Escargot - Conheça tudo sobre um dos pratos mais chiques a ser servido

Sabia que, aparentemente, o ser humano come caracóis desde a Era Glacial? E, afinal de contas, por que o escargot é um prato tão caro?

Com certeza, você já deve ter visto ou ouvido falar do famoso prato granfino escargot. Um típico prato da culinária francesa.


Ele costuma ser servido acompanhado de cerveja e torradas. Além disso, ele também requer o uso de instrumentos bem diferentes na hora de comê-lo.


Esses artefatos são um garfo pequeno, com dois dentes; e uma espécie de pinça. Eles funcionam da seguinte maneira: a pinça será usada para segurar a concha e o garfo, para tirar a carne de dentro da concha. Após retirá-la, leve-a a boca e experimente a iguaria.


O molho usado no prato, será o acompanhamento da torrada. Por isso, você vai mergulhar o pão nesse molho e desfrutá-lo.


Você deve achar que é muito nojento comer caracóis. Ou até mesmo que são gosmentos. Mas, quem prova do prato diz que ele remete muito à carne do camarão. E por essa causa torna-se muito saboroso.

Mas, você sabe como surgiu o hábito de comer essa iguaria? E por que será que é tão cara?

Como surgiu o hábito de comer caracóis?

Segundo estudos arqueológicos, existem indícios de que a humanidade come esses bichinhos há, muitos, muitos séculos. Inclusive, foram encontradas conchas de caracóis e algumas ferramentas, que, provavelmente, datam da Era Glacial. Os vestígios, aliás, foram vistos na região do Mediterrâneo, entre a Tunísia até o sul da França.


Além disso, é possível que o hábito também era bastante comum até metade do Holoceno. Ou seja, um período que existiu há 11,5 mil anos. Então, é possível ver que a cultura de comer escargot não é recente.


De acordo com especialistas, essa é uma tradição que vem antes da agricultura. Afinal, durante a Era Glacial, o clima vivia em mudança constante. Isso impedia a prática da agricultura. Por isso, os caracóis se tornaram populares.


Então, a partir do surgimento de florestas, há 15 a 6 mil anos atrás, os caracóis se multiplicaram ainda mais. Pois, as condições favoreceram a espécie.

Há quem diga também que os caracóis foram os primeiros animais a serem domesticados pelo homem. Ou seja, por serem inofensivos e de simples manejo, nossa espécie os cultivaram desde sempre para a alimentação.


Por segredos do Mundo

mande sua sugestão, foto e vídeo para nosso whatsapp:

79 99979-2283

pesali_foto_2.jpg

William Pesali

Contato: 79 99979-2283

email: avozdosmunicipios@gmail.com

Confira nossas mídias sociais! 

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon

© Copyright 2021 -  A Voz dos Municípios