Veja as medidas de prevenção ao coronavírus adotadas em Sergipe

G1 mostra as alterações em serviços públicos e privados que podem mexer com a rotina da população no esforço coletivo para frear a doença.

A pandemia de coronavírus fez com que governo federal, estados e municípios anunciassem diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença. Em Sergipe, o poder público suspendeu aulas, eventos públicos, além da visitação em presídios e centros de detenção para menores.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SE), em Aracaju há cinco casos confirmados no estado e outros nove suspeitos (quatro na capital, dois em Itaporanga, um em Propriá, um em Itabaiana e um em Santa Luzia do Itanhy).

Coronavírus: o que é preciso saber

Quais grupos são mais vulneráveis

Guia ilustrado: o que se sabe do coronavírus

O que é FATO ou FAKE sobre o coronavírus

Justiça O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) e o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF) anunciaram a suspensão de serviços e eventos agendados até o dia 27 de março.Sessões de julgamentos e audiências: ficam suspensas até o dia 27 de março as sessões de julgamento do Tribunal Pleno, Câmaras Cíveis, Criminais e Reunidas, bem como da Turma Recursal, além das audiências e sessões do Júri de todas as varas e comarcas do Estado de Sergipe, com exceção dos Plantões Judiciários e Audiências de Custódia, as quais terão adoção de medidas preventivas necessárias.

Polícia Federal A Polícia Federal informou que vai suspender o atendimento ao público a partir desta quarta-feira (18) em todas as dependências em Sergipe. A suspensão abrange os atendimentos ao público tanto na sede, quanto no posto de emissão de passaportes e atendimento a estrangeiros, no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

Sistema prisional Visitações em todas as nove unidades prisionais ficam suspensas pelo mesmo período. A decisão abrange visitas sociais, íntimas, religiosas e de advogados, salvo em casos excepcionais, que devem ser resgatados por portaria.

Educação O estado determinou a suspensão de aulas em todas as escolas públicas e particulares.Universidade Federal de Sergipe (UFS) suspendeu as atividades acadêmicas e viagens dos servidores, além de instruir a permanência de docentes e servidores com mais de 60 anos em seus domicílios.O Instituto Federal de Sergipe (IFS) suspendeu as aulas presenciais por 20 dias, até o dia 6 de abril. Eventos No estado ficam suspensos, por 15 dias, todos os eventos públicos, com mais de 50 pessoas em ambientes fechados ou 100 pessoas em ambientes abertos. Aniversário de Aracaju: os eventos relativos ao aniversário da cidade, que ocorreriam até o dia 4 de abril, foram cancelados.Futebol: Após anunciar que iria manter normalmente os jogos do Campeonato Sergipano, a Federação Sergipana de Futebol optou por acatar recomendação do Ministério da Saúde e suspender os jogos do estadual por tempo indeterminado, após reunião com a Confederação Brasileira de Futebol e o Governo de Sergipe.

Igrejas católicas A Arquidiocese de Aracaju emitiu um comunicado à comunidade católica com medidas preventivas contra o Coronavírus (Covid-19), válidas para o período de 30 dias ou até que a doença seja contida. O texto aborda, entre as determinações, que as igrejas estejam sempre abertas e arejadas; a multiplicação dos horários das missas dominicais para diminuir o número de participantes em cada uma delas.

Ficam dispensadas de missa aos domingos idosos, gestantes e pessoas em situação de risco na saúde, além de cancelar encontros, catequeses, eventos pastorais, inclusive as procissões da semana pela Semana Santa. Outra mudança é em relação a Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, no momento da Adoração da Cruz, o texto pede para os fiéis evitarem o beijo na cruz.


Por G1

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS