ELEIÇÕES 2020/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos a realizarem suas convenções para as eleições municipais de 2020 de forma virtual em razão da pandemia do coronavírus.

Por unanimidade, os ministros decidiram que os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as convenções que escolherão os candidatos a prefeito e a vereador.

Mesmo com a pandemia, o calendário eleitoral foi mantido. As convenções devem ser realizadas de 20 julho a 5 de agosto. A eleição segue marcada para outubro.

 

ELEIÇÕES 2020 II/TSE

Com essa decisão a Corte deixou claro que quer que as eleições sejam realizadas este ano e se o isolamento social acabar até a primeira semana de agosto, a data da realização das eleições municipais de 2020 para escolha dos prefeitos e vereadores será mesmo 4 de outubro. Quem madrugou está levando vantagem.

 

ASSESSORIAS

Como plataforma de notícias não temos preferência por nenhum candidato. O Pesali da coluna abre espaço para todos os candidatos e sempre será ético com as informações recebidas. Cabem aos senhores chefes políticos e suas assessorias enviarem as agendas dos respectivos pré-candidatos que publicaremos. Não haverá escolha. Na hora de escrever ou comentar vamos valorizar o que conhecemos como fato. Se não somos informados vamos sempre ignorar. Iremos seguir a lei. O mesmo espaço aberto para Francisco será destinado para Chico. Agendas a publicação é gratuita. Não venderemos espaços para propaganda politica.

 

DÓLAR

O dólar tem forte queda de 3% nesta sexta-feira (5), a R$ 4,993 menor valor desde 13 de março, antes da moeda ir a R$ 5. O Ibovespa sobe 2,5%, a 96 mil pontos.

 

FICHA LIMPA

Batizada como Lei da Ficha Limpa, a Lei Complementar nº 135/2010 completou a primeira década de vigência na última quinta-feira (4). A principal meta do normativo, criado a partir de uma grande mobilização popular, é impedir que candidatos condenados por práticas ilícitas possam concorrer a cargos eletivos. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho Neto – que, antes de fazer parte do Colegiado, atuava como advogado especializado em Direito Eleitoral – define a norma como um marco ético que se estendeu da política às diversas esferas da sociedade. Quando houve casos de fichas sujas serem candidatos, foram com o aval do TSE. A lei é boa, só precisa ser aplicada na sua essência.

HPP/BARRA

O HPP - Hospital de Pequeno Porte da Barra dos Coqueiros é o mais aparelhado dentre todos do interior sergipano. Desde o acesso com recepção climatizada e todos os outros ambientes também, as camas hospitalares são modernas, iguais aos hospitais particulares de Aracaju. Funciona em plantão 24 horas e a noite dois médicos garantem o atendimento a todos que procuram serviços médico-hospitalar.

HPP II/BARRA
O Hospital da Barra é um dos poucos municipais que tem sala de estabilização, com dois respiradores. Se acontecer de um paciente com Covid-19 chegar em estado crítico e que precise de cuidados de alta complexidade, ele é estabilizado com os aparelhos existentes no hospital e encaminhado para hospital de referência em Aracaju, há poucos quilômetros da cidade.

HPP III/BARRA
O hospital da Barra é tão bom que vem gente de Aracaju, Pirambu, Japaratuba, Socorro e outras cidades em busca dos seus serviços. Isso a pastora Salete não sabe. Não mora aqui. Alguém vai lá e conta a ela. Estamos sugerindo que algum vereador da base do prefeito na Câmara forme uma comissão de parlamentares e inclua Salete para visitar o Hospital da Barra dos Coqueiros.

COVID-19/BARRA
De todos os casos de pessoas contaminadas pelo Coronavírus na Barra dos Coqueiros 86 por cento estão curadas. Das centenas de testes realizados, 528 casos liberados do monitoramento, 156 casos descartados, dois internamentos e um óbito de uma pessoa que veio do Rio de Janeiro. São dados reais. O combate ao Covid-19 pela equipe da Saúde da Barra tem sido inegavelmente muito competente e com resultados surpreendentes. De Parabéns a todas essas pessoas que diariamente arriscam suas vidas para cuidarem das nossas. Lamentavelmente tem gente que ainda faz política com o sofrimento alheio. Esquecem que o vírus não escolhe as pessoas pela sua cor ou posição social. Todos estão expostos. Creiam em Deus!

CÂMARA/BARRA

As obras de reconstrução do novo prédio da Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros passaram por alguns imprevistos na sua base e nada do prédio antigo pode ser aproveitado. Para construir a base do elevador outro problema. Na Barra se cavar um metro na beira do Rio vira poço e isso deu trabalho. Vencidas essas etapas a obra deu uma acelerada, mas está com atraso de quase dois meses. Para a diretora da Câmara Brisa Caroline, a entrega do prédio acontecerá ainda este ano, com previsão para o mês de setembro. A obra está sendo fiscalizada, segue em bom padrão. A antiga Câmara era acanhada, feia e não fazia jus a sua condição financeira. Os vereadores, pela força da função, mereciam coisa melhor. A fase provinciana está chegando ao seu no seu final.

CÂMARA II/BARRA

A Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros foi uma das poucas do Brasil que contribuíram com a Prefeitura no combate ao Covid-19. A Mesa diretora da Câmara decidiu que do duodécimo da qual tem direito por lei, destinou mais de 1 milhão para a prefeitura com sugestão para que os recursos fossem utilizados pela Secretaria de Saúde e Assistência Social. Trocando em miúdos, esse dinheiro é para ser investido no combate ao Coronavírus e a na assistência as pessoas que estão sofrendo as consequências sociais. Para o presidente da Câmara Roberto das Chagas Rodrigues, o Poder Legislativo com essa medida, participa diretamente do combate ao Coronavírus, dar sua parcela de contribuição e torce para que a vida de todos volte ao normal o mais breve possível.

No mês de abril foi repassado 1 milhão de reais e em maio 260 mil reais. Esse foi um gesto de grandeza por parte da Casa Legislativa e que merece os aplausos de todos. De Parabéns todos os vereadores.

GIVALDA VEREADORA/BARRA

A ex-secretária do prefeito Airton Martins Givalda Pereira, afastada para cumprir a lei de desincompatibilização para ser candidata, no prazo legal, é mesmo candidata a uma vaga na Câmara de Vereadores. Para Givalda a mulher tem que continuar lutando por uma participação maior na política e nas gestões públicas. O poder Legislativo da Barra tem três representantes atualmente e vamos lutar para que esse número dobre e que outras companheiras se somem nesse propósito. O importante é que para o próximo pleito, teremos grandes nomes do universo feminino de nossa cidade, disse Givalda.

MARIVAN/BARRA
O prefeito Airton Martins dar continuidade ao seu cronograma de obras para 2020 e iniciou as obras da Praça do Bairro Marivan. A obra está orçada em 185 mil reais e será executada com recursos próprios.

PRAÇA DO ROMILDO

Iniciadas as obras de Praça do Romildo. Mais uma obra com recursos próprios. O investimento ultrapassa os 123 mil reais e ficará pronta em 4 meses.

AAs/BARRA

Na eleição passada por mera coincidência os dois candidatos cabeça de chapa, na majoritária, seus nomes tinham as mesmas iniciais. “AA” Airton e Alysson. Em 2020 a chance de se repetir o fenômeno é muito grande. Quatro dos pré-candidatos a prefeito do grupo de Airton tem a letra “A” como iniciais de seus nomes. Portanto, vamos esperar o cabra anunciar quem será seu candidato. Nos últimos 2 dias tá um fuzuê da gota. Nas redes sociais as especulações correm soltas. Queimam nomes de lá, queimam nomes de cá e por aí vai. Faz parte do processo.

GILSON DO ANJOS/BARRA
Nossa reportagem conversou com o ex-prefeito de três mandatos e pré-candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos (DEM) e ele afirmou que no mês de julho próximo, define quem será seu companheiro de chapa. Gilson disse também que o seu partido sai completo na chapa minoritária, onde tudo foi organizado e planejado dentro dos prazos legais da Justiça Eleitoral.
Gilson também confirmou a coluna, que Caducha, Alysson e Salete estão no seu projeto e marcharão juntos na chapa de oposição. Isso já está fechado. Com essa informação o que se vislumbravam seis chapas disputando a sucessão municipal está descartada essa possibilidade.


HEBERT/BARRA

Falando a coluna há poucas horas do fechamento desta edição o pré-candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros, o advogado Hebert Pereira, disse que dois nomes estão na agulha para compor a sua chapa majoritária. O seu futuro vice atende ao projeto do seu partido o Cidadania e nossos pré-candidatos a vereadores tem bons nomes e pode também sair desse meio o nome do vice – disse Hebert. O cabra tem andado, tem trabalhado e o seu grupo está organizado. Hebert buscou nomes novos, com projetos novos. Na verdade, se tratando de novo, Hebert é o único novo nessa farofa política

NOSSA CASA/BARRA

Fazendo uma falta danada aos seus frequentadores, nesse tempo de pandemia, o Restaurante Nossa Casa que fica no Bairro Atalaia Nova e comandado pela sua proprietária Sirdiley. Por lá além da boa comida e bebidas variadas e de primeira linha, o ambiente simples e aconchegante convida seus visitantes para uma boa conversa. Nos tempos normais, um recanto do advogado e publicitário Montalvão, o também advogado Laurindo Campos Filho e Márcia Menezes; nosso amigo agrônomo Zé Vieira e a empresária Terezinha, este escriba e tantas outras pessoas de bom gosto. A Sirdiley é uma pessoa de boa conversa, viajada, morou em outros países e é apaixonada pela paz da nossa Atalaia Nova. Como viajar é um gosto comum é legal papear com ela.


PEPA/LARANJEIRAS

O empresário Emannuel Leite o Pepa de Bala, atendendo a pedido de membros da Paroquia de Laranjeiras, intermediou junto a Cimento Mizu, através do seu líder de Fábrica José Custódio Ferreira Neto a doação de cimento para ajudar na construção da Casa de Formação Palmeiras. Esse espaço será destinado aos encontros religiosos, cursos e eventos paroquiais. A casa também servirá para restaurar pessoas, a terem um encontro com Jesus para mudar vida, disse uma paroquiana envolvida no projeto.


PRAÇA/LARANJEIRAS
O matagal que se encontrava na Praça Bom Jesus dos Navegantes onde fica a Quadra de esportes Ulices Maynard, na última segunda-feira começou a ser limpa. Nunca aconteceu em Laranjeiras um prefeito que abandonasse esse espaço de maior concentração de público local, nas noites de bola rolando na principal praça de esporte de Laranjeiras. Estava uma coisa triste e não se explica o porquê se paga centenas de milhares de reais a empresa Torre para esse serviço de limpeza e ela não está sendo feita. Na periferia o bicho pega. Se no Centro está esse abandono imagine...

UFS/LARANJEIRAS
Em todo largo da Universidade Federal de Sergipe/campus Laranjeiras que fica localizada no sítio histórico da Praça Samuel de Oliveira está uma matagal desenfreado. Se a UFS esperar pela prefeitura o mato vai virar floresta. Ela mesma pode mandar fazer essa limpeza. Dinheiro para essas manutenções tem. Inclusive dos prédios menores. Suas paredes na fachada estão cheias de limo.

PEDRA BRANCA/LARANJEIRAS

Quem passa diariamente nas ruas do bairro Pedra Branca, em Laranjeiras, tem reclamado dos muitos buracos existentes. Quem quiser comprovar, prepare-se para dirigir na primeira marcha ou perder os amortecedores do veículo. Alô prefeito!

JUSTIÇA/LARANJEIRAS
O ex-deputado Paulinho Filho anda às voltas com a justiça – de novo. O Processo Judicial sob nº 202020400335, denominado Procedimento Investigatório Criminal (PIC-MP), de Peculato investiga a posse irregular de um notebook encontrado no quarto do rapaz na operação policial Citrus, de propriedade da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. O processo rola sem segredo de justiça e pode ser acessado por qualquer pessoa.

REBELIÃO/LARANJEIRAS
Os integrantes do partido Avante em Laranjeiras estão preste a se rebelarem e jogar o balde pra cima e fazer lama. Foi prometido que seus integrantes disputariam com candidatos do mesmo tope e não seriam escadas para nenhum sobrenome Hagenbeck. Um princípio de rebelião iniciada na última quarta-feira entre integrantes da agremiação, ameaçam ninguém sair candidato. Outro motivo da rebelião foi a nomeação de 20 pessoas com 200 por cento de gratificação ligadas ao super secretario geral da prefeitura. Ele cuida da administração e das finanças da prefeitura. É por isso que está essa merda toda. O cara é de outra cidade, não conhece as pessoas e muito menos o Porto do Oiteiros ou a Rua do Mulungu. VPPQP. Falta de sorte da porra de Laranjeiras. Mas uma boa parte tem culpa. Sabia em quem estava votando. Nesta sexta-feira, à noite, uma reunião está sendo realizada para decisões concretas. Essa turma é também dona do mandato, trabalharam, fizeram sacrifícios, mas na hora dos louros, o prefeito enche o bolso de gente de fora.

JUCA/LARANJEIRAS

O pré-candidato a prefeito de Laranjeiras em sua última live nas redes sociais, que por sinal melhorou um pouco a parte técnica, faltando resolver a questão do posicionamento das câmeras. Juca tem priorizado a do Instagran e a do Face fica meio esquecida. Basta posicionar em um suporte adequado as duas ou melhor os dois celulares no mesmo ângulo. A iluminação estava boa e estabilização da imagem também. Esses ajustes são normais e vai melhorando na sequência das lives.

JUCAII/LARANJEIRAS
Quanto ao conteúdo todos sabem que Juca domina bem e foi feliz em lembrar que com a mesma arrecadação da prefeitura de Laranjeiras de hoje, ele transformou Laranjeiras e realizou centenas de obras. Repetindo. Com a mesma arrecadação de hoje. Esse conteúdo foi o que mais insights gerou. Fez o internauta refletir. Tipo: Porra, com a mesma grana de Paulão Juca deixou Laranjeiras bonita e porque o prefeito de hoje nada faz? Bem isso. Outro ponto do qual temos batido sempre aqui nesta coluna é com relação as dificuldades que o próximo gestor enfrentará. Seja ele quem for. Laranjeiras está destruída física e economicamente além da perda de receita prevista em 2021 em consequência do fechamento da Fafen em 2019. Jogar limpo. Isso é muito bom. Nenhum dos outros candidatos tocam no assunto. Mostram que não estão preparados.

CAMPO DE LULA/JUSTIÇA
O TRF-4 decidiu que a Petrobras terá que rebatizar o campo de Lula, uma das maiores reservas petrolífera do pré-sal, com o seu nome original — campo de Tupi.
Em 30 de dezembro de 2010, a dois dias de o mandato de Lula terminar, a Petrobras oficializou a comercialização do campo e alterou o nome.
A decisão é resultado de uma ação popular impetrada em 2015 pela advogada Karina Palma.
Nela, fica patente que a Petrobras e o então José Sérgio Gabrielli violaram o princípio da impessoalidade, usando de forma indevida.


BANDEIRA NACIONAL
O deputado bolsonarista Guilherme Derrite (PP) pediu apoio ontem a Rodrigo Maia para a tramitação de projeto que criminaliza quem "desonrar e ultrajar a bandeira nacional".
Maia reagiu: "E as faixas pedindo fechamento do Congresso também terão punição?" O que tem a ver civismo com manifestação popular?


MÁSCARAS
O Senado aprovou na última quinta-feira o projeto que já passou pela Câmara e torna obrigatório o uso de máscaras em todo o país em meio à pandemia da Covid-19.
De autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB), a proposta determina o uso da máscara em ruas, instalações, prédios ou áreas de acesso público enquanto durar o estado de calamidade pública. Tem que alguém avisar aos feirantes.


CAMPANHA 2020
Diante de um cenário de incerteza, muitos pré-candidatos a prefeito nos municípios do Vale da Cotinguiba "esfriaram" a corrida eleitoral. Exceto em Rosário do Catete, Laranjeiras e Carmópolis, que parece que a eleição será amanhã.

KIT/RIACHUELO

Neste período de pandemia do coronavírus, as atividades escolares estão suspensas. Por isso, a Prefeitura de Riachuelo, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou nesta quinta-feira, 04, pela segunda vez, os kits de alimentação e de atividades escolares aos responsáveis pelos estudantes da rede municipal de ensino; ensino infantil, fundamental e EJA.

O kit alimentação é importante para que os alunos não interrompam a base nutricional e contém os mesmos itens da merenda escolar que é servida diariamente nas unidades de ensino do município. As atividades escolares elaboradas pelos professores e entregues hoje, também são importantes para que as crianças e adolescentes possam desenvolver em casa tarefas de habilidade e conhecimento.

 

CAMPANHA/MARUIM

Em Maruim, por exemplo, os pré-candidatos ao cargo de prefeito estão "frios". A situação e a oposição estão observando a situação de incertezas por conta da pandemia mundial. Mas, será que não será tarde quando resolverem "esquentar"?

  

GEDALVA/SÃO CRISTOVÃO

A pré-candidata a prefeita de São Cristóvão, Gedalva Umbaubá, tem defendido a bandeira de que os consumidores devem comprar com as empreendedoras locais, e assim fazer a economia girar em torno da comunidade.
“Temos um número significativo e até enriquecedor de mulheres que vendem roupas, doces e artesanatos. São empreendedoras locais que trabalham por conta própria, e que com tamanha criatividade, conquistam o mundo”, avaliou a pré-candidata.


SALÁRIO/CARMÓPOLIS
Infonet - Professores e servidores contratados e comissionados do município de Carmópolis estão sem receber salários há dois meses. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 04, pela gestão do próprio município.
De acordo com o coordenador da Comissão da Subsede do Vale do Cotinguiba do Sintese, Gilvani Mendes, a informação que os professores receberam é que houve uma queda na receita do município, o que ocasionou o não pagamento. “São cerca de 8 a 10 professores que estão sem receber abril e maio. Eles são professores que trabalham na Secretaria de Educação”, informa.
Ainda de acordo com Gilvani Mendes, os professores efetivos que trabalham em salas de aula estão aguardando o pagamento deste mês de maio, que ainda não foi repassado.


UNIDADE DE SAÚDE/CANINDÉ

A Arena Carlos Magalhães, em Canindé de São Francisco, ganhou uma nova utilidade. O ginásio de esportes agora será utilizado como Unidade de Saúde de Referência para Covid-19 no município. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, com uma sala para acolhimento de casos suspeitos da Covid-19, e contará com uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.⠀
A mudança de local ocorreu em razão do aumento significativo no número de pessoas que buscaram o teste rápido nas últimas duas semanas. Com a crescente demanda, a Secretaria Municipal de Saúde optou por montar uma estrutura maior, que acomodasse melhor a população. Por dois meses os atendimentos foram realizados no Posto de Saúde do bairro da Torre.


IDOSOS/DEFENSORIA

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através do Núcleo do Consumidor, expediu recomendação ao Município de Aracaju para que revogue o artigo 3º do Decreto Municipal nº 17.332, de 16/04/2020, e promova o transporte público gratuito de todos os idosos.
O artigo 3º do Decreto Municipal suspende a gratuidade de pessoas com mais de 65 anos. Segundo a justificativa da Prefeitura de Aracaju, a medida visa evitar a circulação de pessoas em situação de maior risco em relação ao Covid-19 nos horários em que há maior movimentação de pessoas.
O defensor público e diretor do Núcleo, Orlando Sampaio, disse que o artigo do Decreto viola normas da Constituição e do Estatuto do Idoso. “Os direitos à gratuidade no transporte público para os idosos decorrem diretamente da Constituição Federal do Estatuto do Idoso. O artigo 3º do Decreto Municipal viola totalmente esses direitos. Não podemos esquecer que, apesar da oferta de serviços não presenciais, muitos idosos ainda necessitam utilizar o transporte público para atividades essenciais, a exemplo de emergências médicas e aquisição de medicamentos”, disse

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS