A Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio de suas unidades vinculadas, participou da 51º edição do programa ‘Sergipe é aqui’, sediado no Colégio Estadual Jorge Amado, em Nossa Senhora do Socorro. O evento, além de oferecer diversos serviços, também disponibilizou, nesta sexta-feira, 4, orientações e informações sobre tecnologia, pesquisa científica, inovação e oportunidades de negócios.
O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) apresentou inovação e tecnologia com a exposição de protótipos de Robótica e Inteligência Artificial, além de informações sobre a abertura de empresas. A iniciativa busca despertar o interesse do público sobre o cenário tecnológico no estado e o trabalho realizado na instituição.
A conselheira tutelar Jaqueline Barreto esteve entre os visitantes do stand da Sedetec, interessada em conhecer o protótipo de irrigação automatizada levado pelo SergipeTec. “Os instrumentos robóticos chamaram a minha atenção. Hoje em dia, com a tecnologia agronômica, a gente faz a irrigação da planta com um sistema automático. Isso com certeza facilita a vida dos produtores rurais. É o nosso futuro”, opinou.
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) também ofertou atendimentos e soluções para facilitar a vida dos agricultores. Entre os serviços, esteve a assistência sobre águas para irrigação e consumo humano, alertando para a prevenção de doenças e para a presença de agentes contaminantes. A entidade também levou um informativo sobre balanças e produtos pré-embalados, como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a qualidade e segurança de produtos e serviços no país.
Mais uma ação do ITPS, por meio de seu Laboratório de Solos, foi o recebimento de 30 amostras para análise. A ação é essencial no suporte à agricultura, pois identifica as características químicas, físicas e biológicas do solo, como o pH, a presença de nutrientes e a necessidade de correções.
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), por sua vez, divulgou o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), prospectando investimentos em potencial. O órgão colocou em evidência as oportunidades presentes no estado, incentivando o crescimento econômico local.
Já a Sergipe Gás (Sergas) esteve presente para tirar dúvidas sobre o uso do Gás Natural Veicular (GNV) e esclarecer sobre a instalação do kit em oficinas credenciadas pelo Inmetro. A equipe também distribuiu panfletos sobre os benefícios do gás natural canalizado para comércios e condomínios, além de promover a doação de cem mudas florestais e frutíferas destinadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Visita
Por ocasião do ‘Sergipe é aqui’, a equipe da administração estadual, liderada pelo governador Fábio Mitidieri, visitou a fábrica da Yazaki. A multinacional japonesa atua em Sergipe desde 2013 e é especializada na fabricação e fornecimento de componentes elétricos e eletrônicos para a indústria automotiva, contando com incentivos fiscais e locacionais do PSDI. O benefício é gerido pela Sedetec, por meio da Codise.
“A Yazaki trouxe diversos êxitos para o estado, com ganhos através da geração de emprego e do fomento à renda. Houve redução por conta da pandemia, mas a nova gestão da fábrica quer trazer novamente esses investimentos para Sergipe, e precisa do apoio do Governo do Estado. Essa matéria será tratada junto com a Secretaria da Fazenda e com os demais órgãos colegiados para atender à demanda da empresa”, resumiu o diretor técnico e operacional da Codise, Abner Melo, que representou a Codise na visita ao lado do assessor especial do gabinete da Sedetec, Haroldo Barros.