Segunda, 17 de Junho de 2024
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali - Barra dos Coqueiros - 7 de junho de 2024

Confira os destaques

07/06/2024 09h02 Atualizada há 1 semana
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali - Barra dos Coqueiros - 7 de junho de 2024

 

DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no Brasil, hoje 7 de junho, tendo como objetivo a celebração da importância da liberdade de expressão para a nossa sociedade, além de ser um momento para combater a censura e denunciar os problemas que os jornalistas enfrentam no Brasil. Não temos muito a comemorar. Investigamos, denunciamos e somos perseguidos com processos e os criminosos sempre pedem dinheiro como indenizações além do que levam do povo.

 

EITA QUE FALTAM MENOS 4 MESES

Ontem, dia 6, estávamos a 4 meses do dia das eleições 2024, quando os municípios brasileiros irão escolher seus novos gestores e os vereadores da próxima legislatura. Na Barra, a pré-campanha já pega fogo. É certo que teremos três candidatos a prefeito e todo mundo se movimenta. Danilo voltou a aparecer na cidade, Alberto já experimentou de tudo, mas não consegue chegar aos 30 pontos nos últimos dois anos. Enquanto isso Airton segue liderando folgadamente como o nome mais lembrado, segundo a última pesquisa registrada no TER-SE.

 

ORLA DA RUA DA FRENTE

O prefeito faz uma orla milionária, mas o que se apresenta na execução, por enquanto, tem sido uma obra simplória quando você deslumbra a orla do outro lado rio. Pelo valor da obra, nessa etapa, ainda não foi gasto 10 por cento do valor total. Mas vamos aguardar. Talvez o “tchan” ainda está por aparecer.

 

ORLA DA RUA DA FRENTE II

Já chamamos a atenção da secretaria de obras no tocante a limpeza de restos de construções antigas no seu leito que foram se deteriorando com a ação do tempo. Muita ferragem e resto de tocos de madeira em todo trecho urbano do rio pelo lado da Barra. Tem uma base bem sólida que deve permanecer e ser aproveitada. Servia de atracador das antigas lanchas que faziam a travessia décadas passadas e não tão distante assim. Basta contratar um guincho e fazer a limpeza. Muito feio. O pior, a garotada desde o Brasil império toma banho nas grandes marés e correm riscos. Coisa simples de se fazer. Causa mal impressão a quem visita a cidade.

 

O MERCADO

Depois de 2 anos compraram os balcões frigoríficos do mercado Municipal. Mas ainda continua sendo o único mercado do Brasil que não tem o talho de carne. Parte dos equipamentos estão lá, mas ainda não funcionam. Aliás, nada funciona bem nessa administração.

 

OS DIABÉTICOS

Quais são as dificuldades enfrentadas por um diabético?

Os resultados mostraram que são inúmeras as dificuldades relacionadas ao seguimento do tratamento: rejeição e negação da condição de doente, sofrimento e revolta devido às restrições impostas pela alimentação, atividade física e medicamento.

 

OS DIABÉTICOS II

Na Barra dos Coqueiros, na Clinica Santa Luzia, não se pode reclamar do atendimento dos profissionais da saúde. Não existem restrições no atendimento. Mas esta semana, quem foi ao posto para verificação de taxas de glicemia foram surpreendidos pelo método medieval de furar o dedo com instrumento cortante, dolorido e a mercê de quem tem habilidade ou não. Não tinha lanceta. Aquele tubinho que antes do paciente sentir dor a gotinha de sangue já está disponível e em segundos o(a) profissional lhe informa o seu nível de açúcar no sangue.

 

OS DIABÉTICOS III

Diante desse desserviço por parte da secretaria de saúde da Barra, investigamos os valores da caixa com 100 lancetas e encontramos valores entre 22 a 25 reais. No Mercado Livre até de R$ 12,90. Paciência... Para uma prefeitura muita rica é sacanagem. Se na próxima semana não providenciarem as lancetas, vamos ao Ministério Público pedir providencias. Vamos também investigar a compra dos medievais objetos perfurantes.

 

OS DIABÉTICOS IV

O que é lanceta? É um dispositivo estéril, epirogênico e não tóxico de uso único, indicado para obter amostras de sangue capilar para medir a glicemia. As lancetas são indicadas para uso doméstico e hospitalar.

FESTEJOS JUNINOS DA BARRA

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA DO ARRAIÁ

Quem dará o pontapé inicial do Arraiá da Barra 2024 nesta sexta será a cantora prata da casa Bete Evanny, a partir das 21h, em seguida sobe ao palco o cantor sergipano Luanzinho Moraes para delírio dos forrozeiros.

 Uma das principais atrações musicais do primeiro dia do Arraiá será Limão com Mel. Com mais de 30 anos de carreira e liderada, atualmente, pelos cantores Edson Lima e Adma Andrade, a banda pernambucana promete reviver sucessos como “Toma Conta de Mim”, “Porque não vê”, “Anjo Querubim” e “Janeiro a Janeiro”.

 A partir das 3h da manhã, a cantora Samyra Show, que tem mais de 20 anos de carreira, encerrará a primeira noite de festejos com sua alegria, balanço e curtição. Um diferencial nesta edição do Arraiá da Barra serão as apresentações durante os intervalos das atrações principais. Na sexta, o comando será de Douglas Gavião.

 

2ª NOITE DE FESTA

Os grandes shows do Arraiá da Barra irão continuar neste sábado, 8, a partir das 21h. A primeira atração a se apresentar será a banda sergipana Cintura Fina, com todo o seu molejo do forró. Os intervalos da segunda noite de festa serão animados pela cantora Mallu Souza.

 Às 23h, o Arraiá da Barra receberá a cantora pernambucana Priscila Senna, que promete cantar seus maiores sucessos, como “Alvejante” com Zé Vaqueiro, "Mexeu Comigo" com Márcia Fellipe, "Cachorro combina com Cadela" com Naiara Azevedo e "Rei das Mentiras".

 A noite de sábado do Arraiá promete. Depois de Priscila, será a vez de Fogo na Saia. A banda sergipana comandada por Xande Melo e Nanda Kaprity embalará os forrozeiros a partir de 1h.

 Às 3h, os festejos da Barra ficarão sob comando do acordeonista, cantor e compositor Luan Estilizado, com seus sucessos “Pindaíba”, “É só Oi e Tchau”, “Galera do Interior”, entre outras. O cantor, atualmente, também faz parte do projeto “A Vontade”, ao lado de Raí Saia Rodada e Zezo Potiguar, que traz grandes sucessos brasileiros em versão de forró.

 

DIA DA da MANU BAHTIDÃO 

O domingo, 9, promete atrair uma multidão para a Praça Ana do Forró. A festa vai começar a partir das 20h, com a banda Farra de Barão. Em seguida, Manu Bahtidão – uma das atrações mais esperadas do Arraiá da Barra 2024 – sacode o público. Os intervalos serão comandados por Dan Vasconcelos.

 Manu Bahtidão estourou nacionalmente em 2023 ao emplacar o hit "Daqui Pra Sempre", com Simone Mendes, alcançando o topo da parada Billboard Hot 100 do Brasil e a 4ª posição da parada do Spotify Brasil. Outro grande hit da cantora é "Abismo" com Mari Fernandez.

 Outra grande atração de domingo é a banda Magníficos, a partir da meia noite. O grupo de forró eletrônico liderado atualmente pelos cantores Fernando Frajola e Samara Souto, irá cantar grandes sucessos: "Me Usa", "Apaixonada", "Carta Branca", "Cristal Quebrado" e muito mais. Às 2h, caberá a Liene Show, a rainha dos paredões, encerrar o final de semana de shows na Barra com os hits “Não Passa de Ex”.

 

MAIS FESTAS 

O Arraiá da Barra 2024 continuará ao longo do mês de junho. No dia 22, na Praça Ana do Forró, terá concurso de quadrilhas juninas. No dia 23, a Barra terá o Concurso da Rua Mais Bonita. E, no dia 24, será a vez da tradicional Cavalgada e Casamento dos Tabaréus, com shows de Geninho Batalha, Daniel Kaceteiro, P10, Gilvan do Rojão, e Íkaro Mendes, com concentração na Avenida Projetada. (Com informações da Secom/PMBC)

 

 

 

  

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.