Terça, 03 de Agosto de 2021
79 99979-2283
Anúncio
Coluna Do Pesali Coluna do Pesali

Coluna do Pesali dia 11 de junho 2021

A coluna com informação e credibilidade só aqui vamos conferir!

11/06/2021 18h59
Por: a voz dos municípios Fonte: William pesali
Coluna do Pesali dia 11 de junho 2021

QUE IMBECIL...

DP - O presidente da Argentina, Alberto Fernández, deu uma grande mostra do quão preconceituoso realmente é. Em pronunciamento na Casa Rosada, sede do Executivo local, o mandatário elencou, segundo ele, a principal diferença entre mexicanos, brasileiros e argentinos.

“Os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva e nós, os argentinos, chegamos nos barcos. E nos barcos que vinha de onde, da Europa. E assim construímos a nossa sociedade”, disse.

Yo pregunto: ¿Los portugueses cruzaron el Atlántico a caballo para colonizar Brasil? HDP!


DIÁRIAS PARLAMENTARES

Recentemente ouvimos um montão de legisladores pilantras se manifestando contra a realização da copa América no Brasil, alegando risco de contágios na pandemia. Se não tivesse existindo outros campeonatos paralelos e alguns internacionais, com idas e voltas de equipes brasileiras, até seria coerente esse contraditório.  O Brasil está cheio de vereadores com diárias de 900 reais indo pra lá e pra cá em congressos picaretas e que não deviam existir, realizados por empresas picaretas e responsáveis em burlar a lei. 


DIÁRIAS PARLAMENTARES II

Deputados e Senadores com moradias em Brasília, toda semana, passa três dias por lá e volta para seus estados, enfrentando aglomerações nos aeroportos. As Assembleias Legislativas da mesma forma. Diárias gordas é o que não faltam no legislativo brasileiro. Congresso de vereadores agora mudaram um pouco em Sergipe. Algumas cidades já mudaram para Salvador. Antes era Maceió, Maceió e Maceió, o   paraíso dos Congresso. Mudaram para Salvador, mas o Ministério Público está de olho... Em Pandemia é imoral a realização de congressos de parlamentares. 


FLORDELIS DESFIANDO EM CULPA

O Conselho de Ética da Câmara decidiu pela cassação do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Foram 16 votos a 1. Ela desfia em culpa e começa a ficar sem saída. As grades serão suas companhias em breve. Sem mandato, a imoralidade da imunidade parlamentar cai por terra. Que se cumpra a sentença.


SENADOR 2022

Candidatos ao Senado em 2022, que terá apenas uma vaga, surgem nomes como os deputados federais Laércio Oliveira (PP) e Valdevan Noventa (PL), Valadares (PSB) e corre pelos lados a delegada de polícia Danielle Garcia (Cidadania). De todos esses nomes quem está trabalhando como candidato é Valdevan.  Tem ajudado a prefeitos de colégios eleitorais generosos bem diferente dos outros. Valadares, por exemplo, sabe usar bem a tribuna, mas no quesito ajuda a Sergipe e seus municípios sempre teve participação pífia. Ninguém suporta mais esse senhor, que nunca trabalhou na vida, sempre viveu apenas de política. Surpresa, como houve décadas passadas com o médico Gilvan Rocha e em 2018 com Alessandro Vieira, não haverá.


LUCIANO DA VÁRZEA/LARANJEIRAS

O presidente da Câmara de Vereadores de Laranjeiras, Luciano dos Santos nos finais de semana tem visitado os Bairros da cidade e em Pedra Branca esteve prestigiando ações da comunidade e as obras em execução realizadas pela prefeitura de Laranjeiras na administração de Juca de Bala.


ESTRAGO/LARANJEIRAS

A recuperação de Laranjeiras pelo estrago deixado pela a irresponsável administração passada não será em meses ou 1 ou 2 anos. Só para exemplificar quando você pisa na entrada da prefeitura pode acontecer de você afundar com o piso.  Esse é o mais real retrato do que foi a gestão de Paulão. Mas se Juca não mandar os carpinteiros da prefeitura fazer logo esse serviço, lógico que vai continuar pegando mal. É fácil analisar uma administração pelo o estado de conservação do prédio onde o prefeito despacha. Fazer uma grande reforma até que não pega bem nesse momento, mas o básico necessário precisa ser feito.


O MAL / LARANJEIRAS

Tem políticos em Laranjeiras que existem somente para fazer o mal e sugar sempre que pode os recursos de Laranjeiras. Existe um princípio das leis naturais, a do espelho, o bate e volta. Sempre que alguém faz um mal a outrem, não tenha dúvida que vai pagar caro por isso. Não tem saída. Basta esperar para ver e desejar longa vida a quem infringe essa lei.

