Quarta, 14 de Abril de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali 12 de março de 2021

a famosa coluna do Pesali chegou, vamos conferir!

12/03/2021 18h12 Atualizada há 1 mês
367
Por: Redação Fonte: william pesali
Coluna do Pesali 12 de março de 2021

NOVO ‘MORO’ PODE SURGIR

A via sacra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Justiça não acabou com o habes corpus concedido pelo ministro do STF Edson Fachin.

Caso a Justiça do Distrito Federal acolha as denúncias do MPF e as provas da Lava Jato, tudo recomeça e pode surgir um ‘novo Sérgio Moro’ em Brasília, independentemente dos rumos do processo, no que concerne à popularidade que um juiz federal da primeira instância poderá obter com os holofotes sobre suas decisões.

Lula ganhará tempo no Judiciário, e pelos conhecidos trâmites, há chance de se candidatar a presidente da República ano que vem como Ficha Limpa. Houve anulação dos atos processuais de quatro ações, mas não das provas obtidas pela Operação Lava Jato. 

NOVO ‘MORO’ PODE SURGIR II

Agora, a decisão de acolher ou não as provas estará com a Justiça Federal do DF. Se os processos forem retomados, há dois cenários para Lula: corre o risco de ser condenado novamente, e em primeira e ou segunda instância; ou de ser absolvido. Até saírem as sentenças, o País ferverá no caldeirão político.

Sérgio Moro fica ofuscado com a decisão de Fachin – a PGR vai recorrer e o plenário do STF ainda vai julgar o HC, mas dificilmente mudará a decisão do ministro.

A segunda-feira foi quente no âmbito político também. No mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro fala em “Meu Exército” – sobre não dar ordem para a Força militar determinar toque de recolher – Ciro Gomes (PDT) voltou a atacar o PT e o STF inocenta Lula e o joga na corrida eleitoral. 

A ex-presidente criticou Ciro em nome do PT e do padrinho político: “É vergonhoso e lamentável. Ciro parece querer ser uma variante de Bolsonaro e, para isso, ataca a mim, a Lula e ao PT. O discurso de ódio é igual”.

ESCOLTA REFORÇADA

Os quatro agentes da Polícia Federal que escoltam Lula, por lei, receberam alerta de redobrar a atenção com sua segurança nas ruas. O Instituto Lula pode pagar mais escolta. Deu na coluna do Mazzini.

COVID-19 E VACINAS SPUTNIK

Cronograma prevê 400 mil doses em abril, 2 milhões em maio e 7,6 milhões em junho. Atual contrato ainda não trata de produção nacional em parceria com a União Química.

O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya.

A vacina ainda não tem autorização para uso no Brasil. Os desenvolvedores firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química.

“Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário" - Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde

 

RISCO EXISTE

As canetadas do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiram a anulação das decisões contra o ex-presidente Lula – e sua volta ao jogo eleitoral – atingiram indiretamente vários inocentes. As mais óbvias vítimas dessas balas perdidas são a segurança jurídica, a credibilidade do Judiciário e o combate à corrupção. Mas tem algo muito mais tangível. O seu bolso será atingido.
O risco Lula é a cereja do bolo de um momento de enorme instabilidade econômica no Brasil.

RISCO EXISTE II

Reportagem de Vandré Kramer expõe o diagnóstico da situação.
Dentre vários especialistas ouvidos, Celson Plácido, diretor de investimentos da Warren, aponta que o maior problema não é a entrada do ex-presidente no cenário eleitoral.
“Como o investidor estrangeiro vai entender que alguém foi condenado em três instâncias, por juízes diferentes, e aí vem um ministro do STF e anula tudo? Tinha de ser debatido em plenário. Se isso espanta o brasileiro, imagine lá fora”, disse Plácido à Gazeta do Povo.

 

CAMPEÃ

A estudante sergipana, Juliana Figueira, do Colégio Master, conquistou o primeiro lugar no Worldwide Junior Chess Festival, na categoria U11w (sub-11 feminino). Juliana venceu os torneios Leste, Centro e Oeste da competição, que contou com 70 jogadores de 15 países diferentes. A jovem pratica o esporte há cerca de quatro anos e já possui diversos outros títulos em competições nacionais e internacionais, além de ser Mestre Nacional, campeã brasileira de Xadrez Escolar e campeã sergipana feminina!

 

JUCA VISITA SALINAS E JAPUI E ANUNCIA OBRAS/LARANJEIRAS

O prefeito Juca de Bala visitou duas localidades da cidade:  Salinas I na sede e o Japuí II, no bairro Pedra Branca. Durante a visita, juntamente com as equipes de planejamento, obras e infraestrutura, puderam ver de perto a situação dessas duas comunidades e conversaram com seus moradores. As reivindicações são antigas: falta drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação, o básico para o cidadão viver com dignidade.

Até meados de abril a ordem de serviço será dada para que as construtoras iniciem as obras de muito tempo esperada. As obras serão de pavimentação e saneamento básico (drenagem e esgotamento) nas duas comunidades.

 

NEGOCIAÇÃO/LARANJEIRAS

O prefeito Juca de Bala analisa todas as propostas das instituições bancárias para resolver, através de um empréstimo, o pagamento dos salários de dezembro e do 13º de 2020, dívida deixada pelo fazendeiro e ex-prefeito Paulão da Varzinhas.

Juca disse que como gestor tem a responsabilidade de definir a melhor proposta, que esteja dentro da capacidade de pagamento do município, sem comprometer os serviços essenciais. “Estamos analisando, com cautela, até porque enfrentamos um momento de grave crise econômica. Para as instituições bancárias, o que vale é a condição financeira da gestão e a garantia de que receberá pelo valor emprestado”.

 

ALFINETADA/LARANJEIRAS

Juca alfineta a angustiada oposição: Nenhum banco precisa de padrinho político, principalmente aqueles que gostam de falar mais e trabalhar menos. E para os servidores deixo aqui minha mensagem: vamos vencer novamente essa batalha. Já paguei salário atrasado da gestão de Ione Sobral quando assumi a Prefeitura em janeiro de 2013. E não será dessa vez que deixaremos os servidores na mão, e em breve sentaremos com o Sindicato para apresentar uma proposta concreta para o pagamento desse débito.

 

Vereadores de Laranjeiras e a COVID-19

Os vereadores destacaram na sessão de quinta-feira, 11, o aumento do número de casos de COVID-19, o alto índice de mortes nessa segunda onda da pandemia e o colapso no sistema de saúde. Diante dos fatos, os representantes do legislativo municipal pediram a colaboração de toda a população, já que muitos ignoram as medidas sanitárias e não respeitam os decretos do Município e do Estado.

 “A situação é caótica e as pessoas precisam ter consciência da gravidade da pandemia. A segunda onda de infecção do coronavírus está sendo pior do que a primeira, mas as pessoas não querem entender isso. É preciso ficar em casa, usar a máscara se for sair em caso de extrema necessidade, higienizar as mãos com frequência e, principalmente, evitar aglomerações. Se essas medidas não forem adotadas, não teremos como conter esse vírus tão danoso”, explicou o vereador José Carlos Sizino Franco (JJ).

 

Vereadores de Laranjeiras II e a COVID-19

O discurso do vereador JJ foi reiterado por todos os vereadores, que destacaram ainda que o município vem adotando medidas de contenção, mas é preciso intensificar a fiscalização em pontos comerciais e na feira, tendo em vista que a população vem descumprindo os decretos já estabelecidos. “A Prefeitura e o Comitê de Combate à COVID vem atuando no enfrentamento ao vírus, mas a população insiste em aglomerar e descumprir tudo. Por isso é importante ter mais rigor na fiscalização. A todo momento, vemos gente sem máscara, pontos comerciais, ambulantes e feirantes sem adotar as medidas sanitárias. É muito preocupante”, disse a vereadora Cida de Jânio.

 

Vereadores de Laranjeiras III e a COVID-19

Como medida para conter a disseminação do coronavírus, o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano do Santos, adotou algumas ações, como a restrição de visitantes à sede do legislativo, redução no horário de expediente dos servidores e realização de sessões ordinárias de forma remota para os vereadores que desejarem. “Os vereadores estão fazendo a sua parte. Portanto, o nosso desejo é que a população entenda a necessidade de colaborar”, frisou Luciano dos Santos.

 

VACINAÇÃO /BARRA

A prefeitura de Barra dos Coqueiros segue rigorosamente os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde com relação ao combate a Covid-19 e no andamento da vacinação. O cronograma de vacinação é nacional e tem sido seguido por critério de idade.

 

VACINAÇÃO II /BARRA

Dessa maneira, o plano definido pelo Ministério da Saúde possui quatro grupos prioritários. A primeira fase foi formada pelos profissionais da saúde, pessoas acima de 75 anos e indígenas. A segunda fase é destinada para as pessoas entre 60 e 74 anos.

VACINAÇÃO III/BARRA

A terceira fase é para as pessoas com mais de 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, renal, cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

 

VACINAÇÃO IV/BARRA

O prefeito Alberto Macedo já tem a autorização da câmara para comprar as vacinas, concessão antes exclusiva do governo federal, na verdade o grande pagador, a prefeitura fará aquisição direta. Dai, provavelmente consiga ultrapassar o calendário oficial e ter seu cronograma avançado.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ DILIGÊNCIAS

O Comitê de Combate e Prevenção ao COVID-19, tem feito diligencias com ações informativas e de fiscalização coercitiva em toda da Barra dos Coqueiros.

As equipes da Vigilância Sanitária e Defesa Social, ao lado do Presidente do Comitê, realizou durante toda a semana, notificações aos estabelecimentos que estão com restrições de funcionamento aos finais de semana, dias 13 e 14  a exemplo de academias, salões de beleza, barbearias, bares e restaurante. Uma grande operação será realizada nessa sexta-feira, para notificar condomínios horizontais e verticais sobre as limitações de uso em piscinas, academia e no caso de desporto, da proibição de atividades coletivas, além das proibições do uso do clube social, que perdurarão até o dia 21 de março.

Ademais, em razão de flagrantes pontuais em alguns bares e restaurantes da Praia da Costa, ocorrido no dia 07 de março, ultimo, que estavam fazendo atendimento ao público, as associações desses empreendimentos solicitaram reunião com o Comitê de Combate e Prevenção ao Covid 19, para que melhor orientasse sobre o que é permitido e o que está temporariamente suspenso.

 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ DILIGENCIAS II

O Comitê de Combate e Prevenção ao Covid-19, ressalta a necessária aplicação de tais medidas por força da crescente alta de contaminação, alta de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI’s e da disseminação das novas variantes de estirpes do vírus.

EDUCAÇÃO CRIA CONSELHO DO FUNDEB/BARRA

O secretário municipal de Educação, José Marques, entregou na última quinta-feira, 11, a Câmara de Vereadores de Barra dos Coqueiros,  projeto de lei que viabiliza a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS/ FUNDEB.

 

EDUCAÇÃO CRIA CONSELHO DO FUNDEB II/BARRA

“A constituição do Conselho, em observância com a nova lei do Fundeb [Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020], será composto por representantes dos órgãos que fazem parte da Secretaria de Educação, da administração pública municipal, de entidades do terceiro setor [da educação], representantes de funcionários das escolas e de pais de alunos. Pode-se dizer que é um Conselho democrático e que dará transparência a forma como serão feitos os investimentos oriundos do Fundeb”, explicou o secretário, José Marques.

A regulamentação do novo Fundeb garante a ampliação dos recursos destinados para o investimento na educação básica pública, sendo manutenção de escolas e creches, investimento igualitário por aluno e ajuda no pagamento do salário de professores.

PREFEITURA INTERDITA TORRE DA OPERADORA OI / BARRA

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através das Secretarias de Meio Ambiente, Defesa Social, Obras, Comunicação e Defesa Civil estiveram na Atalaia Nova, para interditar a torre de concreto que é de responsabilidade da operadora Oi. A ação de interdição está abalizada nos laudos técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil do Estado.

Edson Aparecido, Secretário de Meio ambiente, observou a gravidade e comentou: “Essa área tem que ser desmobilizada o quanto antes, o município está fazendo a parte dele que é isolar a área, mas isso não é suficiente. A empresa detentora desse espaço, dessa torre, tem que se mobilizar, não pode permanecer essa situação, estamos vendo ferragens aparentes, quebras de placas, tememos alguma fatalidade, alguém perder a vida, vamos procurar os mecanismos possíveis do município, mobilizar junto ao ministério público estadual uma solução para elucidar esse problema o quanto antes. ”

Na última reunião realizada pelos representantes da Anatel, Vivo e Oi, ficou definido que a competência de resolver o problema é da Oi, entretanto, até o momento nada foi resolvido.

 

VACINA /SÃO CRISTOVÃO

A secretaria de Saúde de São Cristóvão recebeu um novo lote de 250 vacinas que estão destinadas aos idosos de 76 e 77 anos de idade. Essas doses ainda fazem parte da Etapa 2 de Imunização, que tem vacinado os idosos de São Cristóvão em domicílio.

A vacinação está organizada por territórios, vacinando a população prioritária de acordo com o cronograma das equipes de saúde.  Os idosos não precisam realizar cadastro nas Unidades de Saúde, a não ser que sejam novos residentes da cidade, ou ainda não possuam cadastro na UBS. Nestes casos, os familiares devem ir à Unidade mais próxima para efetuar o cadastro do idoso.

 

VACINA II /SÃO CRISTOVÃO

Foram recebidas 1432 doses para a vacinação dos idosos, destas, já foram utilizadas até o momento um total de 1057 vacinas na Etapa que compreende os idosos. A vacinação segue acontecendo dentro da Etapa 2, que engloba todos os idosos de 60 anos ou mais. No entanto, como as vacinas estão sendo liberadas de forma fracionada pela Secretaria de Estado da Saúde, a vacinação acontece por faixas etárias, priorizando os que tem maior idade primeiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 19h50 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 32°

29° Sensação
17 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio