Quinta, 10 de Julho de 2025
79 99979-2283
Geral Sergipe

Funcap oferece atendimento especializado sobre Política Nacional Aldir Blanc durante 51ª edição do 'Sergipe é aqui'

Agentes territoriais da PNAB prestaram orientações a artistas, produtores e trabalhadores da cultura sobre editais, sobre o Mapa Cultural de Sergip...

04/07/2025 14h42
Por: a voz dos municípios Fonte: Secom Sergipe
Fotos: Marco Ferro
Fotos: Marco Ferro

A Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) realizou, nesta sexta-feira, 4, em Nossa Senhora do Socorro, um atendimento especializado sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) durante a 51ª edição do projeto itinerante “Sergipe é aqui”, promovido pelo Governo do Estado.

Agentes territoriais da PNAB prestaram orientações a artistas, produtores e trabalhadores da cultura sobre editais, sobre o Mapa Cultural de Sergipe, atualização de perfis e elaboração de projetos. O atendimento incluiu suporte para criação de contas, esclarecimento de dúvidas sobre processos de inscrição e informações sobre os recursos disponíveis para o setor cultural em Sergipe.

A ação integra o calendário de atividades da Funcap para ampliar o acesso às informações sobre a execução da PNAB no estado. O atendimento itinerante permite que trabalhadores da cultura de diferentes municípios possam acessar as ferramentas e oportunidades oferecidas pela política. 

A agente territorial Kleo Padilha explica que o atendimento no “Sergipe é aqui” busca facilitar o acesso às informações e ao suporte técnico necessário para participação nos mecanismos de incentivo à cultura previstos na PNAB. “Aqui, é uma forma de estar mais próxima do povo, das pessoas que fazem a cultura, mas que muitas vezes, por falta de informação, acabam ficando de fora desses projetos. A gente está aqui para facilitar, para ajudar, para que eles consigam alcançar esses editais e participem com êxito”, afirmou.

Entre os atendidos, estava o mestre de capoeira e artesão de instrumentos Mestre Acauã, do grupo Capoeira Brasil. “Vi essa política e me interessei. Faço um trabalho social com crianças, com aulas de artesanato para depois expor em feiras e, assim, ajudar o projeto. Acredito que essa política vai contribuir muito para todos nós, artistas”, avaliou.

Arte urbana presente

Como tem ocorrido desde a primeira edição do projeto, o artista visual Dalvam Dext usou os muros de escolas públicas para retratar elementos culturais, históricos e religiosos que marcam a identidade do município e destacou a importância da ação. “Trouxe a Igreja Matriz, que é símbolo do início da cidade. Também representei o samba de coco da Taiçoca de Fora, o maculelê, o hip-hop, que é muito forte aqui com os grafiteiros, o break e o rap. Coloquei ainda a canoa dos rios e alguns monumentos da Orlinha. São elementos que compõem essa cultura imensa que existe em Socorro”, destacou. 
 

Mestre Acauã com agentes
Mestre Acauã com agentes
Kleo Padilha
Kleo Padilha
Dalvam Dext
Dalvam Dext
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.