 

PADROEIRO / LARANJEIRAS

Nesta sexta-feira foi realizada a procissão do Padroeiro de Laranjeiras Coração de Jesus em carreata pelas ruas da cidade. Desde o início do mês foram realizadas as noites de Novenas seguindo todo protocolo de segurança. O novenário para quem é de Laranjeiras, é momento de muita alegria e fé. A Ladainha do Coração de Jesus e o Seu Hino ficam na nossa memória desde a infância. Sempre acompanhados pelas as belas vozes de paroquianos e devotos da cidade e seguidos pelos os acordes do órgão de tubo se sonoridade única e que nos enchem de orgulho ao Saudar o nosso Padroeiro. Não podemos deixar de registrar a beleza do templo da Igreja Matriz Laranjeiras. Uma obra de arte contemplada por todos. Seus altares, sua Nave, Átrio do Santíssimo e sua pedra Batismal. Cópia idêntica, só existe em Portugal. 


JOVENS NA POLÍTICA / LARANJEIRAS

Sempre estamos torcendo para que mais jovens se interessem pela política de Laranjeiras. Sempre irá cuidar melhor da cidade quem aqui vive, conhece suas ruas e becos, é familiarizado com a comunidade e conhece as pessoas e suas necessidades. Para futuras eleições existe o desejo de disputar uma chapa majoritária o nosso amigo Whorton, advogado, nascido e crescido na terrinha, estudou nas escolas públicas da cidade, como assim passou o atual prefeito Juca. Tem também o empresário Pepa de Bala, de bom perfil e afinado com o povo, Zé Bodega que já disputou e Lucas Calazans que promete um pouco mais lá na frente. O importante é haja interesse de mais jovens. Que tenhamos mais opções. Juca está prefeito porque ousou.

Mas é preciso mais gente envolvida, interessada. Laranjeiras não pode mais ser governada pelos poderosos das fazendas que não contribuíram em nada pela cidade e seu povo. Sempre iremos defender as pessoas que gostam de Laranjeiras e não do seu dinheiro. 


JUCA MAIS ACESSÍVEL / LARANJEIRAS

Bem diferente do primeiro mandato, Juca evoluiu muito. Circula fácil pela feira, vai na barraca do caldo de cana, visita comerciantes amigos, faz academia e caminhadas na cidade e come em qualquer boteco.  Ao sentar busca assento que esteja acessível a quem quer falar com ele.

Apesar disso tudo, sem a arrecadação do seu primeiro mandato ele enfrenta as dificuldades partindo para cima dos problemas.  Vai levar essa má fase econômica até 2023 como prevíamos 2 anos atras. O homem de gabinete transformou-se em um fiscal de obras. Gabinete só de governos e deputados atras de recursos para Laranjeiras. Nesse momento difícil, ele é o melhor para Laranjeiras.


CÂMARA, GUARDA MUNICIPAL /LARANJEIRAS

 O comandante da Guarda Municipal de Laranjeiras, Djalma Ferreira da Silva participou de sessão na Câmara de Vereadores e expôs aos representantes do legislativo municipal o resultado da reunião com o prefeito do município, José de Araújo (Juca), que se comprometeu em atender as reivindicações da categoria.

 “A categoria está muito feliz com o compromisso assumido pelo prefeito Juca, que nos garantiu que vai equipar, capacitar, armar (através de termo de cooperação técnica com a Polícia Federal) e remunerar melhor os profissionais da Guarda Municipal de Laranjeiras. As nossas reivindicações são antigas e acreditamos nas palavras do atual gestor, que se mostrou um homem comprometido”, disse o comandante, em explanação na Tribuna da Câmara.

CÂMARA, GUARDA II /LARANJEIRAS

O comandante expôs ainda que, dessa maneira, os profissionais vão ter melhores condições de trabalho e incentivo para desenvolver as atividades com ainda mais qualidade e garantir a segurança do patrimônio e da população, tendo em vista que os Guardas Municipais vêm atuando em conjunto com a polícia para combater a violência no município.

 “Só tenho a agradecer aos vereadores desta casa por nos apoiar nessa luta e permitir que possamos expor à população as nossas dificuldades, os nossos anseios e as nossas conquistas. Aqui é a casa do povo. Portanto é este o local para prestar contas aos laranjeirenses”, acrescentou Djalma.

 

 

NOTÍCIAS DA BARRA

 

MEIO AMBIENTE/BARRA

O prefeito Alberto Macedo está satisfeito com o desempenho da equipe da Secretaria de Meio Ambiente que é chefiada por Edson Aparecido. Nenhuma cidade sergipana teve um dia tão movimentado como a Barra dos Coqueiros no dia do Meio Ambiente, no último dia 5. 


HORTO FLORESTAL TRARÁ MAIS QUALIDADE DE VIDA /BARRA
O projeto ‘Barra Mais Verde’ da Prefeitura de Barra dos Coqueiros fez parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante todo o sábado, 5, diversas atividades reforçaram a importância da data. O prefeito da cidade, Alberto Macedo, assinou o Decreto de criação da Área dos manguezais e da autorização para estudos da Navegabilidade do Rio Pomonga. Além disso, inaugurou a Pedra Fundamental do Horto Florestal de Barra. “Sabemos que é importantíssima a preservação ambiental para que as futuras gerações não venham a ter problemas traumáticos. Inauguramos a pedra fundamental do Horto Florestal e também assinamos o decreto para que o Rio Pomonga se torne navegável. Isso servirá bastante para um dos nossos projetos essenciais que é o ecoturismo. Porque precisamos criar emprego e renda para a população. E a preservação ambiental vai atrair muitos turistas para o nosso município, portanto, nós damos muita importância a esse dia e não só com palavras, mas com gestos iremos cada vez mais restaurar o ecoturismo na nossa Barra dos Coqueiros", enfatizou o prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo


HORTO FLORESTAL...II

O Horto Florestal é uma parceria da Prefeitura de Barra dos Coqueiros com o empreendimento Ocean Barra Residence. “A criação do Horto Florestal Municipal é motivo de felicidade, pois estaremos recuperando por mês mais de 100 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Essa iniciativa público-privada trará benefícios à população de Barra dos Coqueiros”, destacou o empresário Sérgio Ricardo, do empreendimento Ocean Barra Residence. E mais, no evento ‘Barra Mais Verde’ foram distribuídas 2 mil mudas à população e para encerrar a ação os participantes puderam curtir um belo passeio de Tototó pelo Rio Sergipe e Pomonga.


HORTO FLORESTAL...III

Todas essas ações a favor do meio ambiente trarão benefícios a médio e longo prazo. “É um ganho para a sociedade em geral, porque teremos um Horto Florestal que produzirá em torno de 100 mil mudas da espécie nativa da Mata Atlântica para reflorestar a cidade, torná-la mais bonita e com mais qualidade de vida. Além disso, as aves nativas retornarão para o meio ambiente. Sem contar que as futuras gerações, por exemplo, terão aqui na Barra dos Coqueiros a recuperação de 3,5 milhões de Mata Atlântica e uma unidade de conservação de mangue que ultrapassa os 16 quilômetros quadrados, quase 20% do total da cidade e caminhamos para ter uma cidade com 40% de sua área preservada. É a menor cidade da região metropolitana, em contrapartida, é a cidade que mais preserva. Isso entrará para história”, avaliou o secretário de Meio Ambiente da Barra dos Coqueiros, Edson Aparecido.


AIRTON MARTINS/BARRA

O ex-prefeito da Barra Airton Martins foi uma das personalidades homenageadas pelo projeto “Barra Mais Verde” no dia do Meio Ambiente. Um fomentador do progresso da Barra, mas sempre foi preocupado com o meio ambiente e na sua gestão novas APP - Áreas de Preservação Permanente foram criadas.


ALBERTO EM BRASÍLIA/BARRA

O prefeito Alberto Macedo esteve em Brasília pela segunda vez este ano levando debaixo do braço vários projetos e alguns direcionados a geração de empregos.

Na primeira semana deste mês, Alberto esteve como presidente do  FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes da Ponte e adiantou alguns pedidos para a Barra dos Coqueiros a exemplo de mais duas escolas e duas creches. O prefeito recebeu elogios do presidente do FNDE pela organização da pasta da Educação do município. A Barra tem todas as habilitações em dia e apta a receber recursos Federais. Apenas 20 por cento das cidades brasileiras estão nesse status. Palmas para o professor Marques

 

ALBERTO EM BRASÍLIA/BARRA

Na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial-ABDI Alberto esteve com o seu presidente, Luiz Augusto de Souza Ferreira e com ele tratou apenas de geração de empregos. Lá, Alberto assegurou recursos para tecnologias nas áreas de Segurança, Atendimentos ao público na Saúde e Trânsito. Em golpe de sorte também estava na agencia o Superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto e conversou com Alberto sobre novos investimentos na região, colocando-se a disposição da Barra do Coqueiros e de investidores que queiram investir na cidade. Foi uma viagem bastante proveitosa e houve outros avanços na geração de empregos, mas o prefeito preferiu não divulgar no momento até que se concretize de fato.

 

FRED TELES/BARRA

Um dos jovens políticos de grande futuro na Barra, é o professor Fred Teles. Formado em História e concluindo antropologia é um profundo conhecedor da história da Barra dos Coqueiros desde a chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil. Fred teve uma votação expressiva na última eleição e seguramente já é favorito a uma vaga na Câmara em 2024. O legislativo Municipal só tem a ganhar.


TALINE/BARRA

A secretária de Governo Taline Mathias fez aniversário no último dia 8 e o pessoal da administração organizou uma festinha surpresa e em meio ao expediente, uma paradinha de minutos para os parabéns, corte de bolo e salgadinhos. Taline não sabia de nada e ficou feliz com a surpresa feita pelos colegas de trabalho e agradeceu a todos. O prefeito Alberto Macedo que estava despachando em outras secretarias foi avisado e se fez presente poucos minutos porque tinha agenda apertada naquele dia. Sucesso Taline!


ACESSO DA CIDADE / BARRA

A secretaria de Turismo com o aval do prefeito Alberto Macedo firmou parceria com uma grande empresa de material de construção de Sergipe para pinturas dos divisores de concretos das pistas de acesso da cidade e dos pontos de ônibus de concreto. O visual ficou mais atraente, sem poluir visualmente os espaços. Uma grande iniciativa do secretario Ariston Porto e sua equipe.


AC/BARRA

 Antônio Carlos AC foi vereador com três mandatos consecutivos e o quarto mandato como suplente que assumiu por 6 meses na legislatura passada. Hoje é gerente na Secretaria de Obras e Urbanismo e sempre está levando as demandas das comunidades barracoqueirenses. É um cabra bom, que merece voltar a casa legislativa.


ARACAJU MONITORA PASSAGEIRA QUE DESEMBARCOU DO REINO UNIDO

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, está monitorando uma mulher que veio do Reino Unido, país com casos da variante Delta do Sars-Cov-2, conhecida como variante indiana. A pessoa desembarcou na capital na segunda-feira, dia 7.
O órgão municipal foi informado pelo Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Estado de Saúde (CIEVS) na quarta-feira, 9. De imediato, foi estabelecido contato com a pessoa, dada orientação de isolamento de 14 dias, uso de máscara e distanciamento social. A equipe do Aracaju pela Vida foi até a residência da jovem para realizar coleta de RT-PCR em todos os familiares. No local, foram testadas cinco pessoas. A jovem aracajuana embarcou dia 5 de junho em voo saindo do Reino Unido, local com mais de mil casos confirmados da variante, com conexão em Madri e em Guarulhos, São Paulo


INCLUSÃO / RIACHUELO

A Secretaria de Educação de Riachuelo, em atenção com as crianças e adolescentes que precisam do Atendimento Educacional Especializado e visando o aprimoramento da sua equipe técnica para atender as demandas da rede de ensino municipal, não medirá esforços para a acessibilidade dos alunos que necessitam. 

Na quarta-feira, 09, o Psicólogo da Educação Sávio Xavier e a Psicopedagoga Erika Resende, estiveram na APAE, reunidos com a Coordenadora Administrativa Larissa Sobral e a Coordenadora do Serviço Social Ingrid Valesca.  No encontro, além de conhecer as instalações da APAE, ficou assegurado o fortalecimento de vínculo e a parceria com a instituição, que há 52 anos presta assistência às pessoas com deficiência física e intelectual.  Dentre os Especiais assistidos pela APAE tem riachuelenses. 

 

CÂMARA / ROSÁRIO

Vereadores de Rosário do Catete colocaram em pauta nas sessões desta semana, para discussão projetos a serem votados pelos parlamentares, deliberados pelos eles, como também a regulamentação do projeto de atenção básica criado pelo Ministério da Saúde e também em relação ao período de licença para o prefeito César Resende, ainda afastado por problemas de saúde causados pela Covid-19.
Votaram de forma favorável aos projetos pautados pela casa, dentre eles as moções de pesar para as cidadãs rosarenses, Maria José Santos Costa e Maria Joaquim Silva Santos, requisitadas pela vereadora Amélia Resende.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Barra dos Coqueiros - SE
Atualizado às 20h32 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 29°

24° Sensação
15 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio