Terça, 30 de Novembro de 2021
79 99979-2283
Geral Sergipe

Agiliza Sergipe: Jucese capacita servidores municipais em nova fase de treinamento

Agentes dos setores de Tributos, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente recebem capacitação para implantação e acompanhamento do Portal Agiliza Sergipe.

25/11/2021 13h55
Por: a voz dos municípios Fonte: Secom Sergipe

A redução da burocracia na abertura de novas empresas vem sendo o foco da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), que tem computado um dos melhores tempos de registro no ranking nacional. Após a realização dos seis workshops do projeto “Desburocratiza Sergipe”, apoiado pelo Sebrae/SE, a autarquia seguiu com o treinamento online para os servidores municipais.

Nesta nova fase, a situação de cada município é analisada mediante a consultoria da legislação local. O analista de implantação faz um levantamento individual dos setores de Tributos, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente para identificar as dificuldades de cada órgão na utilização da plataforma integradora. 

Segundo o presidente da Jucese, Marco Freitas, cada constituição precisa ser analisada de acordo com o tipo de atividade a ser exercida no local. “Para garantir que empresas de baixo risco sejam abertas sem passar pela mesma burocracia das empresas de alto risco, os servidores estão aprendendo como automatizar os processos. Dessa forma, o empresário, dono de um estabelecimento de baixo risco, não precisará esperar dias para iniciar o funcionamento”, ressaltou Freitas.

Menos burocracia, mais agilidade

No município de Simão Dias, a Secretaria de Finanças, em parceria com a Secretaria de Controle Interno, introduziu os avanços por meio da integração com os sistemas da Junta Comercial. “O caminho da desburocratização processual é a melhor opção para fortalecer a economia local. Esse projeto, desenvolvido pelo Governo de Sergipe através da autarquia, tem facilitado o trabalho dos servidores e a vida dos empresários simãodienses”, ressaltou Junior Viana, controlador interno municipal.

Segundo Eldro França, secretário da Fazenda de São Cristóvão, o processo de capacitação dos servidores qualifica os agentes envolvidos nos processos empresariais, melhorando significativamente os serviços oferecidos. “Os empreendedores terão rapidez na abertura e legalização de empresas, sem burocracia e sem necessidade deslocamentos desnecessários, resolvendo tudo em um só lugar através do Portal Agiliza Sergipe”, enfatizou.

Emissão do alvará de localização, emissão da inscrição municipal e consulta prévia de localização, por exemplo, são alguns procedimentos que os agentes aprendem a fazer utilizando a nova plataforma. No final do treinamento, é solicitado que realizem a sincronização do sistema tributário com o Portal Agiliza Sergipe, efetivando a integração e limitando a interferência humana nos processos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.