Começa hoje nova fase do defeso do caranguejo-uçá e segue até domingo


Inicia nesta segunda-feira, 10, a segunda fase da época do defeso do caranguejo-ucá e segue até o próximo domingo, dia 15. Nesse período, ficam proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do crustáceo em todo estado de Sergipe, conforme estabelecido em instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Conforme a instrução normativa do Mapa, estes procedimentos também ficam proibidos nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.


O defeso do caranguejo-uçá acontece em três períodos anualmente, época em que os caranguejos entram na fase de andada: os machos e fêmeas saem de suas respectivas tocas para o acasalamento. Neste período, os animais ficam mais vulneráveis à captura.

Neste ano, a primeira fase do defeso aconteceu entre os dias 11 e 16 de janeiro. Agora, se inicia a segunda fase e em março, entre os dias 10 e 15, acontece a terceira fase, conforme a instrução normativa do Mapa.


Estabelecimentos com atividades relacionadas ao uso do caranguejo-uçá deverão informar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a relação detalhada dos estoques do animal até o último dia útil que antecede cada período de andada. Os estoques transportados devem estar acompanhados de autorização emitida pelo Ibama.



Com informações do Ibama

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS