Congresso técnico define início do Campeonato de Futsal em SE

Primeiro confronto acontece em 12 de março, entre Socorrense e Lagarto

Novidades, surpresas e sorteios. Estes foram alguns dos ingredientes do Congresso Técnico do Campeonato Sergipano Adulto realizado na noite desta quarta-feira (12), no auditório Vanilson Rezende, sede da Federação Sergipana de Futsal (FSFS).

São oito equipes que disputarão a 30ª edição do estadual. A novidade fica pela participação da seleção de Indiaroba, time da região Sul do estado. Quem está retornando são as equipes de Pinhão e Riachuelo.

O ponto negativo fica pela não participação da seleção de Itabaiana, duas vezes vice-campeã estadual e um dos representantes sergipanos na Copa do Nordeste ano passado. Para não deixar o torcedor serrano sem futsal, a cidade será representada pelo Coritiba, time que retorna a competição na categoria adulta.

Outra surpresa é que Aracaju não terá representantes este ano. Em 2019, a capital entrou em quadra com o Confiança, que chegou à final do primeiro turno e semi do segundo turno, e o Rocket Power, atual vice-campeão estadual.  Além de Indiaroba, Pinhão, Riachuelo e Coritiba, a 30ª edição do Sergipano contará com Itaporanga (atual campeão), Lagarto, Canindé e Socorrense.


Sorteio


Durante o arbitral aconteceram três sorteios. O primeiro decidiu o confronto da primeira rodada, com jogos nos dias 12, 13 e 14 de março. Confira:

Quinta-feira, 12/3 Em Socorro: Socorrense x Lagarto

Sexta-feira, 13/3 Em Indiaroba: Indiaroba x Itaporanga

Sábado, 14/3 Em Pinhão: Pinhão x Coritiba Em Canindé: Canindé x Riachuelo

No segundo sorteio, a pedido dos representantes de Lagarto (presidente Márcio Cruz) e Gláuber César (técnico de Itaporanga) ficou decidido que, mesmo sem saber quando acontecerá o jogo, a primeira rivalidade entre Itaporanga e Lagarto acontecerá no Ginásio Governador João Alves Filho, em Itaporanga D´Ajuda.

No terceiro, ficou decidido as equipes que irão mandar mais jogos em casa: no total, quatro. Neste quesito, melhor para Itaporanga, Socorrense, Indiaroba e Pinhão.


Forma de disputa


Após debate entre os dirigentes da federação e os representantes de clubes, ficou decidido que o campeonato terá o seguinte sistema de disputa: a primeira fase será disputada em grupo único, com jogos apenas de ida.


As seis melhores equipes se classificam para a próxima fase, sendo que as duas primeiras avançam direto para a semifinal, enquanto que os outros quatro clubes classificados se enfrentam na segunda fase, com os seguintes confrontos: 3º x 6º; 4º x 5º.


As partidas da segunda fase serão no sistema de ida e volta, sem vantagem no saldo de gols.


Na fase semifinal, também com jogos de ida e volta, os dois melhores colocados no geral tem a vantagem de jogar a partida de volta em casa.


Na final, também com jogos de ida e volta, a equipe de melhor campanha geral terá a vantagem de jogar pelo empate numa possível prorrogação.


Durante o arbitral, ficou decidido que o campeão terá vaga na Copa do Nordeste deste ano, além de fazer uma escolha para 2021: Taça Brasil ou Copa do Brasil.

A bola oficial do campeonato de futsal em todas as categorias 2020 será da marca Murano, empresa parceira da FSFS.





Fonte e foto: Federação Sergipana de Futebol de Salão

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS