Quarta, 18 de Maio de 2022
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali 29 de abril de 2022

Chega mais a coluna do Pesali esta um show!

29/04/2022 16h47 Atualizada há 3 semanas
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali 29 de abril de 2022

 

VACINAÇÃO LARANJEIRAS


A Prefeitura de Laranjeiras através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação da quarta dose contra a Covid-19 para pessoas com idade acima de 60 anos, desde a última quarta-feira.A secretária Gabriela Carvalho informou à coluna: “Nos postos da Pastora, Centro de Tradições, Mussuca, Pedra Branca e Antônio Menezes Leite teremos o dia “D” no sábado e vacinaremos contra a Gripe Influenza, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O público poderá se dirigir aos pontos de imunização, das 8h às 13h, para receber a nova dose de reforço. Além disso, nos locais, também serão aplicadas as vacinas contra Influenza, Sarampo (somente para profissionais de saúde) e as de rotina.

 

MICAREME 2022 / LARANJEIRAS


A prefeitura de Laranjeiras através da secretaria e Cultura está aliando as demandas para a logística dos dias da Micareme 2022, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio próximo. Várias outras pastas estão envolvidas e o secretário Plácido tem conversado com os demais secretários, também responsáveis pela feitura da festa e na primeira semana de maio tudo já estará resolvido. Uma das medidas do prefeito Juca foi a de não cobrar um centavo de tributos aos ambulantes de Laranjeiras.

 

MICAREME: FLORES DE OUTRORA RESGATADO DEPOIS DE MEIO SÉCULO 2022

A festa se aproxima e os ânimos aumentam entre as torcidas dos Blocos que farão o desfile do dia 21 de maio na Micareme de Laranjeiras. Uma grata surpresa foi o resgate do Bloco Flores de Outrora que há mais de meio século não desfila. A iniciativa é do professor e teatrólogo João Pinheiro um apaixonado pela cultura laranjeirense e suas nuances. Esse bloco no passado enfrentava preconceitos e peitava os falsos moralistas. Sempre desfilava sozinho pela manhã. As cores verde, rosa e branco vestiam os foliões e foliãs - elas as damas da noite da antiga Rua da Cacimba.

 

MICAREME: BLOCO LARANJEIRENSE NOS PREPARATIVOS DA FESTA


O Bloco Laranjeirense se prepara para o primeiro ensaio do Grito da Micareme 2022. Conversando com a sua mais fanática torcedora Ana Barreto ela disse que a adesão tem sido muito grande e o bloco do seu coração vai fazer um grande desfile pela sua tradição e pela a euforia dos seus membros. Como conhecemos muito bem a rivalidade entre Botafogo e Laranjeirense acredito que ambos trarão alguma surpresa na noite de sábado dia 21. Nas fotos lembranças da festa algumas décadas passadas

 

MICAREME: BETÃO SERÁ DESTAQUE NO ÁGUIA DE OURO


O Águia de Ouro, vem brilhando como sempre nas cores ouro e prata. Os organizadores afirmam que o bloco vem com 120 componentes com a volta da velha guarda. Betão do Canal Aberto um personagem nativo do bloco estará na comissão de frente com mais 10 destaques. Falamos com Salu, o cartola do Bloco Águia de Ouro e ele disse que está confiante em realizar um grande desfile na Micareme 2022.

 

MICAREME: O BOTAFOGO GARANTE BRILHAR NA AVENIDA


Conversamos como Nan Almeida, baluarte do Bloco Botafogo, um dos mais tradicionais da cidade e o maior rival do Laranjeirense, está se organizando e enfrentando as dificuldades naturais como os outros também, para conseguir um número elevado de brincantes, mas como conhecemos os egos dos dirigentes dos grandes blocos, com certeza haverá surpresas. Que a estrela vai brilhar eu não tenho dúvida. Diz seu hino: “No céu azul, mais uma estrela brilhou...”

 

MICAREME: NINHO DOS GAVIÕES O MAIS ANTIGO DOS BLOCOS

Solicitamos informações a um dos componentes da linha de frente do Bloco, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno. O Ninho dos Gaviões é o mais antigo da cidade, criado na Rua da Comandaroba pelo saudoso Claudionor Pereira de Almeida, popularmente conhecido por “Seo” Claudio um festeiro que movimentava a rua em todas manifestações do ano. Se destacava também por movimentar o espírito associativo dos moradores. Era também um desportista nato. O Ninho dos Gaviões foi criado em meados da década de 30 do século passado. Agradecemos a Carlinho do Deso, nativo da Comandaroba por ter coletado informações junto a sua tia Carminha Vieira e Dona Gilene Andrade.

 

LARANJEIRAS: JUCA RECEBE O SINTESE EM REUNIÃO HARMÔNICA 

Na última segunda-feira membros do SINTESE - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe estiveram reunidos com o prefeito Juca e a Secretária de Educação Maurina Cruz, onde a transparência entre as partes prevaleceram. Alguns pontos a exemplo da merenda escolar foram tratados e quanto à questão do reajuste salarial, um direito do professor, técnicos da prefeitura e do Sindicato se entenderam e Juca vai conceder o percentual da lei de 33,24 por cento divididos em três vezes, mas fechando o ano em 100 por cento do reajuste. Foi colocado na mesa também o enfrentamento para colocar a secretaria de Educação em dia com seus compromissos perante os conselhos que deixaram de existir na gestão passada e as prestações de contas junto aos órgãos federais.

 

POLÍTICA / LARANJEIRAS


Circulou esta semana nas redes sociais que a Varzinhas vai apoiar o grupo da Boa Sorte. Nada de estranho. Alguns anos atrás já tomaram sopa na mesma mesa e o apoio da Varzinhas de Helmut foi decisivo para vitória fácil de Zé Sobral, na ocasião.O empresário Osvaldo Franco provocou uma reunião entre os grupos da Varzinhas e Boa Sorte na Usina Pinheiro onde estiveram presentes Zezinho e Alexandre Sobral pela Boa Sorte. Pela Varzinhas, Paulão e o ex-deputado Paulinho Filho. Pela Usina Pinheiro Osvaldo Franco e os filhos Fernando e Albano.

 

POLÍTICA II / LARANJEIRAS


Na reunião ficou decidido a união entre Varzinhas e Boa Sorte. No pacote a Varzinhas vota este ano para deputado estadual em Zezinho Sobral e para federal em André Moura. Para eleições municipais futura, continuarão unidos com o propósito de que um apresentará o vice da cabeça de chapa. Trocando em miúdos, se Alexandre estiver melhor nas pesquisas Paulão indica o vice ou vice versa. Tudo ficou avalizado por Osvaldo Franco que sempre ficou à margem da política, mas quem tem o sangue de Augusto Franco um dia iria aflorar essa vontade de liderar também na política. O empresário lidera um seguimento que gera mais de 3.500 empregos entre diretos e indiretos.

 

UNIGEL / LARANJEIRAS


Na edição passada informamos que o contrato de arrendamento entre a Unigel e a Petrobras teria sido de dois anos. Na verdade, segundo o engenheiro Eduardo Barreto diretor de Relações Governamentais da Unigel, o arrendamento foi de 10 anos e não de dois como noticiamos, com a opção de prorrogação de mais 20 anos. A Unigel hoje é a maior produtora de uréia no país, atendendo ao mercado brasileiro em mais de um terço do que é importado pelo agronegócio. Em Laranjeiras gera centenas de empregos diretos, aproveitando a mão de obra local.  

 

VEREADOR ADRIANO / LARANJEIRAS


O vereador Adriano Carvalho presidiu a sessão da Câmara de Vereadores na última quinta-feira com a ausência do titular Luciano da Várzea. Adriano como vice-presidente da Casa, já presidiu os trabalhos por diversas vezes. Exercendo o terceiro mandato, Adriano é um dos jovens políticos com circulação fácil por toda cidade. Empresário na área de Logística de Transporte, é formado em administração de empresa e está sempre preparado para os desafios. É um político de futuro. É casado com a enfermeira Gabriela Carvalho, hoje, secretária de Saúde de Laranjeiras. 

