Apoio de ação contra Trump supera a de Nixon

O apoio popular ao impeachment do presidente norte-americano Donald Trump já é mais alto do que foi para Richard Nixon, em 1974, na mesma fase do processo, logo após a abertura do inquérito na Câmara dos Deputados.

Segundo pesquisa da Monmouth University, 44% dos cidadãos dos EUA querem o impedimento de Trump, contra 38% dos que apoiavam o de Nixon. Já o apoio para o impeachment de Bill Clinton, em 1988, era de apenas 29% –condenado pela Câmara, ele foi absolvido pelo Senado.


Uma pesquisa da CNN divulgada na semana passada mostrou proporção ainda maior de pessoas que querem a saída de Trump: 47%. Embora isso represente menos da metade da população, é bastante significativo. A maioria do público também não apoiava a saída de Nixon até algumas semanas antes de ele renunciar, quando esse grupo passou a representar 58% da população. Veja gráfico com a comparação:

De acordo com a CNN, os números contra Trump têm crescido desde que os telefonemas para o líder da Ucrânia vieram à tona –o apoio aumentou 11 pontos percentuais entre os independentes e 8 pontos percentuais entre os republicanos. O presidente é investigado pela suspeita de ter pedido que o governo da Ucrânia investigasse o ex-vice-presidente Joe Biden (2009-2017), que é pré-candidato do Partido Democrata para a eleição presidencial do próximo ano.


Por msn

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS