próxima campanha eleitoral. O MDB e PSD tem o número completo de pré-candidatos a câmara de vereadores, respeitando as regras garantindo os 30 por cento de vagas para mulheres. Jânio Dias fica no seu grupo de origem. No PSD que Juca também faz parte.

JUCA II/ LARANJEIRAS
Por falar em Juca esse cabra é muito focado. Mesmo tendo empresa de contabilidade, as contas da ATEC são de responsabilidade de outro escritório de contabilidade, por sinal do laranjeirense Cléverson Faro. Mesmo tendo funcionários advogados, formou-se em direito, com OAB, pós-graduado e no momento faz Mestrado. É preparado. Juca também tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Pública. Desde o prefeito Bragança em meados do século passado, Juca é o com mais título de nível superior, portanto o mais preparado e habilitado. Mas escolha é com o eleitor e cabe a ele avaliar.

BODEGA/LARANJEIRAS
Como o prazo para mudança de partidos se encerrou ontem dia 3, lógico que todos os candidatos passaram a última semana nas arrumações e fazendo visitas. Bodega tem sido visto e recentemente na rua do Boquim apareceu com um carro popular, baratinho, bem distante dos seus veículos de luxo. Não sei quem peste o aconselhou a andar de carro popular onde todas suas campanhas foram feitas com seus carrões. O eleitor gosta de ver seu candidato vitorioso. Tem que pegar umas das suas camionetas. Terá mais segurança e terá acesso aos mais adversos terrenos, muito comum em campanha.

BODEGAII/LARANJEIRAS
Bodega tem carrões porque estudou, trabalhou duro, é organizado financeiramente e não existe nada de mais em aparecer como ele é. Essa onda de andar de carro popular tem efeito positivo para o gestor no mandato. Já pensou um prefeito indo trabalhar de Fusca? Ai é bonito. Fazer campanha de carro popular sendo rico, pega mal. Aparece para o povo como um hipócrita. Muda a estratégia, essa orientação é imbecil.

Paulão e os seus, ostentam exageradamente os carrões e tem três mandatos. O povo, em maioria, gosta de quem tem. Quer estar perto dos vitoriosos. Acredita nos vitoriosos, é a natureza humana.


PAULÃO/LARANJEIRAS
O prefeito de Laranjeiras Paulão da Varzinhas nessa briga de ajustes de partidos se saiu muito bem. Levou para o DEM a maioria dos vereadores. Neguinho, Adidas, Davizinho, João Ferreira e Marizete da Mussuca. O maior grupo de vereadores no mandato. Por outro lado, perdeu a sua vice Sueli, para Zé Bodega e no PSB de Adelmo vereador, ela será a vice na chapa majoritária.

SOUZA/LARANJEIRAS

O ex-vereador Nicanor Souza e ex-secretário municipal de Laranjeiras nas gestões de Ione e Juca, filiou-se esta semana ao PSD pertencente ao agrupamento de Juca de Bala. Souza é muito bom de campanha, para somar e para vencer. É também uma pessoa de boa convivência e lealdade.

PDT/LARANJEIRAS

O PDT de Laranjeiras chefiado pelo contabilista Sena até o fechamento desta edição já tinha fechado seu quadro de pré-candidatos a vereador com 16 filiados. Sena disse a este colunista que até hoje, sábado, pode acontecer de fechar os 17. Sena disse ainda que quanto a futura chapa majoritária está definido o apoio a Zé Bodega em caráter irreversível. Sena disse ainda que o partido briga por uma vaga ou duas a depender da sobra eleitoral.
Na nossa opinião, o partido ainda irá brigar para estar na majoritária, o que seria justo.


CIDADANIA/LARANJEIRAS
O Cidadania de Laranjeiras sob o comando do pré-candidato a prefeito Zé Bodega também fechou seu quadro de pré-candidatos a vereador. O quadro de 17 filiados já estava montado há mais de 30 dias e a exigência dos seus pares era para que não houvesse candidato com mandato. Bodega cumpriu a palavra e está tudo organizado sem traumas. Já o seu irmão tem até hoje, sábado, para organizar o PSB e garantir coeficiente eleitoral para se reeleger. O Cidadania terá assento na Câmara com certeza.

PT/LARANJEIRAS
O PT de Laranjeiras que tem como presidente a Secretária da Igualdade Racial Sandra Sena, também correu atrás para compor o seu quadro de pré-candidatos a Câmara de Vereadores nas eleições de outubro próximo. Por outro lado, a professora Fia tem dito que será candidata a prefeita pelo partido e ninguém lá sabe como. Mama em um cargo sem trabalhar, não faz porra nenhuma e ainda quer bater de frente com o seu chefe e senhor. Acreditamos que Sandra fica com Paulão. Ela poderia ser candidata a vereadora para que todos conheçam sua força. Mas sabida, quer ir para prefeita para pegar os votos daqueles que não votam em ninguém e acabam votando no mais chato, "zoadento" ou o mais imbecil. Apenas como opção para sacanear os candidatos maiores. Se for candidata a vereadora não tem 100 votos, sendo generoso, já a prefeita, passa de 250 votos.

VADO/LARANJEIRAS
O nosso amigo Edvaldo Leandro, sindicalista combativo e atuante; petroleiro, militante da esquerda desde a sua iniciação na política, está euforicamente alegre e aos pulos. Felicidade total. Sua filha Juliana lhe deu a notícia esta semana que está grávida. Ele vai ser vovô. Um vovô garotão. O nosso Vado de Laranjeiras, filho de Bel e Narciso da rua da Vitória, uma pessoa da qual nos orgulhamos e de amizade de décadas.
Somos opostos, antagônicos, mas nos respeitamos como pessoas.


PEIXE/RIACHUELO

A Prefeitura de Riachuelo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social fará na segunda e terça-feira a entrega do kit Alimentação da Semana Santa (peixe e arroz) à população devidamente cadastrada.
Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a entrega será realizada em domicílio. Portanto, evite aglomerações e não saia de casa. Com antecedência, o carro de som estará nas ruas para informar o horário das entregas em cada localidade.

OBRAS/RIACHUELO
O Secretário de Obras de Riachuelo Paulo Henrique, disse a coluna que todos os serviços básicos como a limpeza pública, por exemplo, continuam funcionando sem redução de suas atividades. As manutenções de rotina e emergenciais não estão sendo prejudicadas com a crise provocada pelo covid-19.

VACINAÇÃO/ RIACHUELO
A campanha de vacinação dos idosos em Riachuelo mereceu atenção especial. A pasta da Saúde que tem a frente o gestor de saúde pública Janse Carozo, promoveu a vacinação dos idosos de toda cidade nas suas residências, atendendo determinação das autoridades médicas. Janse disse que a vacinação para maiores de 60 anos se estende até o dia 15 e depois passa para idades inferiores a 60 anos por faixas etárias.
Outra medida tomada pela Secretaria de Saúde foi investir na informação. Sua equipe percorreu toda cidade distribuindo panfletos informativos de como combater o Coronavírus. Os agentes de saúde em suas áreas levaram a informação da importância do isolamento social como grande arma contra a proliferação da doença.


