Segunda, 28 de Abril de 2025
79 99979-2283
Brasil Política

PCO surpreende e defende anistia para presos de 8 de janeiro

Partido de extrema-esquerda saiu em defesa da soltura dos cidadãos presos: “Não são torturadores”

21/03/2025 07h35
Por: a voz dos municípios Fonte: Pleno News
PCO surpreende e defende anistia para presos de 8 de janeiro

Partido da Causa Operária (PCO) publicou nesta quarta-feira (19) uma nota defendendo a anistia para os presos dos atos de 8 de janeiro de 2023. O posicionamento chama atenção porque o PCO é um partido de extrema-esquerda, enquanto a anistia é uma pauta tradicionalmente associada à direita.

 

No comunicado, o partido afirma que as prisões foram arbitrárias e que os acusados não tiveram um julgamento justo. Segundo a legenda, “houve abusos, prisões arbitrárias e violações de direitos fundamentais contra os manifestantes”

.PCO compara a situação atual com a ditadura militar.

 

– Quando o Estado prende alguém sem oferecer um processo transparente, ele replica os métodos que eram característicos das ditaduras fascistas – diz a nota publicada pelo partido na rede social X.

 

O partido lembra que, em 1979, a Lei da Anistia foi usada para libertar presos políticos. Dessa vez, defende que o mesmo princípio deve ser aplicado, pois, segundo a nota, os detidos não são torturadores nem agentes de um regime opressor.

Hoje, os presos que podem ser beneficiados não são torturadores ou algozes de um sistema opressor, mas cidadãos comuns.

 

O PCO critica o governo e o Judiciário, afirmando que os processos contra os presos foram fraudulentos e conduzidos sem transparência. Para o partido, o Estado inflou as acusações para justificar uma repressão desproporcional.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.