Quarta, 22 de Janeiro de 2025
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali - Barra dos Coqueiros - Laranjeiras 4 de dezembro de 2024

Confira os destaques

04/12/2024 10h22 Atualizada há 2 meses
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali - Barra dos Coqueiros - Laranjeiras 4 de dezembro de 2024

 

AIRTON E SEUS PROJETOS

O último mandato de Airton Martins concluso em 2020, foi de um avanço espetacular. A cidade ganhou novos ares progressistas com uma educação renovada com 59 novas salas de aulas, Saúde atuante e obras estruturantes como a entrada da cidade.

Para o novo mandato a partir de primeiro de janeiro próximo, projetos serão desenvolvidos para a ampliação do Hospital, a construção do viaduto da rótula da Santa e a mobilidade urbana com novas opções de ponto de fuga com a pavimentação da antiga estrada que liga a Atalaia Nova a sede do município. Nos últimos 4 anos a cidade cresceu muito e a demanda de alunos também. O número de escola é insuficiente porque não houve sequência na criação de novas salas de aula. A Barra parou no tempo e a retomada do desenvolvimento será a partir de janeiro.

Airton tem se movimentado mantendo contatos com parlamentares sergipanos e com o próprio governador, seu amigo pessoal, para incrementar seus objetivos de transformar, mais uma vez, a nossa Barra dos Coqueiros.

 

WILSON BERNARDES

O vereador eleito Wilson Bernardes perguntado pela a imprensa sobre a eleição da mesa diretora da Câmara, ele disse que todos os vereadores eleitos estão aptos a pleitear a presidência. Com relação ao seu nome ser ventilado pela cidade ele afirmou que está tranquilo como também eleitor. Mas acredita que a bancada de apoio a Airton tem chances reais de eleger a próxima mesa diretora.

 

LICENÇAS CANCELADAS

O prefeito eleito Airton Martins disse a Coluna que todas as licenças concedidas por Alberto em toque de caixa e aos rodos, todas serão canceladas e investigadas. Inclusive as licenças ambientais.

 

IMPUGNAÇÃO DE VEREADORES

Vereadores eleitos perderão vagas para outros candidatos por irregularidades variadas de seus partidos, quanto a candidaturas inclusive as femininas que não fizeram campanha. Esses boatos já circulam na cidade desde o encerramento do segundo turno das últimas eleições. Na Barra, pelas denúncias, 2 perderão o mandato. Brigam por vagas Fred, AC e Daniel. Com certeza, como defesa natural do ser humano, eles vão brigar por isso e não tenham dúvidas.

 

IMPUGNAÇÃO DE VEREADORES II

Quem perderiam mandatos? Os eleitos do Podemos. O terceiro e quarto colocados. Mas indo para Constituição no seu artigo 14, § 10, da Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que "O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com as provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude".

 

IMPUGNAÇÃO DE VEREADORES III

Portanto a diplomação existirá de todos eleitos, inclusive dos suplentes que pleiteiam as vagas. Em todas as cidades do Brasil os partidos que não tiveram cuidado com o preenchimento de vagas de 30 por cento para as mulheres vão ter problemas e perderão mandatos. Não necessariamente somente o registro, a candidata tem que provar que fez campanha, que participou do pleito. A malandragem de colocar tapias, candidaturas fakes não funcionam mais.

 

IMPUGNAÇÃO DE VEREADORES IV

Existem milhares de casos, no Brasil, que pagaram a mulheres para serem candidatas para cumprir a lei dos 30 por cento e algumas se empolgaram, envolveram a família e os votos apareceram. Já outras botaram o dinheiro no bolso e ainda vendeu o voto para outro vereador. Comprovado isso, o partido perde mandatos. Em Sergipe no pleito de 2020 casos de perdas de mandatos foram registrados. No Brasil, 14 mil suplentes estão nessa briga para conquistarem os seus mandatos. Normal.

 

DIPLOMAÇÃO E POSSE

A diplomação dos eleitos será no próximo dia 19 no auditório do TER-SE, às 16:30h. Já a posse no dia primeiro de janeiro será no final da tarde com a celebração de uma missa de Ação de Graça na Igreja Santa Luzia, em seguida a eleição da mesa diretora na Câmara de Vereadores. O termo de posse do prefeito eleito Airton Martins será assinado em um dispositivo que será instalado na frente da Câmara para que o público possa cumprimentar o novo prefeito. O anuncio do secretariado operacional, deverá ser anunciado oficialmente no próximo dia 22. Os demais serão nomeados gradativamente.

 

RELATÓRIO DA COMISSÃO DE TRANSIÇÃO

O Relatório apresentando ontem pela Comissão de Transição indicada pelo prefeito eleito Airton Martins, apresentou apenas a ponta do iceberg. As irregularidades são gigantescas, mas conforme o relatório, a equipe teve dificuldades para obter as informações. Com relação as irregularidades nas obras públicas esperávamos mais informações, mas o boicote foi ferrenho. Mas muita coisa ainda precisa vir à tona.

 

RELATÓRIO...II

O uso da máquina para o prefeito se beneficiar nas últimas eleições foi clara e deve ser apresentada a Justiça para as providencias, considerando o grande prejuízo ao erário público. Os resultados reais só depois de uma ampla auditoria. A próxima mesa diretora da Câmara, inclusive pode solicitar ajuda de técnicos do Tribunal de Contas para garimpo mais eficiente.

 

RELATÓRIO...III

Segundo o relatório, diversos beneficiários do Cartão Alimentação Cidadã estão inaptos para receber esse benefício. Em uma amostragem de 1 mil usuários, foi constatado que 302 estão inaptos para receber o benefício. “É estarrecedor que em 2024 houve um aumento de mais de 25% no número de concessão de Cartão Alimentação Cidadã, gerando uma suspeita do uso desse benefício para alavancar a campanha eleitoral do atual gestor”, disse a vereadora Frankeline.

LARANJEIRAS: DIPLOMAÇÃO E POSSE

A diplomação pela Justiça Eleitoral dos eleitos em 2024, será no próximo dia 18, uma quarta-feira a tarde e tradicionalmente deverá ser no Clube Local por suportar grande público. Já a posse no dia primeiro, Juca disse que será no final da tarde, também por tradição, logo após a posse dos vereadores e eleição da nova mesa diretora para o biênio 2025/2026. Já o termo de posse do prefeito será assinado na calçada da Igreja Matriz, onde espera um público superior a 3 mil pessoas.

 

LARANJEIRAS: JÂNIO O PREFEITO

Desde o dia primeiro de dezembro o prefeito de Laranjeiras é Jânio Dias de forma definitiva até o final deste mandato. Juca em um gesto de amizade proporcionou ao seu vice esse mimo merecidamente. Jânio foi parceiro e fez parte da gestão que teve o reconhecimento da grande maioria dos laranjeirenses. A vereadora Cida, sua esposa, é vereadora e ao mesmo tempo primeira dama do município.

 

LARANJEIRAS: LAZER

Já relatamos nesta Coluna por diversas vezes a necessidade de se ampliar o lazer em Laranjeiras e o prefeito Juca tem investido muito nessa área e no último final de semana as pessoas tiveram três dias de várias atividades de lazer e isso é muito bom. A Quadra Ulices Maynard, o PEC Eder Leite totalmente reformado, foram palcos de espetáculos esportivos. Na reinauguração a esposa e o filho do saudoso Eder, Patrícia e Miguel descerraram a placa juntamente com o prefeito e o governador. A genitora Marta e todos os outros irmãos também estavam presentes.

 

LARANJEIRAS: LAZER II

O Motofest e a febre do Naipe movimentaram a cidade. Um fato relevante é que o prefeito tem participado de todos os eventos. Laranjeiras está melhorando e muito. Esperamos que no próximo mandato a praça da Matriz seja também utilizada com Chorinhos e musicais de banquinhos nos finais de semana. O interessante é que esses eventos não são caros. Fotos: Irlan

 

LARANJEIRAS: ZEZINHO SOBRAL

A visita de Zezinho Sobral a Laranjeiras como governador em exercício foi muito boa para Laranjeiras. Ele anunciou recursos para a construção de duas novas creches e isso garante mais de 500 novas vagas para filhos de famílias carentes, proporcionado melhor qualidade de vida para os pequenos. Pode-se observar o alinhamento do prefeito e o governador e os comentários a bocas miúdas é que acordo político visando 2026 já está no ar. A Boa Sorte poderá ter candidato com o apoio de todos, como aconteceu em 2022. Marcos Franco vai para Federal e Zezinho Estadual. É o que se desenha. Com isso, Juca será prefeito os 4 anos e vai brigar para fazer o seu sucessor.

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.