Quarta, 16 de Junho de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do pesali 07 de maio de 2021

Confira a Coluna do pesali, informação e credibilidade de mãos dadas!

07/05/2021 18h55 Atualizada há 1 mês
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do pesali 07 de maio de 2021

BOA NOTÍCIA

A queda significativa na média de novas infecções e o trabalho dos profissionais de saúde fizeram o Brasil reduzir a menos de 1 milhão os casos ativos, ainda em tratamento. Primeira vez em dois meses.

 

 

 

PRTB VAI MUDAR PARA ALIANÇA 28 PARA FILIAR BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro está usando o poder do cargo, e da empatia com partidos aliados, para trocar o nome de legendas que se alinhem à sua postura ideológica, com promessas de filiação para disputar a reeleição ano que vem.

Depois de prometer entrar no Partido Ecológico Nacional (PEN), que virou Patriota, e no Partido da Mulher Brasileira (PMB), que se tornou há dias o Brasil 35 – ambas as alterações a pedido de Bolsonaro – o presidente recebeu para jantar anteontem três filhos do falecido Levy Fidélix, que controla o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. Com vistas a eventual filiação, o PRTB vai anteder o pedido e alterar seu nome após consulta a diretórios.

 

 

 

PRTB VAI MUDAR PARA ALIANÇA 28...II

A vice-presidente do PRTB, que assumiu o comando, é a viúva de Levy, Aldinéia. Um filho seu é secretário-geral, e a filha Lívia, que disputou para deputada, é tesoureira.  

PRTB vai mudar nome para Aliança 28 e filiar Bolsonaro para disputar reeleição. Este é o trato por ora. Assim, morre o projeto de bolsonaristas da criação do Aliança para o Brasil, que recolhia assinaturas até o início de 2020.

Bolsonaro tem o aval da sua advogada eleitoral Karina Kuffa, que participou do jantar com os filhos do falecido Levy Fidelix anteontem. Ele sabe que a um ano das convenções partidárias não há mais tempo de recolher assinaturas e fundar novo partido. Deu na coluna do Mazzini

 

 

 

COM LULA NA DISPUTA, CIRO FICA EM EMPATE TÉCNICO COM HUCK, DORIA E AMOÊDO

VEJA - A entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial de 2022, permitida pelo Supremo Tribunal Federal ao anular suas condenações na Operação Lava Jato, afetou particularmente o desempenho de Ciro Gomes (PDT) no levantamento exclusivo feito pelo Paraná Pesquisas a VEJA. Alternativa de centro-esquerda ao PT e terceiro colocado na eleição presidencial de 2018, quando recebeu 13,3 milhões de votos, Ciro perdeu o patamar de dois dígitos nas intenções de voto observado há dois meses, quando variava de 10% a 10,7% nos cenários sem Lula.

No novo levantamento do instituto, o pedetista oscila entre 6,2% e 6,9% das intenções de voto à Presidência da República nas quatro conjunturas em que Lula figura como candidato do PT – o petista tem de 29,3% a 30,2% nestes cenários e empata tecnicamente em todos eles com o presidente Jair Bolsonaro, que aparece à frente, como preferência de 32,7% a 34,5%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

 

 

 

COM LULA NA DISPUTA...II

Com três eleições presidenciais no currículo e desempenho em queda, Ciro Gomes passou agora a ombrear com os possíveis nomes ao Planalto que jamais disputaram o cargo mais alto da República. O ex-ministro e ex-governador do Ceará empata tecnicamente em todos os quatro cenários com o apresentador Luciano Huck (sem partido), que ainda não decidiu se vai entrar na disputa, e com o empresário João Amoêdo (Novo).

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece no pelotão empatado com Ciro nos dois cenários em que teve o nome incluído, enquanto o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também estão empatados com o pedetista nos únicos cenários em que seus nomes aparecem.

Com três eleições presidenciais no currículo e desempenho em queda, Ciro Gomes passou agora a ombrear com os possíveis nomes ao Planalto que jamais disputaram o cargo mais alto da República. O ex-ministro e ex-governador do Ceará empata tecnicamente em todos os quatro cenários com o apresentador Luciano Huck (sem partido), que ainda não decidiu se vai entrar na disputa, e com o empresário João Amoêdo (Novo).

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece no pelotão empatado com Ciro nos dois cenários em que teve o nome incluído, enquanto o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também estão empatados com o pedetista nos únicos cenários em que seus nomes aparecem.

