Terça, 03 de Agosto de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali dia 09 de julho de 2021

a coluna esperada chegou, vamos conferir!

09/07/2021 18h30 Atualizada há 4 semanas
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali dia 09 de julho de 2021

 

COM MAIS VACINAS A COVID-19 PERDE FORÇA

SITUAÇÃO NOS ESTADOS – SERGIPE EM QUEDA

Em alta ( 1 Estado): AC

Em estabilidade (9 Estados): RR, AL, TO, SP, ES, SC, MT, RS, AM

Em queda (16 Estados e o DF): MG, MA, RN, MS, PE, GO, DF, RO, BA, PA, RJ, AP, PR, SE, CE, PB, PI


 PAINEL DA VACINA

painel de acompanhamento da campanha de vacinação do Ministério da Saúde registrou, no início da tarde de quinta-feira (8), 109,9 milhões de doses de vacinas aplicadas nos braços dos brasileiros. Ainda hoje a marca de 111 milhões será superada. São quase 140 milhões de doses distribuídas


BANCÁRIOS E TRABALHADORES DOS CORREIOS SÃO INCLUÍDOS NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Mais duas categorias foram incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19: são os bancários e os trabalhadores dos Correios. A boa notícia foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o destaque sobre a importância dos serviços prestados por esses trabalhadores durante a pandemia.

“Essas categorias apresentaram um relatório pormenorizado, descrevendo os aspectos epidemiológicos de cada uma delas. Eu submeti ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), ao Conass e Conasems. Hoje nós tivemos uma posição definitiva para que os servidores dos bancos e dos Correios e Telégrafos fossem incluídos no roll de prioridades”, disse Queiroga.


ANIVERSARIANTE DA SEMANA/BARRA

No último dia 7 foi o dia de Betinho Macedo apagar mais uma velinha. Nesse tempo de pandemia, festejou em casa com a família, mas nas redes sociais recebeu as felicitações de seus inúmeros amigos. Betinho é um cabra bom, humilde e sempre amigo dos amigos.

 

 

PREFEITO ALBERTO MACEDO ASSINA AUTORIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO OCEAN BARRA RESIDENCE

O prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo assinou o alvará para a construção do Ocean Barra Residence. Estiveram no gabinete os sócios do empreendimento, Idalécio Jr. e Sérgio Ricardo, além dos secretários de Obras, Sóstenes Aguiar e o do Meio Ambiente, Edson Aparecido. “Sinto uma satisfação e alegria em autorizar essa obra, porque é mais um empreendimento que vem para o nosso município e que trará emprego e renda para a população de Barra. Vivemos num índice de desemprego alto e precisamos reduzi-lo. Até sonhamos em eliminar o desemprego na Barra. Temos que pensar alto e esse empreendimento é mais um que trará oportunidades de trabalho para nossa população”, ressalta o prefeito Alberto Macedo.

 

 

PREFEITO ALBERTO MACEDO ASSINA AUTORIZAÇÃO...II

Na oportunidade o empresário Idalício dos Santos Filho destacou a grandiosidade do empreendimento. “Agradecemos ao prefeito Alberto Macedo pela liberação do alvará desse empreendimento que será o primeiro de muitos. Com essa construção vamos garantir o emprego direto de aproximadamente 100 pessoas. Serão 295 unidades entregues em um ano e meio. Temos uma estrutura não de condomínio, e sim de resort. A piscina terá 1.200 metros quadrados, borda infinita e areia compactada. O Ocean Barra terá quadra de squash e todo tipo de lazer de um resort”, enfatiza Idalécio Jr.

De acordo com o prefeito de Barra, Alberto Macedo, o município enfrenta dificuldades. “Caminhamos para superar todos os obstáculos que estamos enfrentando com a queda abrupta de arrecadação do município. E temos que buscar alternativas. E uma delas é a de trazer empreendimentos para a cidade, para criar emprego e renda para o nosso povo”, afirma Alberto Macedo.

 

 

NOVA ORLA

Uma coisa podemos afirmar, Alberto Macedo é bem intencionado, tem vontade e corre atrás do que quer construir e marcar sua administração. Estão na sua pasta uma série de projetos e ele começa a captar recursos para pôr em execução. São vários e Macedo tem prendido a divulgação. Ele só aposta no que é possível e não quer criar expectativa imediata nas pessoas. Mas alguma coisa sai do papel este ano. Ressaltamos dentre esses projetos o da nova Orla da Avenida Moisés Gomes Pereira, mais conhecida como Rua da Frente. Todas as vezes que foi a Brasília este ano ele levou debaixo do braço o projeto da Orla e garimpou recursos com a bancada sergipana em Brasília, junto a Ministérios. 


MÃO DE OBRA /BARRA

Depois de Aracaju, a Barra dos Coqueiros é a segunda maior empregadora na indústria da construção civil. São milhares de trabalhadores que chegam aqui diariamente vindo dos bairros periféricos de Aracaju, Japaratuba, Pirambu, Socorro e Santo Amaro. Chegam pela oportunidade de emprego para centenas de obras em andamento. As casas de material de construção comemoram o momento favorável à construção civil. Somente em um dos condomínios do complexo Alphaville, com 107 casas em construção, são mais de 400 trabalhadores se amontoando nas triagens diárias para o acesso ao núcleo residencial para trabalharem. Não falta emprego nessa área, na cidade que mais cresce no Brasil.


A TERCEIRA VIA REAL

Um discurso bem ensaiado, a jogada de marketing em rede nacional, o momento oportuno, o programa de TV apropriado e o público alvo, o cenário político ideal, a chance eleitoral. Tudo se encaixa no contexto da revelação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de que é homossexual – Em Brasília todos sabiam, mas a população não, e isso interessa ao grupo político e a um consórcio de grandes empresários que apostam numa terceira via contra o presidente Jair Bolsonaro e contra Lula da Silva (PT) na disputa eleitoral de 2022.


A TERCEIRA VIA REAL II

Como presidenciável, Eduardo Leite foi pioneiro num meio político onde outros gays têm medo de se declararem. Para citar dois casos, um ex-governador hoje parlamentar, e um presidente de partido são homossexuais não-declarados. Perderam o timing de se pronunciarem em defesa da minoria e da bandeira dos direitos humanos. Se revelarem agora, palmas!, Mas serão provocados como oportunistas após o silêncio de anos.


31 RUAS PAVIMENTADAS EM UM MÊS

Esse cara é meio doido. Mas era o que estávamos precisando. De um prefeito que tivesse afinidade e laços afetivos com Laranjeiras, ousado e com atitudes de um gestor competente.

Lançar um programa de recuperação de 31 ruas em um mês num período de chuvas é para quem tem “sangue no olho”. Tem que ser cabra destemido.  Esse é o Juca de Bala. É o cara que a grande maioria dos laranjeirenses escolheram para tomar conta da cidade. Ele está fazendo o dever de casa.


31 RUAS PAVIMENTADAS EM UM MÊS

Ficamos 4 anos sem prefeito e a cidade sendo administrada por um megalomaníaco enclausurado em um apartamento de luxo e mais caro de Aracaju, período onde destruiu toda cidade sem nenhuma obra e sem servir a comunidade, com exceção de meia dúzia de amigos. Não estamos jogando mais culpa na gestão passada e não é mais tempo para isso. Já passamos dos primeiros seis meses. Estamos mostrando que hoje existe administração eficiente e nesse ritmo é capaz que se recupere Laranjeiras em dois anos e não em 4 como previam pessoas da área do setor urbano. É por aí.


LARANJEIRAS E A INDUSTRIALIZAÇÃO

Laranjeiras entrou na última década de 80 no processo de industrialização. Nesse período se instalaram na cidade, uma indústria de cimento e outra de fertilizantes nitrogenados. Em paralelo chegaram outra de CO2 e as transportadoras. A prefeitura triplicou a arrecadação com o ISS – Imposto sobre Serviço, oriundos da fase de construção das fábricas. Circulavam na cidade 2.300 trabalhadores da construção civil. Muito emprego e muito dinheiro circulando pela cidade. 


LARANJEIRAS E A INDUSTRIALIZAÇÃO II

No ano de 1986, já com as fábricas produzindo a cidade nadou em dinheiro. Na época com juros altos e inflação galopante, só o dinheiro aplicado, mensalmente, pagava a folha do servidor. Estávamos vivendo o nosso melhor momento. Sem culpar ninguém e tudo tem sua época, mas faltou o tino de um gestor moderno e futurista. Lógico que os da época fizeram também sua parte. Tinha dinheiro, então investiram mais no social, encheram a prefeitura de funcionários e em obra sociais. Pecaram em não investir mais em infraestrutura. Mas tudo tem o seu momento. O saudoso Antônio Carlos dos prefeitos da época foi o que mais fez em infraestrutura e não houve sequência. As obras estruturantes voltaram  com Juca prefeito no seu primeiro mandato. Resultado: Laranjeiras começou a decair em receita, com o advento da nova Canindé. Sua Usina Hidrelétrica de Xingó em 1996 com dois anos de funcionamento tirou de Laranjeiras em termos de dinheiro de hoje, 16 milhões mensais. Laranjeiras começava a ficar pobre pelas despesas que construiu com sua gorda folha.


LARANJEIRAS E A INDUSTRIALIZAÇÃO III

Laranjeiras nos anos 80 tinha 27 por cento em alíquota da fatia destinada aos municípios sergipanos. Depois de Aracaju que levava a metade, Laranjeiras despontava com o segundo lugar. Uma cidade riquíssima. Milhões e milhões de sobra. 

Hoje está em quinto lugar, perdendo para Aracaju, Canindé, Socorro e Estância. 

Uma notícia ruim é que em 2022 teremos queda de arrecadação de ICMS. O TCE-SE já anunciou as alíquotas das cidades. A boa notícia é que em 2023 iremos recuperar uns 20 por cento da nossa receita com os efeitos da reabertura da fábrica de fertilizantes de Pedra Branca. Isso significa que Juca vai priorizar trabalhar para todos com os serviços e obras coletivas. Os favores individuais ainda vão demorar mais um pouco e a insatisfação dos que desejam mimos e em muitos casos justos, não vai ser possível, por enquanto.


ELEIÇÕES 2022/LARANJEIRAS

Houve ensaio de Juca apresentar um candidato do seu grupo à Assembleia Legislativa, mas tudo não passou de um ensaio. Todos estavam torcendo que ele indicasse seu irmão, empresário Pepa de Bala, um cabra acessível, muito bem relacionado na cidade e já respeitado pela palavra dita e cumprida. O empresário Marcos Franco que preside o MDB de Laranjeiras e mantém forte liderança na região é quem deverá sugerir os nomes que sejam bons para Laranjeiras e que possam, juntos, ajudarem a Juca a carregar seu fardo de administrar com pouco dinheiro. 

O que está sendo feito nesse momento em Laranjeiras, as dezenas de obras, só tem sido possível porque Marcos e Juca têm prestígio junto aos seus aliados em Brasília, além de uma boa equipe técnica, liderada pelo secretário Redi Marques. Qualquer outro, estaríamos num abismo sem saída. Esse é o posicionamento do MDB e seus aliados em Laranjeiras. 


ELEIÇÕES 2022/LARANJEIRAS II

Não havendo mais um candidato competitivo filho da terra, o deputado Zezinho Sobral levará vantagem com certeza. O bairrismo sempre irá existir. Zé Bodega poderia também estrear nessa seara. Manteria o nome em evidencia, seria bem votado na cidade, mas longe de pensar numa eleição vitoriosa. 

A Varzinhas não terá candidato da casa e deverá apoiar um outro nome e não Vanderbal Marinho. Para o deputado não foi uma boa experiência. Zé Nelson também foi muito bem lembrado na eleição em que saiu candidato a Federal. Ninguém sabe se ele vai para estadual. Está muito na dele, bem distante da agitação. Outros candidatos da cidade devem surgir e isso é muito bom. Mas a disputa para estadual em 2022 vai ser polarizada entre o candidato da turma do MDB e o da Boa Sorte. Nas próximas edições da Coluna do Pesali, cenas dos próximos capítulos Eleições 2022.


VACINAÇÃO EM LARANJEIRAS

Laranjeiras continua dando um show na vacinação contra a Covid-19. Na casa dos 30 já vacinou também profissionais das indústrias e no feriado de ontem, a equipe da Saúde estava em posto vacinando. A secretária de Saúde, a enfermeira Gabriella Carvalho disse que além da vacina contra a Covid, todas as outras da trivialidade da população estão disponíveis nos postos de saúde e alertou da importância das outras vacinas.  


SANTO AMARO

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTO AMARO É NOTIFICADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

Os vereadores da cidade de Santo Amaro das Brotas  Eiarle de Jesus Santos e Marcio Gleibisson Silva Passos entrou com mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado por em face do Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Amaro das Brotas, Alberto de Souza Maynard não seguir os ritos normais da casa legislativa. O que motivou a ação foi o desrespeito da mesa em não seguir a liturgia da casa e seu regimento interno. As sessões tem sido realizadas ao bel prazer dos interesses do prefeito. O Ministério Público deferiu o pedido dos dois vereadores. Mais detalhes na próxima edição do jornal A VOZ DO MUNICÍPIO na sua edição deste mês na próxima semana.


Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 21h32 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 29°

23° Sensação
15 km/h Vento
78% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio