Segunda, 18 de Outubro de 2021
79 99979-2283
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do pesali 17 de setembro de 2021

A coluna tá recheada de informação, vamos conferir!

17/09/2021 18h40
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do pesali 17 de setembro de 2021

TECNOLOGIA 5G ATRASA

Diretor da Anatel, agência reguladora de telecomunicações, o agrônomo Moisés Moreira continua sendo o nome do atraso do 5G no Brasil. Em 2019, ele retardou a tecnologia ao menos em dois meses e, na segunda (13), voltou a pedir vistas alegando “dúvidas”. Virou deboche na Anatel, onde o edital chegou há dois anos, em outubro de 2019. O ministro Fábio Faria (Comunicações) estima em R$100 milhões diários os prejuízos da “vista”. O relator, Emanoel Campelo, propõe implantar o 5G no Brasil até junho de 2022, mas há uma jogada política para adiar para 2023. Votar errado dá nisso. Essa galera, nomeada por partidos quando não está roubando está atrasando.

POLÍCIA FEDERAL PRENDEU O PREFEITO DE GUARUJÁ

Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (15) em flagrante o prefeito de GuarujáVálter Suman, do PSDB. Ele é suspeito de desviar dinheiro público em contratos da prefeitura com organização social que administrava unidades de saúde na cidade.

Também foi preso o secretário municipal de Educação, Marcelo Nicolau.

No caso do secretário Marcelo Nicolau, informações apuradas pela TV Tribuna indicam que ele não conseguiu comprovar uma grande quantia de dinheiro encontrada em sua casa e, por isso, foi levado à sede do órgão federal. O valor não foi revelado. Na residência de Suman, também teria sido achado dinheiro em espécie sem comprovação.

POLÍTICA

A corrida sucessória estadual começou e está no auge. Edvaldo Nogueira (PDT) lidera em algumas regiões e é o melhor candidato dessa turma da esquerda. Pode não ser a melhor pessoa, mas é o melhor candidato dos que se apresentam no cenário da esquerda. Ele evoluiu muito, aprendeu a compor e se conseguir unir todos os outros pretendentes ao mesmo cargo e aliados de Belivaldo, pode comprar o terno de posse. O ex-comunista, hoje um quase direitista como dizia Odorico Paraguaçu, personagem de Dias Gomes em o Bem Amado, largou o hábito das calças jeans surradas da universidade e as lorotas da esquerda e se tornou um grande gestor. Pelo que vem fazendo em Aracaju, tecnicamente, é o melhor candidato para Sergipe.

POLÍTICA II

O senador Rogerio Carvalho (PT) nesses 16 anos de poder tem uma carreira meteórica, mas desta vez provocou o rompimento do seu antigo grupo, unidos há 16 anos e vai fazer carreira solo. Pode dar certo? Pode sim. Do lado do governo tem uns “500” querendo ser o escolhido do galego. Se ele ficar com Edvaldo, o melhor posicionado nas pesquisas e os menos fortes ficarem com raivinha, podem correr para os braços de Rogério. Aí o bicho pega. O empresário Jorge Mitidieri, tio de Fábio Mitidieri, pré-candidato a governador e aliado de Belivaldo é o primeiro suplente de senador de Rogério. De que lado a família Mitidieri irá ficar? Uma briga boa e Rogério sai ganhando nesse cenário. Tem chances para isso acontecer? Claro que sim.

POLÍTICA III

E se 2022 for o ano da zebra? Valmir de Francisquinho (PL) , ex-prefeito de Itabaiana que fez administrações revolucionárias, entrou na disputa para governar o Estado de Sergipe. Terceira via ele já é e com bons percentuais. Se vai topar levar o projeto a frente não sabemos, mas que abre uma opção para quem quer se livrar da mesmice, não existe dúvida. Sergipe precisa disso. São 16 anos de atraso onde essa galera da esquerda deitou e rolou e não fizeram uma obra de grande importância como as de João Alves e Augusto Franco, por exemplo. O mesmo grupo está no poder há 16 anos e quem está na disputa lá por cima a exemplo de Edvaldo e Rogério marcham juntos há décadas.

POLÍTICA IV

O baixo índice de aceitação em Sergipe do senador Alessandro Vieira irá tirá-lo da peleja para governador como terceira via. Hoje ele está mais preocupado em ser uma terceira para presidente da República. Ganharia notoriedade nacional e poderá ser candidato a senador ou deputado federal por São Paulo ou Rio de Janeiro, considerando ter uma reeleição difícil em Sergipe.

Na sua eleição vencedora, o delegado não ganharia para vereador em Aracaju, mas como nova opção e o cansaço do povo aos nomes de velhas raposas,  venceu fácil para Senador e foi muito bom. 

POLÍTICA V

Insuportável é ouvir o velho Valadares dizer que é pobre que não tem dinheiro, quase pedindo para o eleitor pagar sua campanha. Ele jamais votou de graça. Valadares é o único político vivo, que teve mais mandatos em Sergipe. Foi prefeito de Simão Dias, deputado estadual e federal, governador e senador da República por três vezes. Com algumas aposentadorias pomposas deverá continuar usufruindo dessas benesses aos seus 78 anos de idade. Teve carreira vitoriosa. Já Alessandro tende a ser em Sergipe um Gilvan Rocha. Era um médico desconhecido que derrubou a oligarquia de Leandro Maciel, antigo “coroné” de Sergipe, vencendo-o na briga pelo senado. Ambos de saudosa memória. 

XLVII ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS

O secretário de Turismo de Laranjeiras Plácido Lyra, reuniu sua equipe para discutir a organização do XLVII Encontro Cultural de Laranjeiras que será realizado na segunda semana de janeiro de 2022.  Não faria sentido a sua não realização. É uma festa cultural e todos os atores estão a postos que são os brincantes e os grupos folclóricos da cidade. A sua grande riqueza Cultural. 

As pessoas devem estar conscientes que o seu dinheiro não pode mais bancar festas municipais com gastos de 5 milhões de reais com shows musicais. Isso não vai mais existir. Mas com criatividade e pouco dinheiro pode se fazer um grande evento cultural sim. O Plácido Lyra é capaz e a equipe da cultura sabe fazer a festa e vão fazer um grande evento.

 

EVENTOS SEMANAIS/LARANJEIRAS

Qual a rotina dos finais de semana em Laranjeiras? Quem tem carro e dinheiro vai curtir a noite em Aracaju ou outra cidade. Por quê? Aqui não tem nada. Agora imagina só, para quem não tem carro e só tem umas merrecas? É tédio, é depressivo. CRIATIVIDADE E BOA VONTADE resolve tudo isso. A nossa sugestão:  Imagine a Praça da Matriz, dia de sábado a noite, com os cenários de igrejas seculares ao fundo, grupo folclórico na calçada da igreja, no coreto artistas da terra se apresentando no Voz, Violão e acompanhado de um Cajon?. Som em altura que as pessoas possam conversar, praça bem iluminada e pronto. 

EVENTOS SEMANAIS II/LARANJEIRAS

Para realização de evento como esse, não precisa alugar som. Compra um para a Comunicação que servirá para todos os eventos da prefeitura. Se for dos melhores fica próximo de 6 mil reais. Mais cachê para duas apresentações na noite custando 200 reais cada. Esse custo é para a primeira apresentação. Nas semanas seguintes, somente 400 reais de cachê porque já existe o som com mesa e microfones. Em um mês, oito músicos de barzinhos da cidade estariam sendo prestigiados. No mês seguinte mais 8 e por ai vai. Um projeto simples, barato e que iria agradar ao povo de Laranjeiras. Poderia se pensar em um evento um pouco maior no último sábado do mês.

As pessoas não se encontram mais. É preciso que iniciativas como essas, resgatem as amizades. Quando as pessoas se encontram, criam vínculos.

EVENTOS SEMANAIS III/LARANJEIRAS

O Projeto precisa de um nome. “De noite na Praça”.  Lógico que o nome não seria esse. Estou chutando, motivando. Mas vem a pergunta: Quem lucraria com isso? 

Os pequenos, os donos da economia informal. As doceiras, artesãos, artistas da música, pintores, a amiga do isopor das latinhas de cervejas, a das barracas de comidas típicas e o prefeito Juca, porque todos iriam agradecer essa grande ação social e cultural. Para produzir essa matéria pesquisamos sites como Premier Shop que vende o som, o mercado da música no estado para saber valores de cachê e já conhecemos projetos como o citado em outras cidades, até bem menores que Laranjeiras. Outro detalhe, para funcionar é preciso envolver algumas secretarias. A que fizer um bom projeto nesse sentido e apresentar a Juca, ele vai aprovar, com certeza. Então, mãos à obras!

UNIGEL DEMONSTRA INTERESSE EM RECUPERAR O CAIC

O prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala, o vice-prefeito Janio Dias, o diretor da unidade de Sergipe da Unigel, Eduardo Barreto, o diretor de relações institucionais da empresa, Roberto Fiamenghi e a diretora executiva, Júlia Tygel, estiveram fazendo a segunda visita técnica as instalações do CAIC de Laranjeiras. A equipe da Prefeitura apresentou de forma detalhada o projeto para os diretores da unidade de Sergipe da Unigel e pelo que parece as coisas deverão acontecer gradativamente. 

A UNIGEL deve executar o projeto de reforma e ampliação da creche, que funciona no CAIC. Juca solicitou à equipe diretiva da empresa, a construção de quatro salas de aula, para atender os alunos da Escola Alcino Manoel Prudente. O número de matrículas desta unidade de ensino vai ser ampliado em 2022. Essa segunda proposta vai ser analisada pela diretoria.

DIA DE VACINAÇÃO EM LARANJEIRAS

Laranjeiras que já vacina dos 12 aos 17 anos de idade e a terceira dose acima dos 80, ontem, quinta-feira, 16, vacinou mais de 800 jovens.  Foi um dia onde o Centro de Tradição, QG do combate a Covid-19, ficou lotado todo tempo. A Saúde de Laranjeiras tem dado exemplo a todo Brasil. É cidade que mais vacina no Nordeste. Falta besteira para os 100 por cento da primeira dose.  A segunda bem adiantada e terceira dose rolando bem. 

DIA DE VACINAÇÃO EM LARANJEIRAS II

Meu neto Guilherme Pereira de 12 anos tomou sua primeira vacina contra a Covid-19, dia 16 de setembro de 2021 em Laranjeiras, onde reside. Pelo terrorismo diário da Globo esse dia não iria chegar. As boas notícias relativas ao combate à pandemia no Brasil não param e o país reduziu o número de casos ativos, que são as pessoas atualmente infectadas pela covid19, ao menor número em 15 meses, desde junho do ano passado.

QUINTAL ASTRAL/BARRA

Tudo começou com uma festa de aniversário. Depois passou a encontros casuais e como as pessoas comungavam pensamentos comuns sobre políticas públicas, passaram a se encontrarem todas as quartas-feiras. Desta feita já de forma organizada e com um tema a ser discutido na noite. Outras pessoas passaram a ser convidadas e o que é legal, como não existe um líder ou uma líder sempre estão ouvindo o que a outra pessoa pensa sobre um tema em discussão naquela noite. É incrível.

QUINTAL ASTRAL II/BARRA

É sempre um local mais amplo fora da casa do anfitrião. Os frequentadores habituais trazem petiscos, bebidas. Os temas são escolhidos por sugestão. Outras vezes o tema é um filme exibido para os presentes. Estas duas últimas semanas debateram bem o Setembro Amarelo pela força do tema. O suicídio. Mas em meio a temas sérios, tem boa música, bate-papos triviais. A empreendedora Sandra dos Brinquedos deu o pontapé inicial. Sempre muito gentil com todos. Alguns “encontreiros” do Quintal Astral são Elton Rickarty, Marina, Taline, Uilma, vizinhos e pessoas da comunidade. O legal é que, os encontros discutem o bem coletivo da comunidade em geral.

ILUMINAÇÃO/BARRA

Nossa reportagem esteve com o secretário de Obras de Barra dos Coqueiros, o engenheiro Sóstenes Aguiar, e recebemos informação sobre a manutenção da iluminação pública da cidade. Sóstenes afirmou que esta semana foi iniciada uma força tarefa para resolver a questão de reposição de lâmpadas e de algumas luminárias dos Bairros Atalaia Nova, Andorinhas, Caminho da Praia e Riomar. Trabalho concluso. Na próxima semana segue a equipe para outros bairros e a manutenção continuará mais ostensiva.

