PILHA DE PROCESSOS
A VOZ DOS MUNICIPIOS completou 43 anos de jornalismo e por 38 anos foi jornal impresso e passou para o digital no tempo certo. Cobrimos dezenas de eleições e nosso estilo investigativo sempre irá contrariar os poderosos e compreendemos perfeitamente. Mas nessa última campanha batemos os recordes de processos na justiça. Foi uma perseguição da gota, mas A VOZ continuará com voz. A justiça eleitoral considerou improcedente a maioria. Esse é o Alberto. Grande parte dos processos foram apresentados pelas suas agremiações partidárias. Outros, por ele mesmo. A VOZ não disputa mandatos. Disputamos exclusividade nas notícias.
PILHA DE PROCESSOS II
Todas as nossas notícias são investigadas junto as nossas fontes e são verdadeiras. Se apuradas pelos órgãos competentes serão inevitavelmente comprovadas, mas esse papel cabe a sociedade civil denunciar. Uma auditoria séria, encontraria em 10 minutos, fatos mirabolantes e descuidados. Vamos aguardar vir à tona e isso pode acontecer, ainda este ano. Anotem!
O JACARÉ COMEÇOU A MORDER
Nossa Coluna denunciou bem antes das eleições que haveriam demissões, as centenas, logo depois das eleições. Tai acontecendo todos os dias e hoje a demanda foi grande. O jacaré começou a morder e vai abocanhar muito emprego eleitoreiro. Centenas de contratos foram feitos de forma irregular
SEM MUITA SURPRESA
O resultado da eleição de vereador foi sem grandes mudanças. O agrupamento de Airton conseguiu fazer a maioria dos vereadores para a próxima legislatura. Gilson dos Anjos conseguiu dar a maior votação ao seu sobrinho Lucas. Foi o mais votado com 1.008 votos e na verdade os votos de Alberto têm que agradecer enormemente a Gilson. Outro apoiador de peso médio, elegeu um vereador em boa posição. Já Alberto não elegeu sua vereadora, o candidato do filho teve votação pífia e o da filha e esposa também. A única surpresa para alguns, foi a não reeleição de professor Roberto. Para nós não. O povo achou que já deu o tempo dele.
SEM MUITA SURPRESA II
Outro grande guerreiro foi Wilson Bernardes. Com poucos recursos, mas com muitos amigos e também com o trabalho dos seus familiares, obteve 962 votos, 120 por cento a mais que na eleição de 2020. Cresceu em conceito e em lealdade perante o eleitor. Quem também cresceu consideravelmente seu eleitorado foi Jorge Rabelo e vai para o seu sétimo mandato. Hebert fez campanha de gente grande e teve vitória espetacular.
SEM MUITA SURPRESA III
Das eleitas, Iracema Albuquerque deu um show, cresceu seu eleitorado consideravelmente. Guega e Frankeline foram guerreiras e continuam com mandato.
SEM MUITA SURPRESA IV
Samuel Tucano dobrou seus votos e venceu. Carlinhos do Jatobá manteve seu eleitorado e continua na Câmara. Pastora Salete não foi essa expressão toda, mas venceu e seu voto tem o mesmo valor. Rogério de seu Lau desta vez levou. É vereador eleito.
E AS PESQUISAS?
Este ano, apesar das penalidades, vários institutos zombaram da justiça eleitoral. Tem casos que deveriam dar cadeia pela a imoralidade dos resultados fabricados. Às vésperas das eleições um instituto divulgou uma pesquisa colocando Airton em terceiro lugar e Danilo em segundo. Porr...! Paciência..., sacanagem das grandes. Errou 100 por cento. Já a TV Atalaia manteve sua credibilidade. Airton nunca esteve abaixo de 50 por cento e a margem de erro foi de menos de um por cento. Ou a justiça eleitoral dar um freio nesses picaretas ou vão continuar a avacalhar as eleições e a democracia. Os partidos prejudicados tem que denunciar.
COMISSÃO DE TRANSIÇÃO
O prefeito Alberto Macedo publicou no Diário Oficial do Município a relação da sua comissão de transição e o prefeito eleito Airton Martins já indicou a sua comissão também. Essa escolha é técnica e não política. A de Alberto são os secretários das pastas que tocam a gestão pública e de Airton alguns dos seus ex-auxiliares. Todo esse protocolo segue as regras do Tribunal de Contas
LARANJEIRAS: O BICAMPEÃO ADRIANO
A campanha de vereador era visível em toda sua trajetória quem mais ajudou a dar brilho a campanha de Juca? Adriano e Juliano foram os que levaram em todos eventos suas tropas de apoiadores. Adriano foi o mais votado e é bicampeão de votos e Juliano Soares estreia como legislador em primeiro de janeiro próximo.
LARANJEIRAS: UMA MUDANÇA MEMORÁVEL
Vence a eleição de vereador quem tem as ferramentas de campanha para vencer. Não existe milagre, mas vez ou outra se é pego de surpresa com os resultados. Chiózinho, por exemplo, teve os votos, mas não passou na malha fina. Adriano tem estilo arrojado e seria o primeiro de qualquer maneira. Questão de ego e coragem mesmo. Whorton fez também uma campanha para ser o primeiro. Foi o segundo, mas bateu a barreira dos mil votos.
