Equipes da Prefeitura de Aracaju monitoram situação da chuva

A previsão, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é que, ao longo do dia, a chuva continue, mas de forma branda e intercalada em alguns pontos

Equipes da Prefeitura de Aracaju atuam desde as primeiras horas desta terça-feira, 23, em diversas localidades da capital para monitorar os pontos de maior incidência de chuva. Nas últimas 24h, choveu cerca de 40.4 milímetros (mm) em toda a cidade, e nas últimas 12h o acumulado foi de 28 mm. A previsão, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é que, ao longo do dia, a chuva continue, mas de forma branda e intercalada em alguns pontos.


De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luiz Fernando Almeida, o sistema pluviométrico da cidade tem reagido bem à carga d'água, sem transtornos. Ele conta que a única ocorrência registrada pela Defesa Civil municipal foi um ponto de alagamento nas imediações de um condomínio situado no bairro Japãozinho, na zona Norte, área a qual já tem histórico de interferência de maré alta.


"Recebemos duas chamadas num condomínio no bairro Japãozinho, alagamento típico de maré, que estava com 2.1 de nível até às 5h da manhã, coincidindo com as chuvas. Com a chuva dando uma trégua e a maré baixando, essa água vai escoar naturalmente. Choveu um pouco forte na madrugada, mas depois, logo pela manhã, a chuva ficou fraquinha. No mais, a cidade reagiu bem, os canais não foram afetados, está tranquilo. A tendência é que continue com chuvas intercaladas ao longo do dia. Continuamos o monitoramento", diz o gestor.


Além da vigilância da Defesa Civil, equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), assim como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres.

De forma preventiva, equipes da Emurb executam serviços de limpeza de bueiros e desobstrução de drenagem nos seguintes locais: avenida Alexandre Alcino, bairro Santa Maria; rua Acre com Rondônia, bairro Siqueira Campos; Distrito Industrial, bairro Inácio Barbosa; e rua H, bairro Soledade.


O monitoramento será desenvolvido durante todo o dia. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes.



Por JC

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS