Quarta, 18 de Maio de 2022
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali dia 18 de Fevereiro de 2022

Chega mais a coluna está imperdível

18/02/2022 18h07
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali dia 18 de Fevereiro de 2022

 

JUCA E BRASÍLIA, BRASÍLIA E JUCA

O prefeito Juca esteve em Brasília por três dias esta semana e voltou satisfeito com os resultados positivos das suas garimpagens nos ministérios em busca de recursos para tocar algumas obras em Laranjeiras. Falando a esta coluna o prefeito disse que garantiu recursos, para ainda este ano, para desenvolver ações na área da saúde. Na sua mochila levou tantos outros projetos para tramitação nos ministérios.   

 

JUCA E BRASÍLIA, BRASÍLIA E JUCA


O prefeito Juca visitou alguns congressistas e como sempre, muito bem recebido, pelos senadores Rogério Carvalho e Maria do Carmo Alves. Eles demonstraram interesse em colaborar com as demandas do gestor e do povo de Laranjeiras. Juca esteve também com outros membros da bancada sergipana.O prefeito circula bem pelos corredores da Câmara e do Senado e nos gabinetes ministeriais sempre se destaca dentre outros colegas pela sua desenvoltura e conhecimento técnico. De sobra, depois dos compromissos posou defronte o Palácio do Itamaraty. O Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

 

OPÇÃO PELO POVO / LARANJEIRAS

Uma grande transformação no novo modo de administrar do prefeito Juca e está funcionando perfeitamente, foi o de escolher em está mais próximo do povo e ouvir seus clamores. Chegar ao prefeito sem intermediários e alguns não tão atenciosos é o que o povo quer e aplaude essa atitude. Os índices de aceitação apresentados nas ultimas pesquisas, inclusive em algumas não encomendadas por ele, são generosos. A oposição enlouquece porque vai ficar difícil encontrar um discurso para mudar esse quadro. Talvez a saída para eles seja a de propostas ao invés de ataques. Nas redes sociais tem uns dois que discursam contrários, com argumentação pobre e medíocre, mas não passam de dois antipáticos para o povo. O cara está com a maioria, não tem jeito. 

 

OPÇÃO PELO POVO II / LARANJEIRAS

O povo de Laranjeiras deseja em maioria, que Juca continue assim, Está dando certo. Mas não pode entrar na zona de conforto e se acomodar por ser aprovado por quase 80 por cento da população. O trabalho tem que ser intensificado, a equipe tem que ser cobrada a todo tempo e os serviços devem continuar melhorando para o povo. 2021 foi um ano de ações positivas e 2022 é lógico, que o povo vai cobrar que seja melhor que o anterior, e vai ser.

 

MIRANDA / LARANJEIRAS

Cobramos e vamos continuar cobrando, mas temos também que saber agradecer e esta semana agradecemos através da coluna ao Mirandinha responsável pelo setor de iluminação pública por ter resolvido a iluminação da Praça da Bandeira no ponto que fica entre o acesso da rodoviária e a Praça Bom Jesus dos Navegantes. Ficou excelente.

 

ZEZINHO / LARANJEIRAS


Depois de perder o comando do Podemos em Sergipe para delegada Danielle Garcia Alves o deputado estadual Zezinho Sobral ainda permanece no Podemos, mas acreditamos que quando a janela for aberta ele irá pular fora. Ele não se sente mais confortável no partido e reeleição para qualquer um percorre por caminhos difíceis. Legenda na base governista ele consegue fácil, mas tem que fazer as continhas nos seus mapas. 

 

PODAGEM / LARANJEIRAS


Sempre que for fazer serviços de podagem em determinada área pública do município, recomendamos que seja monitorada pela Secretaria do Meio Ambiente. Por pouco não exterminam os oitizeiros da Praça José de Faro. Por sorte as pessoas reagiram e pararam e ao reiniciarem os trabalhos amenizaram os danos. Para podas de árvores seculares é preciso planejamento e analisar os danos que por ventura possam causar ao meio ambiente e a estética costumaz da cidade. Observe pelas fotos que não podaram, cometeram um crime ambiental. Com certeza o secretário Evaldino vai tomar essas providencias. 

