Quarta, 18 de Maio de 2022
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do pesali 03 de Dezembro de 2021

Sexta feira cheia de informação e entretenimento aqui na coluna do pesali.

03/12/2021 13h47 Atualizada há 5 meses
Por: a voz dos municípios Fonte: william pesali
Coluna do pesali 03 de Dezembro de 2021

 

RÉVEILLON E CARNAVAL CANCELADOS NA BARRA


O prefeito Alberto Macedo na reunião desta semana, com a sua equipe de comunicação e gerenciamento de crises, acompanhando milhares de seus colegas em todo Brasil, decidiu que a prefeitura não realizará o réveillon e o carnaval 2022. A decisão foi tomada atendendo o protocolo da maioria das cidades brasileiras na luta contra a Covid-19 e suas variantes. Pouco se sabe sobre a variante Ômicron.

 

LARANJEIRAS RIGOROSAMENTE EM DIA


Laranjeiras vem dando um exemplo aos outros municípios sergipanos no trato com o servidor público. Dia 26 de novembro pagou o mês e já pagou 90 por cento do décimo terceiro de todos os funcionários da prefeitura. Encerrará ano honrando seus compromissos.

 

JOVENS CATÓLICOS DE LARANJEIRAS


Jovens católicos de Laranjeiras serão consagrados ao Sagrado Coração de Jesus hoje, primeira sexta-feira do mês. Esse movimento é denominado de MEJ - Jovens ao Estilo de Jesus, sob a coordenação de Elisângela Pinto


 

CÂMARA DE SIRIRI RECEBE NOTA 10 EM TRANSPARÊNCIA


A Câmara de vereadores de Siriri foi uma das três que conseguiram nota 10 em transparência, Resultados das Últimas Avaliações dos Portais de​ Transparência realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Das prefeituras, dando bons exemplos a de Capela e Nossa Senhora de Lourdes.

 

ARACAJU NÃO FARA RÉVEILLON


Edvaldo ressaltou os “dados muito positivos de controle do vírus” em Aracaju e pontuou que a decisão de não realizar o evento na Orla no dia 31 de dezembro é, justamente, para assegurar que a cidade permaneça neste patamar.

 

LARANJEIRAS: VEREADOR ADRIANO É O ANIVERSARIANTE DA SEMANA

 O vereador Adriano de Carvalho aniversariante da semana, bombou nas redes sociais com homenagens feitas pelo seu eleitorado e amigos. Adriano faz por onde.  Exerce uma mandato com decência, é um homem de palavra e atencioso com as pessoas. Recebeu também os cumprimentos do seu amigo Juca, prefeito da cidade, correligionários de longas datas.

 

SENAC GLÓRIA ABRE VAGAS DE RÁDIO E TV E OUTROS CURSOS


O Centro de Educação Profissional do Senac em Nossa Senhora da Glória está com turmas abertas para cursos de diversas áreas, dentre eles um que foi uma solicitação dos moradores da cidade: o curso técnico em Rádio e TV. Para atender a esta demanda, o Senac construiu e equipou dois modernos estúdios de rádio e de televisão na maior unidade pedagógica do sertão sergipano. 

 

MALANDRAGEM PETROBRAS


A Petrobras fez o que se esperava: reduziu em apenas alguns centavos o preço da gasolina, apesar da queda de 11% no mercado internacional. Afinal, a prioridade da estatal é o lucro. Sacanagem...

 

ÔMICRON: 7 SINTOMAS ASSOCIADOS À NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS

A seguir, confira a lista dos sintomas já associados com a variante Ômicron:

Tosse seca, dependendo do caso; Febre; Suores noturnos; Dores musculares; Cansaço; Garganta "arranhando"; Pulsação alta, dependendo do caso.

Vale explicar que apresentar alguns destes sintomas não confirma um quadro de infecção pela nova variante. Isso só poderá ser comprovado por uma análise de sequenciamento genômico e esses sintomas podem ser, facilmente, confundidos com o de uma gripe.

 

ÔMICRON: O QUE SE SABE ?

Para Eric Feigl-Ding, epidemiologista e economista de saúde, "não sabemos o suficiente sobre a gravidade [da nova variante da covid-19] ainda. E a 'observação clínica' é apenas anedótica — não sistemática —, é anti-epidemiologia e não é baseada em evidências. Vamos esperar pelos dados de gravidade".

 

OS MILITARES VOTAM COM QUEM?

Os militares estão divididos para as eleições de 2022. Boa parte dos praças, oficiais e oficiais-generais segue disposto a apoiar o presidente Jair Bolsonaro e dar seu voto a ele. Mas outra parcela considerável das Forças Armadas, da ativa e da reserva, prefere um candidato da terceira via – e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) larga na frente nessa preferência. Apenas uma parcela pequena pode vir a apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

LARANJEIRAS: VEREADOR WAGNER AMARELO VISITA TRANSBALA

O vereador Wagner Castro, o Amarelo, fez visita a Transportadora Transbala uma que mais gera emprego em Laranjeiras e foi recebido pelo empresário Emanuel Leite o Pepa de Bala.  Conversaram sobre empreendedorismo na escala dos micros e pequenos empresários. Pepa lembrou a cidade de Itabaianinha onde pequenos negócios na área de costura gera empregos e renda e Laranjeiras podia copiar. Wagner também como conhecedor, acrescentou que em Itabaianinha mais de 3 mil famílias estão inseridas nas pequenas empresas no ramo de confecção. 

 

DESEMPREGO CAI E FICA ABAIXO DOS 13 POR CENTO

Os indicadores do mercado de trabalho divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho e Previdência voltaram a mostrar melhorias, mas também permitem ver os enormes desafios para que o Brasil finalmente vença o grande mal socioeconômico do desemprego. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho, que vem registrando saldo positivo em todos os meses de 2021, fechou outubro com 253 mil novas vagas com carteira assinada, chegando a 2,646 milhões no acumulado de 2021. Já o desemprego medido pelo IBGE na Pnad Contínua caiu para 12,6% no terceiro trimestre deste ano – é a primeira vez desde abril de 2020 que o índice fica abaixo dos 13%.

 

MARCOS FRANCO (MDB) TEM SIDO LEMBRADO PARA SER VICE EM UMA CHAPA DO GOVERNO


O empresário e ex-deputado Estadual Marcos Franco, tem sido lembrado na alta cúpula do governo para ser companheiro de chapa do candidato a governador nas próximas eleições de 2022. Lógico que ter o seu nome lembrado alegra a qualquer um, mas no momento Marcos será apenas eleitor e trabalhará na eleição de alguns amigos.

 

BARRA: PREFEITURA CONVOCA MAIS CONCURSADOS


A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, convoca mais 107 aprovados no Concurso Público, distribuídos nos cargos de Professor de Educação Básica, nas áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educação Física, História e Matemática, além de convocações para Motorista de Transporte Escolar, Monitor de Transporte Escolar, Cuidador Escolar, Auxiliar de Creche e Salva-Vidas.

Essa é a quarta convocação de candidatos aprovados no certame, anteriormente haviam sido convocados 156 aprovados, com esta convocação somam a quantidade de 263 aprovados convocados.

 

BARRA: PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE LIMPEZA DE PRAIA E PLANTIO DE ÁRVORES


A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, em parceria com o grupo Ilha Bela e com o apoio da Via Norte, Secretaria Especial da Atalaia Nova, Defesa Social, Comunicação, Educação, realizou uma bela ação de limpeza da Praia Atalaia Nova e plantio de mudas de árvores. A ação foi uma solicitação da comunidade através do grupo "Ilha mais Bela" e que envolveu toda população.

 

BARRA: PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE LIMPEZA DE PRAIA... II


O Secretário de Meio Ambiente, Edson Aparecido, agradeceu a participação da comunidade e ressaltou a importância da ação: "Já realizamos esse tipo de ação em outras localidades do nosso município, essa limpeza da praia em parceria com a comunidade é muito importante, pois quando a população participa, também conserva, mantêm e protege"

Esse sempre foi um desejo da comunidade do litoral, fazer esse mutirão de limpeza porque é importante a população se envolver na preservação do meio ambiente. Nós procuramos a Secretaria de Meio Ambiente e fomos muito bem acolhidos, demos as mãos e o resultado está sendo maravilhoso. A população está muito engajada e feliz de vê nossa Barra dos Coqueiros mais linda e melhor de se viver." Relatou Hebert Pereira, representante da comunidade.

 

CCJ APROVA MENDONÇA E APEQUENA ALCOLUMBRE


Teve o significado de uma derrota humilhante de Davi Alcolumbre (DEM-AP) a aprovação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF) por 18×9 votos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguida dos 47×32 no plenário do Senado. Sem votos para rejeitar a indicação do presidente Jair Bolsonaro, o senador do Amapá apelou para o poder que restava: a pauta da comissão. E tentou vencer pelo cansaço por 140 dias. No fim, a própria CCJ o derrotou.

 

DEMORA AJUDOU


A demora jogou contra Alcolumbre e os que torciam pela rejeição. Hábil e educado, o futuro ministro do STF teve mais tempo para se articular.

 

UPGRADE NO TELHADO


Quase 5 meses de espera permitiram a Mendonça ampliar apoio dos senadores. Pôde até fazer implante de cabelos e vê-los crescer.

 

RESULTADO ESPERADO


O voto é secreto, mas, além de Alcolumbre, quase toda oposição da CPI da Pandemia integra a CCJ, onde governistas são maioria.

 

MAGISTRADO MALTRATADO


Na composição do STF, nenhum dos ministros passou tanto tempo quanto Mendonça esperando sua sabatina na CCJ do Senado.

 

LARANJEIRAS: QUITAR DÉBITOS DO IPTU E ISS


A Prefeitura de Laranjeiras está concedendo benefícios com redução de 95% de multas e juros, para os contribuintes que quitarem seus débitos de IPTU e ISS até o próximo dia 31 de dezembro. O pagamento deve ser feito à vista e os débitos devem ter sido constituídos até 31 de outubro deste ano.

Quem tiver interesse em negociar os débitos com a Prefeitura, devem se dirigir ao setor de tributos até 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.