Segunda, 12 de Abril de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Saúde sergipe

Funcionários da Cohidro realizam exame sorológico para Covid-19 em levantamento nacional

Testagem faz parte de estudo epidemiológico do Ministério da Saúde em cidades brasileiras para levantar número de pessoas infectadas e com anticorpos

26/02/2021 17h49 Atualizada há 1 mês
24
Por: Redação Fonte: ascom
Funcionários da Cohidro realizam exame sorológico para Covid-19 em levantamento nacional

Os servidores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) participaram como voluntários do estudo “EPICOVID-19 BR 2: Inquérito Nacional de Soroprevalência de Acesso Expandido”, realizado em 133 municípios brasileiros. Após a coleta de amostra de sangue e preenchimento de um questionário sócio-sanitário, os funcionários aguardarão o resultado em até 10 dias, que indicará se tiveram Covid-19 e se possuem anticorpos contra o vírus. Financiada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e executada, em Aracaju, pelo Laboratório ANACLIN, do Grupo Hermes Pardini. Para atender também aos servidores que realizam atividades no interior do estado, será realizada outra etapa de coleta na próxima segunda-feira, dia 1º, na sede da Cohidro, em Aracaju.

Este é o estudo epidemiológico mais abrangente realizado no Brasil sobre a pandemia do novo coronavírus e estimará o percentual de brasileiros infectados pelo Sars-CoV-2. O estudo levantará particularidades como: escolaridade, idade, região, gênero, além de sintomas, percentual de assintomáticos e letalidade do vírus. Até agora, foram testadas quase 100.000 pessoas em todo o país. Um dos funcionários que fizeram o exame sorológico na Cohidro foi José Américo, da Gerência de Finanças. Para ele, os resultados podem mostrar também a situação do grupo de trabalho da empresa no enfrentamento ao coronavírus. “Essa ação é muito importante para que possamos ver a situação da empresa e do nosso estado. Anteriormente, já tive um resultado positivo, cumpri o isolamento social, mas não apresentei sintomas, fui assintomático”, relatou José Américo.

O diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral, considerou ser de suma importância a realização da pesquisa na empresa, para avaliação da situação de cada funcionário quanto ao contágio pela Covid-19 e para que cada um possa tomar os cuidados necessários com a saúde. “Quando conheci o projeto, não hesitei em trazer também para os funcionários da Cohidro. É muito importante que cada um saiba o nível de exposição que teve ao vírus e se seus cuidados pessoais de prevenção estão surtindo efeito. O vírus já se mostrou bastante disforme quanto aos seus sintomas em cada indivíduo, apresentando-se mais grave para uns e menos para outros. Muitos até podem nem ter conhecimento que pegaram a Covid-19 e mantêm a vida normal”, avalia Paulo Sobral. Ele reforça que a equipe do laboratório informou que os resultados saem em até 10 dias após a coleta.

Rafaela Tourinho é biomédica dos laboratórios Hermes Pardini e relata que a avaliação feita com os funcionários da Cohidro faz parte de um mapeamento executado em cidades de todo o país. “Nosso objetivo é fazer um estudo epidemiológico, descobrir quem já foi infectado com o vírus e repassar esses dados ao Ministério da Saúde. Aqui em Sergipe, as cidades de Aracaju e Itabaiana foram as escolhidas para participar do mapeamento”, detalha a biomédica. O exame de sorologia, que custa em torno de R$ 200 cada, é processado pelo laboratório mineiro. Rafaela ressalta ainda que “é importante as pessoas saberem se já tiveram contato com o vírus e se já têm imunidade desenvolvida”, aponta a profissional. Na ação feita na Cohidro, Rafaela teve a assistência da farmacêutica Carla Cruz, do laboratório Anaclin de Aracaju.

A funcionária da Assessoria Jurídica da Cohidro, Emanuelle Dória, aprovou a iniciativa da diretoria executiva do órgão onde trabalha. “Ótima iniciativa da Cohidro em parceria com a Unifesp, porque precisamos saber como está a saúde e a situação de todos”, considerou. Para ela, o resultado do exame passará informações importantes para que os funcionários tenham noção de como está sua saúde e, caso tenham sido infectados, saibam os cuidados que devem tomar para a sua proteção e da própria família. “Acredito que ainda não tive. Se sim, foi assintomático. É muito importante saber, porque tenho um pai diabético e precisamos tomar todos os cuidados possíveis”, considera Emanuelle.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 03h30 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio