Segunda, 17 de Junho de 2024
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali - Laranjeiras 12 de janeiro de 2024

Confira os destaques

12/01/2024 11h52
Por: a voz dos municípios Fonte: william pesali
Coluna do Pesali - Laranjeiras 12 de janeiro de 2024

 

“TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA”

A conhecida expressão “Todos os caminhos levam a Roma” é usada para destacar o sistema de estradas construídas pelo Império Romano e quase todas chegavam em Roma. Em Laranjeiras a frase cai bem a exatamente 9 meses e 24 dias para as eleições de 2024. Por que? Porque somente um grupo está empenhado em participar da próxima eleição, participando efetivamente da pré-campanha. Esse grupo é liderado pelo Juca que é candidato à reeleição, pós convenção, naturalmente porque a lei permite.

 

“TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA” II

Ninguém viu movimentação significativa das outras forças políticas da cidade de outubro pra cá. As características de quem vai para a guerra é se armar e ninguém em Laranjeiras presenciou ações relevantes dos outros grupos políticos. O que paira no ar é a especulação de que tudo poderá se ajustar nos próximos meses. A Coluna perguntou a Juca se ele estava conversando com outros grupos políticos.

 

“TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA” III

Qual foi a resposta? “Quem tiver alinhado com um projeto de melhorias para nosso município estamos abertos ao diálogo”. Como somente ele está no campo de batalha para vencer e não está para brincadeira é provável que os adversários nas suas analises deixem a briga para depois. Para um outro momento.

 

“TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA” IV

Portanto meus prezados, todos caminhos levam a Juca. Nosso povo que é muito criativo, ao invés de atirar para todos os lados já montam chapa pelos senadinhos da cidade. Juca e doutor Hamilton Maciel. Chapa forte dos diachosI Hamilton vem a ser cunhado de Zezinho Sobral, vice-governador e líder na cidade. É médico em Laranjeiras há mais de duas décadas, sensato, brando e querido pelos seus pacientes. Bom, eles que se ajustem e pensem na cidade e no povo. Mãsssssss, como diz Tia Lígia, a chapa é legal, maneira! Vamos pra frente!

 

ADRIANO: LARANJEIRAS COM CURSO DE MEDICINA

O vereador e presidente da Câmara Adriano Carvalho, há mais de 6 meses que vem consultando técnicos em Brasília com acesso ao Ministério da Educação. O objetivo é ver todas as possibilidades da nossa cidade sediar o Curso de Medicina no Campus da UFS/Laranjeiras. Adriano disse que o MEC analisa primeiro as condições técnicas para abrigar o curso e Laranjeiras tem todas. Tem Hospital funcionando, área para expansão, liderança no Vale da Cotinguiba e acesso fácil a Capital.

 

ADRIANO: LARANJEIRAS COM CURSO DE MEDICINA II

Adriano disse ainda, quando a Câmara retornar aos seus trabalhos no próximo mês, vamos trazer a comunidade para os debates para fortalecer esse pleito. Na próxima semana vai agendar uma visita institucional ao reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Valter Joviniano de Santana para tratar da possibilidade de o Campus Laranjeiras sediar o Curso de Medicina e a aderir a essa sua luta. O vereador Adriano vem fazendo uma gestão moderna e eficiente da Casa Legislativa e pertence a essa nova safra de jovens políticos, graduados e de pensamentos progressistas. Gostei da ideia. Já pensou o status que a cidade ganhará?

 

SERVIDORES VALORIZADOS PELA PRIMEIRA VEZ

Plagiando o Lula, “Nunca na história política de Laranjeiras se fez tanto”.  O prefeito Juca disse a Coluna que no próximo dia 16 (terça-feira) teremos uma sessão histórica na Câmara de Vereadores. A aprovação do reajuste de 22% para os servidores com pagamento retroativo a setembro de 2023.

 

SERVIDORES VALORIZADOS PELA PRIMEIRA VEZ II

Pagamento de auxílio ao servidor de 150 Reais para quem fez concurso para salário mínimo

Pagamento do piso dos professores com retroativo dos anos de 2022 e 2023. 

Isso nunca aconteceu em Laranjeiras. É um marco histórico e que vai mexer na economia da cidade e aumentar a autoestima de quem bota a máquina para funcionar.

 

SERVIDORES VALORIZADOS PELA PRIMEIRA VEZ III

Essas ações da administração de Juca vão elevar a autoestima do servidor e a gestão com planejamento organizou as finanças para que uma grande parcela da sociedade que leva os serviços para as comunidades fosse contemplada com esses benefícios que somente Juca pode mantê-los. Vivemos um momento especial. Entramos no quarto ano sem atrasos de salários e vale ressaltar que Juca pagou dois salários atrasados da gestão anterior.

 

ALUNADO DO MUNICÍPIO INCLUÍDO 

O PAE- Programa de Auxílio ao Estudante terá aumento este ano de 20 por cento acima da inflação.  O programa Matricula Premiada vai continuar, todos alunos da rede Municipal vão receber o Kit escolar, fardamento escolar e Alimentação Escolar atendendo os percentuais proteicos definidos pelo FNDE. O transporte escolar atende hoje a 100 por cento das necessidades dos alunos que moram distantes das suas unidades escolares.

 

PRÉDIOS TOMBADOS

Alguns seguimentos da política têm martelado sobre os danos sofridos pelo tempo de alguns prédios históricos tombados pelo IPHAN.  Como nas gestões anteriores não fizeram manutenção, lógico que um dia a casa iria cair. No caso desses prédios a complexidade para meter a mão não é tão fácil como pregam. Tudo tem que passar pelos protocolos do IPHAN.

Não se resolve com lorotas, como diz Dom Nezinho. Mas o prefeito nos últimos 3 anos não parou. Buscou parcerias com o governo do estado e tramitam em Brasília emendas parlamentares para esse fim.

 

 

PRÉDIOS TOMBADOS II

Tudo está sendo planejado para transformar Laranjeiras com o melhor sitio histórico recuperado do Nordeste. Laranjeiras em breve será a cidade mais visitada de Sergipe. Lógico que não será em um passe de mágica. Não será. Por isso é preciso haver continuidade dessa gestão para que as coisas andem.

No dia 23 de agosto do ano passado estiveram presentes na cerimônia de lançamento do CANTEIRO MODELO de Laranjeiras representantes do Iphan, a começar pelo presidente, Leandro Grass ; a superintendente do Iphan em Sergipe, Maíra Campos ; e o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM), Andrey Schlee ; além de autoridades políticas da cidade, reitor e professores da UFS e representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) e do deputado Federal João Daniel.

 

PRÉDIOS TOMBADOS III

Estão também envolvidos os senadores Alessandro Vieira e Rogério Carvalho. Segundo o secretário de Cultura e Turismo Placido Lyra, o prefeito Juca está correndo atrás de outros parlamentares para reforçarem o Canteiro Modelo que será uma referencia para todo Brasil.  O IPHAN prevê custos de 4 milhões de reais até 2026, somente em projetos. Dá para perceber que as coisas não se resolvem do dia para a noite?  Serão investidos mais de 100 milhões de reais e isso só é possível com recursos externos. Portando, os prédios não estão abandonados. Juca e várias autoridades estaduais e federais estão trabalhando nesse processo de recuperação de toda Laranjeiras histórica.

 

PRÉDIOS TOMBADOS IV

Os loroteiros citam apenas Mercado, Centro de Tradição e a Igreja da Conceição dos Pardos, a do Galo, pensam pequeno. Mas o Canteiro Modelo é para recuperar todo centro histórico. O nosso conjunto arquitetônico é incrivelmente belo.  Sou apaixonado pelo Barroco, conheço de forma acadêmica e visual porque conhecemos as principais cidades históricas do Brasil e sei o quanto é importante ações dessa natureza. Quer ajudar? Liga ou manda um e-mail para o seu deputado federal e senador e fala sobre o Canteiro Modelo em tramitação em Brasília. Pede a ele para reforçar e agilizar a liberação dos recursos para esse fim.  Fala e manda a resposta que publicaremos aqui com os elogios merecidos.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.