Quarta, 19 de Janeiro de 2022
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do pesali 26 de junho de 2021

Chega mais a coluna do pesali está bombando!

26/11/2021 13h40 Atualizada há 2 meses
Por: a voz dos municípios Fonte: william pesali
Coluna do pesali 26 de junho de 2021

 

AIRTON MARTINS ENTRA EM RITMO DE PRÉ-CAMPANHA


Novembro indo embora e estamos há quase 10 meses para as eleições 2022 e o ex-prefeito Airton Martins se articula para viabilizar uma futura candidatura a Deputado Federal.

Analisemos portanto quais benefícios isso traria para a Barra dos Coqueiros? Não somente a Barra dos Coqueiros ganharia com uma vitória de Airton e sim toda a região do litoral Norte. Airton Deputado Federal seria a maior força para o desenvolvimento de várias cidades do litoral Norte até o Baixo São Francisco o que alavancaria o turismo e a economia da região.

 

AIRTON MARTINS ENTRA EM RITMO DE PRÉ-CAMPANHA II

Uma bandeira levantada pelo ex-prefeito da Barra é a construção da segunda Ponte ligando Aracaju a Barra dos Coqueiros. Essa obra para sair do papel é preciso que a região tenha força política e um parlamentar focado em desenvolver a região. Esse compromisso Airton Martins tem. Outras obras estruturantes estão na mira do ex-prefeito a exemplo do elevado da rótula do acesso da cidade de Barra dos Coqueiros. Com relação a segunda ponte o benefício se estende as demais regiões onde serão interligadas ao litoral Norte. Isso significa que todos sairão ganhando. 

 

AIRTON MARTINS ENTRA EM RITMO DE PRÉ-CAMPANHA III

Na Barra dos Coqueiros onde Airton é muito querido e recebe o carinho das pessoas por toda cidade, é acessível, corresponde as gentilezas com gentileza, sem dúvida alguma sendo candidato a deputado Federal terá uma votação expressiva, mas como o nosso leitorado é pequeno Airton tem se virado nos 30 visitando lideranças por todo estado. Na grande Aracaju como conhecem o seu trabalho, há uma perspectiva de boa votação. 

 

AGENTES DE TRÂNSITO TOMAM POSSE/BARRA


A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Administração, deu posse para mais dez candidatos aprovados e nomeados no último Concurso Público do Município. Desta vez, os empossados foram os candidatos convocados para o cargo de Agente de Trânsito. “A Barra dos Coqueiros está em constante desenvolvimento, e é de fundamental importância a presença dos agentes [de trânsito] para que possamos melhorar a mobilidade urbana do município. E é com imensa satisfação que dei posse para esses dez agentes. Futuramente teremos a necessidade de nomear mais profissionais para este cargo [de Agente de Trânsito] e assim deixar a nossa população cada vez mais assistida pelo Poder Público Municipal”, destacou o prefeito Alberto.

 

NA BARRA UM TELEFONE PARA COBRAR SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA


Tornar a Barra dos Coqueiros a cidade mais iluminada de Sergipe é a preocupação da Prefeitura Municipal. Por isso, a gestão criou o serviço de manutenção da iluminação pública. Para enviar uma reclamação sobre algum problema na iluminação, como por exemplo, luz do poste apagada, rua mal iluminada e outras questões é só mandar mensagem para o (79) 3023-3033. Esse número de whatsapp será um elo entre a população e a Prefeitura de Barra dos Coqueiros. Essa é mais uma ação do Projeto Barra Mais Iluminada. Em caso de dúvida é só escrever um texto e encaminhar para o (79) 3023-3033. Vamos juntos tornar a Barra um lugar ainda melhor de se viver.

 

68 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BARRA DOS COQUEIROS


Nunca o aniversário da cidade foi tão comemorado como foi este ano. Dezenas de atrações, eventos culturais, religiosos e recreativos. Veja os registros da equipe de comunicação da Prefeitura:

 

BARRA: SEMINÁRIO FOI UM MARCO HISTÓRICO


Em comemoração aos 68 anos de Emancipação Política de Barra dos Coqueiros, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Centro de Estudos e Integração Cultural - CEIC -, realizou na quarta-feira, 24 , o I Simpósio de História da Barra com o tema: “Você Conhece o Hino de Barra dos Coqueiros?”. O evento aconteceu na Escola Municipal Delzuita da Costa Dantas Santos, e contou com palestras ministradas por historiadores e pesquisadores da história sergipana. O prefeito Alberto Macedo, o secretário adjunto de Turismo de Barra, Fred Teles, o secretário Municipal de Educação, José Marques, historiadores, professores e pessoas envolvidas na cultura da Barra dos Coqueiros participaram do Simpósio.

 

BARRA: SEMINÁRIO FOI ... II


Depois da abertura feita pelo prefeito Alberto Macedo o palestrante professor msc. Fred Teles, historiador e antropólogo, fez a introdução do Seminário e seus elementos contextuais. Fred é adjunto da Secretaria de Turismo da Barra e tem comprometimento com a cultura e a história da cidade. O cara vive isso no seu dia a dia. 

 

BARRA: SEMINÁRIO FOI...III


Na sequencia o palestrante subtenente Acrísio (Corpo Musical da PM/SE) desenvolveu suas argumentações em torno da música e suas influências no contexto sociocultural. Como homem do interior e apaixonado pela música fez um pequeno relato desde homem primitivo ao surgimento da estética na música. Estava também nas discursões os símbolos e suas representações nos processos de comunicação e importância dos hinos nas instituições. Começou cantando e no meio declamou a letra do Hino da Policia Militar do Estado de Sergipe. Homem da música que domina seu sax tenor nas suas lides com uma didática acessível que encantou aos presentes.

 

BARRA: SEMINÁRIO FOI ...IV

Com tempo dosado e a qualidade dos palestrantes manteve o ambiente interessantes. O Doutor em Educação e Pesquisador Elias Souza dos Santos seguiu com o tema alguns aspectos da história do hinário escolar sergipano. Para os presentes foi uma aula de história da música sergipana e deixou claro que estivemos na vanguarda ao publicar em 1913 um livro com letras dos hinos de cidades sergipanas. Citou nomes como Manoel Baienses, letrista famoso de Laranjeiras e criador de hinos.

 

BARRA: SEMINÁRIO FOI ...V


A Palestra da professora Olga Andrade, doutora em educação e pesquisadora do Hinário sergipano foi bem ilustrativa e didática. Tem um grande patrimônio histórico armazenado ao longo dos anos. Generosamente fez entrega para a prefeitura, de um considerável acervo de trabalhos sobre hinos escolares realizados por ela e outros pesquisadores. Foi uma ótima palestra.

 

BARRA: SEMINÁRIO FOI ...VI


O jornalista e advogado José Carlos Montalvão, morador há 30 anos do bairro Atalaia Nova, falou como um entusiasta da história de Barra dos Coqueiros e depois de breve relato sobre o antigo povoado Porto Grande e a visita do Imperador D. Pedro II a Barra dos Coqueiros, cobrou a implantação da Filarmônica da Barra para que possa executar o hino da cidade que em futuro próximo seja oficializado algum existente ou um novo, seguindo a realidade de hoje.

 

BARRA: SEMINÁRIO FOI ...VII


O professor Marques, Secretário de Educação de Barra dos Coqueiros falou como gestor e conhecedor da história de sua cidade se colocando à disposição para a ampliação de novos debates sobre o tema. Já a palestrante Professora e Historiadora Marina Lícia fez uma análise do Hino de Santa Luzia e a sua Importância para os barracoqueirenses como uma referência local. 

LARANJEIRAS

JUCA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA JUNTA DO SERVIÇO MILITAR DE LARANJEIRAS

O prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca) tomou posse na manhã desta sexta-feira, 26, como presidente da Junta do Serviço Militar 035, do município de Laranjeiras. A solenidade aconteceu na sede administrativa do 28º Batalhão de Caçadores em Aracaju, com a presença do 1º Tenente Josenildo Cardoso Cavalcante, delegado da PRM 06/003 Aracaju e do Secretário da Junta Militar de Laranjeiras, Acrísio Filho. O 1º Tenente Cardoso destacou a importância da Junta do Serviço Militar para os jovens de Laranjeiras. “É muito importante o serviço que a Junta realiza em Laranjeiras. Por isso, os jovens da cidade não precisam se deslocar até Aracaju para fazer o alistamento e outros serviços. Dessa maneira, todos cumprem o seu dever com a Pátria”, destacou o militar.

O prefeito fez o juramento, leu, assinou o termo de posse e se comprometeu a contribuir sempre com a melhoria das instalações e da manutenção dos serviços. “Reconheço a importância dos serviços que a nossa Junta Militar oferece aos jovens e, por isso, vamos melhorar a estrutura do espaço, no que for possível, além do pleno funcionamento das atividades. Como disse o 1º Tenente Cardoso, os nossos jovens não devem e não precisam ir até Aracaju para se alistarem”, frisou Juca.

ASCOM PML

 

NÓS AVISAMOS! / LARANJEIRAS


Na pré-campanha de 2020 passamos 2 anos avisando que não fosse na conversa de empregos imediatos na prefeitura. A cidade em 2021 estaria em situação difícil e que se prolongaria até 2022. Com a entrada em funcionamento da antiga fábrica da Fafen, este ano, as coisas vão voltar à normalidade em 2023. O Juca tem agido da forma correta. Deixou a folha numa linha de segurança, a qual pode mantê-la em dia. Seus compromissos de 2021 com os servidores serão quitados este ano. Ele vai completar 12 meses como prefeito e pagará somente este ano 14 folhas de pagamentos. Para complicar tem os precatórios que foram gerados lá atrás e caiu no colo dele essa bomba chiando. Com a renda do IPTU de 2022 ele vai pagar a folha deixada pela administração passada.

 

ELEIÇÕES 2022 /LARANJEIRAS


Pelo o andar da carruagem algumas feridas serão feitas ou abertas no âmago dos políticos na campanha de 2022. Eu recomendaria que lessem o livro 48 LEIS DO PODER, primeiro livro do autor norte-americano Robert Greene, e coautoria de Joost Elffers. Fica mais fácil de compreender a natureza do homem e do poder e como nele permanecer por mais tempo.

 

ILUMINAÇÃO/ NOTA DO CAMPUS LARANJEIRAS


O Campus Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe esclarece que a iluminação pública, externa ao prédio do campus, é de responsabilidade da administração pública municipal. Assim sendo, e entendendo a importância desta para a segurança de alunos e servidores da instituição, bem como de toda a sociedade, o Campus emitiu dois ofícios ao prefeito de Laranjeiras solicitando providências para a resolução da iluminação no entorno do prédio: uma em dois de março de 2020, e outra há três semanas, em 4 de novembro de 2021. Por fim, a UFS Campus de Laranjeiras reitera a solicitação de apoio junto à prefeitura para a resolução desta problemática.

Atenciosamente, Assessoria de Comunicação.

 

RIACHUELO: VEREADORES HOMENAGEIAM PERSONALIDADES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, a Câmara Municipal de Riachuelo realizou a 2ª Sessão Solene de 2021, na noite da última terça-feira, 23. Com o propósito de homenagear cidadãos riachuelenses que contribuíram com a valorização da cultura afro-brasileira, os vereadores receberam, no plenário, diversas personalidades do Município. De acordo com o vereador Marcondes Hipólito (PDT), essa é a oportunidade do parlamento valorizar a cultura afro, além de intensificar a importância da mesma. “Não poderíamos deixar passar em branco uma data tão importante, essa é a oportunidade que nós temos de valorizar aqueles que nos fizeram povo, porque se não fosse vocês, nós não estaríamos aqui. Convidamos todos vocês, hoje, para dizer que estamos abertos à diálogos”, disse ele.

 

COM ELEIÇÃO ANTECIPADA, FELIPE SOBRAL É REELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE ITAPORANGA D’ AJUDA

Em uma eleição para a mesa diretora antecipada, o presidente da Câmara Municipal de Itaporanga D’Ajuda, Felipe Sobral (PP), foi reeleito para o biênio 2023-2024. O parlamentar foi ao pleito, nesta terça-feira, 23, com chapa única e obteve 11 votos. A nova eleição aconteceu com chapa única, e o atual presidente, Felipe Sobral (PP). Ao seu lado, na mesa, ficaram: Renato Nascimento (SD) vice-presidente, Ivan Luciano (MDB), 1º secretário, e Elder Sobral Júnior (Republicanos), 2º Secretário. A chapa eleita recebeu um total de 11 votos a favor, uma abstenção (Vanessa esposa do professor Humberto). O vereador Guilherme Mandarino se retirou da sessão.

A eleição da mesa diretora para o biênio 2023/2024, foi realizada no plenário Raimundo Araújo – Foto: Afrânio Evaristo/ascom

Em sua fala, o presidente reeleito da Casa Legislativa destacou o sentimento de gratidão com o resultado da eleição. “É um sentimento de gratidão! Fui escolhido por 11 pares da Casa Legislativa para reconduzir a presidência de uma instituição tão honrada. Estou muito feliz com essa conquista, que foi construída dentro do grupo, pois uma andorinha só não faz verão, e um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, e um sonho que é sonhado junto se torna realidade”, ressaltou.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.