Quarta, 14 de Abril de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali dia 03 de Abril de 2021

notícias, informação e o jeito pesali de ser, só na coluna show!

03/04/2021 11h50 Atualizada há 2 semanas
158
Por: Redação Fonte: William pesali
Coluna do Pesali dia 03 de Abril de 2021

VARIANTE DO NOVO CORONAVIRUS JÁ ESTAR EM LARANJEIRAS E BARRA

variante P1 do novo coronavírus está em circulação em municípios sergipanos. É o que confirmam as 53 amostras testadas pela Fiocruz, que apontam a presença da nova linhagem em Aracaju (30), Barra dos Coqueiros (cinco), Cedro de São João (dois), Laranjeiras (três), Monte Alegre (um), Nossa Senhora do Socorro (um), Boquim (quatro), Itaporanga D’Ajuda (um), Ribeirópolis (três) e Simão Dias (um). Todos estes casos não têm vínculos com casos importados, segundo informações do diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marco Aurélio Góes.


VARIANTE DO NOVO CORONAVIRUS JÁ ESTAR EM LARANJEIRAS E BARRA II

Como a variante se transmite facilmente, ela passa a ser dominante e as pessoas tem que se proteger. Pense no seu cuidado individualmente e proteja os próximos. Você não pode confiar é no governador. Ele não está nem um pouco preocupado com você a não ser no caixa do estado. É apenas um loroteiro e ninguém sabe aonde ele está colocando a grana alta enviada pelo Ministério da Saúde para combater a Covid. Para boa parte dos políticos, quanto mais morte melhor. Eles não querem perder dinheiro e discurso de campanha visando 2022. Belivaldo combate o vírus, apenas com decretos. Tem feito muito pouco.


MUITA CHUVA PELA FRENTE

De acordo com a climatologia, a região litorânea tende a ser a mais chuvosa para o segundo trimestre deste ano, sendo os maiores valores ocorrendo provavelmente nas mesorregiões do Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Grande Aracaju e Sul Sergipano com valores acumulados acima de 700 mm no trimestre. Nos outros territórios, os valores apresentam-se em menor intensidade, entre 500 a 650 milímetros de chuva, enquanto que no Alto e Médio Sertão, na faixa semiárida do Agreste Central e Centro Sul Sergipano, a quantidade de chuva será em torno de até 400 mm. A informação é o meteorologista da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), Overland Amaral Costa. A galera cria memes nas redes sociais quando ele acerta e também quando erra. Mas temos que entender que são previsões. O melhor é se preparar para não ser pego de surpresa. Previsão certa mesmo é quando você dar um grau no carro, aí o pé d’agua desce.


ILUMINAÇÃO/LARANJEIRAS

O Prefeito Juca de Bala está semana atacou de frente um problema crucial que é também a iluminação pública. Sua equipe de obras fez trocas a de lâmpadas em várias localidades do Centro, visto que os moradores da rua da Palha, Alto do Cemitério e Comandaroba. Mas esse esforço só vai valer a pena, se continuar nas outras localidades e principalmente nas periferias, onde as pessoas são mais vulneráveis. Tem um detalhe: Os moradores pagam para que esse serviço seja feito de forma constante.


ILUMINAÇÃO/LARANJEIRAS

Conhecemos um condomínio com uma população do tamanho do Bairro Pedra Branca que trocaram as “sem graça” lâmpadas amarelas por LED e o investimento foi pago em 6 meses. É uma questão de administração. Prefeitura tem que funcionar como uma empresa, o que de fato é. Pública para vender serviços públicos. A cultura do maldoso gerenciamento da coisa pública no Brasil, por sinal protegida, só faz aumentar a pobreza e a miséria. 

 

PORQUE NÃO FEZ?

Sempre estou vendo redes socias, faz parte do meu trabalho. Em Laranjeiras ainda se encontram umas “meias-dúzias” de seguidores de Paulão que tentam resgatar o caos, a miséria, a destruição da cidade. A destruição dos cofres também. Onde estava esse povo quando o propinoduto estava ligado do cofre da prefeitura até dois apartamentos de luxo de Aracaju? Onde estavam quando atrasava folhas e quando sumiu com duas, inclusive a do FUNDEB e décimo terceiro? Estavam com os olhos no “oio?” Algumas pessoas votaram em Paulão por inocência, outras por boa conversa e outros para mamarem. A saudade da mamata arrasa corações partidos com a derrota esmagadora, fruto da má gestão. Paulão ou Paulinho Filho não foi bom nem para os que carregaram nas costas o fardo da sua eleição, imagine para o povo pobre de Laranjeiras. Agora, engana-se, quem quer.


VOTOS/LARANJEIRAS

Os futuros candidatos para as eleições de 2022 caso desejem o voto dos laranjeirenses, ajude a cidade. Queremos resultados e não conversa fiada. As pessoas também tem que se tocar. Nunca eleja quem não dá a mínima para você. Quando vota pela boa conversa, se lasca e ainda prejudica os outros.

 

GESTANTES/LARANJEIRAS 

A prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria de Ação Social esta semana fez entrega de kits Natalidade para as gestantes cadastradas nos CRAS. Por conta da pandemia do coronavírus, as beneficiárias receberam o kit em suas casas. 

Os kits são compostos por fraldas, banheira, bolsa de passeio, roupas de bebê, entre outros itens do enxoval importantes para esta etapa de vida das famílias. Uma coisa simples, mas de grande importância para quem tem menos. Importante ver a Ação Social voltando a assistir ao povo, tão esquecido nos 4 anos que passou. 


MESA FARTA/LARANJEIRAS

“Estamos mantendo todo cuidado para garantir que famílias carentes de Laranjeiras tenham comida na mesa e de qualidade durante a Semana Santa”, disse Juca. Foram distribuídas centenas de cestas básicas nas comunidades da Salinas, Cedro e Mussuca. É evidente que é preciso fazer muito mais por estas famílias e pela população em geral num momento que não está sendo fácil. Aos poucos os serviços estão de volta. Foram 4 anos de total abandono.


AUDIÊNCIA PÚBLICA /BARRA

A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros realizará na próxima segunda-feira,  05, às 9h a Audiência Pública para a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Plano Plurianual (PPA), e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA). 

No encontro serão apresentadas as ações da administração e as previsões de receitas e despesas para o exercício financeiro 2022. 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA /BARRA II

A participação da população na elaboração das citadas leis, é relevante para o governo municipal, assim cumprindo as determinações constitucionais, exercendo para tanto a transparência e publicidade dos seus atos.

Para estimular o processo de participação da população, está sendo disponibilizado o link do formulário de inscrição para PARTICIPAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL: https://forms.gle/ZcZmUzwvW49jJapR7

INSCREVA-SE! 

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Audiência Pública será transmitida ao vivo, através do canal do YouTube da Prefeitura

 

NOVA ORLA/BARRA

Prefeito e técnicos visitam área destinada à construção da Orla da Praia da Costa.

  O prefeito Alberto Macedo e o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Aparecido, acompanhados dos representantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/SE), da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e donos de bares, se reuniram e visitaram a área destinada à construção da orla da Praia da Costa. 

Os envolvidos vistoriaram o espaço destinado ao projeto da orla, localizado no lado esquerdo da Praia da Costa, no sentido do Makai Resort. 

Este projeto irá contemplar a realocação de 14 bares, além de um amplo estacionamento, parque infantil, academia ao ar livre, ecopontos, canteiros bio-sépticos – com sistema de tratamento efluentes, sistema de reuso de água da chuva, e outros mecanismos de desenvolvimento sustentável. 

NOVA ORLA/BARRA II

“É um projeto revolucionário, e posso dizer que não existe nada parecido no Brasil. É uma orla completamente sustentável e que irá atrair o turismo, e o ecoturismo. Neste projeto temos equalização social, ambiental e acima de tudo, urbana. A orla também irá comportar um espaço para realização de eventos e exposições, ou seja, uma área multiuso.

O prefeito Alberto Macedo disse: “No momento estamos aguardando a aprovação da Licença Prévia (LP) para que em seguida possamos dar início a construção da orla”,. 

 

NOVA ORLA/BARRA III

O representante dos donos de bares, Marcos Cabral, aproveitou a oportunidade para agradecer aos órgãos por estarem viabilizando a construção dessa importante obra. 

“O momento é de agradecer, porque depois de mais de 14 anos ‘brigando’ para esse projeto sair, conseguimos a parceria com a antiga administração municipal e essa nova administração tem dado sequência. Agradeço também ao prefeito Alberto por estar dando suporte e nos ajudando a desenvolver essa orla com esses bares, assim como aos outros órgãos que estão agindo em favor desse belíssimo projeto” disse Marcos Cabral. 

 

NOVA ORLA/BARRA IV

Após visitar o local, o representante da Adema e fiscal ambiental, Wilton Malta, falou sobre a necessidade da Adema estar alinhada à Prefeitura. 

“Tenho uma ideia muito boa a respeito do que será feito nessa área e nós certamente iremos colaborar com o avanço desse projeto. Na nossa próxima reunião, estaremos alinhando algumas questões com a Prefeitura sobre o que pode e o que não pode ser feito, pra que atenda aos preceitos ambientais necessários”, frisou o fiscal ambiental. 


COVID/BARRA

14 por cento da população testaram positivo para a COVID-19. Das pessoas que testaram positivo, mais de 90 por cento foram curados. A metade da população que passou pela fase de monitoramento foi liberada. Mas chamamos a atenção para a nova variante do vírus que já chegou a Barra e é muito mais letal. 81.450 doses de vacinas começam a ser distribuídas  para os municípios sergipanos proporcionalmente ao número de habitantes por cidade.


FINANÇAS/BARRA

Se você tem alguma dívida com a prefeitura da Barra dos Coqueiros, sendo pessoa física ou jurídica, vai lá e procura o setor de tributos e negocia. Em alguns casos você pode conseguir até 100 por cento de descontos nas multas. Existe também a possibilidade de parcelamento para pequeno, médio e longo prazo. O secretário de Finanças Sandro Zuzarte disse a reportagem que a Prefeitura quer facilitar a vida do devedor, sem apertos, mas seguindo a lei. 


ALBERTO/BARRA

O prefeito Alberto Macedo está muito preocupado com a queda assustadora da receita e os compromissos financeiros só crescem. Ele disse que já negociou dívida para com o INSS e irá honrar os precatórios. A prefeitura continua com a folha de pagamento acima dos limites da lei e terá que continuar ajustando para que a administração não seja prejudicada. Existe também a preocupação com a posse dos concursados que deverá acontecer ainda este mês, atendendo orientação da Justiça. Para entrar concursado, CCs - cargos comissionados deixarão de existir algumas centenas.

A Barra dos Coqueiros viveu momentos de boa arrecadação e podia ousar gerando mais empregos, mas nesse momento não tem condições. Acreditamos que 2021 continuará sendo um ano difícil para a prefeitura, mas caso a Celse, dona da termoelétrica, consiga lotes do seu interesse comercial no leilão de julho próximo, a sua duplicação sairá do papel e a Barra volte a ser uma cidade de boa arrecadação. Tem na agulha também a construção do shopping. Mas tudo isso deverá acontecer só em 2022. Este ano o cinto continuará sendo apertado.


ARACAJU

LUCIANO PIMENTEL E SUA BOA IDEIA 

"Precisamos atrair mais órgãos e empresas para o Centro de Aracaju", afirma Luciano Pimentel”

 O deputado estadual Luciano Pimentel manifestou preocupação com o esvaziamento do Centro de Aracaju. De acordo com o parlamentar, os imóveis abandonados preenchem a região enquanto órgãos públicos e empresas migram para outras localidades.

"Há um processo de esvaziamento do Centro de Aracaju que é extremamente prejudicial para nossa cidade. Os prédios estão praticamente abandonados. A Prefeitura tem um espaço, que era um palácio, e hoje está destruído, necessitando de recuperação. O governador Belivaldo Chagas, com propósito de valorizar o centro da capital e de contribuir para o resgate da sua importância, começou a atender alguns dias da semana no Palácio Olímpio Campos", comentou Luciano Pimentel.


LUCIANO PIMENTEL E SUA BOA IDEIA II

"Reconheço que a Câmara de Aracaju precisa de um novo espaço, mas penso se não seria possível buscar um prédio no Centro. Um local que fosse confortável para os servidores e parlamentares, de fácil acesso para população e, principalmente, que não agravasse esse esvaziamento da região que estamos acompanhando nos últimos anos", considerou o deputado, complementando.

"Temos o Edifício Maria Feliciana sendo pouco utilizado e diversos imóveis abandonados. Precisamos atrair mais órgãos e empresas para o Centro de Aracaju e barrar essa transformação negativa que está ocorrendo. É necessário um trabalho coletivo, com a participação da Prefeitura de Aracaju, do Governo de Sergipe, da Alese e de todo povo sergipano, para restaurar o Centro. Não podemos permitir que aquela região, rica em história e de grande potencial turístico, se torne um lugar debilitado e sem vida", afirmou Luciano Pimentel.


RIACHUELO E O PEIXE

Foi uma atitude louvável a distribuição de peixe nesta Semana Santa pela prefeitura de Riachuelo. O que vai para o pobre merece aplausos. Ele também paga impostos. Não é favor nenhum. Mas os exageros de mentiras não podem passar desapercebidos.  Tá lá redes sociais da prefeitura: “Depois de atender a mais de 5.000 famílias com a entrega do #KitSemanaSanta, hoje, 01/04, equipes da Prefeitura de Riachuelo retornam em mais algumas localidades do nosso município para realizar ainda mais entregas”. Porra , 5 mil famílias? Tá de sacanagem.


RIACHUELO E O PEIXE II

Ora, Riachuelo tem pouco mais de 10 mil habitantes. Suponhamos que cada família tenha apenas três membros. Pai, mãe e um filho. A conta iria para 3 mil famílias. Ou três mil Kits peixe. Mas a realidade é que na região da Cotinguiba, as famílias carentes tem em média cinco membros. Pai, mãe e três filhos. Nesse caso, os Kits caem para 2 mil famílias atendidas. Se tirarmos as famílias que não estão na zona de pobreza e tem renda superior a 5 salários mínimos ou mais, os números caem, para1.920 famílias. Com renda superior a dois e até cinco salários mínimos. Os Kits peixe caem para 1.450. 


RIACHUELO E O PEIXE III

Os dados comprometem. Vamos explicar:

 Carentes são pessoas que vivem hoje em situação de vulnerabilidade social, que fragiliza a capacidade que têm as famílias de organizarem o próprio cotidiano, o próprio sustento e a capacidade de corresponder às necessidades essenciais dos filhos. Portanto, Riachuelo tem mais de mil famílias carentes e que merecem ser assistidas por quem toma conta do seu dinheiro – o prefeito. E ele está fazendo esse trabalho, a primeira dama está envolvida, tem boa equipe, mas por favor não aumente para números inusitados. Toda Riachuelo não tem 5 mil famílias.


AUDIÊNCIA PÚBLICA DO EMPREENDIMENTO: PADANG BEACH RESIDENCE

O Conselho Cidadão de Barra dos Coqueiros, CONVIDA toda população, para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL e apresentação do RIV-Relatório de Impacto de Vizinhança, do empreendimento PADANG BEACH RESIDENCE, que acontecerá no dia 06 de abril às 19h, no endereço eletrônico: wwww.audienciapbarra.com.br. Contamos com a sua participação!

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO EMPREENDIMENTO: BARRA MAR SHOPPING

O Conselho Cidadão de Barra dos Coqueiros, CONVIDA toda população, para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL e apresentação do RIV-Relatório de Impacto de Vizinhança, do empreendimento BARRA MAR SHOPPING, que acontecerá no dia 07 de abril às 19h, no endereço eletrônico: wwww.audienciapbarra.com.br Contamos com a sua participação!

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 32°

31° Sensação
19 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio