Fernanda Montenegro em discurso: 'Se esse movimento anticultura se instalar, esse espaço não vai ser


Em apresentação para convidados do monólogo "Nelson Rodrigues por ele mesmo" , que lotou o Sesc Ginástico , no centro do Rio, neste sábado, Fernanda Montenegro fez um discurso pequeno, mas direto ao ponto, sobre o momento da Cultura no país.

PUBLICIDADE


Às vésperas de completar 90 anos — a data exata é 16 de outubro, que vem sendo celebrada em vários eventos e homenagens — ela fez declarações contra o que chamou de "movimento contra a liberdade de expressão".


— Não há profissão mais liberta, mais bonita, que a do ator. Há no momento um movimento contra a liberdade de expressão, e houve até uma ofensa gratuita, mas que tem gerado reações. O teatro é o lugar de ser livre.


Fernanda lembrou que estreou "O beijo no asfalto" no palco do Sesc Ginástico, há 60 anos. E aproveitou para manifestar seu apoio à instituição. Recentemente, o governo anunciou que reduzirá a contribuição das empresas ao Sistema S (que além do Sesc, inclui Sesi, Senai e Senac).


Fernanda chamou o presidente do Sistema Fecomércio RJ (que inclui o Sesc Rio), Antônio Florencio, e prestou uma homenagem à instituição:


— O Sesc é um centro de cultura, de brasilidade. Esse teatro foi restaurado, e isso é assim pelo Brasil afora. Precisamos agradecer sim por isso: esta é uma organizacao que dá atendimento à cultura teatral do país.


Florencio aproveitou para citar uma petição pública e pedir assinaturas.

— Vocês são testemunhas de que há um ataque ao Sistema S.

Fernanda encerrou:


— Se esse movimento anticultura e antieducacao se instalar, esse espaço não vai ser mais um teatro. O que vai ser? Pode virar algo para algum tipo de religião...


A esta altura, várias pessoas na plateia começaram a gritar frases como "Não deixaremos isso acontecer, Fernanda!" e "não passarão".


A atriz fará uma última leitura no Sesc Ginástico neste domingo, com ingressos esgotados. O monólogo "Nelson Rodrigues por ele mesmo" é uma adaptação do livro homônimo orgniazado por Sônia Rodrigues, filha do dramaturgo, que reúne frases, parágrafos e histórias do escritor.

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS