Quarta, 19 de Janeiro de 2022
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do pesali dia 19 de novembro de 2021

Chega mais, a coluna do Pesali é um show!

19/11/2021 13h16 Atualizada há 2 meses
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do pesali dia 19 de novembro de 2021

 

 

ROGÉRIO VISITA LARANJEIRAS E É RECEBIDO PELO GRUPO DE JUCA


O senador Rogério Carvalho pré-candidato ao governo do estado foi recebido em gabinete pelo prefeito Juca de Bala, o presidente da Câmara de Vereadores vereador Luciano da Várzea e os vereadores da bancada. Em seguida visitou obras na Salinas e depois foram para a Mussuca onde um novo acesso está para ser construído. Depois a comitiva foi para o restaurante de Chiózinho onde foi servido o almoço.

Juca demonstra o desejo de votar para governo em Rogério Carvalho e ele tem sido parceiro de sua gestão. A visita foi política, mas o cardápio principal foi recursos para obras em Laranjeiras.

O vereador Adriano Carvalho disse a reportagem que o senador Rogério faz um mandato atuante e tem elevado o nome de Sergipe no Congresso Nacional e sendo o candidato de Juca acompanhará e fará campanha junto com o prefeito. Adriano disse ainda que desde que entrou na política tem sido fiel ao projeto de Juca e dele tem recebido a solidariedade em todas suas campanhas. “Existe reciprocidade na nossa amizade e ela vai continuar”.

 

PRIMEIROS EVANGÉLICOS / LARANJEIRAS


Há 137 anos chegava a Laranjeiras o pastor norte-americano Alexander Latiner Blackford e criava o núcleo da Igreja Presbiteriana em Sergipe. Situada na rua Tobias Barreto (centro), foi inaugurada em 19 de novembro de 1899 o primeiro templo Evangélico de Sergipe. 122 anos depois a igreja continua seus trabalhos e é frequentada por famílias de tradição evangélica e convive, hoje, harmonicamente com outras religiões. Mas no período da sua implantação sofreu perseguições terríveis por parte da comunidade católica, mesmo a reforma protestante preste a completar 4 séculos. A aceitação demorou. Essas encrencas sempre foram para preservar poderes econômicos e políticos da Igreja do papa. 

 

LUTERO


Lembrando que 504 anos atrás, Martinho Lutero (1483-1546) um sacerdote católico alemão, principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI,  contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas. Inspirado pelo versículo bíblico “O justo se salvará pela fé”, Martinho Lutero iniciou a escrita das famosas 95 teses luteranas que foram de encontro às práticas dos membros do clero.

A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:

1. Sola fide (somente a fé)

2. Sola scriptura (somente a Escritura)

3. Solus Christus (somente Cristo)

4. Sola gratia (somente a graça)

5. Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

 

LUTERO II


Lutero sofreu perseguições da igreja e do poder político da Alemanha. Depois de ser declarado herege e seguiu seu caminho, casou com uma ex-freira e isso motivou outros sacerdotes ao mesmo caminho. O celibato é uma das grandes hipocrisia da igreja. Nunca existiu de fato. São tantos escândalos de papas, cardeais, bispos e vai  até a “arraia miúda”. Alguns reis aproveitaram a reforma e as explicações lógicas de Lutero e se rebelaram contra o poder do papa e criaram suas igrejas Cristãs aproveitando parte dos princípios hierárquicos a exemplo da Anglicana na Inglaterra que não deve obediência ao papa há séculos. 

Atualmente, existem várias denominações cristãs oriundas do protestantismo, como os batistas, os presbiterianos, os metodistas, os luteranos, os calvinistas, os anglicanos, etc.  

 

MERENDA ESCOLAR / LARANJEIRAS


Alunos das escolas estaduais João Ribeiro e Cônego Philadelpho (com PH mesmo) estão reclamando da merenda escolar. Segundo os alunos entrevistados a rotina tem sido suco e bolacha Maria. Vez ou outra surge uma broa dura virada na gota. Falamos com Gleice, assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação e ela nos informou que a merenda tem chegado em todas escolares, mas algumas unidades escolares estão com problema de falta de merendeiras e o Estado está contratando 300 novas merendeiras em caráter emergencial. 

 

UFS LARANJEIRAS


Como a iluminação pública de Laranjeiras deixa a desejar, as escolas estaduais Zizinha Guimarães e João Ribeiro, primando pela a segurança dos seus alunos, instalaram refletores em toda área externa das escolas e são hoje, os pontos mais bem iluminados de Laranjeiras. A Universidade Federal de Sergipe, Campus Laranjeiras fazemos aqui um apelo para que copie as escolas e manda fazer o mesmo nos prédios da UFS em nossa cidade. Pedimos ao Diretor do Campus Cesar Henriques Matos e Silva que veja isso como alerta. A noite, toda área dos prédios da universidade é tenebrosa. Vamos agendar uma visita a direção do Campus para cobrar providências. 

 

OFTALMOLOGISTA / LARANJEIRAS

Durante três dias desta semana a Prefeitura de Laranjeiras através da Secretaria de Saúde do município atendeu centenas de pacientes que buscavam consultas com oftalmologista. A oferta dos serviços foi um convênio com o Instituto Francisco Sales. A secretária de Saúde Gabriela Carvalho esteve todo tempo acompanhando os trabalhos. Laranjeiras deu sorte em ter a enfermeira Gabriela como secretária. Não tinha nome melhor para a equipe de Juca.

 

MINISTRO / LARANJEIRAS


Nosso amigo Carlos Henrique Sobral é o ministro substituto da Secretaria de Governo da Presidência da República. Carlos Henrique, irmão de Marcos de Anita, é amigo de infância de muita gente em Laranjeiras onde sempre passou suas férias escolares. O Ministro nos últimos 18 anos vive em Brasília e já ocupou vários cargos relevantes em governos de diferentes ideologias.  Se muda governo e ele é sempre solicitado é porque o cabra é bom.

 

PATO / LARANJEIRAS


Aniversariante da semana nosso amigo Valtenes José Vieira  - o Pato. A esposa Nina e a sua enorme prole fez uma festa entre familiares e amigos. Nossos votos de muito sucesso, paz e saúde!

 

ALBERTO VAI A DESO E COBRA MELHORIAS


O prefeito Alberto Macedo esteve reunido com a Direção da Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe – DESO, a fim de buscar alternativas para solucionar o problema de abastecimento de água que tem afetado os povoados Touro, Canal de São Sebastião e Pontal da Barra. Além disso, o prefeito também tratou de assuntos relacionados ao sistema de esgotamento sanitário do município.Nós procuramos a diretoria da DESO para que possamos resolver os problemas de abastecimento de água e de esgotamento em Barra dos Coqueiros. Na Barra, ainda temos quase 50% da cidade sem esgotamento sanitário, principalmente na região do Complexo Andorinhas e no Bairro Atalaia Nova”,  salientou o prefeito.

A Deso é uma dor de cabeça para vários prefeitos do interior.

 

O CRIME DO CEROL


É inadmissível que mentes diabólicas usem cerol para soltar pipas. Esta semana Dona Estela foi a vítima fatal e outras pessoas poderão vir ser se não houver punição severa para os criminosos. A polícia tem que fazer apuração rigorosa. Eles estão soltos até quando?

 

VALDÓ/BARRA


Nosso amigo Valdó está na capital Paulista.  Como pessoa muito inteligente e tem filhos em São Paulo sempre que precisa fazer algum tratamento de saúde corre para lá. A cidade tem a medicina mais avançada do Brasil e Valdó sabe disso. Ele pretende passar por lá uns quatro meses e nós estamos avisando a sua vasta clientela.

 

TRANSPORTE PARA QUEM VAI FAZER O ENEM


A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Transportes, informa que disponibilizará dois ônibus gratuitos para transportar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dias 21 e 28 de novembro. A iniciativa visa garantir o acesso dos nossos estudantes para a realização da prova que é porta de entrada para o ensino superior.

De acordo com a Secretaria de Transportes, os dois ônibus farão rotas distintas, ou seja, a primeira linha atenderá os estudantes que farão a prova na Uninassau, Pio Décimo, Estácio e Universidade Federal de Sergipe (UFS); já a segunda linha transportará os estudantes com destino a Fanese, Unit, Colégio Atheneu e Dom Luciano.

Os ônibus sairão às 10h30, em frente a OSAF, próximo ao Colégio Dr. Carlos Firpo, localizado na Avenida Oceânica. E retornarão ao final da aplicação do ENEM, por volta das 19h/19h30, para o endereço supracitado.

 

FEIRINHA DO ARTESANATO / BARRA


A 3ª edição da Feirinha de Artesanato repetiu o sucesso das versões anteriores. Os cantores Márcia Keila e Adryan Lima fizeram uma apresentação que agradou ao público.  A  Feirinha  acontece todos os meses na segunda semana na Praça Iremar Mecenas, ao lado do Pórtico da cidade  A apresentação do grupo das idosas Ciranda das Flores encantou aos presentes e fou uma feliz iniciativa. Precisamos manter viva nossas tradições.

A Feirinha de Artesanato é uma ação da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da sua Secretaria Municipal de Turismo. Esse evento gera renda para os barracoqueirenses. A Feirinha reúne peças de diversos artesãos locais, uma variedade de comidas na praça de alimentação, música e espaço para crianças. Alberto e Ariston acertaram em cheio.

Quem tem dado uma palhinha é o popular Shaolin e é importante que ele entre na relação de recebedor de cachê. É justo. Ela agrada, levanta plateia e é muito popular na Barra. Anote ai meu amigo Ariston, competente secretário de Turismo da Barra.

 

ALBERTO HOMENAGEIA ATLETAS DA GINÁSTICA


O prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, recebeu ontem quinta-feira, 18, os atletas da ginástica Gabriel Vicente e William Miranda, e o treinador Mike Negreiros. Eles representaram o Brasil no Campeonato Sul-americano de Ginástica Aeróbica Esportiva que aconteceu na Colômbia. 

Gabriel foi o vice campeão na categoria infantil, ganhou medalha de prata. O jovem barracoqueirense tem 12 anos e nasceu no Prisco Viana. E o atleta William estuda e treina na Barra. O jovem foi ouro na categoria juvenil, individual e em dupla, participando com a atleta Júlia Góis, residente em Salvador. Os atletas são bolsistas no Colégio Negreiros e são treinados no Centro de Ginástica instalado em Barra dos Coqueiros.

 

ALBERTO HOMENAGEIA ATLETAS DA GINÁSTICA II


Também participaram do hasteamento da Bandeira, na porta da Prefeitura Municipal, a presidente da Federação Sergipana de Ginástica, Márcia Lima, a diretora-presidente, Magna Negreiros, alguns secretários Municipais, vereadores e a população local para prestigiar os atletas. 

Os atletas, treinador e comitiva desfilaram em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas e avenidas da cidade. “A Prefeitura da Barra tem convênio com o Colégio Negreiros e a Caixa Econômica Federal permite que jovens estudantes da Rede Municipal de Ensino pratiquem esportes no Negreiros. Ficamos muito felizes em ver o desenvolvimento desse esporte em nosso município”, enfatizou o prefeito Alberto Macedo.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.