Sexta, 06 de Dezembro de 2024
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali - Barra dos Coqueiros - Laranjeiras 05 de novembro de 2024

Confira os detaques

05/11/2024 12h44 Atualizada há 1 mês
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali - Barra dos Coqueiros - Laranjeiras 05 de novembro de 2024

 

TRANSIÇÃO

O prefeito eleito Airton Martins ainda não tem consciência de como irá pegar a prefeitura depois do uso abusivo da máquina administrativa nas últimas eleições, favorecendo o desejo de Alberto em permanecer no cargo. A comissão de transição, indicada pelo prefeito eleito, tem encontrado dificuldades em ter as informações mais claras, mas existem ferramentas eficientes, através dos órgãos oficiais para se chegar as informações.

 

TRANSIÇÃO II

Nesse momento Airton mantem a cabeça no lugar, sem a intenção de prejudicar ninguém, mas no setor público todos tem a obrigação de prestar contas, não somente aos órgãos competentes, como também a sociedade. Afinal, o dinheiro foi colocado na prefeitura pelo povo através dos seus impostos. O prefeito eleito não quis fazer nenhum comentário quando indagado sobre a situação da prefeitura. Ele disse que sempre foi uma pessoa equilibrada e não costuma especular. “Preciso de dados nas mãos”.

 

A LEI

O espírito da Lei de Responsabilidade Fiscal (lei complementar 101/2000) impõe um compasso regido pela prudência, diante da perspectiva de um iminente fechamento de caixa. Nos últimos oito meses do ano, por exemplo, a administração é proibida de se comprometer com novas despesas que não possam ser quitadas dentro do mandato, conforme prevê o artigo 42.

 

A LEI II

Também será nulo qualquer ato que resulte em aumento de despesa com pessoal, a exemplo de gratificações, nos últimos 180 dias, segundo o art. 21, II. Já o art. 38, IV, b, veda operações de crédito para antecipação de receita, a fim de evitar gambiarras insustentáveis nas finanças. Vão devolver o dinheiro?

 

NOMEAÇÕES EXTINTAS

Em todas as prefeituras do Brasil todos os cargos comissionados nomeados pelos prefeitos atuais, deixam de existir no último dia deste ano, quando encerra também os mandatos dos saintes. Já os efetivos, esses, entram prefeito e sai prefeito e eles continuam. Sobram uns celetistas antigos e todos os outros são concursados. Como é bom estudar...

 

NEM TUDO É RUIM

A coluna tem sido crítica com relação a obra da Orla da Rua da Frente pela precariedade na condução, pela engenharia e pela simplicidade da obra considerando o preço empregado. Como tem recursos Federal o TCU tem que ser provocado. Como falamos ao longo dos últimos meses, Alberto não entregará essa obra. Já a obra do Canal do Prisco Viana, a construtora está trabalhando de domingo a domingo e feriados.  Está sendo bem feita e segue os princípios da engenharia e tomara que entregue e vamos torcer por isso. Seria a única obra relevante de um governo desastroso e preguiçoso. Mas se inaugurar o canal vamos aplaudir sim.

 

MAÇONARIA ILHA DE SANTA LUZIA

A Loja Maçônica Ilha de Santa Luzia na sua última sessão houve duas iniciações o que assegura a continuidade dos trabalhos filantrópicos e de ensinos filosóficos aos seus membros na Barra dos Coqueiros. O trabalho realizado pelo Venerável José Lauro Oliveira tem merecido a atenção desses homens, que através dos estudos, melhoram como pessoas e estendem a mão a quem precisa.

 

LARANJEIRAS: O FAZER DIFERENTE

As finanças de Laranjeiras enfrentarão dias difíceis a partir do próximo ano em consequência do fechamento, pelo governo Lula, da fábrica de fertilizantes de Laranjeiras, a Fafen que estava arrendada a Unigel. A cidade perde mais de 2 milhões em receita mensal o que é um caos para atender as demandas e as políticas públicas implantadas no município nos últimos 4 anos.

 

LARANJEIRAS: O FAZER DIFERENTE II

O que fazer para amenizar esse caos? Economizar. Ontem, Juca começou, como técnico, a buscar saídas e deu o primeiro passo ao anunciar a instalação de uma usina solar. Se reuniu ontem (4), com secretários e representantes da empresa que vai fornecer e instalar em Laranjeiras usinas solares para a produção e fornecimento de energia nos prédios públicos e a Implantação de Iluminação de Led em toda a cidade, bairros e povoados. Com o investimento, Laranjeiras será a primeira Cidade do Nordeste a ter um sistema de energia limpa e renovável no âmbito da administração pública.

 

LARANJEIRAS: O FAZER DIFERENTE III

“O investimento é em algo inovador, grandioso e desafiador, porém nós precisamos realizar isto em nome do meio ambiente, da redução de custos para os cofres da Prefeitura e pôr em prática o que se denomina eficiência energética. Com a utilização de uma energia limpa e renovável, todos ganham e garantiremos uma qualidade de vida melhor para as próximas de gerações. A nossa gestão tem compromisso em trazer para os laranjeirenses o que há de mais moderno e eficiente”, disse o prefeito Juca.

 

LARANJEIRAS: E O FUTURO POLÍTICO?

Nós estivemos lá, na fase embrionária, quando Juca decidiu a não ser mais candidato a vereador, foi vice e depois esta Coluna foi o primeiro veiculo a anunciar que Juca seria candidato a prefeito. Que seria o novo e que estaria preparado para tal e que era um homem de sucesso na sua vida empresarial, enquanto o laranjeirense jamais saberia da capacidade desse cabra habilidoso e sagaz nas suas decisões.

 

LARANJEIRAS: E O FUTURO POLÍTICO II?

Com certeza Juca será um fomentador de que Laranjeiras não retroceda, não volte ao passado atrasado e da mesmice. Quem tem que administrar Laranjeiras é quem vive Laranjeiras. Quem conhece Laranjeiras, quem conhece as pessoas todo tempo.

Já temos nomes que o laranjeirense, a sua maneira, possa começar a projetar um futuro e citamos nomes a exemplo de Juliano Soares, um técnico que cresceu na iniciativa privada e estreou na política, primeiro servindo a comunidade antes de ser político. Juliano é uma revelação. É um político moderno e pós eleição arregaça as mangas e promove ações continuas e o Verão Solidário terá sua versão 2024 para atender centenas de pessoas carentes.

 

LARANJEIRAS: E O FUTURO POLÍTICO III?

Outro nome que é bem lembrado e não pode ser descartado é o de Adriano Carvalho e ninguém pode subestimá-lo. É um símbolo de lealdade como político, nunca traiu seu grupo e é um monstro como homem de campanha eleitoral.

Var exercer o seu quarto mandato, sua esposa se destaca como a melhor secretária de saúde que Laranjeiras já teve e por duas vezes foi o vereador mais votado.

 

LARANJEIRAS: E O FUTURO POLÍTICO IV?

O médico Matheus Soares em meio as atribulações do seu curso de medicina, com orçamento de estudante, Matheus foi candidato a vereador em 2020 e obteve mais de duas centenas de votos e demonstrou ser um politico de futuro.

Hoje com melhor estrutura é um nome que não pode ser descartado mantendo o projeto do novo. Matheus ajudou a dois vereadores eleitos e por força dos compromissos como médico legista concursado não pode disputar o último pleito, mas está inserido no futuro politico de Laranjeiras.

 

LARANJEIRAS: E O FUTURO POLÍTICO V

O bom para a cidade é que outros nomes se interessem e se lancem e trabalhem para ser querido pelo povo e conquistem confiança. Vislumbramos esse futuro. Juca alçará novos voos e não poderá ser mais candidato a reeleição na sequência. Com certeza é isso que ele quer para Laranjeiras.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.