 

 

 

UNIÃO EUROPEIA PODE BARRAR TURISTAS QUE TOMARAM CORONAVAC

Bloco só vai permitir entrada de viajantes que tomaram uma das vacinas aprovadas, duas das quais não chegaram ao Brasil

Na semana passada, a União Europeia anunciou que só aceitará a entrada de turistas que tomaram alguma das vacinas contra covid-19 já aprovadas pelo bloco: os imunizantes da Pfizer, Oxford/Astrazeneca, Johnson e Moderna.

Dentre elas, a vacina de Oxford é distribuída em larga escala no Brasil e o país recebeu um lote de 1 milhão de doses da Pfizer no final de abril. Ainda não há previsão de quando chegarão as doses da Moderna. No caso da Johnson, existe a previsão de entrega a partir de julho.

 

 

 

UNIÃO EUROPEIA PODE BARRAR...II

A outra vacina aprovada no Brasil, a CoronaVac, ainda está sendo analisada pela Agência Europeia de Medicamentos, que anunciou na última terça-feira (4) que começaria os estudos do imunizante da Sinovac para aprovação ou recusa.

Com isso, aqueles que foram imunizados com a CoronaVac ficam em dúvida se poderão viajar para algum dos países que compõem o bloco num futuro próximo, quando as restrições contra viajantes brasileiros foram suspensas. Por enquanto, turistas vindos do Brasil não podem entrar no Espaço de Schengen, um grupo de 26 países com fronteiras abertas entre si, por causa da variante brasileira.

 

 

 

LARANJEIRAS AVANÇA E JÁ VACINA OS GARIS

O prefeito Juca de Bala esteve presente na manhã de quarta-feira acompanhando a vacinação dos agentes de limpeza que trabalham em Laranjeiras.  Juca disse que graças a competência da secretária de saúde Gabriela Carvalho e a sua equipe esses avanços tem sido possível. Laranjeiras mantem índices invejáveis e é uma das cidades brasileira que mais vacinou e mantem os índices em alta e já passa de 20 por cento da população vacinada.

 

 

 

VOCÊ NUNCA SERÁ CRITICADO POR ALGUÉM QUE FAZ MAIS DO QUE VOCÊ.

MAS, COM CERTEZA, SERÁ CRITICADO POR ALGUÉM QUE FAZ MENOS

Depois que Laranjeiras e seu povo sofreram com a falta de comando e de desvio de dinheiro da Covid e em todos os setores da administração pública municipal a cidade começa a entrar nos eixos e a máquina administrativa anda. Até ruas pavimentadas já existem em poucos meses de gestão. Isso tem incomodado assustadoramente aqueles que fizeram cobertura para os desvios de dinheiro e hoje se acham fiscal de gestão. Fiscal até que todo mundo pode ser, lógico, o problema é ter dignidade para tal. Enquanto o povo sofria esse povo estava caladinho, comendo sozinho.

 

 

 

GRADATIVAMENTE A ILUMINAÇÃO DE LARANJEIRAS SERÁ SUBSTITUÍDA PELA A LED

O Prefeito de Laranjeiras Juca de Bala falou a coluna que toda iluminação de Laranjeiras será substituída pela a moderna de led ou a chamada luz fria que ilumina melhor, gasta menos e deixa a cidade mais bonita. Juca disse ainda que todas as intervenções feita pela prefeitura nas mais diversas áreas da urbanização da cidade a substituição será imediata.

 

 

 

JUCA CONSEGUE RECURSOS DA FUNASA PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O prefeito de Laranjeiras Juca de Bala recebeu em seu gabinete o superintendente da FUNASA em Sergipe Waldoilson Leite, e o engenheiro da DIESP, Sylvio Aboim, com objetivo de apresentar estudos de viabilidade das obras de abastecimento de água para comunidades de alguns dos bairros da cidade. 

As obras em debate farão parte do Sistema de Abastecimento de Água, fruto do convênio entre a prefeitura e a Funasa que trará investimentos de R$ 1 milhão para o município.

“Esse é mais um passo para a solução dos problemas de abastecimento que afetam algumas localidades como o Ariston, em Pedra Branca e o Alto Bela Vista, na região da Salinas. São obras que darão mais dignidade e qualidade de vida para o nosso povo”, destacou o prefeito Juca.

 

 

 

LARANJEIRAS: VEREADORES DESTACAM CAMPANHA MATRÍCULA PREMIADA

Os vereadores Rogério Matos e Adriano Carvalho destacaram na sessão de quinta-feira, 6, o aumento no número de matrículas na rede municipal de ensino de Laranjeiras. Os representantes do legislativo atribuíram o sucesso ao empenho dos profissionais de Educação e à gestão municipal, que vem realizando desde janeiro a Busca Ativa Escolar e a campanha Matrícula Premiada.

A Prefeitura realizou ontem pela manhã, o primeiro sorteio de prêmios da campanha, que contemplou os estudantes da rede municipal com bicicletas, notebooks e cestas básicas. A ação foi feita de forma transparente, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. A data do segundo sorteio será anunciada em breve. A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que o número de matrículas aumente ainda mais até o final de maio.

 

 

 

LARANJEIRAS: VEREADORES DESTACAM...II

“Fui informado que, em 2021, a rede municipal de ensino conta com 800 estudantes a mais, se comparado ao ano de 2020. Isso mostra que a população está mais confiante e os profissionais de Educação vem se dedicando a melhorar ainda mais a qualidade do ensino. Por isso é tão importante esse registro aqui no parlamento. O gestor municipal vem cumprindo com a palavra e mostrando que administra Laranjeiras com compromisso”, disse o vereador Rogério Matos.

 

 

 

LARANJEIRAS: VEREADORES DESTACAM...III

O vereador Adriano Carvalho também destacou o empenho dos educadores e parabenizou a gestão. “O empenho da gestão e dos educadores é de extrema importância. O número de alunos matriculados prova que em Laranjeiras a campanha ‘Fora da Escola Não Pode’ é levada a sério e esses índices só devem aumentar, por que o trabalho não para. A meta do prefeito é matricular mil alunos a mais do que em 2020. Por isso, nós vereadores temos que incentivar, já que Educação transforma vidas”, acrescentou Adriano.

 Na sessão de quinta-feira, os representantes do legislativo municipal também prestaram uma homenagem às mamães laranjeirenses, destacando algumas histórias de mulheres que lutam em favor da família e se dedicam de forma integral aos seus filhos. No próximo domingo, 9, é comemorado o Dia das Mães. Portanto, a Câmara Municipal de Vereadores não poderia deixar de registrar esse momento.

 

 

 

LARANJEIRAS FAZ ENTREGA DE 4 MIL KITS PARA ESTUDANTES

O prefeito Juca de Bala através da Secretaria Municipal de Educação está fazendo entrega de 4 mil Kits de merenda escolar aos estudantes matriculados na rede Municipal de Ensino. Vale ressaltar que pela primeira vez, ações dessa natureza prestigiou o comércio local. Os Kits foram comprados no comércio local onde irá gerar renda e empregos nesse seguimento. Os fazendeiros políticos e seus seguidores não estão gostando nada disso, mas a comunidade e os beneficiados estão agradecidos.

 

 

 

ENTREVISTA DE JUCA DE BALA

 

 

 

 

 

 

ALBERTO MACEDO: “PRECISAMOS ATRAIR MAIS PARCEIROS E INVESTIMENTOS, PORQUE A BARRA É A CIDADE DO FUTURO”.

O prefeito Alberto Macedo concedeu entrevista ao jornalista Jozailto Lima do portal de notícias JL Política e transcrevemos aqui os melhores trechos:

“A previsão de crescimento da Barra dos Coqueiros para os próximos 10 anos é impressionante”

Uma cidade e um gestor público em sintonia com os novos, ou novíssimos, tempos que prometem avanço, prosperidade e, obviamente, transformação social e ambiental que pedem muito zelo e alerta.

Assim são hoje a cidade da Barra dos Coqueiros, do outro lado de Aracaju, e o seu novo-antigo gestor Alberto Macedo. Ela foi administrada por ele de 1989 a 1992. Mas nos últimos 30 anos, ambos mudaram drasticamente.

De lá para cá, ele experimentou três mandatos de vereador dela mesma e voltou ao comando do seu Executivo ano passado. Ela conheceu o boom imobiliário, industrial e demográfico que lhe fez pular de 12.700 habitantes em 1991 para 31 mil no ano passado - 2020.

Isso é algo incomum na evolução sociodemagráfica dos municípios sergipanos. Mas, apesar disso tudo, parece que ambos - cidade e prefeito - sabem aonde querem e podem chegar.

Alberto, aos 65 anos, é muito seguro do leme que tem nas mãos. A Barra, aos 67, vê o açoite dos novos tempos modelando seu corpo, com condomínios e mais condomínios, horizontais e verticais, e projetos industriais que papocam aos montes, e vai aguentando.

 

 

 

ALBERTO MACEDO: “PRECISAMOS ATRAIR MAIS PARCEIROS...II

“Nessa última semana, entregamos os alvarás de dois grandes empreendimentos: o do Barra Mar Shopping e o do Padang Beach Residence”, avisa ele.

“São empresas dos ramos comerciais e da construção civil que estão chegando na cidade para gerar emprego, renda e receita pros cofres do município”, completa.

Alberto Macedo bota muita fé no que se abrirá de horizonte industrial na Barra dos Coqueiros a partir da Celse e das suas múltiplas possibilidades de geração de indústrias.

“A Celse, que é a maior termoelétrica da América Latina, além de recursos, traz visibilidade para a cidade. Hoje, a Barra dos Coqueiros é vista de outra forma por quem é de fora e temos muito orgulho da nossa ilha”, avisa o prefeito.

 

 

 

ALBERTO MACEDO: “PRECISAMOS ATRAIR MAIS PARCEIROS...III

JLPolítica - Por que, ou em virtude de quê, as receitas do município da Barra dos Coqueiros para este ano de 2021 caíram?
Alberto Macedo - O ano de 2021 sofre as consequências da estagnação econômica decorrente da pandemia do coronavírus e é fato que em todo o país houve queda na arrecadação nos municípios. Alguns mais e outros menos. Mas é um fenômeno que é comum a quase todos os entes federativos.

JLPolítica - E como foi de fato aqui na Barra?
Alberto Macedo - Na Barra dos Coqueiros, nós tivemos uma queda de receitas tributárias e de recursos oriundos das transferências federais e estaduais de mais de 40% em relação a dezembro de 2020. Para se ter ideia, em dezembro a arrecadação esteve próxima dos R$ 20 milhões e em janeiro arrecadamos R$ 8,5 milhões. Isso é reflexo de alguns fatores como a queda no fluxo das atividades comerciais e de serviços que impactaram a arrecadação dos impostos, sobretudo o ISS e o IPTU. Nós tivemos, por exemplo, uma diminuição acentuada das operações da termoelétrica - que é um dos nossos maiores contribuintes de ISS. Com o término das obras na Celse, perdemos milhões em ISS. Além disso, a arrecadação anual de IPTU também foi atingida pelas consequências da pandemia, que provocou uma diminuição na renda de algumas famílias.

 

 

 

ALBERTO MACEDO: “PRECISAMOS ATRAIR MAIS PARCEIROS...IV

JLPolítica - Geração de emprego e renda parece ser um gargalo forte a ser vencido?
Alberto Macedo - Sim. Quanto a essa última demanda, estamos trabalhando todos os dias para, no menor espaço de tempo possível, gerar postos de trabalho juntamente à iniciativa privada. No quesito segurança, nós implantaremos, ainda nesse primeiro semestre, a Guarda Municipal, ampliaremos os serviços de saúde e de assistência social, convocando os concursados do último concurso público, e estamos buscando recursos junto aos órgãos federais e estaduais, junto ao Governo e aos nossos parlamentares, para realizar obras estruturantes.

JLPolítica - Quais, por exemplo?
Alberto Macedo - Obras como a revitalização da Avenida Oceânica, as construções da Orla da Rua da Frente e da Orla da Praia da Costa, a construção do Centro Administrativo e a revitalização da Praça de Eventos da Atalaia Nova. Estamos também aperfeiçoando os programas sociais para que todas essas ações em conjunto tragam dias melhores para o nosso povo.

 

 

 

INTERRUPÇÃO PONTE BARRA/ARACAJU

Nesta sexta-feira, 7, o Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), dará continuidade às ações de manutenção da ponte Construtor João Alves, entre os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros.

Para que o trabalho seja executado em sua plenitude, o trânsito será realizado de forma controlada nos dois sentidos por policiais do Comando do Policiamento Militar do Interior – CPMI das 22h às 05h do sábado, dia 8, quando o tráfego de veículos estará totalmente liberado.

Nos testes de Prova de Carga Dinâmica, dos serviços de Recalibragem das forças dos estais da ponte, será utilizado um caminhão TB -com 45 toneladas, instrumentado com sensores para medidas de forças vai se deslocar de uma extremidade a outra da ponte para que os sinais sejam emitidos.

 

 

 

INTERRUPÇÃO PONTE BARRA/ARACAJU II

A interrupção é necessária para a realização de monitoramentos que servirão para análise do comportamento dinâmico da estrutura da ponte. O monitoramento será feito com paradas em 10 e 10 minutos, totalizando o tempo necessário das interrupções.

É importante frisar que a pausa será necessária pela utilização de equipamentos do tipo sensores, que emitirão sinais da estrutura da ponte para um computador que estará instalado no local.

Se tem algum compromisso em Aracaju nesse horário, vá mais cedo.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 23h03 - Fonte: Climatempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
13 km/h Vento
79% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio