Segunda, 17 de Junho de 2024
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali - Laranjeiras 25 de março de 2024

Confira os destaques

25/03/2024 16h37 Atualizada há 3 meses
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali - Laranjeiras 25 de março de 2024

 

LARANJEIRAS: MICAREME 2024

De origem Francesa e semelhante ao carnaval, o Mi-Carême consiste em um festejo carnavalesco, fora de época, onde são apresentados em público diversos carros alegóricos e ranchos, ricamente, fantasiados. Durante os desfiles dos blocos pelas principais ruas da cidade, os foliões esbanjam felicidade e cortejam o seu Bloco do coração. Nesta festividade não existe vencedor. A avaliação é realizada pela população. Neste transcurso, os foliões conservam consigo segredos e histórias, acerca da confecção das fantasias, das diversas estratégias para descobrir as novidades do bloco rival e das composições de paródias para afrontar os ranchos oponentes.

 

MICAREME 2024, ÁGUIA DE OURO

O Águia de ouro surgiu na década de 1960, quando o baiano conhecido por “Alô Titio”, comerciante de roupas que morava na Rua do Sol, conhecendo a festa criou o Águia de Ouro. Em 1980, ele entregou o bloco para dona Celina, que atualmente está com 99 anos e é a presidente de honra do bloco. As suas cores são o amarelo e branco, sua identidade, representam a paz e a prosperidade. Hoje o comando do bloco está com o cartola Afonso Salustino, o Salu. Há 23 anos Salu faz o trabalho bruto que é a organização e a viabilização financeira para o bloco ir para a Avenida. Não é coisa fácil.

 

UM RELATO DE DONA CELINA

Aos 99 anos, dona Celina é apaixonada pela festa e gosta muito de ser Águia de Ouro, mas não esconde sua paixão também pelo Laranjeirense. Ela disse: “O mais importante de tudo isso é que não podemos deixar morrer nossas tradições. Lembro das velhas cantigas e de outros ranchos que já existiram em Laranjeiras. Ao longo dos anos ranchos surgiram e desapareceram. Alguns deles foram O Chiquita Bacana, o Flores de Outrora (resgatado em 2023), As Malandrinhas, o Broto do Frevo, As Moreninhas e Mangueiras. Essa recordação vai ficar para sempre na minha memória”.  Magnificamente lúcida, ressaltou dona Celina.

 

MICAREME 2024, BOTAFOGO

Apelidado de “Bloco da Elite Laranjeirense”, por agremiar em seu seio as famílias mais tradicionais da cidade, o Bloco Botafogo surge, também, a partir de um Clube de futebol, especificamente na década de 1930, onde destacam-se como fundadores: Afonso Oliveira, Alexandrina Freitas de Oliveira (Sinhá), Antônio Gomes, Dona Humbertina, Dr. Levindo Cruz, Dr. Waldemar Correia de Castro; além de vários outros que estão em processo de desvendamento na pesquisa histórica.

 

MICAREME 2024, BOTAFOGO II

 O Botafogo carrega, em sua simbologia, o azul celeste, uma estrela componente da constelação célica e, em alguns momentos da sua história, traz consigo o condor (ave considerada como símbolo do poder, além de ser àquela que voa mais alto). E hoje, este magnífico rancho encanta a todos os espectadores que o aprecia ao desfilar de forma esplendorosa nas ruas da Atenas Sergipense, trajando as cores azul e branco que representam a imensidão do céu e o brilho das estrelas. * Com informações do portfólio do Bloco Botafogo.

 

MICAREME 2024, FLORES DE OUTRORA

 O bloco Flores de Outrora surgiu na década de 60 e desfilou poucas vezes.  Nos discursões para escolha do nome do bloco várias sugestões surgiram e como era composto pelas meninas da rua da Cacimba, que também moravam famílias, comerciantes, liberais, as opiniões tendiam a vincular aos famosos cabarés existentes naquela via. O saudoso João Sapateiro, sábio e sensível que era, disse: “ O nome é Flores de Outrora”. João era incrível. Vai para a origem do nome e tem tudo a ver. A vida que era “fácil” que de fácil não tinha nada, e as meninas como outras mulheres também passaram pela à flor da inocência. A última vez que o bloco, na sua originalidade desfilou foi em 1966, tendo como porta-estandarte a senhora Linda, irmã do saudoso Cabeludo.

 

MICAREME 2024, FLORES DE OUTRORA

Em 2023, resgatado pelo professor João Pinheiro, na gestão de Juca de Bala e desde então segue brilhando e crescendo a cada ano. Promete fazer o maior desfile de todos os tempos, desde seu resgate. João Pinheiro conta também com o dinamismo de Dora do Pastel e de sua sobrinha Rosekelle Campos.

 

MICAREME 2024, IMPÉRIO

O Bloco Império surgiu este ano e nasce também na Rua da Poeira com as cores Azul e Amarelo. O vereador Amarelo e Ivanda Almeida estão no comando da agremiação que promete realizar um grande desfile. O bloco surgiu de dissidência com o Botafogo.

 

MICAREME 2024, LARANJEIRENSE

O Bloco Laranjeirense tem cores Vermelho e Branco e como símbolo principal a Coroa Imperial arrodeada de corações. O rancho surge na Rua do Cangaleixo (Atual rua João Ribeiro), e apesar do logradouro estar inserido no Centro da Cidade, é uma rua que justamente com a Rua da Poeira abrigou os alforriados, mantendo ainda família descendentes desses escravos entre seus residentes na atualidade, esses moradores deram ao bloco um ar mais popular e, dessa forma fazendo com que a quantidade de torcedores fosse maior que a dos outros blocos. No ano de 1985 foi adquirido uma área para construção de sua sede.

 

MICAREME 2024, LARANJEIRENSE II

Em ótima localização, no centro da cidade, se tornando até os dias de hoje o único bloco com sede própria e já gerando renda. A aquisição "movimentou" muitos dirigentes, torcedores do bloco por acreditarem que ter uma sede própria viabilizaria um local para eventos e arrecadação de fundos para o próprio bloco, mas que tivéssemos, também, um local para abrigar nosso acervo e assim trazer para novas gerações a ideia do pertencimento e da materialidade cultural. (Léomax)

 

MICAREME 2024, NINHO DOS GAVIÕES

O Bloco (Rancho) Ninho dos Gaviões foi fundado em 1936 pelo tabelião e jornalista Antônio Henrique, Maestro Zeca Marcelo, Negro Velho e Cardeal, esses, moradores da Comandaroba. É composto por 3 hinos: Laranjeiras Laranjeirense, Eu venho sem pedir licença e Descemos Comandaroba. Ficou desativado por um tempo e foi resgatado por Claudionor Pereira de Almeida, o velho seu Cláudio, um apaixonado pela Comandaroba, onde morava e impunha autoridade e respeito pelo Bariri.  Passaram-se alguns anos e em 2008 o Bloco, voltou a desfilar tendo como presidente a dona Ângela Maria Lourenço sempre contando com a logística de Adilson da Quadrilha. Hoje é o presidente.

 

MICAREME 2024, NINHO DOS GAVIÕES II

Quem mora na Comandaroba e adjacências já traz na genética a paixão pelo Bloco, um dos mais animados e inovador. Fazem zoada sim, eles defendem com unhas e dentes as cores do Gavião. Entram na Avenida com garra, brigam pelo seu espaço e essas características são a fortaleza do bloco. Você pode até torcer por outro, mas respeita a animação do Ninho dos Gaviões.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Reges B SilvaHá 3 meses ARACAJUVENHO PARABENIZAR TODOS LARANJERENSES, PELO BRILHANTISMO DAS FESTIVIDADES VARNAVALESCAS DE TODOS OS TEMPOS. LARANJEIRAS É EDUCAÇÃO, É HISTÓRIA, É CULTURA ANTES, DEPOIS E SEMPRE. VIVA LARANJEIRAS.VIVA A COLUNA DO PESALI. ABRAÇÃO AMIGO LITO.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.