NOVO MERCADO/BARRA

Depois de redesenhado o projeto do novo mercado Municipal de Barra dos Coqueiros e atender todas as exigências dos órgãos ambientais, as obras deverão ser retomadas ainda este ano. No novo projeto foram repaginados os espaços para oferecer melhor segurança e mobilidade aos feirantes e consumidores. O projeto foi executado pelos arquitetos Robson Marques e Philipe Meneses Cerqueira da equipe técnica da Secretaria de Obras sob a supervisão do secretário Sóstenes Aguiar. O projeto inclui também uma moderna fachada com padrões modernos descartando cores vinculadas a administração personalizada. Um novo conceito que merece aplausos. Vejam detalhes nas fotos.

PRAÇA DO TURISTA/BARRA

O prefeito Alberto Macedo esteve ontem, quinta-feira, 16, despachando no gabinete do secretário de Obras Sóstenes Aguiar e tratou da parte burocrática para receber os recursos destinados para a construção da Praça do Turista no Largo da Praia da Costa. Falando a reportagem o prefeito Alberto Macedo disse: “A praça será contemplada com moderna urbanização para a recepção de turistas e moradores da Barra, com divulgação das nossas riquezas naturais, artísticas, culturais e turísticas. Um monumento homenageando os barcos to-to-tós e nossa cultura pesqueira será implantado no espaço da praça. Nosso folclore também estará representado no piso entretravado além de atraentes quiosques nos 4 cantos da praça. 

AIRTON PEDE ELEVADO PARA RÓTULA 

O ex-prefeito Airton Martins e pré-candidato a Deputado Federal, o grande defensor da segunda ponte ligando a Barra dos Coqueiro a Aracaju defendeu também esta semana em conversa com lideranças da Barra a construção de um elevado na rótula que dar acesso à Avenida Oceânica, Atalaia Nova e bairros do litoral Norte da cidade pela Rodovia Estadual SE-100. Airton explicou que com o crescimento contínuo e de proporções que superam qualquer cidade do Nordeste, se faz necessário pensar com antecedência na mobilidade urbana da Barra dos Coqueiros. Os engarrafamentos nesse funil nos finais de semana, quando recebemos milhares de turistas, são corriqueiros. 

AIRTON PEDE ELEVADO PARA RÓTULA II

Airton disse que a construção de um elevado custaria mais de 50 milhões de reais e esse dinheiro a cidade não tem condição de bancar, é lógico. Como a obra seria em rodovia estadual a responsabilidade é do governo do Estado, mas não vamos radicalizar, pelo contrário, temos que fazer um somatório e formarmos uma frente para defesa dessa obra. Ela não irá beneficiar exclusivamente nós barracoqueirenses e sim todos os sergipanos que utilizam a rodovia SE-100 que corta toda nossa cidade. Vou conversar com meu amigo Alberto Macedo, prefeito da cidade, com o deputado Adailton Martins para levarmos esse pleito dos barracoqueirenses ao governador Belivaldo Chagas para que se inicie estudos nesse sentido pela equipe técnica do DER, responsável pela manutenção da rodovia.

COVID NA BARRA, 31 DIAS SEM ÓBITO

SECOM - A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Saúde, informa que hoje, Graças a Deus, estamos com 31 dias sem registrar óbito em nosso município. Já realizamos 15.323 exames de PCR, sendo 8.194 exames negativos, 7.129 exames positivos dos quais 7029 foram curados, 02 estão em isolamento domiciliar para tratamento e 98 pessoas foram a óbito.

Portanto, ressaltamos a importância da vacinação para os grupos estabelecidos no plano nacional de Imunização para combatermos este vírus e sua variante. Atualmente o nosso quadro vacinal é o seguinte:

• % da População Geral vacinada com a 1ª dose - 69,00%;

• % da População 18 anos e mais com a 1ª dose - 95,300%;

• % da População Geral com a 2ª dose - 31,00%

• Total de vacinas recebidas até 15/09: 32.326 doses;

• Total de vacinas aplicadas: 29.764;

  Primeira Dose: 20.331pessoas;

  Segunda Dose: 8.611pessoas

OBSERVAÇÂO: Mesmo recebendo as duas doses de vacina, o uso de máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento social são medidas importantes para a prevenção do vírus;

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.