Domingo, 09 de Maio de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do pesali dia 30 de abril de 2021

sem enrolação! A Coluna do Pesali tem informação e credibilidade!

30/04/2021 18h39
143
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do pesali dia 30 de abril de 2021

AIRTON MARTINS:  A SEGUNDA PONTE SE FAZ NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LITORAL NORTE

Com a visita do imperador Dom Pedro II a Barras dos Coqueiros em janeiro de 1860 o visionário monarca já vislumbrava uma ponte ligando a capital Aracaju em construção, a Ilha dos Coqueiros, uma pequena comunidade de pescadores e produtores de coco.  Naquele ano estavam também adiantadas as obras do Canal São Sebastião que ligaria o Rio Pomonga ao Rio Japaratuba.  O progresso que vivemos hoje na Barra dos Coqueiros começou por aí.

O visionário e saudoso Governador João Alves Filho, 146 anos depois, em 24 de setembro de 2006 inaugurou a Ponte de 1.800 metros ligando Aracaju a Barra dos Coqueiros e muda toda a trajetória da cidade. A cidadezinha deixou de ser provinciana e cresceu.

 

AIRTON MARTINS:  A SEGUNDA PONTE SE FAZ NECESSÁRIA...II

O ex-prefeito Airton Martins tem conversado muito com a classe política sergipana para se criar um movimento suprapartidário para que os governos Estadual e Federal, viabilizem a construção da segunda ponte sobre o Rio Sergipe, ligando a Barra dos Coqueiros a Aracaju. Airton Martins explicou: “Já surgiram vários bairros e novos estão em fase de implantação, com um mercado consumidor invejável e é preciso que criemos situações favoráveis para a continuidade do crescimento não só da Barra dos Coqueiros, minha cidade, mas de todo litoral Norte de Sergipe que abriga outras cidades com potencial turístico promissor.”

 

AIRTON MARTINS:  A SEGUNDA PONTE SE FAZ NECESSÁRIA...III

Airton disse também que a Barra vem se preparando desde 2013, com seu novo plano diretor, aumentando a infraestrutura urbana nas áreas de segurança, educação e saúde para receber os investidores imobiliários. A Barra dos Coqueiros hoje é a cidade dos sonhos de muita gente. “Estamos há 5 minutos da capital e vivemos os ares de cidade do interior, onde todos se conhecem, podem andar pelas suas vias, dar uma volta na praia ou uma voltinha nas Tototós para comprar um beiju no mercado de Aracaju, na maior tranquilidade. Deixamos também de ser apenas uma cidade dormitório. A Barra é uma cidade industrial e em crescimento nesse seguimento”

 

AIRTON MARTINS:  A SEGUNDA PONTE SE FAZ NECESSÁRIA...IV

O Airton tem razão quando faz toda essa apologia a sua cidade. Se milhares de pessoas querem morar na Barra e vão morar, é preciso construir outra ponte sim. Os barracoqueirenses de nascimento e os barracoqueirenses por adoção, que escolheram a Barra para criarem seus filhos e netos, merecem ter melhor mobilidade urbana, sim. Já enfrentamos engarrafamentos em horários de pico e nos finais de semana, sem pandemia, 10 mil turistas que visitam nossas praias, formam longas filas de veículos.

O ex-prefeito Airton Martins está de parabéns em ser o primeiro a levantar essa bandeira e a mercê de Deus que ela seja de todos nós sergipanos.

 

CHEGA MAIS UM LOTE DE VACINA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu mais um lote contendo 47 mil doses dos imunizantes contra a Covid-19: Serão: 46.000 da Astrazeneca e mil vacinas da Coronavac.

Com essa nova remessa de vacinas, o Governo do Estado já recebeu ao todo 574.080 doses de imunizantes. Até o momento, a Secretaria já distribuiu o total de 336.741 doses da primeira remessa aos municípios, destas foram aplicadas 315.525. Referente à segunda dose, foram distribuídas 189.300, sendo aplicadas 142.478 doses.

A distribuição para os 75 municípios, bem como o público prioritário a ser vacinado com as doses recebidas do Ministério da Saúde, deve acontecer nesse sábado, 1º.

Meio complicada essa conta, o estado já recebeu 574 mil doses e só vacinou 315 mil?  Quando se vai para segunda dose, as contas continuam meio doidas.

 

FIOCRUZ ENTREGOU 6,5 MILHÕES DE DOSES DE VACINA NESTA SEXTA-FEIRA

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) entregou nesta sexta-feira (30) cerca de 6,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. Trata-se da maior entrega deste imunizante já feita pela fundação. Os imunizantes produzidos na fábrica de Bio-Manguinhos a partir do IFA (insumo farmacêutico ativo) importado foram disponibilizados ao Ministério da Saúde, que fará a distribuição pelos estados do Brasil. Mais alguns pouco meses estaremos vendendo vacina para o mundo

 

EDUCAÇÃO LARANJEIRAS: MATRÍCULA PREMIADA SORTEIO DIA 6 DE MAIO

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza no próximo dia 06 de maio, o sorteio da 1ª etapa da campanha “Matrícula Premiada”, que acontece a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal. Serão sorteados notebooks, bicicletas e cestas básicas. Os moradores poderão acompanhar tudo ao vivo através dos canais de comunicação da Prefeitura (Facebook, Youtube e Instagram).

 Participam do sorteio, os estudantes matriculados e com frequência regular ao ensino remoto da rede municipal de ensino. Neste período de aulas remotas, a frequência é registrada conforme a realização das aulas não presenciais, propostas pelos educadores. 

Os prêmios poderão ser resgatados a partir do dia 10 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 13h, mediante apresentação da Certidão de Nascimento/RG/CPF do estudante e do seu responsável. Anotem aí os contra a Laranjeiras. Os prêmios foram comprados no comércio de Laranjeiras

 

HOSPITAL DE LARANJEIRAS

O Hospital de Laranjeiras teve seus grandes momentos, servindo a comunidade e recebendo aprovação de 92 por cento da população na primeira administração de Juca de Bala. Passou de 2017 a 2020 seu período negro de desestruturação. Foi programado pelo prefeito anterior para acabar. Não acabou porque houve intervenção do Ministério Público. O Hospital é administrado por uma associação, por sua vez, paga pela prefeitura. Diante do desgaste de 4 anos com os seus funcionários, o prefeito Juca de Bala decidiu que o contrato não mais será renovado. Porém nada se justifica que a casa de saúde estando aberta, seus servidores cometam omissão de socorro – o que é crime.

O fato ocorrido semana passada deve ser levado a justiça sim. Respondam os culpados.

O prefeito fez a sua parte. Notificou a associação e quer que ela caia fora com o encerramento do contrato que está vencendo. Um novo hospital, com novos serviços é o que quer o novo prefeito.

 

JUCA JÁ PAGA O 13º DE 2021/LARANJEIRAS

O prefeito Juca de Bala deu um aquecimento na economia local injetando mais de 10 milhões de reais com pagamento de folha neste mês de abril. Pagou o décimo deixado por Paulão, pagou na última quarta-feira, 28, a folha deste mês e 50 por cento do décimo terceiro salário de 2021 para os servidores que fizeram aniversário este mês. Que mudança... Olha, tem gente que não está gostando nada disso. Os apaixonados pela casa grande das fazendas estão furiosos com tantos resultados positivos. Quando você vota em fazendeiro de cana, você vota contra sua cidade, contra a você e ainda prejudica os outros.

 

APOIO? SÓ DO POVO/LARANJEIRAS

Defendemos na campanha passada através desta coluna, que seria muito melhor para Laranjeiras e seu povo, Juca não fazer acordos com grupos políticos tradicionais de Laranjeiras. Nós sabemos o quanto é caro esses apoios. Sempre querem levar a metade da prefeitura.

Quem quiser que se esperneei, que fale, que arrote, mas Juca não deve aceitar cafuné dessa turma. Que cada um siga seu caminho. Juca tem que estar próximo é do povo. Tem que colar no povo e por ele trabalhar.

Em pouco tempo, embora a cidade esteja passando por momentos difíceis e essas penas durarão até 2023, Juca está tocando a administração, a máquina está funcionando, compromissos estão sendo cumpridos e o servidor com salário em dia.  O princípio da administração pública está sendo preservado.

 

APOIO? SÓ DO POVO II/LARANJEIRAS

Vencer uma eleição é um trabalho muito árduo e é o seguimento muito fácil de tirar as pessoas da razão. Fazer prognósticos favoráveis a si próprio é o que mais se ver e por aí vai. Como sempre estivemos nos bastidores de tantas e tantas campanhas podemos observar friamente as possibilidades de cada um. Em 2020, Juca era imbatível porque tinha o melhor discurso, os seus seguidores continuavam no mesmo barco, nativos de outros grupos optaram por ficar com ele e o povo seguiu essa turma e o candidato. Onde queremos chegar? Uma vitória esmagadora, uns 3.699 de diferença para o prefeito e para outros fazendeiros diferenças consideráveis. É lógico que houve uma dedicação de várias pessoas em toda campanha.  Várias dessas pessoas ainda não foram contempladas com participação no governo, mas quando passar toda essa fase de recuperação das finanças da prefeitura, cada um terá o seu espaço. Isso vai acontecer gradativamente.

 

LARANJEIRAS  REALIZA AUDIENCIA PÚBLICA

A Prefeitura de Laranjeiras realizou ontem, 29, a audiência pública em formato online para apresentação e discussão do PPA (Plano Plurianual – 2022 a 2025), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual) para o ano de 2022.

 O evento foi aberto pelo prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca), que destacou a importância da participação popular na construção de uma Laranjeiras melhor pra se viver. “Com a participação popular, temos a oportunidade de conhecer melhor as demandas enviadas pela população e, assim, buscar recursos para a execução, seja dos cofres do município ou através de recursos estaduais, federais e aqueles oriundos dos parlamentares sergipanos”, disse Juca.  

 O secretário de Assuntos Jurídicos, Luiz Gustavo Maia disse: “Estas são leis que têm uma correlação entre si e são de fundamental importância para a gestão e para toda a sociedade. O PPA planeja as ações a serem executadas por um período de quatro anos, a LDO explicita metas para cada ano, enquanto a LOA reserva recursos para sua execução”, acrescentou o secretário.

 

MARCOS FRANCO /LARANJEIRAS

O empresário e presidente municipal do MDB, Marcos Franco esteve esta semana no gabinete do prefeito onde era aguardado por Juca, o vice -prefeito, presidente da Câmara de Vereadores Luciano da Várzea e o vereador Rogério. Marcos Franco disse a coluna que foi uma visita de cortesia com o objetivo de reafirmar o compromisso com a gestão e com os laranjeirenses, após a vitória do seu agrupamento político.

Por sua vez Juca afirmou: “O nosso agrupamento político está cada vez mais forte e sei que podemos contar com o apoio de Marcos Franco, assim como ele também pode contar conosco. Os laranjeirenses precisam de políticos comprometidos em ajudar as famílias que mais necessitam.

 

MARCOS FRANCO II /LARANJEIRAS

Marcos Franco é uma pessoa muito respeitada por todos políticos sergipanos independente de siglas partidária e Laranjeiras  sempre soube retribuir a ele,  a atenção que ele sempre destinou a cidade e ao seu povo. Quando disputava mandatos eletivos, todas as vezes era o mais votado na cidade. Marcos serve a cidade como seu embaixador mor. Divulga nossas potencialidades e todas as vezes que é convocado para reivindicar alguma coisa para a cidade ele está presente. A visita do nobre rapaz incomodou uns Zé Tripas dos Zaps. Eu pergunto: O governador ou o dono da Votorantim vai receber o prefeito se estiver com Zé Tripa ou com um empresário de alto nível que carrega a simplicidade e a humildade acima das posições? Responda, vá responda...”

 

PONTE DO PORTO DO OITEIRO/LARANJEIRAS

Há mais de uma década a ponte que se inicia a Rodovia Estadual Adélia Franco ligando a sede ao Porto do Oiteiro e que liga ao Bairro Pedra Branca está cheia de buracos. Em dia de Chuva é um tormento para quem tem que passar por lá todos os dias. Cerca de 12 mil pessoas ou 7 mil eleitores, muita coisa. Cadê os deputados mais votados na cidade que não fazem porra nenhuma?  A Ponte é de responsabilidade do DER, pertencente ao governo estadual. Vão lá no DER. Liguem para o presidente, façam alguma coisa ou vou dizer ao padre de Laranjeiras.

 

PEC EDER LEITE/LARANJEIRAS

A gente fica incomodado quando passa pelo PEC Eder Leite no centro da cidade. Fazer a reforma que merece depois de ficar abandonado 4 anos por ódio dos seguidores da Varzinhas, sabemos que não é possível nesse momento. O prefeito tem que priorizar o social, saúde e o servidor, mas o que a Torre anda fazendo que não manda capinar aquele matagal terrível? Tá feio pra K...

 

ADAILTON MARTINS /BARRA

O deputado estadual Adailton Martins (PSD) prestigiou a solenidade de assinatura da Carta de Compromisso entre a Prefeitura da Barra dos Coqueiros e os empresários Jorge Felizola, da Cohab Premium, e Júnior Tenório, da Construcenter, que assumiram o compromisso de contratar a mão-de-obra da região para a construção do BarraMar Shopping e Padang Beach Residence.

Para o parlamentar, o município da Barra dos Coqueiros está preparado para receber mais um grande empreendimento que beneficiará a população. Além disso, foi firmando o compromisso social de ajudar os munícipes que estão passando por necessidade devido a pandemia do Covid-19.

 

COMIDA NA MESA / BARRA

A entrega das cestas básicas para os cadastrados no programa "Comida na Mesa" na sede do município transcorreu normalmente. Hoje (30), o complemento alimentar do programa Comida na Mesa foi entregue nas comunidades da Capuã, Jatobá, Touro, Canal de São Sebastião e Pontal da Barra. A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Barra dos Coqueiros entregou cerca de 4 mil sextas básicas a famílias de baixa renda.

 

FOLHA DE ABRIL/BARRA

Hoje toda Folha de Pagamento dos efetivos e comissionados referente ao mês de abril foi paga. O secretário de Finanças do Município Sandro Zuzarte disse a coluna que o prefeito Alberto Macedo sempre vai honrar o pagamento do servido dentro do mês, colocando-os como prioridade. São eles que tocam a máquina administrativa

BARRA: ALBERTO FAZ ENTREGA DE LICENÇAS DE CONSTRUÇÃO E PEDE COMPROMISSO NA CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA LOCAL

O prefeito Alberto Macedo recebeu em seu gabinete os empresários Jorge Felizola - da Cohab Premium e Junior Tenório da empresa Construcenter, que trazem para Barra dos Coqueiros dois grandes empreendimentos: o Barra Mar Shopping e o Padang Beach Residence. Na ocasião, a administração municipal entregou aos empresários as licenças para construção, e eles por sua vez, assinaram uma Carta de Compromisso que prioriza a contratação da mão de obra local.

 A solenidade realizada inicialmente na Prefeitura, às 10h da manhã, contou com as presenças do deputado estadual Adailton Martins, e do vice-prefeito Tinho Martins. Após assinaturas, o Prefeito Alberto e sua comitiva, empresários e profissionais da imprensa, visitaram os dois canteiros de obras, localizados nos Bairros Riomar e Capuã.

 

BARRA: ALBERTO FAZ ENTREGA DE LICENÇAS...II

A Carta Compromisso assinada pelos empreendedores contou com a iniciativa do Conselho Cidadão. “O Conselho Cidadão tem buscado com suas ações, cumprir o seu papel de contribuir para o desenvolvimento do município, mantendo um diálogo produtivo com a sociedade e com os empreendedores, que trazem investimentos para a Barra dos Coqueiros. O intuito é promover o crescimento da cidade com responsabilidade, fomentar as atividades econômicas e que a mão de obra local seja utilizada como prioridade atendendo as normas da empresa e suas necessidades. Essa medida fomenta a oferta de emprego e renda para os moradores da Barra dos Coqueiros.

 A chegada do Barra Mar Shopping e do Padang Beach Residence, com certeza, representam esse momento de alavancada da geração de emprego e renda na nossa cidade", explicou a Secretária de Governo e Presidente do Conselho, Taline Matias Macedo.

 

BARRA: ALBERTO FAZ ENTREGA DE LICENÇAS...III

Para Alberto Macedo, esse é mais um grande momento para o crescimento do município. “No atual cenário de dificuldade e desemprego que vive o nosso país, na Barra dos Coqueiros não é diferente, licenciar a construção desses dois empreendimentos e assinar a carta compromisso com esses empresários, garantindo a priorização na contratação da nossa mão de obra é um momento de muita felicidade para todos nós. Quando geramos emprego e renda para nosso povo, aquecemos o comércio, melhoramos a qualidade de vida, a alta estima e a dignidade e crescimento de todos", enfatizou o prefeito.

 

BARRA: ALBERTO FAZ ENTREGA DE LICENÇAS...IV

"Escolhemos a construção do Barra Mar Shopping em Barra dos Coqueiros apostando no grande potencial de crescimento do município, para nós empreendedores, que acompanhamos a evolução da cidade, investir e priorizar a mão de obra local é valorizar ainda mais esse crescimento e a política da nossa empresa é também o compromisso com a valorização das questões sociais”, ressaltou o empresário, Jorge Felizola.

“A Construcenter investe em cidades com grandes potenciais. Viemos de Alagoas para investirmos em Barra dos Coqueiros por acreditarmos nesse crescimento. O Padang Beache Residence traz em seu conceito, a realização dos sonhos dos nossos clientes e a Barra dos Coqueiros oferece condições especiais na realização desses sonhos. A parceria com a Prefeitura, através do Conselho Cidadão, com o compromisso da contratação da mão de obra local, valoriza muito nosso empreendimento”, destacou o diretor presidente da Construcenter, Júnior Tenório.

 

ESCOLAS PARTICULARES/BARRA

O prefeito Alberto Macedo recebeu em seu gabinete a visita da representante das escolas particulares no Conselho Municipal de Educação, professora Ana Suze Ferreira Mota e dela ouviu algumas reinvindicações a favor das escolas e do alunado. Ela pediu ao Prefeito para que mantenha na Barra dos Coqueiros o mesmo protocolo adotado pela cidade de Aracaju com relação as aulas presenciais. O prefeito foi sensível ao pedido e seguirá o protocolo a ser adotado pela capital. A professora Ana ficou satisfeita e foi transmitir aos demais colegas donos de estabelecimentos escolares.

 

VEREADOR BERG/RIACHUELO

O vereador Berg Hipólito apresentou requerimento em plenário solicitando que a Prefeitura de Riachuelo faça a entrega dos Kits de Merenda aos alunos da rede municipal de ensino. Justificando sua iniciativa, Berg disse: “É de fundamental importância, que neste momento que nos encontramos, a Prefeitura atenda aos anseios das famílias que têm seus meninos e meninas na rede escolar do município e precisam da merenda para reforçar alimentação dessas crianças e jovens da cidade.

  

O BARRACO NA PREFEITURA /RIACHUELO

Semana passada rolou em todos os grupos de WhatsApp e em outras redes sociais um incidente ocorrido na prefeitura de Riachuelo. Uma eleitora chegou na antessala do Prefeito Petinho e disse que queria falar com ele. Queria cobrar um emprego prometido. Diante da sua necessidade, amplamente divulgada nas redes sociais, impaciente com a demora houve exaltações de ânimos e o barraco aconteceu. 

 

O BARRACO NA PREFEITURA/RIACHUELO

Bom, o eleitor tem que entender que a autoridade dos agentes públicos deve ser respeitada.  O prefeito também pega chá de cadeira de governador, de secretário de estado, de políticos de altas patentes e por aí vai.

Foi enganado? Muito fácil, não vote mais. O eleitor tem o direito sagrado de cobrar, mas cobrar os bens coletivos, as ações coletivas, os serviços coletivos. Tudo isso é obrigação do prefeito. Favores individuais é uma decisão pessoal.

Procuramos a assessoria do prefeito, mas nos fora enviado apenas um áudio de uma entrevista que não narrava nada sobre o assunto.

 

COVID/RIACHUELO

A Prefeitura de Riachuelo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma ação de enfrentamento ao Covid19. Desta vez, os moradores do Povoado Bela Vista tiveram a oportunidade de participar de um mutirão de testes Swab de Nasofarínge (cotonete na narina), como parte da prevenção e combate ao Coronavírus no município.

Os números não são alarmantes no município. É uma pequena cidade, tem sustentação financeira e todo custo no combate a Covid é bancada pelo governo Federal.

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 04h42 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
19 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (26mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Chuvoso
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio