Quarta, 14 de Abril de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali dia 05 de março de 2021

hoje é sexta feira, dia da coluna do pesali, vamos conferir!

05/03/2021 17h37
191
Por: Redação Fonte: william pesali
Coluna do Pesali dia 05 de março de 2021

GASTOS PÚBLICOS

ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou esta semana que o Brasil poderá se tornar uma nova Argentina dentro de seis meses ou ainda uma Venezuela no período de 1 ano e meio. 

A condição para isso seria continuar as políticas públicas de governos anteriores, que beneficiavam grandes empresas com empréstimos de bancos públicos, e o descontrole dos gastos do governo, aliado à escalada da taxa básica de juros.

 

O BRASIL VAI VACINAR

O presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES), Christiano Cavalcante, participou na quarta-feira, 03, de uma reunião virtual para discutir o panorama da vacinação contra a COVID-19 no Brasil com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A agenda, proposta pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), têm por objetivo discutir a logística, processo de distribuição e acesso à vacina pela população das vacinas já disponíveis no território brasileiro para combate ao novo coronavírus e reuniu representantes de prefeitos dos 26 estados e do Distrito Federal.

 

O BRASIL VAI VACINAR II

Na reunião, o ministro da Saúde procurou assegurar que a população brasileira deve ser vacinada ainda em 2020, graças à capacidade de produção do Instituto Butantã e da Fundação Oswaldo Cruz. “Vamos ter mais de um milhão e duzentas doses por dia. Isso nos dá segurança para vacinar nossa população até o fim do ano”, afirmou Eduardo Pazuello aos representantes de prefeitos, ressaltando que, em breve, será necessário maior capacidade de vacinação dentro dos municípios para que a população seja imunizada.

 

 

O BRASIL VAI VACINAR III

Além disso, o Ministro demonstrou que já há a compreensão de que o coronavírus será endêmico e que apenas a vacinação trará o controle necessário à pandemia.
“Não vamos ficar livres do coronavírus, vamos tê-lo sob controle”, complementou o ministro da Saúde, comparando a vírus como o H1N1 e sugerindo que sejam traçadas ações em longo prazo.


 

QUEM MAIS VACINOU

O ranking abaixo foi elaborado a partir das informações do Our World in Data (https://ourworldindata.org), que faz o acompanhamento dos dados oficiais de imunização pelo mundo. A iniciativa tem apoio da Universidade de Oxford. A lista abaixo é um cálculo entre o número de doses aplicadas pela população do País, no dia de hoje (05/03). Não é o percentual de pessoas vacinadas, pois várias pessoas já receberam duas doses.

Ranking dos 10 países com maior percentual doses de vacinação COVID-19 administradas por 100 pessoas
1 – Israel (98,85%)
2 – Emirados Árabes Unidos (62,73%)
3 – Reino Unido (32,33%)
4 – Estados Unidos (24,95%)
5 – Sérvia (23,2%)
6 – Chile (22,34%)
8 – Malta (19,7%)
6 – Barein (18%)
9 – Hungria (11,8%)
10 – Dinamarca (11,5%)
*Consideramos neste ranking os países com uma população de ao menos 400 mil habitantes *Consideramos neste ranking os países com uma população de ao menos 400 mil habitantes
**Esse é o cálculo entre a quantidade de doses aplicadas e a população de cada País. Como se cada pessoa recebesse uma dose da vacina, não se trata do percentual total de vacinados

CRISE EM LARANJEIRAS

A atual administração de Laranjeiras vira e volta recebe notificações de dívidas da gestão anterior. São precatórios, contas de água e luz. Lembrando que ainda carrega o fardo de duas folhas de pagamentos em atraso deixadas por Paulão da Varzinhas. Como a fábrica de fertilizantes ficou dois anos parada, Laranjeiras entrou 2021 lascada, sem receita para sobreviver. Se imagine ganhando 100 contos com 300 para pagar. É bem isso. E o pior, sem poder cortar mais gastos. A máquina pública tem que funcionar.


 

CRISE EM LARANJEIRAS II

O que lamentamos e ficamos sem entender o porquê outras medidas não estão sendo tomadas. Prefeito, vereadores, SINDICATOS e a justiça tem que lutarem para resgatar o dinheiro que foi levado da prefeitura. Todo Sergipe sabe aonde foi parar, onde ele estar. Se alguém quer proteger quem roubou a prefeitura, que  proteja, mas manda ele devolver o dinheiro dos servidores e do povo laranjeirense. Essa impunidade envergonha a toda sociedade. Porque essa resistência toda em se fazer uma auditoria e tornar público o seu resultado. Público e entregar as autoridades.

O atual prefeito Juca de Bala nesse momento só pode contar com o fator transparência.

 

CRISE EM LARANJEIRAS III

Quando falamos em transparência é porque ela dará resposta diária. O discurso óbvio de que Paulão lascou, detonou, prevaricou, surrupiou, roubou não vai surtir efeito depois de 120 dias. 

Segundo a assessoria de comunicação de Juca, o prefeito Juca afirmou: “O que não imaginávamos era que fosse a maior da história. O rombo herdado da administração anterior é muito grande. Por isso, neste momento, quero pedir cautela à população e informar que estamos trabalhando para recuperar todos os índices e, assim, aumentar os repasses de recursos federais referentes à Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros. Portanto, quero deixar claro que queremos cumprir todos os nossos compromissos com o servidor, fornecedores e manter os serviços públicos funcionando. A situação é muito crítica, mas o empenho da nossa equipe é fundamental”, enfatizou Juca.


CRISE EM LARANJEIRAS IV

Esse é o discurso que deve ser praticado por Juca depois dos 120 dias de gestão e também por toda sua equipe: “Queremos cumprir”, “Vou lutar para recuperar nossa receita”, “Vou conseguir recursos”, vamos iniciar as obras (de) e por aí vai. Outra coisa é ajustar sua equipe para uma linguagem de resultados. Tem muita gente voando e opaca.

 

CRISE EM LARANJEIRAS V

A dívida para com os servidores já devia estar sendo negociada com a categoria. Esta coluna não ver outra solução que não seja o parcelamento para ser consumido dentro do mandato. A Receita, hoje, está uma merda, mas em 2023 vai melhorar. 

 

CÂMARA DE LARANJEIRAS LEMBRA O DIA DA MULHER

 

Na próxima segunda-feira, 8, é lembrado o Dia Internacional da Mulher e o assunto foi debatido na sessão de quinta-feira, 04, na Câmara de Vereadores. Os representantes do legislativo municipal fizeram uma homenagem às duas vereadoras e às servidoras da casa legislativa. Assim como, destacaram que o respeito e a garantia de direitos devem ser assegurados às mulheres em todos os dias do ano.  

 

CÂMARA DE LARANJEIRAS LEMBRA O DIA DA MULHER II

“Muitas mulheres estão sendo vítimas de diversos tipos de violência e, inclusive, o feminicídio, que tem aumentado bastante nos últimos tempos. Todos nós devemos lutar junto com elas e defender as inúmeras causas. As mulheres podem exercer cargos de comando, ter igualdade e estar em qualquer lugar que elas queiram. Não é justo o tratamento diferenciado e nem a homenagem uma vez ao ano. Elas devem ser respeitadas todos os dias”, disse o vereador Edvaldo de Santana (Chiózinho).

 

CÂMARA DE LARANJEIRAS LEMBRA O DIA DA MULHER III

A homenagem às mulheres foi reiterada ainda pelos vereadores Adriano Carvalho, Laércio Francisco, Wagner Castro e os demais, que citaram projetos bem sucedidos liderados por mulheres em benefício de todos os laranjeirenses. “Isso prova que as mulheres são capacitadas e não devem ser diminuídas em hipótese alguma, ao contrário, devem ser exaltadas por todo zelo e cuidado nas atividades que desenvolvem”, acrescentou Adriano Carvalho.

JUCA MANTÉM ESFORÇOS PARA PAGAR SALÁRIO ATRASADO DE SERVIDORES

A equipe de governo da Prefeitura de Laranjeiras continua empenhada em buscar recursos para efetuar o pagamento atrasado dos servidores públicos municipais, dívida deixado pelo ex-prefeito Paulão da Varzinhas. Hoje, 05, o secretário de Assuntos Jurídicos, Luiz Gustavo Esmeraldo Gurgel Maia, esteve reunido com a equipe diretiva do Banese para tratar sobre o assunto.

JUCA MANTÉM ESFORÇOS PARA PAGAR SALÁRIO ATRASADO DE SERVIDORES II

Essa negociação começou em 13 de janeiro, logo nos primeiros dias da gestão, quando o prefeito José de Araújo (Juca) se reuniu com o governador Belivaldo Chagas e solicitou a linha de crédito através do Banese. “O processo de negociação está bastante adiantado, porém, é preciso analisar a capacidade de endividamento do município, assim como, averiguar com outras instituições bancárias taxas de juros mais atrativas. Após a conclusão da análise, o prefeito Juca deve dialogar mais uma vez com a classe trabalhadora para juntos, encontrar a melhor forma de efetuar o pagamento”, detalhou o prefeito. “Quero agradecer ao governador Belivaldo Chagas pelo empenho em resolver os problemas de Laranjeiras. Continuarei me esforçando para honrar com todos os compromissos de pagamento, inclusive, aqueles deixados pela gestão anterior, a exemplo do salário de dezembro de 2020 e o 13º que, para mim não é novidade, tendo em vista que, quando recebi a prefeitura em 2013, das mãos de Ione Sobral também havia atraso na folha. Porém, em 2016 quando se encerrou o meu mandato, todas as dívidas estavam sanadas”, afirmou Juca.

