Quarta, 18 de Maio de 2022
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do pesali 06 de maio de 2022

Chega mais a coluna do Pesali esta um show!

06/05/2022 18h20 Atualizada há 2 semanas
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do pesali 06 de maio de 2022

 

MARCOS FRANCO É CONVIDADO POR ROGÉRIO PARA SER SEU VICE

O empresário e ex-deputado estadual Marcos Franco foi convidado pelo Senador Rogério Carvalho para ser seu companheiro de chapa como seu vice. Rogério é pré-candidato a governador nas próximas eleições deste ano e essa escolha de peso e credibilidade vai alavancar sua campanha no tempo certo.“De fato tive várias conversas com o empresário Marcos Franco, agora estamos aguardando que o MDB resolva as suas questões regionais. Se isso se consolidar, o Marcos Franco é uma grande opção para compor a nossa chapa”, disse Rogério.Marcos Franco é um dos políticos sergipano que circula fácil em todos os segmentos da sociedade, é respeitado e tem como seu melhor perfil ser um político de palavra. Marcos agradeceu o convite e ficou de dar a resposta depois de ouvir seus companheiros de partido e aliados em várias cidades sergipanas. Para os laranjeirenses onde ele tem laços familiares e afetividade com sua população, notícia melhor não há. A perspectiva de melhorias nas cidades do interior alegrou muito seus partidários. Essa chapa é muito forte com chances reais de vitória.

 

 

MICAREME LARANJEIRAS / ENSAIO NESTE SÁBADO


Amanhã, dia 7, é dia do primeiro ensaio da Micareme 2022 e os blocos Águia de Ouro, Botafogo, Flores de Outrora, Laranjeirense e Ninho dos Gaviões estão nos preparativos finais. Este ano a festa conta com o apoio total da prefeitura de Laranjeiras e algumas empresas prestadoras de serviço na cidade. Os blocos Águia de Ouro e Flores de Outrora farão seu ensaio na Fonte Luminosa  e Rua Engenheiro Xavantes. O Botafogo no Centro de Tradições. Laranjeirense na Rua João Ribeiro podendo ir até a Pereira Lobo. Já o Ninho dos Gaviões vai reinar na Rua Comandaroba.

 

 

UNIGEL E A CULTURA


Representante da Unigel esteve reunido com dirigentes de blocos e com o Secretário de Cultura Plácido Lyra e ficou definido para que até setembro os blocos e a prefeitura apresentem projetos que possam ser beneficiados pela Lei Rouanet. A empresa tem sido parceira em Laranjeiras em outros projetos e sempre está aberta a participar dos projetos culturais e sociais que atendam as comunidades de forma coletiva. O Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo (MTur), já publicou a Instrução Normativa (IN) da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), conhecida como Lei Rouanet, principal mecanismo de fomento à Cultura no Brasil e impulsionador da produção das atividades criativas.

 

UNIGEL E A CULTURA II


As novas regras simplificam o processo, desde a aprovação até a prestação de contas, sem perder o controle eficiente do projeto. O intuito é desburocratizar e expandir o setor cultural para atrair mais investimentos, gerando mais renda e empregos na área.As atualizações atendem a práticas de mercado, com a correção de valores, o que propiciará melhores condições de sucesso aos projetos e acessibilidade a todos os agentes culturais. Essa é a linguagem. Em Laranjeiras é preciso que a prefeitura através de sua área técnica dê suporte a Secretaria de Cultura e aos agentes culturais da cidade para que possam beneficiar um número maior de pessoas da área. Precisa ser feito? Sim. Os bons projetos, os melhores elaborados irão atrair não somente a Unigel, mas outras empresas instaladas na nossa cidade.

 

JUCA VAI ANUNCIAR AS NOVAS OBRAS EM UMA LIVE


O prefeito Juca disse a Coluna que em breve vai anunciar um elenco de obras em uma live. Vários projetos já estão prontos e outros em fase de conclusão. Enquanto isso algumas demandas estão sendo atendidas e intensificadas em várias localidades de Laranjeiras em especial nos bairros e povoados.

 

 

POLÍTICA / LARANJEIRAS


A união Boa Sorte e Varzinhas já a partir da próxima eleição estadual movimentou os egos dos políticos laranjeirenses e das pessoas que gostam de política. Das vezes que conversamos com Paulão ele reafirmou quase em todas as ocasiões que não queria mais saber de política, que iria cuidar de suas coisas e aproveitar mais a vida. Mas depois que despertaram esperança, perspectiva e uma viabilidade de polarização com resultados imprevisíveis, a coisa mudou. A Varzinhas tem andado em peso por Laranjeiras, fazendo visitas e reanimando a sua tropa de choque. Nos momentos de fragilidade, de desgaste o recuo de faz necessário. Sem pecados não existiriam igrejas. Quanto mais pecados, mais sucesso para líderes religiosos. A peste da política é assim. E os erros do passado tão recente? O povo sempre irá esquecer com os novos erros. É a natureza humana.

 

 

POLÍTICA II / LARANJEIRAS


Por parte da Boa Sorte não presenciamos movimentação atípica pelo menos aos olhos de todos. O estilo é outro. Sempre convoca, os seus, para a casa grande e de lá saem as determinações além de manter a sede do centro acessível, aos seus. Em fevereiro conversamos com Alexandre Sobral e ele nos informou que desta vez vai madrugar. Não fará política de última hora. É por ai. Não se pleiteia voos maiores sem sacrifícios.No meio político tudo fica fácil depois que se chega ao poder, mas para se chegar lá...Tem que ralar.Uma grande vantagem da Boa Sorte são as eleições deste ano. Tem candidato da casa grande – o Zezinho Sobral. Filho da terra, vai contar com o bairrismo do laranjeirense e seu grupo, qual a Fênix ressurge e é uma atitude inteligente seus adversários não ignorá-la.

 

 

POLÍTICA III / LARANJEIRAS


Os partidos de esquerda nunca tiveram importância alguma quando se refere à densidade eleitoral em Laranjeiras. Juntos nunca chegaram a mil votos. Em 2024  caso se organizem chegarão a uma votação mais expressiva pelo fato dos grandes estarem juntos. O ambiente está favorável, mas aquela militância romântica acabou. O desgaste do mesmo discurso de 40 anos, ninguém suporta mais. É preciso sair da utopia e apresentar novos projetos de poder. Precisam se modernizar.

 

 

4.000 PROFESSORES FORA DE SALA DE AULA, SÓ EM SERGIPE


No estado de Sergipe existem cerca de 4 mil professores fora de sala de aula somente nas redes municipais de ensino. Nesse momento de justa luta dos profissionais da educação pelo piso e direito tem que ser pago é preciso chamar a atenção da sociedade e dos pais de alunos que pagam os salários de funcionários públicos, para que convoquem para o batente, professores malandros que recebem sem trabalhar. Alguns chegam a cometer o crime de receber REGENCIA DE CLASSE com anos fora de sala de aula. Direito é direito. Tem que pagar. Mas o servidor tem que trabalhar, fazer a sua parte. Laranjeiras, Barra, Riachuelo, Maruim, Santo Amaro tem os seus privilegiados que usam de algumas manobras para não trabalharem. Mas Cadê os pais que não se organizam para cobrarem o bom uso do seu dinheiro? Os professores mesmo quando errados, são organizados. Aos que dedicam seu saber para educarem filhos dos pobres, cumprindo sua carga horária, as vezes comprando do bolso merenda ou presentes para seus alunos, nossos respeitos. 

 

 

LARANJEIRAS: GOVERNO DO ESTADO ENTREGA DOIS BUZUS ESCOLARES ZERINHOS


A prefeitura de Laranjeiras aumenta sua frota em mais dois ônibus escolares 0km. Os veículos são equipados com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo móvel, para embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida. Foram adquiridos, no total, 157 ônibus escolares pelo governo do Estado. Segundo o secretário Lucas Ribeiro, a demanda é muito grande e a prefeitura não é autossuficiente em transporte escolar. Foi preciso locar 10 ônibus além dos 7 próprios. Os dois novos ameniza um pouco.

 

LARANJEIRAS: VEREADORES COBRAM MELHORIA NA ILUMINAÇÃO


Na sessão de ontem a tarde, 05, os vereadores de Laranjeiras voltaram a cobrar da gestão municipal que melhore a iluminação pública em praticamente todo o município. A principal preocupação dos representantes do legislativo é com o aumento da violência, já que, nos pontos onde a iluminação é precária, o risco de assaltos e outros crimes é maior.Muitos estudantes, principalmente universitários e de cursos profissionalizantes, que chegam tarde da noite na cidade histórica, vão para as suas casas com medo da violência. Este é mais um motivo para que os vereadores não deixem de cobrar mais iluminação ao poder público.

 

FORRÓ DOS AMIGOS / RIACHUELO


O Prefeito Petinho mandou o vereador Isley Oliveira apresentar na Câmara de Vereadores projeto de Lei que que torna a sua festa particular no Calendário oficial do município, obrigatoriamente. Esse termo obrigatório é até hilário. O pessoal da prefeitura que prepara os projetos foge sempre da liturgia, mas deu para entender. Qual a malandragem nesse projeto? Todos os anos Petinho vai fazer a festa e política com a grana da prefeitura. Os vereadores da comissão de Justiça e Redação estão analisando o projeto, mas vai ter que soltar. No plenário, o prefeito tem maioria e aprova essa grande imoralidade. Quer fazer sua festa faça, peça a prefeitura estrutura de logística de fechar rua, iluminação tudo bem, mas bancar uma festa particular é sacanagem.

 

CAVALGADA DOS AMIGOS SERÁ EM AGOSTO / RIACHUELO


Os preparativos estão a caminho. A esperada Cavalgada dos Amigos  organizada por Niltinho Caceteiro (na foto com o vereador Marcel Cajueiro e o deputado Jeferson Andrade) será em agosto e está na fase de fechamento das atrações e definir a data do mês de Agosto próximo. No decorrer dos dias Iremos informando as novidades.

 

 

BARRA: A 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA


A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros através da Secretária Municipal de Saúde informa que já iniciamos a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza para os grupos relacionados abaixo, na Clínica de Saúde da Família Santa Luzia, situada na Rua A, n° 185, Conj. Hildete Falcão, das 07h45 às 16h:

• Gestante;

• Puérpera;

• Crianças a partir de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias;

• Idosos com 60 anos a mais;

• Pessoas com deficiência permanente;

• Professores;

• Pessoas com comorbidades;

• Pessoas com deficiência permanente;

• Caminhoneiro;

• Transporte coletivo rodoviário;

• Trabalhadores prontuários;

• Trabalhadores de saúde;

• Forças de segurança e salvamento;

• Forças armadas;

• População privada de liberdade, adolescente e jovens em medida sócio educativa.

 

 

BARRA:  NOVA DATA PARA O PROJETO CONSTRUINDO CIDADANIA


Na última quarta-feira, 4, aconteceu uma reunião com representantes das diversas Secretarias Municipais de Barra dos Coqueiros para tratar sobre o Projeto Construindo Cidadania. Mais uma ação da Prefeitura de Barra dos Coqueiros que tem como prioridade levar para próximo da comunidade diversos serviços prestados pela Gestão Municipal. Esse encontro definiu o cronograma das próximas datas do Projeto Cidadania.

 

 

BARRA:  NOVA DATA PARA O PROJETO...II


A comunidade que receberá a segunda edição do Projeto será a do Marcelo Déda. “A ação acontecerá no dia 21 de maio, onde serão ofertados diversos serviços de toda a Rede. Serviços de Saúde, assistência social, planejamento, exames rápidos, serviços de agendamento viabilizando acesso à documentação básica de forma gratuita, são vários serviços”, relatou a secretária interina de Assistência Social, Andréa Dória.Este encontro reuniu a primeira dama e secretária executiva de Assistência Social, Suely Macedo; além dos representantes da pasta; Lisnay Lima, Ana Maria Freitas e Givaldo de Jesus; a secretária de Governo, Taline Macedo; e a funcionária Valdira Santos; do Planejamento, Lucas Apóstolo e Givalda Nascimento; da Saúde, Janaína Bispo; da Comunicação; Elton Benjamim; da DTI, Luan Campos e Ana Letícia Silva; da Educação, Dejanira Araújo e da Defesa Social; Bruno Santos, Dayse do Vale e Meire da Cruz.

 

 

BARRA: NOVA DATA PARA O PROJETO III


O projeto está previsto para acontecer uma vez por mês, das 8h às 16h. “O objetivo é garantir que as políticas públicas cheguem até a comunidade. Identificamos algumas vezes que a população não acessa o serviço, por isso, a Prefeitura leva para mais próximo das pessoas”, enfatizou Andréa Dória

 

PARANÁ PESQUISAS DIVULGA NOVA SONDAGEM SOBRE A CORRIDA PRESIDENCIAL. CONFIRA:

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na quarta-feira (4), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40% das intenções de voto. O presidente Jairo Bolsonaro (PL) estava com 35,2%, enquanto que os demais pré-candidatos a presidente não chegaram aos dois dígitos.Já a pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, mostrou que Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados. O petista foi citado por 27,6% dos eleitores e o presidente, por 25,2%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Confira a seguir o resultado em dois cenários sondados pelo Paraná Pesquisas.

Pesquisa estimulada: 1º turno

Cenário 1

Lula (PT) - 40%

Bolsonaro (PL) - 35,2%

Ciro Gomes (PDT) - 7,4%

João Doria (PSDB) -3,2%

André Janones (Avante) - 2,4%

Simone Tebet (MDB) - 0,7%

Luciano Bivar (União Brasil) - 0,2%

Felipe d'Avila (Novo) - 0,1%

Brancos e nulos - 7,2%

Não sabem/ não responderam - 3,5%

Pesquisa estimulada: 2º turno

Lula x Bolsonaro

Lula (PT) - 46,4%

Bolsonaro (PL) - 38,7%

Brancos e nulos - 10,2%

Não sabem/ não responderam - 4,8%

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.