LARANJEIRAS, A CAPITAL NACIONAL DO FOLCLORE
Desde do último domingo que Laranjeiras respira cultura. Com a realização da famosa Procissão de Reis, a mais tradicional da cidade, superando até mesmo a do padroeiro Coração de Jesus.
Embora a de Reis renda homenagens ao mesmo Santo, quanto ao seu nascimento. Já no sincretismo religioso e na cultura popular, no mesmo domingo houve a coroação da rainha das Taeiras, grupo folclórico secular que foi comandado por mais de meio século pela Mãe Bilina, líder maior da comunidade Nagô da Irmandade Santa Barbara Virgem, no século passado.
LARANJEIRAS, A CAPITAL NACIONAL DO FOLCLORE II
Logo pela manhã na Igreja São Benedito foi realizada uma missa festiva e após a liturgia a coroação da Rainha das Taeiras, sendo esse a maior celebração para a Irmandade Santa Barbara Virgem, de origem africana que coincidentemente é comandada hoje, pela aloxa Barbara. É muita cultura. É uma riqueza enorme, embora passe desapercebida pela maioria dos nativos. A galera curte mesmo são os arrochas e os axés da vida que não deixarão de ter durante toda semana. E isso também faz parte. Vamos deixar aqui o link com toda programação oficial.
programação oficial. Clique aqui
UM ENCONTRO RICO EM CULTURA
O prefeito Juca e o secretário de Cultura Leomax organizaram uma programação poderosa em termos culturais e todos os dias tem aberto espaços para artista locais nos mais variados gostos. Exposições, apresentações folclóricas e teatrais marcarão o Encontro Cultural de Laranjeiras nos seus 50 anos de existência, uma feliz ideia do saudoso Luiz Antônio Barreto que teve a época da sua criação o apoio da Universidade Federal de Sergipe e do prefeito a época José Sobral. Assim deveriam ser os encontros culturais, sem os altos custos com famosos cantores.
UM ENCONTRO RICO EM CULTURA II
Já a programação artística como chamam as atrações de cantores famosos e shows caríssimos não vão existir este ano. A prefeitura, como todas do Brasil, sobreviveu a uma campanha enorme e precisa ajustar as finanças e nesse momento não pode bancar grandes shows artísticos. Os próximos voltarão com força total porque agrada a maioria, não tem jeito. Talvez é chegado o momento de profissionalizar a festa e torná-la auto sustentável, mas querem?
O HOMEM DO INSTITUTO
Passa eleição e é comum os políticos sumirem depois que vencem porque se faz necessário se desprogramarem da campanha que são sempre cansativas. Mas para o homem do Instituto, vereador Juliano Soares o tempo não para e os trabalhos continuam e ações de presenças tem sido constantes. Fazer politica é também fazer sacrifício e Juliano está disposto a fazê-lo. O cara já foi a Brasília tratar de assunto do Instituto, não faltou a nenhum evento na cidade e com certeza terá atuação eficiente no parlamento municipal.
RECEBEU E DEU RECADO
Na solenidade de posse dos vereadores, Juca presente, recebeu em meio a discursos um recado duro e na sua posse retribuiu o recado a altura. O engraçado é que o recado foi dado por quem passou por várias vezes na prefeitura, mas não fez o dever de casa. Teve o mesmo dinheiro, mas não fez nada. Quem venceu as últimas eleições, venceram com as mesmas ferramentas e imagens feitas por drones mostraram isso.
RECEBEU E DEU RECADO II
Os números da última eleição são claros. O povo, na urna, disse em quem confia e de quem gosta e aprova. Juca deixou claro que os próximos prefeitos não serão mais os provincianos. Juca tem um forte grupo e por fora corre mais cinco lideranças fortes que se unidas farão os próximos prefeitos.
RECEBEU E DEU RECADO III
A Varzinhas já pendurou a chuteira. A quinta geração (os netos de hoje) poderá se interessar, se modernizar, viver o dia a dia da cidade e vir a ser candidatos a prefeito de Laranjeiras. O mesmo pode acontecer com a Boa Sorte. Da atual geração não tem mais espaço exatamente pela forma de fazer política. Porque Juca é o senhor da politica em Laranjeiras? Porque vive Laranjeiras, conhece todas as pessoas pelo nome e não sai da cidade por dinheiro nenhum. Se sair, tem cinco na fila e não são da palha da cana.
BLOCO IMPÉRIO ABRIU O RÉVEiLLON DO VIDAM
Com apenas um ano de criado, o Bloco Império da Micareme de Laranjeiras abriu o réveillon do Vidam, o maior de todo norte Nordeste. Uma conquista e tanto para a cultura laranjeirense. Segunda uma das mentoras do bloco Nan Almeida, disse a coluna que uma das componentes do bloco, Greisy foi convidada pela Escola de Samba do Salgueiro para participar do Carnaval deste ano. O império fazendo história.