Segunda, 25 de Janeiro de 2021
79 99979-2283
Cidades TV Anhanguera

Nove cidades de Goiás vão ter o sinal analógico da TV Anhanguera desligado de forma voluntária no dia 31 de março

Telespectadores de Caldas Novas, Morrinhos, Goiatuba, Santa Helena de Goiás, Quirinópolis, Goianésia, Uruaçu e Aruanã devem adquirir um conversor digital ou migrar para uma televisão com sinal digital.

14/01/2021 07h05
15
Por: Redação Fonte: G1
Conversor digital pode ser adquirido em lojas de eletrônicos, em Goiás — Foto: TV Anhanguera/Reprodução
Conversor digital pode ser adquirido em lojas de eletrônicos, em Goiás — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O sinal analógico da TV Anhanguera será desligado de forma voluntária em nove cidades de Goiás no dia 31 de março deste ano. Os telespectadores das cidades de Caldas NovasMorrinhosGoiatubaSanta Helena de GoiásQuirinópolisGoianésiaUruaçu Aruanã que desejarem continuar assistindo a programação devem adquirir um conversor digital ou migrar para uma televisão com sinal digital.

O diretor de engenharia e tecnologia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla, conta que o desligamento do sinal analógico é uma evolução da tecnologia digital e permite um sinal de maior qualidade. Além disso, permite sinal digital móvel em aparelhos celulares com sintonizador digital o que contribui para a inclusão digital.

"A diferença do sinal analógico para o digital está na qualidade de imagem e som. Não há chuviscos ou ruídos e o sinal é 'limpo'. O sinal digital é preparado para ser utilizado em telas grandes, o analógico não. Quem vê TV em uma tela acima de 40 polegadas percebe uma grande diferença positiva no sinal digital", conta.

Sinal digital

Para ter o sinal digital, o telespectador pode manter a TV que já tem em casa, mesmo sendo TV de tubo, mas, nesse caso, ele deve adquirir um conversor digital externo. Cauvilla conta que os conversores são vendidos em lojas de eletrônicos e o preço varia conforme o modelo e dinâmica do mercado, e são encontrados entre R$ 80 e R$140.

"Nós orientamos que as pessoas não deixem para fazer a mudança do sinal digital de última hora, como é um processo que só traz vantagens quanto antes fazer melhor, sem falar que pode haver aumento no preço de conversores e antenas para quem deixar para o último momento. O sinal digital trará uma nova experiência para quem ainda não o utiliza, e melhor, continuará sendo de graça, como sempre foi", ressalta Cauvilla.

Sinal analógico

O desligamento do sinal analógico obrigatório em Goiás começou em 2016 na cidade de Rio Verde, que foi a primeira cidade do país a ter somente o sinal digital transmitido.

De acordo com Cauvilla, ao adquirir o conversor será necessário sintonizar no sinal digital da TV Anhanguera, para obter essa sintonia a antena deverá ser do tipo externa UHF. Para quem necessitar receber algum outro sinal analógico, é possível trabalhar com duas antenas: uma VHF e a outra UHF.

"A partir do dia 31 de março, aproximadamente 80% da população do estado poderá usufruir do sinal digital da TV Anhanguera", ressalta.

Todos os municípios goianos terão o sinal analógico desligado até 2023, que é a data limite para o desligamento do sinal no estado, conforme determinação do Ministério das Comunicações.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO

Goiânia - Goiás

Sobre o município
Goiânia é um município brasileiro, capital do estado de Goiás. Dista 209 km de Brasília, a capital nacional. Com uma área de aproximadamente 739 km², possui uma geografia contínua, com poucos morros e baixadas, caracterizada por ser uma região do Planalto Central do Brasil.
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 20h36 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 32°

29° Sensação
20 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol e Chuva
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol e Chuva