Domingo, 09 de Maio de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali dia 09 de abril de 2021

toda sexta feira tem coluna do Pesali vamos conferir!

09/04/2021 18h44 Atualizada há 4 semanas
158
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali dia 09 de abril de 2021

MORRE PRÍNCIPE PHILIP, MARIDO DE RAINHA ELIZABETH II, AOS 99 ANOS

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morreu aos 99 anos de idade nesta sexta-feira (9). Ele ficou internado em um hospital em Londres, na Inglaterra, desde o dia 17 de fevereiro após se sentir mal em casa, e teve alta no dia 16 de março, após 28 dias hospitalizado. O Duque de Edimburgo passou a ter cuidados em casa e ficar sob observação.

Nas redes sociais, o perfil oficial da realeza britânica emitiu comunicado para falar sobre a morte do Príncipe, mas não revelou a causa: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda.

 

CNM: 71,1% DAS PREFEITURAS ESTÃO COM CADASTRO IRREGULAR JUNTO À UNIÃO

Um balanço da Confederação Nacional de Municípios mostra que 71,14% das prefeituras brasileiras estão irregulares na situação cadastral junto a União para efeitos de repasses federais, e 28,86% estão regulares. Minas Gerais é o Estado que tem mais cidades em situação ok (49,47% de 853 cidades), enquanto no Amazonas somente 4,84% estão em dia com cadastro – do total de 62 municípios.

 

EMENDA DE ADAILTON

Aprovada, por maioria, a Emenda Modificativa, de autoria do deputado estadual Adailton Martins (PSD), ao Projeto de Lei Complementar nº 03/2021. O PL do Poder Executivo amplia para mais cinco anos, a função os policiais militares aposentados do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (BESP) em serviço administrativo, guarda dos quartéis, além de prédios do patrimônio público e da administração estadual, liberando assim policiais mais jovens para o policiamento ostensivo nas ruas do Estado.

A Emenda apresentada por Adailton Martins solicita ao gestor estadual que a publicação no Diário Oficial, seja retroativa a 1º de janeiro de 2021, para contemplar os profissionais da Segurança Pública que se aposentaram aos 70 anos, no início deste ano.

 

EMENDA DE ADAILTON II

Para o parlamentar, a iniciativa é extremamente importante, pois são policiais com experiência que poderiam estar na ativa, porém estão na reserva por conta da idade, mas que têm idade produtiva e podem contribuir para o Estado de Sergipe.

“A importância da Emenda é que possa retroagir para 1º de janeiro de 2021 e que os policiais que estão na reserva possam também trabalhar. O BESP tem contribuído com o estado reduzindo custo do Governo de Sergipe com a Segurança Pública, e com a ampliação de profissionais da área de segurança que se aposentaram ao completar 70 anos, sendo estendido por mais cinco anos, é uma grande ajuda, pois se não existisse o BESP, teria que retirar policiais da ativa para atender em prédios públicos”, ressaltou Adailton Martins.

 

ELEIÇÕES 2022 ANTECIPADA / LARANJEIRAS

Eita que o bicho está pegando em Laranjeiras. O deputado Zezinho Sobral que correu livremente na eleição passada, sem adversários filhos da terra, se saiu muito bem e teve votação expressiva o que garantiu a sua vaga na Assembleia Legislativa. É o cara que nasceu para política. Tem fortes argumentos e mantem um pequeno exército de militantes, que agem sempre que necessário.

ELEIÇÕES 2022 ANTECIPADA II /LARANJEIRAS

Com a possibilidade de Juca vir apoiar um candidato a deputado estadual de Laranjeiras que não Zezinho, tem mexido com os ânimos da Boa Sorte. O que vai acontecer? A eleição será polarizada e os votos serão divididos e a maior fatia será sem dúvida do candidato de Juca. Se acontecer de ter 4 candidatos filhos da terra? Ai a reeleição de Zezinho para contar com a cota de Laranjeiras fica seriamente comprometida. Ele terá que correr atras de mais uns dois colégios eleitorais para suprir as perdas em Laranjeiras.

ELEIÇÕES 2022 ANTECIPADA III /LARANJEIRAS

Nesses quase 2 anos e meio de mandato parlamentar Zezinho não correspondeu a perspectiva do seu eleitorado – os que votaram pelo bairrismo. Nada representativo, ele como líder do governo, conseguiu para Laranjeiras. Mas nada mesmo. Ah, colocou emenda na sua cota para escolas estaduais da cidade e visualmente nada mudou. As escolas continuam as mesmas e com suas carências.  Os ânimos serão aquecidos e todos os políticos de Laranjeiras, do estado e do Brasil tem suas roupas sujas. Todos, em algum momento, causaram danos a cidade e ao povo. As bacias e sabões em pedra estão aí para lavarem suas roupas sujas. Varzinhas e Boa Sorte que representam os fazendeiros políticos da cidade, estão unidas para enfraquecerem o prefeito. Os milhões saqueados na gestão passada para a Boa Sorte é coisa boba.

 

ELEIÇÕES 2022 ANTECIPADA IV / LARANJEIRAS

Esta coluna semanal e o nosso jornal passaram dois anos alertando aos leitores que Laranjeiras em 2021 e 2022 viveria dias difíceis por conta fechamento da fábrica de fertilizantes da Fafen e suas consequências. Explicamos também por diversas vezes que a fabrica voltando a funcionar, os efeitos positivos para fins de receita para a prefeitura só seriam sentidos dois anos depois. Portanto 2023 e 2024 Laranjeiras terá de volta sua arrecadação e o Juca poderá fazer seus mimos aos seus seguidores. Obras ele vai conseguir junto aos governos Estadual e Federal. É preparado e tem boa equipe no planejamento. Crises financeiras fragilizam governos e seus opositores apostam nisso para o embate de 2022.

CORONAVÍRUS NÃO SELECIONA VÍTIMAS

Nenhum prefeito, nenhuma estrutura da cidade, seja ela qual for, pode avançar na vacinação se o número de vacinas entregues para cada cidade, pelos centros de distribuição do GOVERNO DO ESTADO é limitado. Não existe mágica. Se chegam 235 doses é impossível vacinar 2000 pessoas. Porra, fazer política com a pandemia que mata é não acreditar em Deus. O coronavírus não seleciona vítimas. Contamina o mentiroso, o verdadeiro, o rico, o pobre, os políticos safados e desonestos, os menos safados e os menos desonestos, os “véios”, os novos e por aí vai. Para quem usa a Covid-19 para fazer política, peça sorte a Deus para vencer o vírus. Ou será a próxima vítima.

 

VEREADORES DE LARANJEIRAS ESTÃO PREOCUPADOS COM TRABALHADORES DO HOSPITAL

 Os vereadores de Laranjeiras destacaram na sessão da quinta-feira, 8, a preocupação com os trabalhadores que prestam serviço no Hospital São João de Deus, tendo em vista que o contrato da Associação que administra a unidade de saúde com a Prefeitura vence no final deste mês.

 “Muitos trabalhadores estão apreensivos com o encerramento do contrato da associação e a Prefeitura. O maior medo de todos é o desemprego, o pagamento de salário em atraso e dos direitos trabalhistas. Nós, enquanto representantes do povo, estamos atentos e ao lado da classe trabalhadora”, disse o vereador José Carlos Sizino Franco (JJ).

 

VEREADORES DE LARANJEIRAS...II

A vereadora Maria Aparecida Dias (Cida de Janio) também reafirmou a preocupação com os trabalhadores e acrescentou que alguns serviços do Hospital estão prejudicados. “Os serviços no Hospital São João de Deus estão precários e os trabalhadores estão bastante apreensivos com toda a situação, mas quero reafirmar a minha preocupação e dizer que também estou ao lado da população e dos trabalhadores. Vamos resolver a situação da melhor maneira possível”, ressaltou Cida.

VEREADORES DE LARANJEIRAS...III

Quanto ao pagamento de salário atrasado, os vereadores Adriano Carvalho e Rogério Matos destacaram que os vencimentos referentes ao mês de fevereiro passado, serão creditados nesta sexta-feira na conta de todos. Rogério acrescentou ainda que os trabalhadores desejam permanecer desenvolvendo suas atividades no hospital. “Mesmo que venha outra empresa ou associação administrar o Hospital São João de Deus, os trabalhadores pretendem permanecer em seus postos de trabalho. Vários profissionais me relataram esse desejo”, acrescentou.

VEREADORES DE LARANJEIRAS ...IV

O último a usar a tribuna para destacar a situação do hospital São João de Deus foi Adriano Carvalho, que, além de reiterar a preocupação com os trabalhadores, reafirmou a precariedade nos serviços. “Estamos torcendo para que os salários de março e abril sejam pagos corretamente, assim como, todos os direitos trabalhistas. Vamos exercer o nosso papel fiscalizador, enquanto vereadores. Queremos que os serviços sejam executados com excelência, visto que do jeito que está não pode continuar. A nossa população vem sofrendo bastante e muitos precisam se deslocar para outras cidades e realizar procedimentos simples”, frisou Adriano.

ALBERTO MACEDO PARTICIPA DE REUNIÃO REMOTA COM MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

Uma reunião, forma virtual, foi realizada esta semana entre o Prefeito Alberto Macedo e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, representado pelo Coordenador Geral de Políticas para Instituições de Segurança Pública, o Coronel Jhair Lobo, objetivando a concretização do Acordo de Cooperação Técnica entre a Guarda Civil Municipal – GCM e a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

Na oportunidade foi elencado ações primordiais para a segurança pública municipal, a exemplo do combate a migração das associações criminosa para a Barra dos Coqueiros, além do combate do tráfico de drogas e entorpecentes. 

Ficou acordado na reunião que será realizado um Acordo de Cooperação Técnica entre o SENASP e a GCM, para que o SENASP atue como uma instituição que vai auxiliar em toda a estruturação e implantação da GCM no município, atuando como um laboratório de estudos para um GCM modelo.

 

ALBERTO MACEDO PARTICIPA DE REUNIÃO...II

O Coronel Lobo parabenizou a iniciativa do poder executivo municipal e informou que a SENASP e MJSP estará disponível para auxiliar na implantação da Guarda Municipal, além de disponibilizar uma equipe técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública para realizar uma visita ao município, verificando in loco as ações que devem ser realizadas, além de promover projetos voltados a segurança pública.

Participaram da reunião, o Senhor Douglas Oliveira, Corregedor Geral da GCM de Barra dos Coqueiros, e os assessores da SENASP, a Capitã Roberta Monteiro, Capitão Adauto Junior e Daniela Melo.  

O PEIXE DE RIACHUELO

Na coluna da semana passada elogiamos a iniciativa do prefeito Petinho de Riachuelo em distribuir peixe na semana Santa. Essas iniciativas só são permitidas por lei, para assistir pessoas carentes. Mas uma coisa nos chamou atenção: O número de 5 mil famílias beneficiadas divulgado pela prefeitura foi de um exagero sem tamanho porque Riachuelo não tem 5 mil famílias e carentes comprovadamente tem umas 1500. O prefeito Petinho passou um Zap para este colunista dizendo que foi um erro de digitação. Tudo bem, acreditamos sim, mas onde foram parar os outros 3.500 Kits que sobraram. 10 toneladas de peixe para 1.500 famílias poderão virar caso de polícia. Com a palavra o Ministério Público de Riachuelo e a Câmara de Vereadores que tem a obrigação de fiscalizar as ações do Executivo.

A COVID EM RIACHUELO

Os casos de contágios com o coronavírus crescem na cidade, mas comparando com outros municípios não chegam a ser alarmantes. A equipe de saúde tem trabalhado dentro dos protocolos determinados pelas autoridades da saúde. Mais pessoas não foram vacinadas porque a Secretaria de Estado da Saúde tem enviado cotas de vacinas pequenas.

VEREADOR BERG/RIACHUELO

O Berg Hipólito, ano passado conseguiu, através de Projeto de Lei de sua autoria, a instituição do Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo, sob o respaldo da Lei nº670/2020. Um importante tema, que no Município de Riachuelo, agora, é debatido e abordado com amplitude em toda última semana do mês de abril. A data foi comemorada no último dia 2, mas durante a semana, através das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, o assunto foi levado à população. O vereador Berg disse: “Fico muito feliz por saber que essa iniciativa é um importante passo para conscientização em todo o País”. É um vereador preparado, estudado e muito útil a cidade.

VEREADORES DE UMBAÚBA SOLICITAM AOS BANCOS PRORROGAÇÃO NOS PAGAMENTOS DE CONSIGNADOS 

Os vereadores de Umbaúba se reuniram para enviar um oficio às instituições bancárias que atuam no Estado de Sergipe solicitando a suspensão dos pagamentos de empréstimos consignados por 120 dias, considerando que a legislação foi sancionada no dia 30 de março, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A medida beneficia servidores públicos federais, estaduais e municipais, ativos e inativos; empregados públicos, militares, pensionistas de servidores e militares; aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 Os parlamentarem entendem que a situação é delicada. “Refletindo o momento em que o País passa e, sobretudo, o Município de Umbaúba vem enfrentando em função da pandemia, nós entendemos que uma paralisação por um período de quatro meses seria de muita serventia para os munícipes que contraíram empréstimos junto a instituições bancárias e se configuraria ação nobre e sensível dessas instituições”, analisou o presidente da Casa, Gutto Prado (MDB).

 Além de Gutto, os vereadores Fábio Silveira (CIDADANIA), Silveira da Matinha (MDB), Celene Souza (CIDADANIA), Moisés Augustinho (CIDADANIA), Antônio Cirilo (MDB), Gilson Bispo (PT), Rubenildo Santana (CIDADANIA) assinaram o ofício e entendem que as instituições bancárias são de fundamental importância para ajudar a diminuir as consequências causadas pela pandemia. Os vereadores aguardam um posicionamento das instituições.

EM ENTREVISTA ANDRÉ MOURA DIZ NÃO SER OPOSIÇÃO E NEM SITUAÇÃO, MAS TRABALHA PARA MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS

Na tarde desta sexta-feira (09), André Moura concedeu entrevista para o programa Fala Sertão, rádio Boca da Mata FM, de Nossa Senhora da Glória, com apresentação do radialista Waldson Diniz. Na pauta da entrevista, as ações desempenhadas por André em Brasília e as projeções políticas para 2022.

Logo no início do bate-papo, André explicou para os ouvintes do sertão sergipano, um pouco da sua rotina como secretário de Representação do Estado do Rio de Janeiro em Brasília e como as atuações beneficiam tanto o Rio de Janeiro quanto Sergipe. “A gente passa a semana entre Brasília e o Rio de Janeiro. Estamos lá semanalmente enquanto secretário em Brasília. A nossa missão é captar recursos para o estado do Rio de Janeiro e graças a Deus temos viabilizados vários recursos”. E acrescentou: “Aproveito os dias em Brasília, cumprindo as obrigações e aproveito para viabilizar recursos para o estado de Sergipe”, concluiu.

EM ENTREVISTA ANDRÉ MOURA...II

Ainda abordando o assunto sobre recursos para Sergipe, André recebeu o carinho e reconhecimento dos ouvintes que, por mensagens via WhatsApp, reconheciam os esforços e o trabalho desenvolvido, mesmo sem mandato parlamentar, é o cidadão que mais trouxe recursos para Sergipe.

Moura por sua vez, agradeceu o carinho da população e reforçou seu compromisso e legado para com o povo de Sergipe. “Graças ao nosso prestigio em Brasília, trouxemos para o nosso estado algo em torno de R$ 120 milhões. Temos muitas obras inauguradas com recursos ainda do nosso mandato. Trouxemos mais de R$ 2 bilhões para o interior e mais R$ 320 milhões para a Capital”, disse. André ressaltou ainda que na próxima semana irá continuar com agendas no interior do estado, visitando obras e assinando Ordem de Serviço em Estância e Umbaúba.

Quando questionado sobre as eleições 2022, André enfatizou que ainda não é o momento para esse assunto, principalmente devido a pandemia da Covid-19, mas deixou claro que mantém conversas, porém não com a mesma intensidade.

EM ENTREVISTA ANDRÉ MOURA...III 

“Estamos conversando. Está muito cedo para decisão. Deixa passar esse momento de pandemia, ai sim, decidiremos qual partido e cargo que iremos disputar. Está claro que Sergipe perdeu muito de seu reconhecimento (nível nacional), essa perda está clara. Não há essa decisão ainda”, afirmou.

Finalizando a entrevista, André Moura deixou registrada a sua gratidão ao povo de Sergipe, em especial do sertão do estado e destacou mais uma vez o seu compromisso com a população. “Nosso trabalho é voltado para melhorar a vida das pessoas, principalmente as mais carentes. Vou estar ao lado do agrupamento que for melhor para o estado de Sergipe. Hoje não sou oposição e nem situação. A minha missão é para ajudar o estado de Sergipe de forma republicana”, disse.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 04h42 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
19 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (26mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Chuvoso
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio