O Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, escola estadual localizada em Canindé do São Francisco, Alto Sertão Sergipano, recebeu nesta terça-feira, 16, o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, na categoria Instituição Pública de Ensino do Ano, por desenvolver projetos de ciência que agregam em seu calendário escolar a produção e empreendedorismo científico.
A unidade escolar recebeu 2.987 itens que compõem o laboratório legado, orçados em R$ 58.661,68, os quais serão utilizados no dia a dia da escola como forma de qualificar ainda mais a produção e o incentivo à iniciação científica desenvolvidos na escola. Compõem o kit: tubos de ensaio, pipetas, funil de Becker, proveta, cadinho, pinças, balanças, microscópios, entre outros utensílios, ou seja, itens completos para compor um laboratório profissional, além de notebooks.
O diretor da Diretoria Regional de Educação 9, professor Antônio José de Santana, ficou entusiasmado com a qualidade da produção científica do colégio. “São artigos científicos e produtos de nível superior, com características de grandes universidades e de laboratórios farmacêuticos renomados”, destacou.
Para ser premiada, a escola estadual sergipana inscreveu sete projetos e se destacou como unidade de ensino brasileira do ano. “É de extrema felicidade ver nossa escola ser premiada com uma doação expressiva de equipamentos. É o resultado de um trabalho realizado por uma equipe de professores que acreditam na ciência, na pesquisa e na educação de nossos alunos”, destaca a coordenadora Rúbia Virginia de Albuquerque.
O Piec é uma premiação que visa a reconhecer o trabalho científico de alunos da 1ª série do ensino fundamental ao 4º ano do ensino médio e avalia três categorias técnicas (Nova Realidade, Futuro Brilhante e Consciência Circular), e ainda reconhece o Educador Inspirador, Instituição Pública do Ano, Pomar Científico e Jornalista do ano.
O idealizador do prêmio e participante do Comitê Organizador do 2º Piec, Gabriel Estevam Domingos, fez questão de comparecer ao evento e destacou que a educação é o caminho para o sucesso.
Projetos inscritos
Destacaram-se os projetos inscritos pelos professores Lark Soany Santos e Alex Alves Cordeiro: Farma-Sertão, Lactaneja – Bebida Láctea Sertaneja, o ADP – Ansiedade de Primeiros Socorros, TrioCrim – Três fitoterápicos à base do alecrim, La Hútan Cosmétique e o Cicatricamp; todos eles com a proposta de desenvolver fármaco e cosméticos utilizando o conhecimento científico com interferência da cultura popular do sertão sergipano.
“Começamos utilizando utensílios domésticos como instrumentos de laboratórios, e hoje receber esses equipamentos têm uma enorme importância”, explicou Lark Soany, professora e pesquisadora da unidade.
O professor Alex Cordeiro, também incentivador da ciência na escola, comentou que a iniciação científica é importante para o ensino e aprendizagem dos alunos e para o estímulo aos professores. “A pesquisa em nosso colégio tem demonstrado aos alunos que eles podem chegar muito longe”, afirmou Cordeiro.
A Escola também é destaque na participação da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), uma das maiores feiras e programas de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, e do Desafio Liga Jovem Sebrae, com três projetos inscritos: o EVAS app, o AuTech App e Farma-Sertão.