 

CÂMARA DE LARANJEIRAS: VEREADORES RETOMAM SESSÕES ORDINÁRIAS APÓS RECESSO PARLAMENTAR


Os vereadores de Laranjeiras retomaram na última terça-feira, 15, as sessões ordinárias após o recesso parlamentar. Na 1ª sessão de 2022, a Secretária Municipal de Assuntos Particulares, Brasilina Borges compareceu à casa legislativa para levar aos vereadores à mensagem de boas-vindas do prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca), que fez um balanço das ações realizadas pela Prefeitura no ano que passou e elencou outras, que irão acontecer em 2022. Nesta retomada dos trabalhos legislativos, os vereadores reafirmaram o compromisso com os laranjeirenses e os discursos foram unânimes: “vamos continuar trabalhando em benefício do povo”. Cada parlamentar também agradeceu a oportunidade de ocupar uma das cadeiras do legislativo e a maioria destacou o bom relacionamento entre o Executivo e o Legislativo.

 

CÂMARA DE LARANJEIRAS II


Em nome de todos os vereadores, o presidente da Câmara, Luciano dos Santos destacou as ações da casa legislativa em 2021 e disse que vai continuar trabalhando este ano com compromisso e transparência. “Estamos iniciando mais um ano de trabalho e quero aqui reafirmar o compromisso com todos os laranjeirenses e desenvolver as ações com transparência. Por isso, peço o empenho de cada vereador e de cada colaborador desta casa. Juntos, somos mais fortes”, disse o presidente. As sessões da Câmara de Laranjeiras acontecem todas as terças e quintas, às 17h e são transmitidas ao vivo pelas redes sociais, no Facebook e Instagram @camaradelaranjeiras. Acompanhe o trabalho do seu vereador, curta, compartilhe e deixe o seu comentário.

 

JORNADA PEDAGÓGICA 2022 /LARANJEIRAS


Durante os dias 16,17 e 18, a prefeitura de Laranjeiras através da Secretaria de Educação do município realizou com muito sucesso a Jornada Pedagógica 2022 com o tema A Aprendizagem como Direito. O evento foi realizado no Clube Prefeito Antonio Carlos Franco.

 

PEDRA BRANCA / LARANJEIRAS


Laranjeiras está cheia de demandas e o trabalho não pode parar. A falta de manutenção e de investimentos em saneamento básico nos 4 anos passados, deixou para Juca uma carga muito pesada. No Bairro Pedra Branca ruas estão sendo feitas ao longo desses 14 meses de administração. O maior bairro de Laranjeiras nunca foi tão assistido por um gestor como o dos dois períodos de gestão de Juca e o povo sabe reconhecer.

 

BARRA: VOCÊ QUER SER UM EMPREENDEDOR? 

Bom, por acaso você já pensou em ser um Microempreendedor Individual (MEI), ou melhor, ser dono do seu próprio negócio e trabalhar para si mesmo? Se sim, conheça 6 vantagens de ser um MEI que a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, separou para você. Confira os cards abaixo:

 

CONTRA O POVO / RIACHUELO


“Não podemos aceitar esse tipo de comportamento por parte dos vereadores de Riachuelo. Na sessão do último dia 15 foi apresentado na Casa uma Indicação solicitando ao Executivo a criação do Taxi Lotação no Município de Riachuelo. Um meio que iria amenizar a situação de diversos trabalhadores que precisam do transporte para se locomover para capital, povoados e outros municípios da região. Mas, por plena convicção e orientação do vereador Marcondes Hipólito, os colegas da bancada do prefeito negaram o pedido, não se atentando para situação de extrema dificuldade que passam estas pessoas que dependem do transporte para se locomover. Faço questão também de agradecer aos colegas Marcel Cajueiro e Daniel de Vando pela sensibilidade de me apoiar na causa, votando a favor da proposta”. Esse foi o desabafo do vereador Berg Hipólito pela frustração de não ter sido aprovada uma indicação de interesse coletivo. Berg não pensou em ser o pai da criança e sim todo poder legislativo de Riachuelo. Anotem povo riachuelense. Marca em seu caderno quem é contra a você.

 

CALÇADA É PUBLICA / RIACHUELO


Alguém avisa ao prefeito Petinho que ele é o prefeito da cidade e não pode permitir que abusos contra o povo não possam acontecer. Invadiram uma calçada impedindo os transeuntes de circularem livremente, como manda a lei, pelo passeio público. Nem a prefeitura vendendo esse espaço ninguém pode construir. Moradores já estão entrando na justiça e a responsabilidade é do prefeito por prevaricar não protegendo o que é público. A Promotoria de Justiça da Comarca de Riachuelo ainda não tem conhecimento dessa irregularidade, mas será provocada para as providências sejam tomadas.  

 

GRACCO CARDOSO


O prefeito de Gracco Cardoso José Arakém Aragão tem como principal preocupação a educação e a saúde dos seus munícipes. Uma cidade de poucos recursos faz de Araquém um se vira nos 30. Mas falta de dinheiro se resolve buscando alternativas e isso o prefeito segue o dever de casa. Quando está em Aracaju vai aos gabinetes de secretários de estado e cobra benefícios para sua cidade. Quando pega chá de cadeira recorre ao amigo Jeferson Andrade que o acompanha sempre nas suas cobranças que beneficiam a cidade de Gracco Cardoso. O prefeito vaqueiro como é carinhosamente tratado por populares da cidade tem gerenciado a cidade com zelo e responsabilidade.

 

ROSÁRIO DO CATETE INSTITUI NOVO PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA


A Prefeitura de Rosário do Catete criou mais um programa de transferência de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. O município do Leste Sergipano disponibilizará R$ 170,00 mensais por meio do ‘Rosário Solidário’. A gerência do novo programa será conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semades).

As pessoas que serão beneficiárias devem atender aos critérios estabelecidos na Lei nº 909/2022 enquadradas no Cadastro Único para programas sociais; tempo de residência superior a três anos; cartão de vacinação atualizado; realização do pré-natal, caso a gestante seja beneficiária; matrícula e frequência regulares para crianças e adolescentes com idade entre seis a 15 anos de idade, caso o beneficiário possua filhos. Além destes requisitos, serão priorizadas as famílias com menor poder aquisitivo; que possuam pessoas com deficiência; famílias que possuam o maior número de membros, prioritariamente, crianças, adolescentes e idosos; famílias que as mulheres sejam responsáveis pela subsistência do grupo. O pagamento do benefício será efetuado via cartão magnético, sendo vedado saque em espécie, com a possibilidade de utilizar o cartão no comércio local.

 

PESQUISA PARA PRESIDENTE 

 

REDUÇÃO DA VANTAGEM DE LULA ASSUSTA OPOSIÇÃO


 

Os mais céticos sempre ficam intrigados com o fato de o ex-corrupto Lula ser dado como praticamente eleito nas pesquisas, mesmo sem conseguir sair às ruas. As vantagens chegaram a superar 25 pontos. Mas, em 2022, subitamente, as pesquisas começaram a apresentar correções, os percentuais ficaram mais modestos, com súbita diminuição da vantagem. Pesquisa desta semana registrou queda de 5 pontos de Lula. Por isso distância entre eles, de 9 pontos, ligou o alarme de desastre na oposição.

 

O QUE HOUVE?

Nada aconteceu contra Lula ou em favor de Bolsonaro que justifique a redução de vantagem, o que deixa o meio político ainda mais intrigado.

TRANSPARÊNCIA

Certamente é mera coincidência a resolução 23.600/20, do TSE, que obriga institutos, desde 1º de janeiro, a expor as vísceras das pesquisas.

HOUVE EXCEÇÕES

Institutos como Paraná Pesquisa e Orbi passaram 2021 divulgando pesquisas com diferenças de 9 a 11 pontos entre esses candidatos.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.