Quarta, 19 de Janeiro de 2022
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali 29 de outubro de 2021

Chega mais a coluna do Pesali esta um show!

29/10/2021 18h20
Por: a voz dos municípios Fonte: william pesali
Coluna do Pesali 29 de outubro de 2021

 

ESCOLINHA DE CANHÃO DE PEDRA BRANCA / LARANJEIRAS

Há quase 25 anos o futebolista Roberto Carlos mais conhecido como Canhão, vem trabalhando pelo esporte de Laranjeiras. Sua dedicação as crianças e jovens que desejam fazer carreira, ele é a pessoa certa, com olhos críticos para descobrir novos talentos. No momento, a sua Escolinha, disputa a Copa Furacão a nível estadual nas categorias sub-16 e sub-18. Invicto nas duas e já na semifinal.

 

ESCOLINHA DE CANHÃO DE PEDRA BRANCA II / LARANJEIRAS

A Escolinha instalada no Bairro Pedra Branca é composta por 12 diretores, moradores da comunidade que se dedicam a servir, sem remuneração e sem cobrar mensalidades e na base do esforço pessoal, livram jovens dos caminhos das más condutas e ajudam a torná-los bons cidadãos através do esporte. Canhão o líder, fala para os alunos o quanto ele é feliz em contribuir para realização de sonhos.

 

ESCOLINHA DE CANHÃO DE PEDRA BRANCA III / LARANJEIRAS

Treinados por ele, grandes nomes se revelaram no futebol brasileiro e internacional. Esta semana estivemos acompanhando o seu trabalho e o ex-aluno Elicarlos atleta talentoso, humilde e de grande caráter, estava no campo do PEC de Pedra Branca passando sua experiência a novos postulantes, dando sua parcela de contribuição a garotada da comunidade. Quando participa do treino no coletivo com a garotada, esbagaça a bola com dribles desconcertantes. Com 15 anos na estrada profissional o cabra ainda é fera.

 

ESCOLINHA DE CANHÃO DE PEDRA BRANCA IV / LARANJEIRAS

Perguntamos a Roberto Carlos o porquê do apelido Canhão. Ele disse que quando somente jogava tinha um chute muito forte e logo os colegas apelidaram de canhão em alusão ao tiro forte da medieval arma. Uma coisa de observamos na equipe da escolinha é que não se aprende apenas a jogar. Lá ensina aos meninos a terem disciplina, respeito ao próximo e a terem caráter inquebrantável em especial à família e o ensinam os mais velhos.

 Hoje, muitos dos seus alunos já se destacam em grandes equipes nacionais em varias categorias, a partir dos 13 anos. Na Europa alguns em atividades.  Canhão é um laranjeirense que através do esporte destaca a cidade e seus conterrâneos. 

 

ESCOLINHA DE CANHÃO DE PEDRA BRANCA V / LARANJEIRAS

Conversamos com Elicarlos e ele disse que nunca passou férias em outro lugar que não tenha sido Pedra Branca. Salientou que sempre que está em Laranjeiras se soma a equipe da Escolinha de Canhão porque foi sua base e “poder ajudar com a minha experiência é uma questão de gratidão”, afirmou.

 

HUMBERTO DE CAMPOS/ LARANJEIRAS

Li há muitos anos o livro “Sepultando os meus Mortos” de Humberto de Campos, onde ele faz homenagens a vários amigos falecidos, relatando os dias alegres e felizes que conviveram juntos.  Depois dessa leitura passei a ver a morte de outra maneira. A imortalidade do corpo não existe, mas do espírito sim. Creio nisso. O que torna nossos amigos imortais, para nós, é exatamente a qualidade do convívio. A solidariedade, virtudes reconhecidas e o melhor: de quantas boas gargalhadas demos juntos. São coisas do espírito. Portando, terça-feira, Dia de Finados, que façamos uma reflexão para homenagear nossos mortos. Humberto de Campos foi jornalista, escritor, político e colega do laranjeirense João Ribeiro na Academia Brasileira de Letras.

 

CÂMARA DE LARANJEIRAS: VEREADORES HOMENAGEIAM SERVIDORES PÚBLICOS

Na sessão de ontem, quinta-feira, 28, os vereadores de Laranjeiras parabenizaram os servidores públicos por este dia dedicado a eles. Assim como, destacaram as homenagens feitas pela Prefeitura, que realizou uma missa, o café da manhã e uma distribuição de prêmios, em reconhecimento ao trabalho de cada trabalhador.

 “Hoje é um dia para parabenizar e homenagear os servidores públicos municipais e, me incluo, porque fui servidora pública e estou aposentada, mas, quero destacar ainda que precisamos refletir sobre condições de trabalho, salários, capacitação profissional e tantos outros fatores. Não me refiro somente ao servidor municipal, mas também, das demais esferas governamentais. A festa realizada hoje pela Prefeitura é um reconhecimento aos trabalhadores, que vêm sendo valorizados”, destacou a vereadora Cida de Jânio.

 

  

 

INSCRITOS NO CAD ÚNICO DA BARRA PARTICIPAM DE CURSO

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria da Juventude, em parceria com a SEDUC (Secretária de Educação do Estado) e a CEJUV (Coordenadoria Especial da Juventude), realizou a cerimônia de encerramento com entrega dos certificados do curso de informática, proporcionado para cerca de 32 alunos, que fazem parte do cadastro social, (CadUnico), o curso de informática, com duração de 20 horas, que teve início de 25 de Agosto a 08 de Setembro e foi realizado na Escola Municipal Creuza Gomes.

"O curso foi ótimo, gostamos muito, quero agradecer pela oportunidade, além de trazer conhecimento, ajuda a melhorar o nosso currículo para podermos aproveitar melhor as oportunidades de trabalho", declarou a jovem Manuela.

O Coordenador Municipal da Juventude informou que outras oportunidades de cursos virão e que os interessados fiquem atentos aos canais de informação da prefeitura. “Estamos formalizando várias parcerias para novos cursos, precisamos qualificar os nossos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho", enfatizou Serginho. 

 

PROJETO CARAVANA DA CIDADANIA PROPORCIONA SERVIÇOS À  COMUNIDADE DA ATALAIA NOVA 

Na última quarta-feira, 27, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, no povoado Atalaia Nova, a 5ª edição do projeto itinerante “Caravana da Cidadania”. A ação aconteceu na Secretaria Especial da Atalaia Nova e proporcionou diversos serviços - que são ofertados pela Assistência Social do município -, aos moradores da região. 

A Caravana da Cidadania facilita a vida de quem reside em comunidades que ficam distantes da sede do município.

“Esse projeto da Prefeitura beneficia a comunidade da Atalaia Nova, com os serviços de inclusão de novos cadastrados no Cadastro Único, atualização cadastral e encaminhamento para programas sociais; agendamento para emissão de RG e outras documentações civis básicas; e pesquisa de interesse para Cursos de Capacitação e Inclusão Produtiva. O prefeito Alberto Macedo esteve presente acompanhando o trabalho da equipe e conversou com as pessoas, ouviu seus reclames e foi muito bem recebido.

 

1º SEMINÁRIO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL /BARRA

O 1º Seminário de Microempreendedor Individual promovido pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), aconteceu na quarta-feira, 27, na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal João Cruz. A abertura do evento contou com a participação do prefeito Alberto Macedo. “Esse evento é mais uma conquista para o povo da Barra [dos Coqueiros] e também mais uma oportunidade de capacitar a nossa gente”, destacou Alberto.

 

1º SEMINÁRIO DE MICROEMPREENDEDOR...II

Durante o seminário houve a palestra da especialista em Gestão da Educação, credenciada pelo Sebrae na área de políticas públicas, Mirya Córdova, que abordou o tema: Oportunidade de negócio: Como prestar serviço para a Prefeitura. Em seguida, o contador Tributarista; Bacharel em Direito; Perito; Consultor Financeiro e Tributário; consultor e Instrutor SEBRAE/SE, Rodrigo Dias Rosa, falou sobre Tributação para MEI. 

Na oportunidade, o prefeito Alberto Macedo lançou o projeto “Barra Empreender”, e consequentemente, autorizou a publicação do Edital de Chamamento Público para Credenciamento de Microempreendedores individuais formalizados, interessados em prestar serviços à Prefeitura de Barra dos Coqueiros, em sistema de rodízio dos profissionais e conforme demanda.

“Em breve estaremos contratando microempreendedores, através do projeto ‘Empreender Barra’ para prestar serviços de pequenos reparos para a Prefeitura, como: pintura, alvenaria, eletricidade. Além disso, também estaremos lançando a Sala do Empreendedor do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) em nosso município. Esses dois instrumentos ajudarão a gerar emprego e renda, melhorando ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou o secretário municipal de Indústria e Comércio, Thiago França.

 

1º SEMINÁRIO DE MICROEMPREENDEDOR...III

De acordo com o representante e analista técnico do SEBRAE, Bruno Leonel, é uma satisfação ver a Prefeitura de Barra dos Coqueiros começando a desenvolver políticas públicas em prol do desenvolvimento local, e criando ambientes favoráveis para microempresa e para o microempreendedor individual. “A chamada pública para que microempreendedores se formalizem é uma política pública muito importante para o município. Depois que esses microempreendedores locais estiverem cadastrados e credenciados e que rodar a chamada pública de pequenos reparos, eles poderão prestar serviços para a Prefeitura. Com isso, tanto o município ganha quanto os microempreendedores, porque o dinheiro que eles irão receber da Prefeitura pelo trabalho prestado será gasto no próprio município, contribuindo com a economia local”, disse Bruno.

 

1º SEMINÁRIO DE MICROEMPREENDEDOR...IV

A mesa do evento foi composta pelo prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo; pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Thiago França; pela secretária municipal de Governo, Taline Matias; pelo secretário municipal de Planejamento, Augusto Goes; pelo vereador e representante do Poder Legislativo, Eduardo Borges; pelo representante do SEBRAE/SE, Bruno Leonel; e pelo agente de desenvolvimento SEBRAE do município, Pedro Ivo. 

 

CAMPO SANTO /BARRA

Nos próximos 6 anos a Barra terá o dobro da sua população equivalente ao último senso e quase ninguém observa a necessidade de se construir  um novo e cemitério para atender uma demanda que será crescente a cada ano pela progressão geométrica do nosso crescimento populacional. Pensando nisso o prefeito Alberto Macedo autorizou a sua equipe a fazer estudos e ver novas tecnologias e novos conceitos de sepultamentos em cemitérios urbanos, mas com aparência mais humanizada e com belos jardins.  Alberto, secretários e equipe técnica visitaram o terreno próximo ao Residencial Marcelo Deda onde possivelmente serão instalados os Lóculos.

 

O QUE SÃO LÓCULOS?

Lóculos são compartimentos, semelhantes a gavetas, onde os corpos são sepultados e devidamente lacrados. Esses compartimentos são dispostos verticalmente, como se fossem pequenos edifícios, e cada um deles é utilizado para a inumação de apenas um corpo. Esse tipo de sepultamento, acima do solo, é característico dos cemitérios verticais.

 

MERCADO MUNICIPAL / BARRA

O prefeito Alberto Macedo falou à reportagem que está bem adiantado o processo burocrático para reiniciar as obras no Mercado Municipal. Como já informamos aqui, o projeto foi repaginado para melhor atender aos feirantes e a empresa que iniciou a obra vai ser substituída por outra com capacidade de atender as mudanças que planejamos, finalizou Alberto.

 

PREFEITO TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA JUNTA DO SERVIÇO MILITAR

Aconteceu nesta sexta-feira, 29, a cerimônia de posse, como presidente da Junta do Serviço Militar, do prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo. Na solenidade estavam presentes o tenente do Exército, Cardoso; as representantes da Junta Militar Telma Calheiros Macedo e Emília Ferreira Borges; e o secretário Municipal de Comunicação, Elton Rickart. A posse ocorreu na Prefeitura Municipal. Durante a solenidade, o tenente Cardoso, parabenizou o prefeito Alberto Macedo. “É um imenso prazer cumprir o desejo do Serviço Militar, porque essa reunião teve por objetivo fazer a posse do prefeito Alberto como presidente da Junta do Serviço Militar. E como presidente ele tem algumas prerrogativas que Barra dos Coqueiros está de parabéns, porque a Junta Militar além de ter uma profissional altamente capaz que é dona Telma Calheiros Macedo, tem um prefeito que já passou pelo Serviço Militar e conhece a importância desse trabalho”, enfatizou o tenente Cardoso.

E o prefeito Alberto Macedo recebeu esse cargo com muita satisfação. “É muito relevante o serviço da Junta Militar e uma honra para mim ocupar essa função, porque as Forças Armadas desempenham um papel importantíssimo em nosso País, seja na formação do jovem, do caráter do indivíduo, como também na preservação da nossa democracia, da defesa das nossas fronteiras. É muito prazeroso saber que vou contribuir para a valorização e o bom desempenho desse trabalho no serviço militar já que nós temos a preocupação de transmitir aos jovens todos esses conhecimentos que temos. E eu que servir o Exército sei o quanto é importante na formação do caráter. E eu devo muito ao Exército na minha formação”, ressaltou o prefeito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.