Terça, 30 de Novembro de 2021
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali 22 de Outubro de 2021

Chega mais a coluna do Pesali está um show!

22/10/2021 17h24 Atualizada há 1 mês
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali 22 de Outubro de 2021

 

VISITA DE LULA A LARANJEIRAS

O Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe, foi inaugurado no dia 28 março de 2007. Em 2009 o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Laranjeiras de helicóptero da presidência para inaugurar os prédios que formam o conjunto do campus universitário. Desceu no campo da Matança e passando pela Rua da Poeira com vidros abertos e acenando para as pessoas que aguardavam nos disciplinadores. Em Laranjeiras Lula estava em casa. Nas eleições que disputou teve votação esmagadora.

 

VISITA DE LULA A LARANJEIRAS II

Toda concepção de recuperação do sítio histórico da Praça Samuel de Oliveira onde funciona a Universidade Federal de Sergipe foi lá atrás, antes do Lula. O Monumenta foi um programa de recuperação do patrimônio histórico urbano brasileiro, tutelado pelo governo federal via Ministério da Cultura, fomentado, em grande parte, pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) – gestado desde 1995, iniciado em 2000 e finalizado em 2009. Mas as obras foram conclusas no governo de Lula. Foi um marco importante para Laranjeiras. Uma universidade uma vez instalada ela é para sempre.

 

VISITA DE LULA A LARANJEIRAS III

Todos os edifícios arruinados estavam abandonados e, na maioria das vezes, com a sua entrada lacrada por alvenaria e tudo foi transformado no que podemos contemplar hoje.

No dia 12 de junho de 2009 Lula estava em Laranjeiras onde foi recebido pelo povo e pelas autoridades locais. Ficamos na tribuna da Imprensa com colegas da imprensa sergipana e Nacional. A força do discurso do Lula é uma coisa impressionante e convence até os chamados doutores. Ele chutou algumas pérolas: A primeira foi creditar somente a ele a recuperação dos trapiches. Ele deu continuidade, mas não foi o pai da criança. A segunda foi dizer que era o primeiro presidente a visitar Laranjeiras. Nessa ele exagerou feio. O primeiro chefe de estado a visitar Laranjeiras foi D. Pedro II  em1860. Laranjeiras recebeu a visita do imperador Dom Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina, depois Getúlio Vargas para inaugurar a ponte de Pedra Branca, o terceiro José Sarney para inaugurar a Cimesa, fábrica de cimento da Votoratim e o Lula para inaugurar o Campus Laranjeiras da UFS. No momento que ele discursava eu falava para a turma da Folha de São Paulo a informação correta e assim eles publicaram a verdade.

 

 JUCA E O PRESIDENTE

Nenhum prefeito quer a polarização de Lula versos Bolsonaro na corrida presidencial do ano que vem. Os governadores até que gostam da ideia. Tentam abocanhar mais recurso. Já os prefeitos, no Nordeste principalmente, tendem a ficar com o seu eleitor. Em Laranjeiras Juca vai seguir o que a maioria do seu eleitorado quer. Vota no Lula.

 

PRIMEIRA DAMA / LARANJEIRAS

No último domingo a primeira dama do Município Jussimara Leite festejou seu aniversário junto a familiares, amigas e colegas de trabalho em almoço festivo organizado por Brasi em uma churrascaria famosa. A conta foi dividida pelos participantes. Na foto, Jussimara com os filhos Daniel e Diogo.

 

BALCÃO DE EMPREGO LARANJEIRAS

A Prefeitura de Laranjeiras sai na frente mais uma vez e cria o “Balcão Municipal de Empregos”. Este projeto é pioneiro em Sergipe e tem por finalidade informar e auxiliar a população a respeito da existência de vagas de emprego dentro e fora do município. Essas medidas são de extrema necessidade para reduzir o desemprego e incluir os laranjeirenses no mercado de trabalho.

Na prática, o Balcão vai funcionar da seguinte forma: a Prefeitura vai reunir as informações atualizadas acerca das vagas disponíveis no mercado de trabalho e cadastrar os trabalhadores interessados. Como também, o Executivo vai firmar parcerias com órgãos ou setores municipais e estaduais, que tenham como objetivo contribuir com a redução do desemprego e inclusão de trabalhadores no mercado de trabalho.

 

BALCÃO DE EMPREGO LARANJEIRAS II

A equipe técnica da gestão municipal também fará o cadastro de empresas interessadas em participar do projeto. Portanto, empresários e trabalhadores vão estar conectados. Dessa maneira, as empresas terão um banco de dados atualizado e poderão contratar os trabalhadores que residam em Laranjeiras.

“Esse projeto, pioneiro em Sergipe, vem reforçar ainda mais o que já estamos fazendo desde o início da gestão, mantendo um diálogo com as empresas para incentivar a contratação de mão-de-obra local. Assim como, estamos incentivando que esses mesmos empresários comprem no comércio local. Por falar em comércio local, criamos o cartão do servidor, para que os trabalhadores tenham mais crédito e usem no comércio da cidade mesmo, ou seja, o que podemos fazer para elevar a qualidade de vida dos laranjeirenses, estamos fazendo”, destacou o prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala.

 

PET RASTAFARI É LOCALIZADO

Quase um mês sumido e depois de mobilizar a imprensa e entidades protetoras dos animais, o cão de Gagau é localizado em bairro distante 10 km de sua casa na noite de quinta-feira, 21. Fiel companheiro do seu dono, deu uma fugidinha e não conseguiu achar o caminho de volta por ser um cachorro idoso.

 

PROGRAMA DE TRAINEE 2022 DA VOTORANTIM

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, encerra na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, as inscrições para seu Programa de Trainee 2022 – Talentos diversos, futuros possíveis. O processo é 100% virtual e oferece oito vagas nas áreas de vendas, marketing, planejamento estratégico, controladoria, gente (RH), logística, Viter (insumos agrícolas) e Verdera (gestão de resíduos e coprocessamento). A intenção da empresa é que as pessoas selecionadas sejam contratadas nessas áreas no final do programa.

 

PROGRAMA DE TRAINEE 2022 DA VOTORANTIM II

Realizado em parceria com a Eureca, consultoria que conecta talentos com o mercado de trabalho, o processo seletivo requer candidatura pelo site traineevotorantimcimentos.eureca.me. Para se inscrever no Programa de Trainee 2022 da Votorantim Cimentos é necessário ter, no máximo, três anos de formação, mobilidade nacional e – por se tratar de oportunidades específicas - graduação em algum dos cursos indicados para a vaga escolhida. O processo não delimita universidade, região de procedência ou idade das candidatas e candidatos.

 

VALDEMIR O “GAROTXINHO”

Faleceu na noite de ontem, quinta-feira, meu amigo da adolescência e meu vizinho Valdemir Oliveira. Quase nunca me interesso por notícias de morte, mas tem casos excepcionais como foi o de Manoel Sizino, também fundador do jornal e o de Papai. Para quem teve o privilégio de ter sido amigo próximo de Valdemir, que tratava todos como “garotxinho”, conviveu com uma pessoa extremamente solidária, muito engraçado e amigo. Lamentamos profundamente e que essa transição para a vida junto ao Pai Celestial, acalme os corações de esposa, filhos, familiares e amigos.

 

AVISO – VACINAÇÃO / BARRA

A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Saúde, informa que estará dando continuidade ao Plano de Operacionalização da vacina do COVID-19, onde estaremos aplicando o imunizante para os grupos relacionados abaixo, no posto da Rua da Lavanderia, n°95, das 8h às 17h:

 

➡️PRIMEIRA DOSE: 

• 1ª Dose para adolescentes de 12 e 13 anos. 

➡️SEGUNDA DOSE:

• Antecipação da 2ª dose da Pfizer para quem tomou 1ª dose até 21 de agosto;

• Antecipação da 2ª dose da AstraZeneca para quem tomou vacina até o dia 16 de Agosto.

 

➡️TERCEIRA DOSE/BARRA

• Aplicação de 3ª Dose para pessoas imunocomprometidas graves, que tem 28 dias que tomou a segunda dose – Apresentar relatório;

• 3ª Dose de reforço para a população com 70 anos e mais, que tomaram a 2ª dose há 6 meses;

• 3ª Dose de reforço para os Profissionais de Saúde que completaram 6 meses da 2ª dose e trabalha em Barra dos Coqueiros.

????OBSERVAÇÕES: 

• O Adolescente tem que ir acompanhado de um a pessoa responsável; 

• A vacinação acontecerá até durar o estoque;

• O relatório médico com CID datado dos últimos 6 meses;

• Precisa apresentar cartão de vacina, comprovante de Residência, Cartão do SUS e Carteira de Identidade;

• Mesmo recebendo as duas doses de vacina, o uso de máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento social são medidas importantes para a prevenção do vírus.

 

PREFEITURA DE BARRA REALIZA DIA “D” DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental, realizará neste sábado, 23, o Dia “D” de Vacinação da Campanha Antirrábica Animal, das 8h às 16h. A ação acontecerá em 10 pontos fixos distribuídos em nosso município, conforme o card.

▪️Serão imunizados cães e gatos sadios acima de 3 meses de idade;

Uso de coleira é obrigatório;

▪️Animais bravos devem usar a focinheira;

▪️Animais gestantes e/ou que passaram por alguma cirurgia, são contraindicados. 

Seguiremos os protocolos de segurança contra a Covid-19. O Uso de máscara é obrigatório. 


 

ENCONTRAMOS NA FEIRINHA DO ARTESANATO

O maior acontecimento do ano foi a instalação da Feirinha do Artesanato pela administração de Alberto Macedo através do secretário Ariston e sua equipe.  Agradou em cheio o gosto popular. O evento tem levado as famílias a praça. Avistamos por lá Alberto Frantchesco, Lucynha Rodrigues e o adjunto da Secretaria de Turismo, o professor Fred Teles. Fred continua sendo um fortíssimo candidato a vereador nas próximas eleições municipais e os especialista já apontam que uma cadeira será dele. O cabra é bom.

 

PREFEITURA DE BARRA E SEBRAE REALIZAM CURSO


A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae -, realizará no dia 27 de outubro, o I Seminário Microempreendedor Individual. Esse evento acontecerá na  quadra de esporte da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Cruz, localizada na Av. Moisés Gomes Pereira, 260, na Barra dos Coqueiros, a partir das 9h.

 

PREFEITURA DE BARRA E SEBRAE REALIZAM CURSO II


Haverá a palestra do contador Tributarista; Bacharel em Direito; Perito; Consultor Financeiro e Tributário; consultor e Instrutor SEBRAE/SE, Rodrigo Dias Rosa, sobre Tributação para Mei. Em seguida, a especialista em Gestão da Educação, credenciada pelo Sebrae na área de políticas públicas,  Mirya Córdova, abordará o tema: Oportunidade de negócio: Como prestar serviço para a Prefeitura;

 

PREFEITURA DE BARRA E SEBRAE REALIZAM CURSO III

De acordo com o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Thiago Sena França, as vagas são limitadas. “Serão abertas 50 vagas, então os interessados devem realizar a inscrição o mais rápido possível.  O seminário tem como objetivo principal apresentar aos microempreendedores do município as vantagens de ser MEI. Além disso, será ministrada uma palestra voltada para os microempreendedores que queiram prestar serviços ao município”, explica Thiago Sena.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Indústria e Comércio e/ou de maneira online pelo Instagram da Secretaria @sic.barra. Além disso, o interessado pode acessar o link para a inscrição no site da Prefeitura de Barra dos Coqueiros:

 

https://forms.gle/2sD4QPRz5oGZEza7A

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.