Referência em exames de média e alta complexidade em todo o estado, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), gerenciado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), tem desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde pública ao participar das edições do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’. Durante a ação, que aconteceu nesta sexta-feira, 4, no município de Nossa Senhora do Socorro, foram ofertados testes laboratoriais essenciais que auxiliam no diagnóstico precoce e no controle de doenças que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
A atuação do Lacen inclui a coleta de amostras para o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), exames voltados para doenças endêmicas, como esquistossomose, doença de Chagas, dengue, zika e chikungunya. Além disso, são realizados testes para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a exemplo do HIV, sífilis e das hepatites virais B e C. A oferta desses serviços reforça o compromisso com o acesso à saúde preventiva, especialmente nas regiões mais distantes da capital.
“Em Nossa Senhora do Socorro, priorizamos testagens para doenças endêmicas, como esquistossomose e doença de Chagas, especialmente por ser uma região ribeirinha, com muitos moradores trabalhando em criatórios de peixe e camarão. O Lacen traz todo o seu portfólio de exames para contribuir com o município, auxiliando não apenas no monitoramento dessas doenças, mas também no planejamento de ações e políticas públicas voltadas à saúde da população”, explicou a assessora técnica em vigilância e saúde do Lacen, Aline Marinho.
População aprova
O gerente comercial, Jeferson Oliveira, 57 anos, aprova a ação da SES em promover saúde para quem mais precisa. “Eu achei muito legal essa iniciativa. Muitos amigos também vieram aproveitar os serviços. Eu vim especificamente para fazer o exame de PSA, como parte de um check-up mesmo. A gente vai chegando numa certa idade e precisa se cuidar, ver onde pode melhorar, pois é importante estar atento à saúde”, ressaltou.
A monitora escolar Rosemeire Góis não só fez os exames sorológicos, como também realizou na Carreta da Mulher, exame de lâmina e avaliação odontológica no Projeto Sorrir Sergipe. “Eu vim fazer os testes hoje porque estou preocupada com a minha saúde. Vou fazer tudo que posso e aproveitar mesmo para fazer um check-up completo. É importante a gente se cuidar, ainda mais nesse período de muita mudança de tempo. A gente precisa saber como está a saúde para poder agir”, disse.
Controle do Aedes aegypti
É fundamental que a população continue reforçando as medidas de controle ao mosquito transmissor do Aedes aegypti a fim de eliminar. Entre as ações preventivas estão retirar o lixo acumulado dos quintais das residências, observar os recipientes com água que podem servir de criadouro do mosquito e limpar as calhas do telhado.
Sintomas
Os sintomas que envolvem a dengue, zika e chikungunya podem ser semelhantes entre si. Os infectados pelo mosquito geralmente apresentam febre, dor de cabeça e no corpo. Mas, caso apresente outros sintomas mais específicos, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para uma avaliação médica.
É importante se atentar para o risco da automedicação, pois os anti-inflamatórios e os medicamentos que contêm ácido acetil salicílico são contraindicados em pessoas com dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações.