Queda de braço entre INSS e médicos segue deixando segurados sem atendimento; veja situação

Uma semana após o início da retomada dos atendimentos presenciais nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o cabo de guerra entre governo e os médicos peritos continua deixando segurados sem atendimento nesta segunda-feira (21).

Entenda a queda de braço entre o INSS e os médicos peritos

  • Clique aqui para ver as agências aprovadas que devem ter retorno da perícia, segundo o INSS

  • Atendimento presencial do INSS: entenda os serviços disponíveis, como ser atendido e documentos necessários

  • Retomada de atendimento presencial do INSS tem filas e reclamações pelo país

A associação que representa os peritos se recusa a retomar as atividades argumentando que as agências não estão adequadas ao retorno. Na última semana, o INSS publicou uma convocação para que os médicos voltassem ao trabalho nas 111 agências consideradas adequadas, sob pena de desconto na remuneração – convocação que a associação de médicos afirmou que seria ignorada.

Portaria publicada nesta segunda-feira (21) pelo INSS estabelece que as vistorias anunciadas pela Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) precisam da autorização do governo para serem realizadas e fixa também restrições. Enquanto isso, a população segue desassistida e, em muitos casos, sem orientação adequada. O G1 questionou repetidamente o INSS nesta segunda-feira sobre quantas e quais agências estão realizando perícias médicas, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.


Caso da auxiliar de loja Marilene Santiago, de 57 anos, que teve que voltar para casa.

"Minha perícia estava marcada desde o dia 30 de março e até hoje eu não consegui receber, até hoje eles não resolveram nada. Manda a gente vir e, infelizmente, manda a gente voltar pra casa porque não tem médico", reclamou.

Rio Grande do Sul

Usuários formaram uma longa fila pela manhã em frente à agência localizada na avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon em Porto Alegre, que estava com as portas fechadas. Eles reclamavam que, mesmo com horário agendado e com a sinalização no site de que estava aberta, o local permanecia fechado.

De acordo com o gerente executivo do INSS em Porto Alegre, Claiton Pereira Soares, o local não reabriu pois aguarda vistoria dos peritos médicos federais, que ainda não tem data para ser realizada.

Pernambuco

Pessoas que compareceram à agência de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, conseguiram ter acesso ao serviço nesta segunda-feira. Essa é uma das duas agências na Região Metropolitana que retomaram o serviço.

Além de Casa Amarela, a agência Corredor do Bispo, no Centro da cidade, também retomou o serviço de perícia médica. De acordo com a assessoria de comunicação do INSS, o perito responsável pelo serviço no período da manhã não havia comparecido ao trabalho até as 9h30, mas foi substituído por outra pessoa.


por g1

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS