Quarta, 18 de Maio de 2022
79 99979-2283
Geral Sergipe

Museu da Gente Sergipana realizará programação alusiva à 20ª Semana Nacional de Museus

Com o tema ‘O Poder dos Museus’, a programação acontecerá de 17 a 20 de maio com acesso gratuito a todas as atividades

13/05/2022 15h25
Por: a voz dos municípios Fonte: Secom Sergipe

Aderindo à 20ª Semana Nacional dos Museus, que celebrará o 18 de Maio (Dia Internacional de Museus), o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda realizará uma programação especial nos dias 17, 18, 19 e 20 de maio. Proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o tema desse ano é ‘O Poder dos Museus’, tendo como objetivo mostrar o papel estratégico das instituições museais na contemporaneidade.
 
O poder dos museus está nas novidades que ele oferece e na sua capacidade de se reinventar e se transformar ao longo dos tempos, especialmente em momentos de crise. Nessa perspectiva, o Museu da Gente Sergipana propõe um diálogo sobre a sua atuação durante a pandemia, quando continuou a exercer seu poder de produzir arte, cultura, conhecimento e diversão. Esse será o assunto da roda de conversa ‘Sim. Somos um museu de grandes novidades’, com a participação do Diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, que também apresentará novos projetos.
 
A programação contará ainda com a inauguração de uma nova instalação no museu, que abrigará a história e o encanto do Mamulengo de Cheiroso, grupo sergipano de teatro de bonecos com mais de 40 anos de trajetória. A exposição ‘Mamulengo de Cheiroso: A Magia no Teatro de Bonecos’, que já esteve em cartaz temporariamente, agora fará parte do acervo permanente. A inauguração contará com a presença da historiadora e fundadora do Mamulengo, Aglaé Fontes, e do Mestre Augusto Barreto juntamente com integrantes do grupo.
 
A exposição apresenta um panorama geral sobre a história do teatro de bonecos no mundo, desde a sua gênese na antiguidade oriental, fazendo um recorte especial sobre a trajetória de mais de 40 anos do grupo de teatro sergipano Mamulengo de Cheiroso, revelando aspectos peculiares, que evidenciam a importância do grupo enquanto agente de produção, valorização e difusão da cultura local. O universo do teatro de bonecos, composto por muita oralidade, folclore, música, gestos, tipologias fisionômicas e roteiros de vidas, serão representados por fotografias, depoimentos, uma diversidade de bonecos e uma linha do tempo rica de informações. 
 
Ações Educativas
A Semana Nacional de Museus também faz memória ao centenário da Semana de Arte Moderna, cujos modernismos antecedem e sucedem o ano de 1922. E para fazer um recorte acerca desse movimento artístico em Sergipe, a programação contará com uma ação educativa em homenagem ao artista plástico Jenner Augusto, considerado o pai do modernismo no estado.
 
Intitulada ‘Jenner: o sopro mágico do modernismo em Sergipe’, a ação acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, às 10h e às 14h, com a finalidade de apresentar de forma lúdica as obras locais de Jenner Augusto, ao mesmo tempo que será possível trilhar por sua vida social e artística.
 
Socioambiental
Outras comemorações da 20ª Semana Nacional de Museus são os 30 anos do I Encontro Internacional de Ecomuseus e a realização da Eco-92. Para contemplar a temática, a programação do Museu da Gente Sergipana contará com a roda de conversa ‘O Poder das Ações Socioambientais na Contemporaneidade’ no dia 20, às 9h. O objetivo é compartilhar os projetos e ações realizados pelo Instituto Banese no campo socioambiental e o papel do Museu da Gente Sergipana nessas ações.
 
O momento também será de troca de vivências com o Instituto Federal de Sergipe (IFS), parceiro no evento. Para isso, farão parte da roda de conversa, a Diretora Administrativa e Financeira do Instituto Banese, Leila Cruz; a supervisora do Museu da Gente Sergipana, Karla Jamylle Souza; e o professor do Programa IFS Sustentável, Rodrigo Gallotti Lima.
 
A programação será encerrada com a apresentação do Quinteto da Orquestra Jovem de Sergipe.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.