 

CPI DO HOSPITAL / RIACHUELO


A abertura de uma CPI - Comissão Parlamentar de inquérito para apurar irregularidade numa entidade sem fins lucrativos e que existe com o único propósito – o de amenizar o sofrimento dos pobres que precisam de curas para suas enfermidades e suas dores é de uma violência sem igual. O pior é que a iniciativa partiu de 6 vereadores que são muito bem pagos para representar o povo e cobrar serviços do setor público. Esperávamos que esses vereadores estivessem cobrando do prefeito a falta de médicos nos postos de saúde da cidade.Para se ter uma ideia a comunidade reclama que Clínico Geral é um entra e sai, as vezes no mesmo mês. Pediatra está sem um fixo na rede municipal. Ginecologista aparece somente 3 dias no mês. Esses vereadores estão cegos? Ora, o hospital mesmo com toda dificuldade mantem médico 24 horas por dia.

 

CPI DO HOSPITAL II /RIACHUELO


Uma das maiores agressões já sofrida pela a Associação Beneficente Hospital de Caridade de Riachuelo é essa desrespeitosa CPI. Votar para a prefeitura dar 80 mil para uma quadrilha e somente 30 para o hospital beneficente é uma disparidade de falta de bom senso. Não que a quadrilha não mereça, mas o hospital merece mais. Ambos merecem. Uma leva lazer, diversão. O outro leva vida.Juridicamente eles só podem questionar como são gastos os 30 contos doados pela prefeitura. O que que há de relevante nisso? Bastava passar um final de semana nos plantões do hospital e observar o que se gasta nos atendimentos e fazer as continhas de somar. Com certeza o custo hospitalar em dois dias é muito superior a essa doaçãozinha. Ínfima mesmo. O jurídico do hospital devia entrar na justiça para desfazer esse movimento político e cobrar dos vereadores indenização por danos morais a entidade. Já pensaram se os abnegados administradores da entidade resolvam entregar seus cargos não remunerados? Quem vai perder é o povo pobre que não pode pagar plano de saúde, considerando que a prefeitura presta um péssimo serviço na área da saúde. 

 

BARRA: PÔR DO SOL CULTURAL ACONTECE NA ATALAIA NOVA


Que tal curtir o mais belo pôr do Sol do Estado? Basta chamar a turma para aproveitar na sexta-feira, 29, e no sábado, 30, a IV Edição do Pôr do SolCultural, na Praça Luiz Gonzaga, na Atalaia Nova. Essa ação é da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria de Cultura e da Secretaria Especial de Atalaia Nova.O Pôr do Sol Cultural terá as apresentações da Trupe Circense Vumbora, Seu Psiquê, Pífano de Pife, Shaolin, Tatah Santana, Tinho Marinho, Bete e Vanny, show de talentos e Cover Rocks. Os artistas que participam do IV Pôr do Sol Cultural foram selecionados através dos Editais II e III da Lei Aldir Blanc.Anota na agenda e leva a turma para curtir o mais belo Pôr do Sol de Sergipe! E aí, vai perder? Começa às 17h.

 

BARRA: ALBERTO PARTICIPA DO I CONGRESSO DA JUVENTUDE


O prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, participou do I Congresso Municipal da Juventude, com o tema “Políticas Públicas: O Protagonismo Juvenil”. Essa ação organizado pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu alunos da rede pública e particular para discutirem pautas de interesse da juventude, a exemplo de: cidadania, educação, trabalho, participação política, saúde, esporte, lazer, segurança, protagonismo e cultura.O I Comju aconteceu na última quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, das 14h às 17h, de forma presencial na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal João Cruz -, e virtual através do Canal do YouTube da Prefeitura.

 

BARRA: TERMO DE COOPERAÇÃO PARA OFERTAR SERVIÇOS E CURSOS À JUVENTUDE

O prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, acompanhado do coordenador de Políticas Públicas de Juventude do Município, Sérgio Vieira, receberam representantes do Conselho Estadual da Juventude (Conejuve/SE) onde discutiram pautas relacionadas ao público jovem e assinou o termo de cooperação técnica que trará o Programa “Sergipe Mais Jovem” para a nossa cidade.De acordo o secretário do Conejuve, Jonathan Hora, a assinatura desse termo consiste em promover diversas atividades voltadas para os jovens barracoqueirenses.

 

BARRA: TERMO DE COOPERAÇÃO ...II


“A partir da assinatura do termo de cooperação, nós iremos realizar a ‘Caravana da Juventude’. Uma ação que trará diversos serviços relevantes para a comunidade jovem. Posteriormente a isso, também estaremos lançando o ‘Inova Jovem’, com a proposta de ofertar cursos na área do empreendedorismo, tecnologia, desenvolvimento pessoal e economia criativa. Ao todo, serão mais de 56 cursos que estarão disponíveis para a juventude da Barra dos Coqueiros”, mencionou Jonathan Hora.Durante a reunião ficou definido que a “Caravana da Juventude” acontecerá no dia 13 de maio.

 

BARRA: TERMO DE COOPERAÇÃO ...III


“A juventude da Barra pode esperar uma diversidade de serviços que serão ofertados pela ‘Caravana da Juventude’, a exemplo de serviços na área da saúde, educação, cidadania e uma variedade de cursos que, com certeza, serão úteis para os jovens barracoqueirenses”, destacou o coordenador de Políticas Públicas de Juventude do Município, Sérgio Vieira.Também participaram do encontro o vice-presidente do Conejuve, Júnior Lima; o secretário executivo de Obras, Betinho Macedo; e o secretário adjunto de Assuntos Jurídicos, José Carlos Montalvão.Em breve traremos mais informações a respeito da “Caravana da Juventude” e do “Inova Jovem”, através dos nossos canais de comunicação. Aguarde!

 

ELEIÇÕES 2022: VALMIR É CANDIDATO


Valmir de Francisquinho (PL), entende que a pré-candidatura ao Governo de Sergipe “é um caminho sem volta”. No próximo dia 2 de maio ele vai confirmar seu nome como candidato a governador, depois das convenções. É a sua vez. Vai vencer as eleições.O povo cansou da mesmice que dura 16 anos sem avanço nenhum para Sergipe. É a nova opção do sergipano. Ela já domina as pesquisas e vai disparar nas próximas semanas.

 

LULA LIDERA COM 41% CONTRA 36% DE BOLSONARO, MOSTRA PODERDATA


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança na pesquisa realizada pela PoderData e tem, de acordo com a nova rodada do levantamento divulgada nesta sexta-feira 29, 41% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 36%.A pesquisa indica uma consolidação da distância de 5 pontos percentuais entre os dois pré-candidatos apontada no levantamento anterior, divulgado há 15 dias.O resultado desta sexta também confirma Ciro Gomes (PDT) com o melhor desempenho entre os demais candidatos. Ao todo, o pedetista tem 6% das intenções de voto e está numericamente à frente, mas tecnicamente empatado com João Doria (PSDB), que tem 4%.Todos os demais candidatos juntos somam apenas 5 pontos percentuais André Janones (Avante) tem 3% e Simone Tebet (MDB) aparece com 1%. Luciano Bivar (União Brasil), que pela primeira vez foi incluído na pesquisa, também soma 1%. Nenhum outro candidato pontua.

SEGUNDO TURNO

A pesquisa monitorou também as intenções de voto para o principal cenário de segundo turno, entre Lula e Bolsonaro. Neste caso, o petista novamente aparece na frente, com 48% dos votos, ante 39% do ex-capitão.A distância entre os dois, que chegou a ser de 25 pontos percentuais, hoje é de nove pontos. Vale ressaltar ainda que este saldo não mudou desde o último levantamento, divulgado há 15 dias.A pesquisa foi realizada entre 24 a 26 de abril com 3 mil entrevistas por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

VOTOS POR REGIÃO


A pesquisa também mostrou que, por região, Lula e Bolsonaro empatam dentro da margem de erro em três: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O petista tem vantagem no Nordeste e o ex-capitão lidera no Norte. A margem de erro não é a mesma em todas as regiões e varia de acordo com o número de entrevistados. Veja os resultados:

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.