Segunda, 12 de Abril de 2021
79 99979-2283
Tecnologia Tecnologia

Cientistas acham pela 1ª vez água e matéria orgânica em asteroide

Amostra do material foi coletada por missão realizada pela Jaxa, a agência espacial japonesa, em 2010

04/03/2021 18h00 Atualizada há 1 mês
31
Por: Redação Fonte: R7 - Sofia Pilagallo, do R7*
Partícula estudada foi trazida do espaço pela Jaxa, a agência espacial japonesa - (Foto: NASA)

Cientistas planetários da Royal Holloway University of London, no Reino Unido, encontraram água e matéria orgânica, elementos essenciais para a vida na Terra, em uma partícula do asteroide Itokawa, trazido do espaço pela Jaxa, a agência espacial japonesa, em uma missão realizada em 2010. Esta é a primeira vez que tais materiais são encontrados na superfície de um asteroide. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira (4) na revista científica Scientific Reports.

Segundo os pesquisadores, a descoberta poderia "reescrever a história da vida em nosso planeta". "Embora a matéria orgânica não sugira diretamente que a vida é carregada no asteroide, ela nos diz que o asteroide carrega as mesmas matérias-primas que forneceram a matéria-prima inicial para a origem da vida na Terra”, afirmou o autor principal do estudo, Queenie Chan, ao portal MailOnline.

O estudo mostrou ainda que a rocha espacial tem evoluído constantemente ao longo de bilhões de anos, incorporando água e materiais orgânicos de material extraterrestre, assim como a Terra. Isso porque depois de ser estudada detalhadamente, a partícula, apelidada de Amazônia, preservou tanto a matéria orgânica primitiva (não aquecida) quanto a processada (aquecida). A matéria orgânica que foi aquecida indica que a rocha espacial foi aquecida a mais de 600 ° C no passado.

Os pesquisadores acreditam, portanto, que o astro tenha se desidratado, se estilhaçado, e posteriormente, se reginerado e reidratado com a água que foi entregue com a queda de poeira ou meteoritos ricos em carbono.

"Essas descobertas são realmente empolgantes, pois revelam detalhes complexos da história de um asteróide e como seu caminho de evolução é tão semelhante ao da Terra pré-biótica", disse Chan.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra dos Coqueiros - SE