VAPORIZADOR/RIACHUELO

O secretário Janse Carozo disse a este colunista que a Prefeita Cândida Leite tem acompanhado todas as ações e solicitou que a pasta distribuísse em todos os setores da prefeitura suportes contendo álcool 70 para o uso do público e dos servidores. A prefeitura também distribuiu kits de equipamentos de proteção individual aos funcionários do Hospital de Caridade de Riachuelo. Outra medida tomada pela prefeitura foi a de higienizar as praças, calcadas, casas comerciais e repartições públicas com um vaporizador.

SECRETÁRIO /RIACHUELO

O Secretário de Saúde de Riachuelo Janse Carozo é um cabra preparado para a função. Além de Gestor em Saúde Pública, é contabilista e graduando em Bacharelado em Enfermagem. Uma escolha e tanto. O que desejamos é que as gestões públicas a começar pelos prefeitos, tenham alguma graduação superior a exemplo de Cândida Leite. Ela é advogada. Enquanto o pré-candidato a prefeito Helder de Pedão é formado em Física pela UFS e concluindo engenharia civil.

SUCESSÃO/CARMÓPOLIS
O prefeito Beto Caju, SD, será candidato a reeleição e tem um grande agrupamento que reforça sua pré-candidatura. Beto enfrenta queda na arrecadação, mas é um político jovem e capaz de dar a volta por cima e melhorar sua popularidade junto ao eleitorado.

SUCESSÃO II/CARMÓPOLIS
Quem deseja voltar ao comando da prefeitura é a ex-prefeita Esmeralda, caso consiga o aval da justiça. Se continuar inelegível indicará seu filho Yago França, PSD, que carregará o patrimônio eleitoral da mãe.

SUCESSÃO III/CARMÓPOLIS
Quem também está se movimentando visando a chefia da Prefeitura é o empresário do ramo de supermercado Edy Leite, DEM, filho do saudoso Volney. Uma terceira via forte. Mas há quem aposte que Beto e Edy possam sentar para conversar em meio aos fogos juninos, assistindo a maravilhosa quadrilha Junina Massacará.

SUCESSÃO IV/CARMÓPOLIS
Entre os pequenos agrupamentos brigam pela sucessão o servidor público e ex-vereador João Silva e o comerciante Pinha Motos que na última eleição para deputado, deu couro em todo mundo. Botou no bolso Beto e Esmeralda. Foi o mais votado. Pode surpreender. Mas o poder é a peste, para ultrapassá-lo não é fácil.

VEREANÇA/CARMÓPOLIS
Carmópolis tradicionalmente não gosta de reeleger vereador. Ninguém sabe como está a cabeça do eleitor, mas o que é certo? É impossível se reelegerem todos e quem está cobiçando uma vaga é o ex-vereador Sérgio Vieira. Um cabra bom, tem serviços prestados a cidade, um ecologista equilibrado e tem todas as condições para retornar a Casa Legislativa. É um nome bem lembrado.

VEREANÇAII/CARMÓPOLIS
Márcio de Louro da Aguada teve impedimentos junto a justiça eleitoral na eleição de 2016, ficou inelegível e está na luta para retornar. Na eleição deste ano ele estará limpinho na justiça.

VEREANÇA/CARMÓPOLIS
O vereador Cristiano Mendonça não sabe o porquê se encantou de repente pelo grupo político de Esmeralda. Muito rica, sempre tem a magia de convencer alguns políticos. Mas alguns acreditam que Cristiano, nos dias de chuvas da semana passada andou colado com o vereador Sabonete. Água e sabonete é um escorrego da gota. Pior que sebo nos pés. Não deu outra, caíram os dois no colo de Esmeralda. Ambos eram da bancada de Beto Caju. Quem será o próximo?

RAIMUNDÃO/SALGADO

O pré-candidato a prefeito Gilvando Barbosa (MDB) confirmou o nome de Raimundão da Civil como seu pré-candidato a vice para as eleições deste ano no município de Salgado. Gilvando usou as redes sociais para divulgar a foto dos dois juntos e informar da pré-candidatura.
“Quem está com a gente se somando ao nosso projeto é Raimundão da Civil, que fechou comigo sua pré-candidatura a vice-prefeito de Salgado. Tanto eu quanto Raimundão estamos visitando amigos para fortalecer nossas parcerias e fechar novos ciclos com gente nova que tá chegando”, escreveu Gilvando.
Gilvando é ex-prefeito de Salgado e já teve sua esposa Janete como também prefeita do município. Semana passada, ele confirmou a adesão de vereadores ao seu grupo, que está crescendo e confirmando novos nomes e alianças.


PT E O IPTU/PROPRIÁ

O Pré-candidato a prefeito de Propriá, Márcio Dória (PT) tem questionado o fato de que alguns municípios sergipanos estão prorrogando as datas para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) mediante a pandemia da Covid- 19, e Propriá não tem adotado esta mesma medida.
“A gestão não está pensando na população propriaense, que é quem mais precisa de apoio neste momento difícil que o atual cenário nos apresenta. Prorrogar a data para o pagamento do IPTU alivia o bolso de um pai de família que teve as suas atividades comerciais paradas, seja ele grande empresário ou microempreendedor”, observa Márcio Dória.

PREVIDÊNCIA
Entram em vigor, em março, as alíquotas progressivas que estabelecem que quem ganha mais pagará mais e vice-versa. A mudança integra as novas regras da Previdência aprovada no ano passado. As alíquotas progressivas incidirão sobre cada faixa de remuneração, de forma semelhante ao cálculo do Imposto de Renda. Quem recebe um salário mínimo por mês, por exemplo, terá alíquota de 7,5%.
Já um trabalhador que ganhe exatamente o teto do Regime Geral, também conhecido como o teto do INSS – atualmente R$ 6.101,06 – pagará uma alíquota efetiva total de 11,69%.

PISO DO PROFESSOR
O crescimento do piso é muito acima da inflação ou de qualquer outra correção. Dessa forma, de 2009 até 2020, o aumento salarial para a categoria foi de 203,61%, enquanto o salário mínimo no mesmo período, por exemplo, teve reajuste de 121,7%.[Fonte: MEC – IBGE].

PSD/BARRA

O  PSD - Partido Social Democrático, diretório da Barra dos Coqueiros, ganha reforços de dois pré-candidatos que assinaram sexta-feira (28) a ficha de filiação. Chegam com todo gás a senhora  Mary Almeida, presidente da Associação das Tototós e do radialista, contador e desportista Givaldo Silva, ex-vereador, ex-secretário de Esporte e Lazer da Barra e de forte laços com os movimentos progressistas da cidade. O partido na cidade garante representação na Casa Legislativa em 2021.

CONCURSO/BARRA
A Prefeitura  de Barra de Coqueiros informa que o Edital do Concurso Público 2020, será publicado no site da Cebraspe e no Diário Oficial do Município no dia 31 de marco de 2020.


PRÉ-CAMPANHA/BARRA
Entramos na contagem regressiva para o anuncio do candidato de Airton para sua sucessão na próxima campanha eleitoral que se inciará em agosto próximo. Depois  do anuncio o indicado terá como se dedicar mais a sua pré-campanha, administrar as arestas, gerenciar as crises, os ciúmes e como verdadeiro líder, trazer para sí o que os outros terão de bom para agregar a sua campanha.  Mais de 5 desejam ser o indicado, mas a vaga de cabeça de área é somente para um. Mas uma coisa podem estar certos, unidos terão chances enormes de vencerem as eleições. Airton será o maior cabo eleitoral dessa campanha. 80 por cento da população aprova sua administração. 
Quando se trata de política Airton é um cabra sereno, equilibrado, segura as emoções e coloca a razão acima dos interesses individuais. Tem muitas vitorias no currículo político e nesse tipo de decisão ninguém lhe ensina.

CANDIDATOS/BARRA
Pela oposição vamos  mostrar  candidatos a vereador com chances reais de vencerem as eleições. O  ex-vice-prefeito Caducha é um forte candidato e poderá ocupar uma cadeira no legislativo Municipal por onde já passou duas vezes. É um cara da esquerda, mas de convivência aceitável, tranquilo e presta serviço a comunidade.Também pela oposição Cadu do restaurante vem pelo Cidadania e deve brigar bem por uma cadeira na Câmara. Irmão Carlos entra na briga e Daniel Moura corre atrás para voltar ao mandato de vereador.

CANDIDATOS II/BARRA
Pela situação, dos futuros candidatos, Marcelino circula bem, sempre simpático, tem nome bem lembrado e poderá ter votação expressiva e briga bem por uma vaga. Frankeline Bispo, secretária de Participação Popular, foi candidata na eleição passada  pelo PROS e obteve 402 e votos, ficando na primeira suplência. Hoje bem mais preparada é favoritíssima a sentar numa cadeira no plenário da Câmara de Vereadores. É uma uma mulher preparada e se articula muito bem.
O secretário Adjunto de Obras Carlinhos do Jatobá também  entra na disputa e tem disposição, foi bem votado na eleição passada e é chegado a sua vez, tem dito a amigos. Ele faz um bom trabalho no setor de obras e aparece bem junto as comunidades onde sempre tenta atender suas demandas. Ouve com familiaridade os reclames do povo. Forte candidato a vencer as eleições.

CARNAVAL / BARRA
O prefeito Airton Martins através das secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação realizou o maior Carnaval de todos os tempos na Barra dos Coqueiros.  Com 30 atrações musicais, dentre elas artistas da  Barra, de Sergipe e de nível Nacional  a festa ganhou o gosto do povo, brincaram em segurança e trouxe de volta as famílias para a folia.
300 policiais, mais segurança privada e a equipe da Secretaria de Defesa Social foram responsáveis pela boa segurança. A secretaria de Saúde manteve  equipe médica de plantão no local da festa e o hospital registrou pequenos casos. A SMTT cuidou do transito nos dias da folia. Não podemos deixar e elogiar a equipe dos agentes de limpeza. A festa rolava todos os dias e logo cedo, pela manhã, a cidade estava limpinha.

CARNAVAL II/ BARRA

O prefeito Airton Martins e a primeira dama Eliana Martins estiveram presentes em todos os arrastões  e nos trajetos da festa eram saudados pelos foliões.  A Banda Cheiro de Amor fez o arrastão  do centro da cidade. No Domingo na Praia da Costa deu inicio ao Arrastão com a atração Tatau do Araketo. Foi perfeito, sem enrolação fez o percurso em 4 horas de duração, respeitando o horário e até ultrapassou. Na segunda Flavinho e Carreta fez um arrastão no pagodaço e  animou os foliões. Encerrando os arrastões a banda Timbalada arrastou o maior público de todo carnaval. Várias dezenas de milhares de foliões ocuparam a via da praia da Costa e a pista da SE 100 que fica defronte a Alphaville ficou lotada. Mas a banda não retribuiu esse prestígio dado pelo povo. Enrolou muito, chegou atrasada e finalizou bruscamente. Apresentou mais estrelismo que qualidade. Na nossa opinião, a unica reclamação.

CARNAVAL III/ BARRA

Destacamos o brilhante trabalho do setor de limpeza pública da Barra. O grande Daniel e sua equipe foram competentes no cuidado com a limpeza da cidade nos dias momescos e nos lugares da festa. Ninguém viu acumulo de lixos. A festa terminava e pela manhã tudo já estava limpo. Por sinal o Daniel está organizando o Carnaval dos Garis para hoje, sábado, a partir das 14 horas, dia 29, e contou com a colaboração da equipe da administração.Uma banda de frevo animará a festa dos agentes de limpeza.


OBRAS/BARRA
A Secretaria de Obras é uma das que mais tem funcionários nos ambientes refrigerados e no campo pouca gente. Os adjuntos são vistos em ações, mas com uma estrutura gigantesca é preciso que mandem funcionários para as ruas para anotar suas necessidades e na secretaria fazer um planejamento de ações para solução das demandas. Quem visita as redes sociais do prefeito percebem as reclamações e elas poderiam servir como termômetro dos clamores do povo.   

 

JUCA/LARANJEIRAS

Depois de participar  de todos os encontros carnavalescos em Laranjeiras, o pré-candidato a prefeito Juca de Bala viajou com  seus familiares para os Estados Unidos da América para  férias de 15 dias para curtir os filhos,  coisa muito difícil no período  de campanha. É um paizão igual ao saudoso Tonho Bala e se culpa muito  quando está ausente para se dedicar a campanha. Juca é um cara focado e ainda não começou pra valer. Mas ninguém vai segurá-lo depois das férias. Colou, empate técnico por enquanto.

ALEXANDRE/LARANJEIRAS
Na segunda-feira de Carnaval Alexandre Sobral visitando foliões, disse que sua pré-campanha  começava naquele dia e será natural que ganhe alguns pontos nos próximos 30 dias se mantiver a campanha ao invés de aparecer somente em procissão. Campanha mesmo só quem estava fazendo era  Zé Bodega e sozinho liderava. Parou de crescer, Paulão subiu, e o segundo encostou. A Boa Sorte tem patrimônio eleitoral muito bom na cidade e a posição nas pesquisas em último lugar, sem dúvida alguma, foi falta de trabalho, de dedicação a pré-campanha. Mas tem todas as condições de ir para a disputa. Perder para Paulão  em todas as pesquisas não tem sido razoável. Se sair para trabalhar o quadro muda.

VEREADOR NÃO/LARANJEIRAS
Tudo caminha para uma decisão final. Eraldo será mesmo o vice de Juca na próxima campanha eleitoral. Hoje são apenas pré-candidatos. Sendo Eraldo o candidato a vice, isso já descarta a candidatura a vereador de Rogério, seu irmão. Não faria sentido querer fazer cabelo, barba e bigode. Sendo o candidato a vice, Eraldo terá de afagar os egos dos candidatos a vereadores que irão lhe apoiar com votos.  Eraldo é muito bom em campanha, tem um custo muito elevado, mas apresenta resultados. Para Juca não há candidato a vice melhor que ele. A essa altura, já é bem melhor que Zé Bodega.

FICA ATÉ AGOSTO/LARANJEIRAS
Por falar em Zé Bodega ele está deixando para o mês de agosto a saída do seu vereador da bancada do prefeito Paulão, o qual lhe dar folga na governabilidade e apoio a tudo que é ruim e bom da administração. Isso significa uma média de 105 mil reais de mimos e fica difícil dele se afastar. Já tínhamos chamado a atenção para isso. Ou se afasta de vez de Paulão ou terá seu discurso fragilizado. Zé Bodega apoiou Paulão? Todo mundo em Laranjeiras sabe. Seu vereador apoia Paulão? Todo mundo sabe. Porra, fica difícil enganar a muita gente hoje em dia com a facilidade de informação. Engana-se quem quer: alguns por safadeza, uns por dinheiro e pouquíssimos por burrice. Quando a campanha começar isso vai ser muito explorado. Zé Bodega esteve em vantagem durante dois anos porque inciou sua pré-campanha  cedo.

SOBE/LARANJEIRAS
O prefeito Paulão fez uma administração desastrosa nesses quase 4 anos. Seu filho mantem o controle de tudo, mas se expondo menos e um dos seus paus mandados no controle do dinheiro, uma "chefona" foi afastada. Isso fez o pai melhorar 7 pontos.  Se afastar mais a família (de mentirinha) vai subir mais e a eleição poderá voltar a ter a disputa de 2016. Paulão e Juca. Já tínhamos  dito isso 6 meses atrás. Pedir para anotarem

HIPOCRISIA/LARANJEIRAS
Campanha politica é o raio da gota. A hipocrisia reina, a mentira  e os falsos salvadores aparecem. Um picareta  pré-candidato a vice foi as redes sociais e condenou a aparição de políticos numa procissão da cidade. E ele estava fazendo o quê por lá. Nunca foi religioso, nunca andou em missas, mas em todas as campanhas eleitorais  aparece. Onde houver aglomeração de pessoas naturalmente é lugar ideal para políticos darem as caras. Vivem de boa imagem, natural. Já condenar os outros e fazer o mesmo é picaretagem. 4 anos atras estava nos palanques dizendo que o melhor candidato era Paulão - para o bolso dele.  Foi colocado de lado  e começa a soltar asneiras pelas "fuças". Manda esse cara dar lugar a outros. Seu salário é imoral pela merda que faz.

OBRAS /RIACHUELO
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente engenheiro Paulo Henrique da cidade de Riachuelo vem realizando um bom trabalho na manutenção das vias da cidade. Falando a reportagem Paulo informou que está bem adiantado a execução de pavimentação a paralelepípedo do Povoado Santa Maria  bem como a cobertura do canal que atravessa a cidade. Já no Roque Mendes a reforma da quadra de esportes atenderá o desejo dos jovens na prática esportiva. Paulo destacou também  a urbanização da entrada da cidade. A cidade ganha novo aspecto, fica mais humanizada com essas obras estruturantes

FÊNIX/RIACHUELO
A cidade de Riachuelo vive com suas finanças abaladas com a queda brusca na arrecadação desde meados de 2019, mas a prefeita Cândida tem conseguido tocar os trabalhos administrativos e oferecendo os serviços básicos, obrigação  de toda administração pública. Não fosse uma cidade gerida com responsabilidade, certamente estaria nas páginas policiais. Em Riachuelo não se compra nada se não tiver o dinheiro para pagar. A tragédia sofrida em 2019 e logo em seguida o corte na arrecadação era para está um caos se não fosse bem administrada. A  cidade qual uma Fênix ressurge depois de sofrer sérios danos com as enchentes do ano passado.

SUCESSÃO/ RIACHUELO

A oposição em Riachuelo poderá lançar o vereador Petinho e como vice o ex-vereador Deminho dos Anjos e poderá contar com o apoio  de Sostinho, outro líder da oposição. Mas o que há de concreto é a pre-candidatura de Helder de Pedão como candidato a sucessão de Cândida Leite que aposta na juventude e em novos conceitos para continuidade de um trabalho sério realizado nos últimos 8 anos. O equilíbrio das finanças, obras estruturantes e o trabalho social voltado para os mais pobres tem que ter continuidade e o agrupamento do líder politico  Alder Leite ver em Helder a certeza  desse compromisso com o povo riachuelense. 


 
O CABRA JAIR
“Líderes de esquerda no Nordeste estão preocupados com o crescimento do bolsonarismo”, diz o Estadão.
“Pesquisas encomendadas por partidos mostram que os eleitores estão interessados em saber quais candidatos têm ou não têm apoio de Jair Bolsonaro”.


EDVALDO
Cada vez mais distante do PT depois  das agressões de uma ala da extrema esquerda o prefeito de Aracaju, segundo pesquisas divulgadas pela TV Atalaia, bate de lambuja em qualquer petista juramentado. Edvaldo transformou Aracaju na capital do Brasil  com melhores estradas e vias asfaltadas além de um enorme número de obras. A elite petista está destruída, não consegue mais enganar a maioria. O segundo lugar ficou com Danielle Garcia que por sinal já foi delegada de Laranjeiras e de Barra dos Coqueiros, mas ganhou notoriedade no seu brilhante trabalho por muitos anos,como delegada do Deotap – Departamento de Combate ao Crime Organizado e Administração Pública.
 

AIRTON/BARRA

O prefeito Airton Martins mantem um índice invejável  de popularidade. 80 por cento da população aprova sua administração. Mas como estamos no ano eleitoral as coisas vão se afunilando  e o seu candidato a sucessão terá que ser anunciado. Não será  logo depois do carnaval. Provavelmente será no dia 4 de abril, dia de sábado, às 10:00h no plenário da Câmara de Vereadores. Todos os correligionários serão convidados  e o dia será bastante movimentado e a pré-campanha se iniciará. Airton Martins tem sido bastante comedido, tranquilho, mas nem o seu mais próximo amigo sabe o que se passa na cabeça deste homem quando o assunto é sucessão e quem será o escolhido dentre os mais de 5 aliados que desejam ser o indicado. Pelas pesquisas divulgadas o nome que desponta é o de Alberto Macedo, da base aliada. Mas o martelo ainda não foi batido e essa dúvida permanece na mente dos pretendentes.

CAPUÃ/BARRA
As obras da escola do hoje, Bairro Capuã, estão com dois meses de atraso no seu cronograma normal. Como não existem fiscais de obras na prefeitura e se existem não trabalham, o construtor faz a obra do jeito que quer. O telhado todo mundo sabe, para quem mora no litoral, não pode ser  tipo telha Rio Grande do Norte como são conhecidas as telhas vermelhas. Elas são vulneráveis as ações da maresia e se desintegram em pouco tempo e passam a soltar um pó vermelho que irá incomodar funcionários e alunos. As telhas claras e apropriadas e quase do mesmo preço, não foram as preferidas da empresa construtora.

CAPUÃ/BARRA
A Escola do Capuã, não tem dado sorte. Há anos em reforma, primeiro foi vítima de uma construtora malandra que abandonou a obra e agora segue a passos de tartaruga com um pedreiro e dois serventes. A obra não é de boa qualidade e isso pode ser constatado por qualquer leigo. Menos, pelos fiscais.

ATALAIA NOVA - SAÚDE/BARRA

As obras da Unidade Básica de Saúde do Bairro Atalaia Nova estão em fase de conclusão e certamente antes do carnaval estará pronta. Um projeto arrojado, de boa acessibilidade, fino acabamento e diversos ambientes que servirão de ambulatórios para consultas médicas, consultórios de dentistas, sala de observação, posto de vacinas, curativos, sala de espera e ampla recepção. O novo prédio dará conforto aos servidores lotados na unidade e a clientela que diariamente irão buscar atendimentos. De parabéns a Secretária de Saúde Eliana Martins, pela condução dessa obra que em alguns momentos  solicitou modificação de ambientes ou acréscimo de outros para que essa UBS seja uma referência estadual. De uma coisa já temos certeza, sua logística será melhor que a de muitos hospitais  de outras cidades.

ATALAIA NOVA II/BARRA
Mudando de um polo para outro vamos agora de política. Pela importância do Bairro Atalaia Nova tanto pela sua história como pelo seu peso político, é provável que esteja com nome na chapa majoritária nas eleições deste ano. Na Câmara o bairro mantem 4 cadeiras no legislativo. A Atalaia Nova, hoje muito bem cuidada pela a administração de Airton Martins, se destaca também pela sua tranquilidade, tem comunidades religiosas muito forte,  é atuante no esporte e as pessoas se sentem felizes morando nesse bairro a beira-mar.

CIDADANIA/BARRA

Militantes e membros da executiva estadual organizaram o Primeiro Encontro do Cidadania na Barra dos Coqueiros, realizado no último dia de janeiro na Câmara de Vereadores. A estrela do Partido senador Alessandro Vieira esteve presente acompanhado dos deputados George Passos e Samuel Carvalho. Na ocasião Alessandro anunciou o nome do advogado Herbert Pereira como pré-candidato a prefeito da Barra. Herbert preside o diretório municipal. A dinâmica Solange Corretora pré-candidata a vereadora, como sempre entusiasmada, disse a reportagem que irá fazer uma campanha de conscientização junto ao eleitorado para que a mulher ocupe mais espaços na politica como forma de transformação social. O evento foi bastante prestigiado e lotou o plenário da Casa.

 

MOLHE/BARRA

As obras do molhe de pedras no antigo hidroviário da Atalaia Nova para conter o avanço das marés, estão a todo vapor e irá amenizar  a preocupação de moradores ribeirinhos do Rio Sergipe. A geografia foi alterada várias vezes na área de praia que fica do lado do rio. Dezenas de construções foram  levadas pelas águas bravas do oceano. A prefeitura faz obra de emergência o que garantirá por um bom tempo o sossego daquele povo, mas tem que contar com a benevolência da nossa mãe natureza.

CÂMARA/BARRA

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Barra dos Coqueiros presidida pelo vereador Professor Roberto. juntos, os anos 2018 e 2019 a Câmara devolveu a prefeitura quase 1 milhão meio de reais, mesmo realizando uma obra cara na sua sede.  Isso significa que os abusos costumaz nas casas legislativas, na Barra no houve. Roberto é um cabra sério. Sisudo, mas sério. 

SENA/LARANJEIRAS
O contador Sena(PDT/Laranjeiras) tem sido amigo de primeira hora de Fábio Henrique e de  Zé Bodega. O PDT  tem fundo partidário generoso, está organizado na cidade  há bom tempo e pleiteia está na chapa majoritária nas eleições deste ano e isso é justo. Mas ele tem encontrado certa resistência interna, principalmente de Eduardo do Cartório que morou muito tempo na cidade, apoiou todos os outros candidatos em eleições passadas e agora veste a camisa Zé Bodega. Democraticamente essas discordâncias fazem parte do processo eleitoral e a briga pelos os interesses individuais sempre irão prevalecer, embora todos mintam e colocam o povo como o principal alvo. Eu disse todos, sem exceção.
As escolhas dos vices, são sempre pelos mesmos motivos. Um, pelo poder de transferência de votos. Dois, pela capacidade  de ajuda financeira a campanha. No final o eleitor vota visualizando somente o titular pelo fato da campanha se desenrolar em torno de uma dezena que é o numero do partido do candidato a prefeito.


VICE/LARANJEIRAS
O pré-candidato a prefeito pelo Cidadania Zé Bodega segundo comentários que  rola nos corredores da Prefeitura,recebeu recentemente proposta de um vereador no mandato para ser seu vice. A proposta foi financeira. Falam que 300 mil reais para a campanha. O nome citado é um bom nome, mas jamais ofereceria dinheiro  para se somar nessa peleja. Receber, seria o normal.

PARENTES/LARANJEIRAS
Na eleição deste ano, em Laranjeiras, uma família lidera nessa corrida rumo a sede municipal da Rua do Roque ou a Coração de Jesus, 90. Juca que é filho de Tonha que é tia de Deninha prima de Zé Bodega, filha de Eunice que também é tia de Bodega e Juca. Bodega que é filho do saudoso Carlos que era tio de Deninha e Juca. Os três são pré-candidatos a prefeito.

QUEM SERÁ O LISO/LARANJEIRAS
Em meados de julho próximo a campanha começa e desta vez quem será o LISO? Paulão que pertence ao clã dos Hagenbecks é a maior fortuna de Laranjeiras depois da Usina. Alexandre é a terceira maior fortuna. Juca, contador e advogado bem sucedido, empresário bem conceituado também não será o LISO. É rico.
 Deninha, empresária, alta servidora da Justiça e fazendeira, rica. Seu primo Zé Bodega, petroleiro, investidor, sempre  teve vida financeira organizada, é rico, gosta de vida simples e apenas se dar ao luxo de ostentar carrões novos e não mais do que isso e pode e não existe nada de anormal. O que se aproximaria do menos afortunado é o engenheiro Canela, na faixa de classe média. Todos os outros são ricos.
Mas é capaz  de algum picareta aparecer bancando de pobre para enganar a pobre burro. O mais besta nesse meio tira a camisa sem desabotoar o paletó.
O discurso deles tem que ser: " O que eu vou fazer, de bom, por Laranjeiras e seu povo". E pronto. Choradeira não será aceita.


CONCURSO/ LARANJEIRAS
A Câmara de Vereadores de Laranjeiras publicou edital para o concurso público. Para o quadro efetivo de servidores é um número aceitável. 9 vagas. Algumas partes interessadas chiaram, mas vamos para a realidade. O número de de CCs alto são oriundos das assessorias dos vereadores e ninguém vai abrir mão. Nem o vereador de Bodega, nem os de Juca e muito menos os de Paulão. A Câmara tem funcionários não efetivo que tem 40 anos de casa, outros mais de 30 e não há  lei da peste que não dê direitos a eles.  Uma custa trabalhista quebraria a Casa. Uma vaga para o controle interno efetivo é muito importante. Ele pode frear abusos da mesa. Um servente dá conta de sobra.Vigilante apenas um. Só existe uma casa para vigiar. A contabilidade  precisa de gente efetiva também. Irá inibir manobras. E por ai vai. O importante é que atual mesa diretora foi a primeira a fazer concurso.  A Câmara, antes, era totalmente dependente da Prefeitura. Depois tornou-se independente, mas os servidores antigos foram acolhidos pela a casa. No próximo ano a mesa diretora forçosamente irá diminuir o número de assessores por que a grana vai cair muito. A prefeitura estará mais pobre com o fechamento da Fafen. Os reflexos serão em 2021.
Reclamaram também dos salários publicados. Ora, ninguém pode receber menos que salário minimo. Na época da feitura do edital o minimo era aquele. Os reajustes são automáticos. Fazem palanque de tudo.  Os assessores parlamentares são legais, estão dentro da lei, não tem estabilidade, como pena.


TEM CANDIDATO/LARANJEIRAS
Os lideres políticos Marcos Franco, Jackson e Belivaldo pertencentes ao mesmo grupo, tem candidato em Laranjeiras e irão anunciar  o nome  depois do carnaval. Estão conversando e após o anuncio a pré-campanha tomará outro rumo. Quem vai, vai e terá que partir pra cima para vencer as eleições. Laranjeiras nunca deixará de ser uma das cidades de maior influencia na politica sergipana e precisa de um nome que agregue conhecimento e capacidade de recuperar a cidade do caos que foi implantado há quase 4 anos.  O empresário Osvaldo Franco também vem conversando com o sobrinho Marcos Franco e depois da Semana Santa deverá se manifestar a favor de um nome. Osvaldo tem ligações de trabalho com pelo menos 3 pré-candidatos.

PARTIDO/LARANJEIRAS
O MDB de Laranjeiras deverá agrupar todos os nomes em um só partido e terá chances de eleger no máximo de 4 vereadores e o minimo de 3.  O PSD de Belivaldo, ligado a Juca em Laranjeiras, deverá juntar lideranças sem mandato para brigar por duas vagas. A Varzinhas também abrigará todos em um único partido e brigar por três vagas.  Bodega está no cidadania, elege  seu irmão Adelmo e pode brigar por mais uma vaga. Sena do PDT é seu aliado, mas tem que reforçar o partido com a rapaziada menor para que, juntos, elejam um. Outras duas vagas ficam voando e se Deninha for mesmo candidata terá que reforçar seu partido com novos nomes para garantir a eleição de Neguinho. Sobra uma vaga para agremiações menores que melhor se organizar.

VICE/ LARANJEIRAS
Quem será o vice de Paulão caso seja candidato a reeleição? Suely? Pode ser. É vice no mandato e faz parte da administração com direito a pastas e cargos e não deixa de ser cúmplice do que é bom e do que não presta também. Se já ao último ano de mandato, melhor que fique no mesmo discurso. Paulão ainda aposta na enganação. Acredita que leva na lábia o desprotegido povo pobre de Laranjeiras.
 

CAMPO/MARUIM
O prefeito Jeferson Santos de Santana irá construir mais um espaço de lazer na zona rural. “Conseguimos sensibilizar o deputado federal Fábio Reis, que destinou recursos para a construção de dois campos de futebol, sendo um no Povoado Mata de São José e outro no Povoado João Gomes de Melo (Povoado Pau Ferro)”, pontou o prefeito.
“Desde que assumimos a gestão municipal, conseguimos recursos para construção de duas quadras poliesportivas na zona rural. Hoje, os moradores dos Povoados Caititu e Pau Ferro possuem duas áreas de lazer, que são importantes na oferta de uma qualidade de vida. No Pau Ferro, por exemplo, já tivemos competições que movimentaram a comunidade. Esses eventos além de proporcionar entretenimento, também impulsionam a economia local”, complementou o prefeito Jeferson Santana.


SUCESSÃO/RIACHUELO

O dia D está se aproximando e as candidaturas se definindo. É possível que  os dois candidatos a prefeitos saiam do Legislativo Municipal. Ambos são vereadores. Um é Helder de Pedão, um cabra simples, da cidade, neto do  saudoso Pedão. Enfrenta falta de recursos, mas seus amigos e parentes se somam numa força tarefa pra viabilizar sua campanha. É um jovem carismático, músico e com disposição para trabalhar. O outro é o vereador Petinho que conta com o apoio da SISA e terá como vice Deminho que foi candidato a prefeito na eleição passada.

Link de acesso - Colunas Anteriores

EDIÇÕES ANTERIORES 

 

SEM ATENÇÃO

Nessa época de coronavírus a política saiu das atenções e quem madrugou, quem fez tudo antes se saiu melhor. Adesões do dia 20 de março até o dia 3 de abril não vão chamar mais tanta atenção apesar de seu peso valer muito lá pra frente.É como se pegasse a Anitta e não pudesse contar pra ninguém. Machista? Não. Realista.

 

SEM POLÍTICA

Por falar em política o momento é de todos se unirem no propósito de salvar vidas. De informar as pessoas de como se cuidar. As pessoas sensatas devem descer de “palanques” e lutarem para salvar a própria pele e as dos outros. Todos são vulneráveis. O Coronavírus Covid-19 não separa suas vítimas. Pega preto, branco, pobre, rico feio ou bonito. Ou se cuida, ou se lasca.

 

EXEMPLO

Uma moradora disse a reportagem que cuida da mãe com doença crônica e teme piorar o quadro. Basta seguir as orientações dos especialistas. Pela idade ela é mais vulnerável. Acamada não irá sair. Não saindo está protegida. O problema está na cuidadora. Ao ter contato com a enferma lava bem as mãos e use mascara na hora do contato físico. Visitas, mantenha distância de dois metros por medida de segurança. Nada de aperto de mãos, de abraços.

 

LASCA TUDO

Temos que ter o cuidado simples, mas que todos ignoramos. Uma coceirinha gostosa no nariz já vai a mão para coçar e ai lasca tudo. Se estiver com a mão contaminada sem lavar, já levou o vírus. Mão na boca, no nariz ou nos olhos NEM PENSAR. Nós esquecemos, mas tem que se esforçar para lembrar. Toma banho também!

 

DEFESA

O uso de álcool gel 70 grau de ação germicida e bactericida é eficaz se o usuário seguir alguns critérios. É preciso desinfectar as peças de uso contínuo a exemplo de celular, torneiras, puxador, maçanetas de portas, etc. Pegou com a mão infectada, passa o álcool gel e depois nas mãos e para ficar mais seguro, lava com água e sabão.Transporte de massa deve ser evitado. Corrimões de escadas pegou vai lavar as mãos. Teve que sair para compras? Ao voltar, toma banho e bota a roupa para lavar. O número de mortes aumenta. Nessa luta você esta livrando o seu da reta ou do buraco. Não brinque.

 

PISOU NA BOLA

O presidente da república Jair Bolsonaro foi irresponsável ao não dar a importância as medidas preventivas no combate ao Covid-19, antes da chegada da pandemia ao Brasil. Vendo a gravidade e sua equipe infectada, retrocedeu e está tomando as medidas corretas. Para completar o filho deputado Eduardo Bolsonaro criou uma saia justa entre o relacionamento Brasil e China, nossa maior parceira comercial. Um imbecil. Na verdade, o Brasil e o mundo tem que aprender com os chineses como combater a pandemia. Em países de primeiro mundo como a Itália, o caos é total e mesmo o povo aderindo às campanhas mais de 3 mil pessoas já morreram. O grande receio das pessoas que pensam é uma contaminação em massa no Brasil como aconteceu na Itália. A China vai nos ajudar sendo agredida Eduardo Bolsonaro? Porra chato!

 

AR/BARRA

“Climatização é o processo de fazer com que um meio ambiente qualquer permaneça numa faixa de temperatura simpática aos organismos biológicos que se quer preservar. Estudar com esse calorão todo não é fácil, aonde até o vento do ventilador é quente." A administração de Airton Martins iniciou esta semana, a instalação de aparelhos de ar-condicionados nas escolas EMEF Professora Creuza Gomes dos Santos, EMEF Professora Ana Thereza Viana Ribeiro e a EMEI Professora Delzuita da Costa Dantas Santos. O prefeito Airton disse que a Barra dos Coqueiros tem de 300 dias de sol por ano e não é fácil para o aluno se concentrar nas escolas nos dias de calor. A meta é climatizar todas as escolas municipais.

ASFALTO/BARRA

Com uma boa parte do quadro de servidores em casa por conta da pandemia do coronavírus, mas obras importantes continuam sendo realizadas. No Bairro Atalaia Nova a principal rua de acesso foi totalmente asfaltada e outras vicinais além da Praça do Farol. No Olimar outras ruas também receberam pavimentação asfáltica e o acesso ao Residencial Marcelo Deda.

JANELA/BARRA

Desde 5 de março, o prazo para vereador que quer concorrer às eleições municipais de 2020 — como candidato à reeleição ou tentando um cargo de prefeito — mudar de partido sem punição. É o que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) chama de “janela partidária”.O prazo para essa mudança se encerra no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito eleitoral, já que o primeiro turno será no dia 4 de outubro.Na Barra os partidos se movimentam e logo no primeiro dia houve algumas mudanças.

 

JANELA II /BARRA

O vereador da Barra dos Coqueiros Jorge Rabelo que se elegeu pelo PSC aceitou o convite feito pelo deputado Adailton Martins e com a solidariedade de Airton e foi para o PSD — Partido Social Democrático. Jorge disse a reportagem por telefone que pertence à base aliada do prefeito e ir para uma sigla do mesmo grupo é normal. São ajustes naturais para que a disputa fique em pé de igualdade. “Estou em casa, mudei apenas de sala”. Brincou Jorge.

 

JANELA III/BARRA

A suplente de vereadora e Secretária de Participação Popular Frankeline Bispo também mudou de partido no último dia 5. Saiu do PROS e se filiou ao MDB de Airton. Frankeline analisou possibilidades de disputar uma vaga em uma agremiação forte e com membros dos quais mantém boa amizade. A liderança de Airton também ajudou na sua decisão. Disse ela: Airton é sempre justo com suas amizades e aceitei seu convite.

 

JANELA IV/BARRA

Quem também chega ao MDB é Durvalzinho, ex-vereador e ex-presidente da Câmara. É um reforço muito grande para agremiação que pretende eleger a boa bancada nas eleições deste ano.

 

JANELA V/BARRA

O PSD também recebeu grandes reforços. Filiou-se o ex-vice de Airton, Sissinho, filho de Natanael Mendes, ex-prefeito da Barra. O ex-vereador Daniel acompanhou o sobrinho e também está no PSD.

 

SALETE/BARRA

A vereadora Pastora Salete tinha duas secretarias e alguns cargos da administração como sua cota nos dois mandatos de Airton. A pastora pretende disputar a sucessão Municipal ou ir para os braços da oposição. Em seu lugar disputará uma vaga a Câmara de vereadores uma pessoa da sua confiança e não arriscar perder tudo. Luciane Barreto que era da Agricultura de Airton é a sua escolhida para ser candidata a vereadora.

 

BUZU/BARRA

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) adquiriu dois novos ônibus para o transporte de estudantes do município. São dois modernos veículos que irão se somar a frota de 11 ônibus escolares que atendem alunos dos bairros e povoados que estudam na sede do município e um que atende aos universitários até a vizinha Aracaju.
O prefeito Airton disse a reportagem que dos 11 veículos de transporte estudantil, 5 são equipados com plataforma elevatória e piso baixo para atender alunos com dificuldades de locomoção e cadeirantes. “Temos uma frota autossuficiente para atender satisfatoriamente nossa clientela estudantil”, concluiu Airton. O investimento foi superior a 700 mil reais e com recursos próprios.


AIRTON/BARRA
O Prefeito Airton Martins esteve focado no fortalecimento dos partidos que lhes dão sustentação na Câmara. Com a chegada da pandemia ao Brasil e na maioria dos estados, a exemplo de Sergipe, tudo mudou. O foco agora é gerenciar a crise e um comitê especial de emergência foi criado onde seis secretarias municipais trabalham entre si nas medidas preventivas e de combate ao Covid-19. Esse comitê é chefiado pela Secretaria Municipal de Saúde.

QUEM SERÁ/BARRA
Todo mundo politico da Barra aguardando o dia 5 de abril para ouvir de Airton quem será o seu candidato a sucessão. A fila dos que querem ainda continua grande. Mas podem ter certeza que o anúncio não será mais nesse dia. Não há clima para política e Airton como todas as pessoas está preocupado e como gestor tem que estar a frente das demandas no combate ao Coronavírus e dirigir suas equipes.

QUEM SERÁ II/BARRA
Para os pré-candidatos é natural que o desejo permaneça embora todos tenham dado um tempo em suas pré-campanha. Um deles é o nosso amigo Montalvão Goes, jornalista, publicitário e advogado, morador há décadas da Atalaia Nova. Não esconde de ninguém que espera ser o escolhido por Airton e assegura que se o “cavalo selado passar ele monta”, não deixará a oportunidade passar. Mas o anúncio volta a ficar sem data. Até mesmo as eleições municipais nada garante que existirão este ano. O TSE garante apenas que a data da janela de mudança de partido encerra-se dia 3 e pronto. Tudo está confuso.

TERCEIRA VIA/BARRA
Segundo informações de bastidores, conversas estão bastante avançadas para o surgimento de um novo bloco na política de Barra dos Coqueiros. O Cidadania, partido do Senador Alessandro Vieira e o Progressista, liderado pelo Deputado Federal Laércio Oliveira, estão num diálogo avançado para a construção de uma terceira via forte na Barra.
Se isso ocorrer, poderá surgir um bloco alternativo com força capaz de alterar os rumos da política local e passar a ser a segunda maior força na disputa pela sucessão municipal. Tanto Hebert Pereira, pré-candidato a prefeito pelo Cidadania, quanto Vevé, pré-candidato a prefeito pelo Progressista, são nomes leves e com grande potencial de crescimento, principalmente por terem palanque forte e estrutura para colocar na rua as duas chapas de vereadores que estão praticamente montadas.
Por conta da crise do coronavírus os diálogos estão suspensos, mas após a crise deve continuar a avançar.


SINDICATO/LARANJEIRAS
O sindicato dos servidores da Prefeitura de Laranjeiras esteve realizando movimento defronte a prefeitura numa forma de pressionar o gestor para enviar para a Câmara de Vereadores o projeto do Plano de Cargos e Salários, tão esperado pelo funcionário público municipal. Foi um movimento tímido, fraco, sem adesão significativa. Primeiro terão que convencer os colegas e depois ganhar a confiança da sociedade. Fazer a sociedade crer que esses funcionários trabalham para ela. É a sociedade quem paga os salários e não o prefeito que é apenas um servidor temporário.

ADELMO/LARANJEIRAS
O vereador Adelmo Soares da base aliada do prefeito Paulão e irmão do pré-candidato a prefeito pelo Cidadania José Soares, o Zé Bodega tem dito que não abe mão de ser candidato a reeleição. Bodega tem dado seu aval aos seus candidatos a vereador que Adelmo não será candidato. O medo da galera que disputará a eleição de vereador do lado de Bodega é não ser escada do seu candidato. Mas é isso que vai acontecer. Alguém tem dúvida?

JUCA/LARANJEIRAS
O pré-candidato a prefeito Juca de Bala esteve em férias durante 15 dias e viajou com a família para os EUA e retornou no último dia 15. Por precaução está de quarentena 7 dias apesar de não apresentar sintomas do Coronavírus. Vai voltar as atividades politicas e as conquistas não poderão ser comemoradas por conta do clima de temor com a pandemia. Quem madrugou faturou, agora tem que respeitar a reclusão. Por falar em Laranjeiras, o seu povo tem que seguir as orientações das autoridades de saúde e não esperar muito de um prefeito que tratou a saúde nos últimos anos como supérfluo para o povo pobre. E a oposição tem que ficar na dela, dar uma trégua na política partidária e buscar junto as autoridades estaduais soluções na prevenção e combate ao Covid-19. Laranjeiras é umas das cidades sergipanas mais vulneráveis.

HOMERO/LARANJEIRAS
Na rua A do Conjunto Homero Diniz mais de 50 metros de calçamento feito com água e areia já esta totalmente danificado e vai se agravar com a chegada das chuvas.

SUCESSÃO/LARANJEIRAS
Todos os pré-candidatos a vereador e os com mandatos a reeleição e quem entendem do metiê estão fazendo suas contas e suas chances e por onde irão disputar. Dia 3 de abril se encerra essa janela de mudança de partido sem comprometer o mandato ou a fidelidade partidária. Vai ser um vai e volta da gota.

CANDIDATOS/ LARANJEIRAS
Todos os pré-candidatos a prefeito de Laranjeiras de alguma forma já estiveram ligados a prefeitura e dela se beneficiaram em algum momento. Mas alguns gostam de jogar para a plateia que são limpinhos, sem maldades e tem boas intenções. Na verdade, todos sabemos, que primeiro, eles irão pensar neles e nas suas famílias.
Essa lorota geralmente acontece com quem não tem votos. Querem holofotes tão importantes nas pré-campanhas para quem é candidato. Não adianta, com redes sociais e acesso a todos, essas lorotinhas não emplacam.
Porra, VPPQP, fala do que pretende fazer por Laranjeiras. Fale como irão enfrentar a falta de recursos em 2021, quando a cidade estará muito mais pobre, com a queda de receita de 30 por cento. Fale de uma auditoria séria, envolvendo o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado para localizar o dinheiro que perdemos nos últimos 4 anos sem justificativa de gastos e como recuperá-lo. Quando falam coisas óbvias incomodam, te chamam de burro na sua cara. Melhorem.
Temas não irão faltar, necessidades também não. Tecnicamente, vencerá a eleição quem melhor vender esperanças.


INDIGNAÇÃO/LARANJEIRAS

O advogado laranjeirense Whorton Leon, indignado com o abandono do executivo municipal nesse momento difícil e proliferação do Covid-19, postou nas suas redes sociais seu desabafo: “Enquanto a Prefeitura de Aracaju vem adotando uma série de providências para proteger o aracajuano, em Laranjeiras o que se ver é que as autoridades abandonaram a cidade e fecharam os órgãos públicos. Ninguém ver a cara do Prefeito Paulão e dos seus diversos secretários nas ruas ou em seus gabinetes. Comeram o filé e não querem roer o osso!
A Prefeitura de Laranjeiras aproveitou a crise na saúde pública somente para ficar dispensada de licitações e deu uma banana para o povo!
Em meio ao caos que bate as nossas portas, o que será do nosso resto de cidade sem os serviços públicos essenciais?
Nem uma orientação mínima estão dando ao povo! (Ao menos isso) Uma vergonha! Que seres humanos são vocês?” Whorton nesse momento é a voz de todos.

DANIEL COM HELDER/RIACHUELO

Uma das maiores conquista do agrupamento liderado por Aldé Leite, foi a adesão de Daniel Resende, atual vice-prefeito ao projeto do grupo apoiar a pré-candidatura de Helder de Pedão. Daniel pertencia ao grupo do ex-prefeito Antônio Carlos Franco, mas a convivência harmoniosa em quase 8 anos de mandato com Cândida Leite pesou na sua decisão. Nenhum incidente ou conflito de interesses existiu nessa união política. Daniel sempre se manteve fiel a Riachuelo e ao seu povo e ao seu mandato.

CORONAVÍRUS

Sigam fielmente todas as informações de como combater a contaminação por Covid-19. Acompanhe as recomendações da imprensa. Quando os governos anunciam 10 casos, multipliquem vezes 10.

pesali_foto_2.jpg

William Pesali

Contato: 79 99979-2283

email: avozdosmunicipios@gmail.com

Confira nossas mídias sociais! 

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon

© Copyright 2021 -  A Voz dos Municípios