Segunda, 18 de Outubro de 2021
79 99979-2283
Coluna Do Pesali coluna do pesali

Coluna do Pesali 26 de setembro de 2021

os principais assuntos na coluna que é um show!

26/09/2021 09h00
Por: a voz dos municípios Fonte: william
Coluna do Pesali 26 de setembro de 2021

 

EITA GOVERNO RUIM DA GOTA!

Belivaldo faz uma administração medíocre e foi salvo pela pandemia. Pelo dinheiro da pandemia. Faltou hospitais de campanha, falta de respiradores, mas ele colocou o salário em dia e isso seria impossível sem o dinheiro da pandemia.

Para se ter uma ideia do tamanho do repasse, a ajuda extra de R$ 37 bilhões da União aos estados em 2020 representou o equivalente a 21,44% das transferências constitucionais realizadas em 2019, antes da pandemia.

Em outras palavras, o reforço federal que os estados receberam para enfrentar os impactos do coronavírus corresponde a pouco mais de 20% do dinheiro que – por determinação da Constituição – eles habitualmente recebem da União.

 

O DINHEIRO DA PANDEMIA, LEVARAM E VAI FICAR POR ISSO MESMO

A aplicação dos R$ 60 bilhões repassados a estados e municípios em 2020 deveria ser alvo de investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que foi instalada em abril. Mas não foi, O sistema corrupto está instalado no comando da CPI e só apuram o que eles querem. Até vacina que não foi comprada e não foi paga está sendo investigada há 60 dias. Sacanagem. Uma vergonha. O Brasil foi um dos mais eficientes na vacinação contra a COVID- 19 e o discurso que querem mais vacina perdeu valor, perdeu força. O Brasil supera os países de primeiro mundo em vacinação. Prefeito e governadores que roubaram o dinheiro para cuidar da pandemia estão impunes e vão continuar. Os grandes saqueadores deste país estão soltos. Uma quadrilha inteira está solta. E vai ficar. Os poderes não tem sido bons exemplos neste país.

 

A CULPA É SUA

É preciso que você acompanhe a posição do seu parlamentar. Veja o que ele está fazendo em prol do seu país, do seu estado, da sua cidade. O mal do brasileiro é votar pela paixão momentânea de uma campanha e não cobrar do seu candidato posição a favor do bem coletivo e se receber 100 contos, acabou. O cara pode roubar a grana toda da nação que ele nem taí. Tivemos a pior legislatura dos últimos 100 anos. O parlamento não tem sido republicano. Reforma tributária, reforma administrativa e tantos assuntos sérios e que esperamos há décadas por uma decisão do parlamento brasileiro, não andam.  Ficam votando besteiras.

 

QUEM DISSE NÃO A VACINA

Devido aos possíveis prejuízos à criança, a Vara de Família de Passo Fundo (RS) suspendeu, em liminar, o direito de visita à filha de um pai que se recusou a tomar a vacina contra a Covid-19.

Os pais do bebê têm um acordo de guarda compartilhada

Dois meses atrás, o pai contraiu a Covid-19, foi internado em estado grave e transmitiu a doença para a menina. A mãe, já vacinada com a primeira dose, pediu a suspensão das visitas. O juiz do caso acolheu o pedido.

Já juíza substituta Cibelle Mendes Beltrame, da 2ª Vara Cível da Comarca de Gaspar (SC), concedeu pedido liminar para que a professora Susan Theiss não seja obrigada a tomar vacina contra a Covid-19. Ela teve Covid e alegou que já tinha os anticorpos. Pensava assim também porque lá atrás aprendemos nas aulas de biologia. Hoje a ciência não concorda. Acertando ou errando, é melhor seguir a ciência.

 

QUEM DISSE NÃO A VACINA II

O presidente Jair Bolsonaro tem todo direito de querer se vacinar ou não. Só em Aracaju, mais de 100 mil pessoas com idade acima dos 20 não foram se vacinar por escolha própria. Mas, jamais o presidente poderia levar seu desejo a público pelo fato do próprio governo está realizando uma campanha Nacional de Vacinação e ter conseguido para o país a posição dos três primeiros que mais vacinam no mundo. Errado o presidente. Essa atitude não é um bom exemplo. Seguir os protocolos de vacinação é o que todos devem fazer. 70% da população pode pegar Covid-19, mas sem desenvolver doença, segundo Harvard. Para a esquerda, a rede Globo e parte da grande imprensa divulgam que todos podem morrer. Os dados mostram o contrário. Eles nunca divulgam o número de curados. Cerca de 21.283 milhões de brasileiros tiveram Covid. Já 20.295 milhões foram curados.

 

VACINAÇÃO EM MASSA DEIXA CIDADES SEM COVID


Há cerca de 20 dias, os seguintes municípios não registraram mortes por Covid-19 em Sergipe:

Laranjeiras, Itabaianinha, Capela, Poço Redondo, Propriá, Porto da Folha, Poço Verde, Neópolis, Riachão do Dantas, Salgado, Ribeirópolis, Campo do Brito, Areia Branca, Frei Paulo, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas, Gararu, Pedrinhas, Moita Bonita, Siriri, Nossa Senhora Aparecida, Muribeca, Nossa Senhora de Lourdes, Cedro de São João, Graccho Cardoso, Feira Nova, Divina Pastora, Itabi, Canhoba, Santa Rosa de Lima, Malhada dos Bois, São Francisco, General Maynard, Pedra Mole e Amparo de São Francisco.

 

PAULÃO FEZ CIRURGIA E PASSA BEM


O ex-prefeito de Laranjeiras Paulinho da Varzinhas, foi operado na última sexta-feira no Hospital Albert Einstein em São Paulo submetido  a uma cirurgia prostática e passa muito bem. Depois de detectada a enfermidade ele teve que passar por um tratamento para reduzir o peso e seguiu rigorosamente todas as recomendações médicas e tudo está sob controle médico. Ele está bem psicologicamente e esteve preparado para a cirurgia. Desejamos  um pronto restabelecimento e que o mais breve possível ele possa estar no meio dos seus familiares e amigos. Paulão tem familiares em São Paulo e convive bem com a cidade onde a visita com certa frequência. Seu retorno a Sergipe  se dará dentro de 10 dias.

 

LAMBE-SUJOS E CABLOQUINHOS 

A cidade de Laranjeiras tem sua população acima de 12 anos de idade vacinada e avança também na segunda dose.  A gestão atual apenas cuidou bem dessa questão de combate a pandemia. Lógico que o atendimento da demanda deu mais segurança à população. E o Lambe-Sujos? Vai ter?

Mas o grande folguedo popular Lambe-sujos e Cabloquinhos onde líderes, brincantes e seus acompanhantes, o povo, mesmo sem o aval das autoridades, não vão deixar o segundo domingo do mês de outubro passar em branco. Alguns falam que vão usar máscaras de proteção pretas e vão se pintar no dia. Essa é uma festa que começa de baixo para cima. Quem manda é o povo. Quem faz a festa é o povo.

 

LAMBE-SUJOS E CABLOQUINHOS II

Será que não seria interessante as autoridades laranjeirenses consultarem o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) do governo do estado? Muita coisa já foi flexionada. O governador Belivaldo prorrogou as medidas de restrição e enfrentamento à Covid-19 em vigor, incluindo o toque de recolher aos sábados, realizando alterações apenas no que diz respeito à realização de eventos. O Lambe-Sujos é no domingo.

Nas medidas tomadas pelo comitê, em eventos, aumentou o público de 300 para 500 pessoas, em ambientes externos, desde que observado o cumprimento de protocolo sanitário da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ano passado no auge da pandemia não deixaram de brincar, imagine este ano. É só fazer a consulta.

 

LAMBE-SUJOS E CABLOQUINHOS III

Havendo a festa e de alguma forma com suas restrições, sugerimos que o combate seja realizado às 15 horas, para que a festa termine com o dia claro por motivos óbvios. Providências para a data como ampliação de policiamento, havendo a festa, oficialmente ou não, é prudente. Se apressem para dar uma resposta, em tempo, ao povo. A festa acontece sempre no segundo domingo de outubro.  Nela se apresentam dois grupos, que através de uma dramaturgia forte retratam o combate entre negros e índios. O folguedo começa com a luta dos índios para resgatar sua princesa que foi roubada pelos negros. Além dos combates, o canto e a dança enriquecem a dramaturgia, que tem seus personagens definidos. O folguedo ganha ritmo através do batuque que marca o passo dos cantos e das danças. É contagiante.

 

MATRÍCULA PREMIADA/LARANJEIRAS

Duas medidas tomadas pela prefeitura este ano, através da Secretaria Municipal de Educação para aumentar o número de alunos matriculados na rede municipal de ensino. Nas ações do Busca Ativa - busca ativa significa levar o Estado ao indivíduo que não usufrui de determinados serviços públicos – e do Programa Municipal Matrícula Premiada, Laranjeiras conseguiu matricular 1.016 alunos. Isso é muito bom. Estávamos com uma queda enorme no desejo da população carente querer estudar nas escolas da rede municipal. A cidade perde com isso. O custo da educação é elevadíssimo e recursos federais para a educação Municipal chega ao equivalente ao número da clientela na escola. No próximo mês haverá outra rodada de sorteios com alunos matriculados no período. Essas ações da Secretaria Municipal de Educação não ficou só na sede. Todos os bairros e povoados foram contemplados.

 

LARANJEIRAS: CÂMARA DIVULGA NOVAS DATAS DO CRONOGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO

A Câmara Municipal de Laranjeiras divulgou nesta quinta-feira, 23, as novas datas do cronograma de realização do concurso público, que havia sido suspenso por decisão judicial em dezembro de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. As provas objetivas e entrega de títulos ocorrerá no próximo dia 06 de outubro. A publicação do resultado final do certame se dará em 16 de novembro.

Confira o cronograma;

- 23/09/2021 

- Divulgação da relação geral atualizada de candidatos inscritos.

- Os candidatos que desistiram de participar do concurso, por conta da suspensão da prova, devem formalizar a desistência junto à Planejar através do correio eletrônico: [email protected], pedindo a devolução da taxa de inscrição através de formulário próprio que será enviado.

23/09 a 02/10/2021

- Divulgação da relação de candidatos inscritos deferidos para Prova Objetiva

06/10/21

- Edital de Convocação da Prova Objetiva e Entrega de títulos. Divulgação dos locais da realização das Provas Objetivas.

13/10/2021

- Aplicação da Prova Objetiva e Entrega dos Títulos.

24/10/2021

- Divulgação dos gabaritos preliminares das Provas Objetivas Divulgação dos gabaritos das Provas Objetivas (Preliminar).

25/10/2021

- Interposição de recursos contra os gabaritos das Provas Objetivas.

26/10 e 27/10/2021

- Divulgação do resultado dos julgamentos dos recursos contra os gabaritos das provas Objetivas.

03/11/2021

- Divulgação do Resultado Oficial do Gabarito Definitivo das Provas Objetivas.

- Divulgação do Resultado das Provas Objetivas e Notas Títulos.

08/11/2021

- Prazo para apresentação de recursos referentes à pontuação da Prova Objetiva e Notas de Títulos.

09/11 e 10/11/2021

- Divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra a pontuação da prova objetiva e Notas de Títulos.

16/11/2021

 

LARANJEIRAS NÃO RETOMA AULAS PRESENCIAIS EM 2021

Em reunião realizada ontem quinta-feira, 23, com representas das secretarias de Educação, Saúde e Sindicato dos Profissionais do Magistério (SINTESE) ficou definido que as aulas presenciais no município de Laranjeiras não serão retomadas este ano, porém os estudantes continuam desenvolvendo as atividades de forma remota, assim como participando de ações educativas e vivências. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os estudantes vão participar, de forma presencial apenas em aulas preparatórias para a Prova Brasil, que acontece no próximo mês de novembro. Porém, a atividade será em horário marcado pelas escolas e respeitando todos os cuidados sanitários, para evitar o risco de contaminação da COVID-19.

 

LARANJEIRAS NÃO RETOMA AULAS...II

“Este é um momento de muita cautela e a gestão está tomando todos os cuidados para não elevar os índices de contaminação no município, já que, o aluno em sala de aula envolve uma rede de serviços como, merendeira para preparar e servir a alimentação, o transporte sem aglomeração e higienização mais rigorosa para este período e tantas outras coisas, que não são simples assim. Portanto, não vemos um momento propício para um retorno seguro, disse a Secretária Municipal de Educação, Maurina Cruz.

A gestora em Educação destacou ainda que: “diversos municípios do Brasil e em países desenvolvidos, que já retornaram às aulas presenciais foram obrigados a recuar e tem apresentado um crescimento no número de casos de crianças e jovens contaminados após o retorno das atividades letivas. Além de risco para os profissionais de Educação, a retomada das aulas acarreta mais um risco de contaminação para as famílias. Por isso, optamos por não retornar”, destacou Maurina.

 

LARANJEIRAS NÃO RETOMA AULAS...III


A diretora de bases municipais do SINTESE, Vera Lúcia da Silva, compreendeu as razões apresentadas pelos técnicos da secretaria e destacou que, a Resolução do Conselho Nacional da Educação estabelece que o município tem autonomia para tomar essa decisão. “O retorno às atividades escolares regulares deve ocorrer de acordo com as diretrizes das autoridades sanitárias combinadas às regras estabelecidas pelos respectivos sistemas de ensino e instituições escolares das redes públicas, privadas, comunitárias e confessionais”, ressaltou Vera.

 

LARANJEIRAS NÃO RETOMA AULAS...IV


A Prefeitura de Laranjeiras vem fazendo o dever de casa e realizando mensalmente a entrega dos kits de alimentação, os professores vêm ministrando regularmente as aulas remotas, os estudantes participam de ações pedagógicas, como na semana do trânsito, semana da Pátria e tantas outras já executadas, ou seja, os alunos e profissionais não estão parados e todas as atividades são feitas através de planejamento e de acordo com o que prevê o calendário escolar definido pela Secretaria Municipal da Educação. A secretária municipal de Saúde, Gabriela Carvalho reforçou que a decisão tomada pela gestão municipal é a mais prudente. “Apesar de estarmos em controle de pandemia e bem avançados na vacinação, não podemos relaxar. Nossos jovens, de faixa etária até os doze anos de idade, receberam apenas a primeira dose. As autoridades de saúde do mundo todo continuam alertando que a pandemia ainda não acabou. Caso haja, uma nova onda, temos que fechar tudo novamente. Portanto, a cautela é a melhor escolha”, frisou a secretária.

 

DIA DA ÁRVORE/BARRA

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Meio Ambiente promoveu uma ação em conjunto com os Clubes de Desbravadores: Atlas Estelar, do povoado Capuã; Galáxia, do Moisés Gomes, Falcões da Ilha e do Bairro Baixo. Com apoio da Defesa Social e da equipe de jardinagem da Secretaria de Obras, foi realizado o plantio das 30 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas por uma construtora, em espaços públicos descampados e na Escola Municipal Creuza Gomes, com o intuito de ampliar a arborização urbana, que proporcionará a cidade inúmeros benefícios relacionados a estabilidade climática, ao conforto ambiental, a melhoria da qualidade do ar, bem como da saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

 

DIA DA ÁRVORE II /BARRA

O Prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, participou desta ação e fez o plantio de uma muda de Pau-Brasil, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente,  Edson Aparecido e os grupos de desbravadores. Além destas, também foram plantadas árvores de Paineira, Ipê, Tamboril, todas nativas da Mata Atlântica.

 

ELEIÇÃO PARA CONSELHO ESCOLAR / BARRA

Alunos maiores de 14 anos, pais/responsáveis por alunos menores de 14 anos, professores e servidores das escolas municipais participaram do processo eleitoral para nova formação do Conselho Escolar. A escolha dos membros que irão compor o referido Conselho para o triênio 2021/2024 foi feita através do voto impresso em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, das 8h às 17h do dia 21. A eleição que foi organizada e promovida pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e regida pelo Edital Nº 03/2021, visa eleger representantes dos seguintes segmentos: magistério, servidores, pais/responsáveis e alunos.

 

ELEIÇÃO PARA CONSELHO ESCOLAR / BARRA


O secretário municipal de Educação, José Marques, falou sobre o papel do Conselho Escolar na gestão da escola e também comemorou o fato dos representantes de cada segmento serem escolhidos de forma democrática. “O Conselho Escolar é o órgão máximo dentro da administração escolar. Muitas das decisões que ocorrem dentro da escola precisam passar pelo Conselho, inclusive, decisões relacionadas ao gerenciamento de verbas que as escolas recebem (aplicação de recursos), decisões acerca do funcionamento da escola e tantas outras. Hoje foi o dia em que pais, estudantes, professores e funcionários exerceram a democracia e puderam, desta forma, eleger conscientemente os seus respectivos representantes”, disse José Marques.

 

PROJETO JOVEM PROMESSA DE GINÁSTICA DISPONIBILIZA 270 VAGAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA BARRA

Na manhã de quinta-feira, 23 de setembro, o Prefeito de Barra dos Coqueiros recebeu os representantes da Federação Sergipana de Ginástica, Márcia Lima e Marcel Camilo, representante do Campeão Olímpico, Arthur Zanetti. O objetivo da reunião foi para solidificar a parceria do projeto, que foi idealizado pela Confederação Brasileira de Ginástica, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e realizado pela Federação Sergipana em parceria com a Prefeitura de Barra dos Coqueiros e o Colégio Negreiros.

 

PROJETO JOVEM PROMESSA...II

"Fiquei muito contente em estar aqui, vê que existe a possiblidade de retomada do Projeto Artur Zanetti de Ginástica na cidade. Foi com muita alegria que recebi do prefeito essa possibilidade efetiva, isso significa a retomada do centro Artur Zanetti na Barra dos Coqueiros e será um sucesso. Acredito que teremos por volta de 500 a 600 crianças fazendo ginástica", concluiu Marcel Camilo.

 

PROJETO JOVEM PROMESSA...III

"Recebemos a comitiva da Federação Sergipana de Ginástica, juntamente com o representante do campeão olímpico Arthur Zanetti e reiteramos nossa parceria junto com o Colégio Negreiro e a Caixa Econômica, para que possamos dar oportunidade a criança e ao adolescente do nosso município a praticar a ginástica olímpica. O esporte é vida, desenvolve a personalidade, desperta o senso de solidariedade, enfim o esporte influencia na formação do cidadão e a Barra dos Coqueiros não se furtará de apoiar iniciativas como essa. Acreditamos no esporte", finalizou o Prefeito Alberto Macedo.

 

PREFEITURA DE BARRA REALIZA AÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA GESTANTES E LACTANTES

Conhecimento é uma ferramenta extremamente importante. Por isso, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria de Saúde, promove de forma contínua, ações de educação alimentar para gestantes e lactantes. Na quarta-feira, 22, esta ação aconteceu na Clínica de Santa Luzia, com a presença das gestantes do Projeto Guardiãs da Vida. “A educação alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental exercido por meio de orientações nutricionais específicas em que a pessoa conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis”, explicou a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica Nasf-AB, de Barra dos Coqueiros, Ilkary Almeida. “A alimentação deve ser introduzida, a partir dos seis meses, após o aleitamento materno. Mostramos às mães como manejar e realizar o preparo dos alimentos para os seus filhos”,

 

AIRTON MARTINS: O LÍDER É ALBERTO


O pré-candidato a deputado Federal Airton Martins em entrevista a uma rádio da capital, disse que está confiante no sucesso da administração de Alberto Macedo. Airton salientou que 2021 realmente tem sido um ano difícil com uma queda momentânea na arrecadação, mas Alberto Macedo está na fase de planejamento, com a feitura de diversos projetos importantes para a Barra dos Coqueiros. São obras para alavancar o turismo e gerar empregos e renda. Essa fase difícil vai passar. Airton disse ainda que como ex-prefeito e aliado de Alberto é prudente manter-se à margem das decisões: “Hoje sou liderado é bem diferente. O líder é Alberto”.

Sobre as eleições 2022, o ex-prefeito disse que continua na caminhada para viabilizar uma possível candidatura a Câmara Federal para lutar por obras estruturantes para as cidades sergipanas. Já para a Barra teremos atenção especial para duas importantes obras que é a segunda ponte para dar acesso a Coroa do Meio em Aracaju e o elevado da rotula do acesso da cidade, onde a Santa Luzia dar boas-vindas aos nossos visitantes.

 

GUARDAS MUNICIPAIS DE SERGIPE E DA BAHIA PARTICIPAM DE CURSO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS EM ROSÁRIO DO CATETE


Nos dias 21 e 22 de setembro, terça e quarta-feira, respectivamente, cerca de 70 guardas municipais de Sergipe e da Bahia participaram do curso de procedimentos operacionais para agentes de segurança pública. O curso é obrigatório para os agentes que atuam no grupo tático e tem como objetivo preparar o profissional para trabalhar em situações complexas, que envolvem riscos e conflitos com foco na manutenção da ordem pública e na garantia dos direitos humanos.

 

GUARDAS MUNICIPAIS DE SERGIPE...II


Os agentes dos municípios sergipanos de Rosário do Catete, General Maynard, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Japaratuba, Estância, Santo Amaro das Brotas e Itabaianinha, e da capital baiana, Salvador, receberam instruções dos profissionais especializados em Segurança Pública: Cácio Jeorge Silva, supervisor da Guarda Municipal de Aracaju, possui pós-graduação em Segurança Pública, instrutor de técnicas operacionais e possui outras especialidades; Augusto Sérgio Souza Feitosa, responsável pelo comando da Guarda Municipal de Estância, instrutor de armamento e tiro, além de outras formações; Bruno da Silva Macêdo, inspetor da Guarda Municipal de Estância, formador de profissionais em investigação policial, capacitação em primeiros socorros e outras formações; Jhonatas Medeiros Silva, inspetor da Guarda Municipal de Estância, armeiro e outras formações; Luiz Ricardo Santos Tojal, instrutor de trânsito, gestor de segurança pública e outras formações.

 

GUARDAS MUNICIPAIS DE SERGIPE ...III


Para o secretário municipal de Ordem Pública e Mobilidade Urbana de Rosário do Catete, José Anselmo Santos, a capacitação é importante para prestação de um serviço de qualidade para a população. “O curso, pioneiro no município, conta com a parceria indispensável de outros comandos de guardas municipais. A expectativa é que sejam oferecidos outros cursos aos agentes de segurança ainda neste ano”, garantiu.

 

ANIVERSARIANTE DA SEMANA


O vereador da cidade de Riachuelo Rosemberg Santos Hipólito - o Berg é o aniversariante da semana. Desejamos muito sucesso e saúde a este bravo e preparado parlamentar sergipano.

 

EDUCAÇÃO RIACHUELO


A Secretária de Educação, Alcilene Resende, realizou visita técnica para inspecionar os ônibus que fazem o transporte escolar dos alunos da nossa Rede Municipal de ensino.

A secretária disse que com a retomada das aulas semipresenciais, estava tomando todos os cuidados para que o retorno seja seguro para o alunado, o principal cliente da pasta.

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.