Quarta, 24 de Julho de 2024
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali - Barra dos Coqueiros e Laranjeiras - 20 de maio 2024

Confira os destaques

20/05/2024 17h22 Atualizada há 2 meses
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali - Barra dos Coqueiros e Laranjeiras - 20 de maio 2024

 

ESTUDO APONTA PARA RISCOS DE TERREMOTOS 

Após a divulgação de um estudo que aponta para riscos de terremotos em Sergipe, Aracaju está se preparando para enfrentar possíveis abalos sísmicos. Para os moradores da Barra dos Coqueiros, lógico que a preocupação é a mesma e os gestores devem ficar atentos. O risco segundo especialista não é iminente.

 

ESTUDO APONTA PARA RISCOS DE TERREMOTOS...II

 A pesquisa, conduzida por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Academia Polonesa de Ciências, sugere que o Nordeste brasileiro, incluindo Aracaju, pode experimentar terremotos de média a alta magnitude nas próximas décadas. Estudiosos alertam para obras estruturantes no decorrer dos anos para reduzir danos. Obras, não igual a da orla da rua da Frente.

 

ESTUDO APONTA PARA RISCOS DE TERREMOTOS...III

Especialistas em geofísica apontam que há 50% de chance de ocorrerem terremotos com magnitudes entre 4,7 e 5,1 na Escala Richter nos próximos anos. Essa previsão alerta para a necessidade de estruturas civis mais preparadas, pois a região pode não estar devidamente equipada para suportar esses abalos. Voltamos alertar que os estudos mostram riscos nas próximas décadas, mas se prevenir não custa nada.

 

OBRAS DA ORLA

É óbvio que todas as obras trazem transtornos. Mas essa da Orla da Rua da Frente sei não... Além de adoecer as pessoas prejudicadas, causam transtornos a todo bairro. É um cutuca daqui cutuca dali e nada de tomar forma além de uma calçada de cimento. E o píer? Como irão ficar os comerciantes? Existirá bares padronizados para eles?

 

CLIMATIZAÇÃO DA CLÍNICA

Estivemos hoje na Clinica Santa Luzia e nossa reivindicação para que além de consertar o aparelho de ar-condicionado existente, instalassem outro para atender nós, pobres usuários, do calor insuportável nas longas filas em busca de serviços. Aparentemente o velho continua sem funcionar, mas um novo foi instalado e por questão de justiça, queremos agradecer ao prefeito por ter atendido nossos reclames. Melhorou muito.

 

GIVALDA PEREIRA É PRÉ-CANDIDATA

Givalda Pereira é uma pessoa que nasceu para servir. Fiel ao seu propósito de proporcionar dias melhores a comunidade barracoqueirense através de bons projetos sociais. Givalda continua lutando e seu nome será colocado a disposição do seu partido, o PSD, para concorrer a uma cadeira na Câmara de vereadores. É uma mulher preparada e quase chega na última eleição. Tem vereador com mandato com menos votos que ela. É merecedora por ser uma pessoa generosa com os mais carentes. Um grande nome. Givalda pertence ao grupo do pré-candidato a prefeito Airton Martins.

 

NOVA PESQUISA

A TV Atalaia encomendou uma pesquisa de opinião publica para saber a preferencia do eleitorado da Barra dos Coqueiros. Registrada, deverá ser divulgada hoje ou amanhã. Vamos aguardar

 

LARANJEIRAS: LAVAGEM DO BOMFIM

O Candomblé é uma religião de matriz africana que cultua os orixás. O termo candomblé vem da junção das palavras quimbundo candombe (dança com atabaques) + iorubá ilê (casa), que significa casa da dança com atabaques. Decorrida do animismo africano, a religião tem por base a alma da Natureza.

 

LARANJEIRAS: LAVAGEM DO BOMFIM II

As raízes africanas em Laranjeiras estão bem vivas através da religião afro, distribuídas nos seguimentos da Umbanda, Nagô e Candomblé. Realizaram no último final de semana a lavagem do Bomfim, evento esse, anual. Esse evento a nível local, foi criado no final do século passado pela direção do Museu Afro Brasileiro de Laranjeiras, professora Isaura e pelo saudoso Babalorixá Jorginho do terreiro da rua da Palha.

 

LARANJEIRAS: LAVAGEM DO BOMFIM III

A festa é o principal momento da adoração ao Senhor do Bonfim, associado ao orixá Oxalá das religiões de matriz africana. O secretário da Igualdade Racial Gabriel Lourenço, que também é especialista em religião afro e indígena brasileira e sua pasta juntamente com a Cultura estiveram envolvidas apoiando o evento. Este ano começou no sábado com um sarau na Praça da Matriz e no domingo o cortejo pelas principais ruas da cidade até a Colina do Senhor do Bomfim.

 

LARANJEIRAS: LAVAGEM DO BOMFIM IV

Com a participação de 25 terreiros dos 28 existentes em Laranjeiras e terreiros visitantes, o cortejo saiu do Ponto Chico Preto e na porta do Museu Afro receberam os Orixás caracterizados pelas suas características e continuaram até a Igreja do Bomfim. Lá inicialmente organizaram o Xirê com suas cantorias e iniciaram a lavagem das escadarias com água de alfazema e milho branco. A festividade foi encerrada com a soltura de pombas branca que simbolizam o Espírito Santo. Nossos costumes e crenças sendo preservados por velhos lutadores do Candomblé e pelos jovens que estão aderindo, seguindo seus antepassados.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.