JUCA MANTÉM ESFORÇOS PARA PAGAR SALÁRIO ATRASADO DE SERVIDORES III

O prefeito reafirmou que o município atravessa a maior crise financeira da história, agravada pela queda na arrecadação. “Com trabalho e empenho venceremos essa crise. Confesso que podemos ser obrigados a paralisar serviços públicos e até mesmo atrasar salários, justamente por conta da ineficiência e má gestão registrada nos últimos quatro anos. A cada momento chega uma nova dívida e temos que pagar”, ressaltou Juca.

EDUCAÇÃO BARRA

Representantes das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, participaram se reuniram para discutir ações e estratégias de combate ao abandono e a evasão escolar em Barra dos Coqueiros, através da campanha “Fora da Escola Não Pode”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A campanha foi aderida pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros, com o intuito de assegurar o direito à educação de crianças e adolescentes, principalmente, nesse cenário de pandemia da Covid-19.

 

EDUCAÇÃO BARRA II

Com a adesão, a Secretaria de Educação estará atuando em conjunto com as demais Secretarias (Assistência, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente e Participação Popular) na missão de identificar àquelas crianças e adolescentes que não estejam matriculados na rede municipal, averiguar os motivos da não realização da matrícula, e trazer esse aluno de volta e inserir na escola através da (rematrícula).

 

EDUCAÇÃO BARRA III

Durante o encontro, também foi instituído o Comitê de Gestão do programa formado pelo: secretário municipal de Educação, José Marques Vieira Macêdo; coordenadora Operacional do Busca Ativa, Ana Paula Rabelo Gomes; supervisora Institucional na Assistência Social, Angélica Ferreira da Silva; supervisora Institucional na Educação, Grayce Fernandes; técnica verificadora da Saúde, Solange de Souza e Silva; técnicas verificadoras, Chayonara Santos Evangelista, Andrea Gomes e Cintia Suellen Silva; e a gerente da Proteção Social, Andrea Gomes. 

 

 

CAPACITAÇÃO TURISMO  BARRA

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, está realizando ao longo desta semana – de 01 a 05 de março -, a “I Capacitação de Guias de Turismo e Áreas Afins”, com o intuito de aprimorar o conhecimento dos profissionais e estudantes a respeito do turismo local. O evento está acontecendo na Escola Municipal Delzuita da Costa Dantas Santos, das 19h às 22h, e tem contado com a presença de historiadores, pesquisadores, turismólogos e guias de turismo. 

 

CAPACITAÇÃO TURISMO  BARRA II

Na noite de quinta-feira, 04, o curso foi ministrado pelo historiador Joselito Bento, que abordou o tema: Laranjeiras – Pontos Históricos e Turísticos. 

“Nesse encontro eu procurei trazer o conhecimento e a história de Laranjeiras, através de vídeo, de fotos e da música. Acredito eu que a nossa palestra foi bastante aproveitável. Laranjeiras é uma cidade que encontra-se aberta para o atendimento ao turista de domingo a domingo, tanto a parte histórica quanto a parte cultural e da culinária. O turista que vai visitar Laranjeiras não pode deixar de prestigiar a arquitetura colonial do município, além de conhecer a Gruta da Pedra Furada, a Igreja Nossa Senhora da Comandaroba, a Capela de Bom Jesus dos Navegantes, os Museus de Artes Sacras e Afro, Casa do Folclore, a Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos, o Terreiro Filho de Obá, a Igreja do Senhor do Bonfim, o quarteirão dos Trapiches, e o polo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)”, destacou Joselito Bento. 

 

CAPACITAÇÃO TURISMO  BARRA III

Nesta sexta-feira, 05, teremos o encerramento da capacitação com duas palestras voltadas para o nosso município: “Barra dos Coqueiros – Meio Ambiente e Turismo”, que será ministrada pelo técnico em Planejamento Urbano e atual secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Aparecido; e “Tototós – Desafios e Vivências”, facilitada pela especialista em Gestão e Políticas Públicas e ex-presidente da Associação dos Canoeiros e Usuários de Tototós de Sergipe, Mary Almeida. 

 

ALBERTO MACEDO BARRA 

A situação crítica, urgente e pandêmica que estamos enfrentando, exige medidas enérgicas e imediatas! O Prefeito Alberto Macedo, iniciou esta semana, processo de manifesto de interesse para adesão de Consórcio Público, para a aquisição de vacinas medicamentos, insumos e equipamentos, visando o enfrentamento ao Covid 19, pela responsabilidade do município.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 19h30 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 32°

29° Sensação
17 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio