Quarta, 19 de Janeiro de 2022
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do pesali 14 de janeiro de 2022

Chega mais a coluna sem papas na língua está show

14/01/2022 18h30
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do pesali 14 de janeiro de 2022

 

MERCADO MUNICIPAL DE LARANJEIRAS


O Mercado Municipal de Laranjeiras, um prédio secular, com suas portas no estilo árabe precisa urgente de uma reforma. O seu estado é deplorável pelos longos anos sem manutenção. O prefeito Juca falando a reportagem em meados de 2021 assegurou que os recursos já foram levantados, bastando somente vencer a burocracia para dar a ordem de serviço. Mas enquanto não se inicia a reforma manda limpar o prédio. Sexta-feira passada estivemos visitando o prédio e mesmo chegando gêneros alimentícios a sujeira tomava conta de todas as bancas e piso.

 

IGREJA MATRIZ DE LARANJEIRAS


A igreja Matriz de Laranjeiras é um dos mais belo templo católico do Brasil. Sua nave e altar mor enchem os olhos pelo seu valor artístico de um período rico nos detalhes. Templo mais frequentado pelos católicos da cidade na sua parte interna está bem preservado, já toda sua calçada que circunda a igreja está se deteriorando e em alguns pontos colocam em risco a vida de pessoas idosas. Na porta da Gruta tem uma elevação para matar “veio”. Uns 6 meses atrás falamos com o pároco e ele nos informou que já estaria providenciando as obras, mas até o fechamento desta edição nenhuma obra fora iniciada. A diocese é rica, todos sabemos, é dona de infinitos imóveis nas áreas mais valorizada de Aracaju e poderia se juntar aos fiéis de Laranjeiras e ajudar na execução das obras. Quando a comunidade for convocada ela participará com certeza como já aconteceu anos atrás na grande reforma do piso e bancos.

 

IGREJA MATRIZ II


A pavimentação de toda calçada é de laje de pedra calcária que de forma estranha começou a se desintegrar, sobrando pequenos pedaços soltos. Fenômeno estranho.

 

ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS


Sem grandes shows de cachês milionários Laranjeiras realizou seu XLVII Encontro Cultural com os verdadeiros artistas – os brincantes dos grupos folclóricos, ao que se propõe esse festival de cultura popular. Na Praça da Matriz artistas da terra fizeram vários shows. A Orquestra Cajuína fez um Tributo a Micareme levantando a plateia. Teve uma cantora de Aracaju que no seu show fez campanha para seu candidato em um momento, no mínimo inconveniente. No mais deu tudo certo e não se gastou milhões. 

 

JUCA O VENCEDOR


O prefeito Juca evoluiu e começou por vencer a si mesmo. O que antes era um sacrifício hoje é uma rotina a sua convivência com seu eleitorado. Avaliamos durante 20 dias o que pensam os seus adversários, os seus aliados, seus amigos e seus inimigos e a conclusão contundente é que Juca continua de lua de mel com o seu eleitorado. Seu comportamento diante do seu eleitorado e dos novos que estão chegando, aumenta sua capacidade de avaliar e se posicionar diante de diferentes situações. Ele tem passado confiança e as pessoas se encantam quando são citadas pelo nome pelo seu líder. O cabra adotou qualidades de alguns grandes políticos brasileiros. Ele sabe o nome de todo mundo. 

 

JUCA O VENCEDOR II


Concluímos também que para se fazer oposição a Juca não pode ser do meio convencional. Criticar sua administração de forma desleal já é um grande motivo para se tornar uma persona non grata, antipática, chata e vista a olho baixo. Quem passou pela prefeitura e não fez NADA está sem autoridade para falar. Quem passou pela prefeitura e fez muito menos que Juca está também impossibilitado de argumentar. O cara tem defeitos? Tem. A administração é um mar de rosas? Não. Mas Juca é o que existe de melhor no momento e está dando conta do recado.

 

JUCA O VENCEDOR III


Este ano, além das obras programadas o prefeito terá que se virar nos trinta para resolver casos pontuais a exemplo de recuperação de ruas na sede do município e resolver o problema da iluminação pública que desgasta qualquer administração. A cidade sem luz fica feia. Já no campo político, Juca se prepara para dar um show. Seus candidatos a deputado estadual e federal serão os mais votados em Laranjeiras. Repetirá a performance de eleições passadas. Juca administra e paralelamente faz política.

 

BARRA: O PROBLEMA DOS CONCURSADOS E MAL ATENDIMENTO

Quando alguém passa em concurso público deve estar consciente de que irá trabalhar para o público. O cliente pagador de salários de servidores públicos é o povo. Na Barra dos Coqueiros concursados que trabalham na área da saúde vem tratando o povo com desdém e atendem mal mesmo. O que a prefeitura pode fazer? Demitir. Estão em estado probatório e não estão se adaptando ao serviço, ao seu emprego. Não servem para a Barra e não servem para nosso povo. É melhor se livrar logo desse carma para que a cidade não tenha maus servidores e tenhamos que bancar quem não quer trabalhar. Existem outros casos também que não devem passar a mão na cabeça. O cara passa no concurso para ser servente de pedreiro e quer trabalhar como engenheiro. Isso não existe. É bom também que vereadores não atrapalhem querendo proteger futuro eleitor. Estou de olho!

 

SAÚDE BARRA

AVISO - VACINAÇÃO EM BARRA DOS COQUEIROS 

A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Saúde, informa que estará dando continuidade a aplicação dos imunizantes contra a COVID-19, para os grupos relacionados abaixo, na Clínica de Saúde da Família Santa Luzia, situada na Rua da A, n° 185, Conj. Hildete Falcão, até às 16h: 

 

PRIMEIRA DOSE:

• População de 12 anos e mais.

 

SEGUNDA DOSE:

• Aplicação da 2ª dose da Pfizer para quem tomou 1ª dose até 18 de novembro; 

• Aplicação da 2ª dose da Astrazeneca para quem tomou a 1ª dose até 18 de novembro; 

• Aplicação da 2ª dose da Coronavac 28 dias após ter tomado a 1ª dose. 

 

DOSE DE REFORÇO (Janssen): 

• Aplicação da dose de Reforço para as pessoas que tomaram a 1ª dose entre o dia 26 de junho a 7 de julho.

 

TERCEIRA DOSE:

•Aplicação da 3ª Dose de Reforço (estamos aplicando a Pfizer em todos) para pessoas de 18 anos e mais que tomaram a segunda dose até 13 de setembro. 

Dose de Reforço para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos dei dade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), deverá ser administrada a partir de 4 meses. 

São considerados alto grau de imunocomprometimento:

I - Imunodeficiência primária grave; 

II - Quimioterapia para câncer; 

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

IV - Pessoas vivendo com HIV/AIDS;

V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; 

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1); 

VII - Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; 

VIII - Pacientes em hemodiálise; 

IX - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

OBSERVAÇÕES:

• A vacinação acontecerá até durar o estoque, mas a medida que recebermos mais doses, daremos continuidade a aplicação; 

• Precisa apresentar cartão de vacina, comprovante de Residência, Cartão do SUS e Carteira de Identidade; 

• Mesmo recebendo as duas doses de vacina, o uso de máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento social são medidas importantes para a prevenção do coronavírus.

 

NOVOS AGENTES DE TRÂNSITO PARTICIPAM DE CURSO PRÁTICO


A Prefeitura de Barra dos Coqueiros participou na terça feira (11), da Blitz Educativa, realizada através do Batalhão de Polícia Rodoviária-BPRV, com a participação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte-Smtt/Barra e Secretaria Municipal de Defesa Civil. A ação foi desenvolvida na saída da cidade, ao lado do Pórtico e teve a finalidade de preparar os novos agentes, além de orientar os condutores na educação do trânsito. ''Nossa ação teve a finalidade de conversar com os condutores acerca dos riscos de beber e dirigir, já que bebida e direção é um dos principais motivos de acidentes com morte no Brasil. Infelizmente, apesar do risco da conduta, as pessoas insistem nesse tipo de prática. Quando o condutor bebe e dirige, ele potencializa o risco de se envolver num sinistro de trânsito e se lesionar ou lesionar um terceiro, principalmente quando esses terceiros são pedestres. É incrível o número de pedestres e de ciclistas que vêm sendo atropelados e quando o condutor é submetido ao teste de etilômetro é constatado que o mesmo estar alcoolizado, ou seja, se ele não tivesse feito ingestão de bebida alcoólica, certamente não teria se envolvido no sinistro, essa é a mensagem que estamos passando para os condutores. E aproveitando a oportunidade, junto com os novos agentes da Barra dos Coqueiros que estão em treinamentos, estamos trabalhando a importância da educação para o trânsito nesse processo”, destacou Lacerda Junior, Coordenador de Trânsito Detran/SE. 

 

NOVOS AGENTES DE TRÂNSITO...II


O Subtenente Maurício Madureira ressaltou a importância da ação: “O empenho do nosso Comandante Geral, que tem uma visão extraordinária e entende que a operação educativa contribui muito para a maturidade dos condutores, para que possam ter uma certa consciência e com isso tenham mais prudência. Essa parceria com a Smtt de Barra dos Coqueiros é muito salutar e nós que fazemos parte da segurança do estado, precisamos dar a nossa contribuição, não só a Barra dos Coqueiros, mas a todos os municípios, com isso quem ganha é a população e reduzindo o índice de acidentes, ganha toda a sociedade.”

 

NOVOS AGENTES DE TRÂNSITO...III


Para o Superintendente de Trânsito e Transporte de Barra dos Coqueiros, Rafael Carvalho, essa Blitz é também uma preparação para os novos agentes: “Cerca de nove alunos do curso de Agentes de Trânsito estão participando de suas formações e essa parte em que eles aprendem na prática é de suma importância, para adquirirem experiência na preparação dos mesmos. Creio que na próxima quinzena eles completaram as 240 horas exigidas no curso e tão logo estarão aptos para desenvolver as suas funções.”

 

RIACHUELO: UM ANO E PETINHO NÃO FEZ NADA

O prefeito da cidade de Riachuelo Petinho de João Grande completou um ano à frente da prefeitura e não tem feito nada. Nem os programas sociais que eram mantidos pela ex-prefeita Cândida leite tem regularidade na administração desse jovem vaidoso e despreparado. Pelo o andar da carruagem o riachuelense viverá mais três anos de baixo rendimento na coisa pública. Alguns programas que já são realidades em outras cidades a exemplo de Laranjeiras em Riachuelo não anda. Alguns já aprovado na Câmara de vereadores, mas a coisa não anda. Só empaca. O novo tempo não chegou e não vai chegar. Petinho faz uma administração medíocre.

 

RIACHUELO: UM ANO E PETINHO NÃO FEZ NADA II


O prefeito vai levando o povo no banho Maria, fazendo o básico, o feijãozinho com arroz. Não existem obras, não existem programas sociais para atender ao pobre. É um cara ausente e lhe foge o bom senso. Do tipo, eu e minha família estamos bem o resto que se lasque. Mas o povo é sempre sábio. Outubro está chegando e ele terá a primeira resposta. Estamos acompanhando.

 

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.