LARANJEIRAS: UMA MUDANÇA... II
A cadeira de Neguinho era garantida. Foi o terceiro mais votado. A melhor estrutura quem teve foi Buiú e aconteceu o esperado. Venceu. A tropa de apoio liderada por Brasilina e familiares de Juca, era muito forte. Esperávamos que fosse o primeiro, mas destronar Adriano não é tarefa fácil. Todo mundo fala bem de Buiú e pelas suas origens está de parabéns.
LARANJEIRAS: OITAVO MANDATO
Laércio teve a sua campanha menos sofrida. A força da família prevaleceu. A Boa Sorte conseguiu apenas uma vaga. Emerson da Farmácia tem trabalho sólido e trabalhou os 4 anos e garantiu sua vaga. José Carlos JJ sabe os caminhos para vencer uma eleição e vai para o seu oitavo mandato, dentro da sua média de votos das últimas eleições.
LARANJEIRAS: TEM QUE ACREDITAR, JULIANO É VEREADOR!
Juliano Soares o homem do Instituto, trabalhou para ser vereador, fez uma campanha incrível, soube usar as redes sociais e criou paixão. Falavam muito em perseguição, mas campanha é assim mesmo, todos brigam por uma vaga. Juca foi justo, liberou gente da equipe que aderiu a sua campanha no inicio e o relacionamento foi bom antes e será melhor daqui pra frente. Juliano do Instituto é vereador eleito. Teve uma equipe de novos líderes fantástica, para vencer e o mérito para conquistar essas pessoas é dele. Asseguramos que ele é o novo. E vai exercer seu mandato muito próximo do povo. Domingo sai no Lambesujo.
LARANJEIRAS: O FOLCLORE NO PODER
Rustinho venceu as eleições. O cara é bom. Fio do Rei foi vereador por um período, embora nunca saiu no grupo. Era apenas filho do velho Raminho de saudosa memória. Rustinho é o filho do rei, é o Principe do Lambe-Sujo e pela primeira vez, um brincante, original, vence uma eleição para vereador e talvez seja um dos poucos do Brasil. Rogério saiu do mais votado para o último, mas garantiu sua vaga. Foi salvo pelo gongo, mas venceu.
LARANJEIRAS: SURPRESA
A surpresa da eleição foi a derrota de Zé Bodega. Experiente e sabe como as coisas funcionam e não conseguiu se eleger. Na eleição passada ele foi lembrado por mais de 2.7 mil pessoas e nessa não conseguiu se aproximar de uma vitória para vereador.
LARANJEIRAS: LAMBE-SUJOS E CABOCLINHOS
É domingo, o grande dia da festa mais popular de Sergipe, o Lambe-sujos e Caboclinhos. Apesar de ter rolado um texto imbecil confundindo poderes, a manifestação popular, hoje sob controle do próprio povo, vai acontecer normalmente. Reconhecemos o valor cultural do mestre Zé Rolinha, mas também o de Rustinho, Patativa, Nininho, Elicarla e de todos os outros brincantes. O Lambe-sujo não é propriedade do mestre. É propriedade do povo.
LARANJEIRAS: LAMBE-SUJOS E CABOCLINHOS II
Foi dado um basta nas chantagens de todos os anos e as ameaças de impedir o grupo de sair. Ordem judicial sábia, acabou para sempre, com a novela. Os donos do grupo é o povo. Nem prefeito, nem Zé Rolinha. Seguindo as leis monarquistas quem substitui o rei é o príncipe herdeiro. Nesse caso Rustinho. Mas se quiserem escolher em meio aos brincantes, tem 500 para substitui-lo. Como Juca é também um brincante batizado com pintura e gorro, com três minutos de ensaio ele substitui o rei a altura. Pelo menos ele tem o apoio de 70 por cento da população. Só precisa das indumentárias. Se convidar, ele aceita.
SANTA ROSA: JANILSON FARÁ UMA GESTÃO EFICIENTE
Eleito com mais de 53 por cento dos votos Janilson Alves tem uma grande responsabilidade de fazer as transformações que Santa Rosa precisa e merece. É uma cidade de poucos recursos, mas quem tem sempre um bom projeto debaixo do braço, consegue recursos. O apoio do ex-governador Jackson Barreto é imprescindível para futuras realizações. JB circula fácil em Brasília e sabe os caminhos. Manter-se próximo dele é uma atitude inteligente pelos laços afetivos que JB tem com a sua cidade mãe.
O prefeito eleito já cuida da sua comissão de transição. Seu agrupamento político elegeu 4 vereadores: Denisson de Aruba, Renan Santana Anjos, Cacau e Igor Moto peças. Para governabilidade é seguro que Janilson forme sua bancada para maioria e conversas serão continuas até dezembro e não pode haver dificuldade para isso, pelo fato de cada vereador eleito, ter também o desejo de Santa Rosa se desenvolver. É fato. Bom trabalho prefeito eleito.