WhatsApp Image 2020-08-07 at 09.11.11.jp

CADÊ A RAZÃO?
Muitas vezes damos um passo de quase a largura de um riacho para atravessar uma linha. Isso acontece muito na política. Não é fenômeno, mas acontece em todas as cidades. A política é também a arte da razão, da lógica. Mas é nesse meio onde mais se perde, é a razão, o discernimento. A perda do bom senso. Chico do Bigodão pode até sonhar em ir a Inglaterra, faz uma fezinha no jogo do bicho com 2 reais e acerta no milhar. Compra as passagens ida e volta e viaja. Faz todos os passeios por Westminster, bebe umas no pub da esquina, mas daí a querer tomar o chá das 5 com a rainha, aí já é demais.

CADÊ A RAZÃO? II
Tem casos do político, que não consegue convencer aos irmãos em casa, que vai vencer a eleição de líder da sala de aula, mas sonha em ser prefeito. Uns até se permitem a disputar consciente de sua capacidade, de algumas dezenas de votos. Outros arrotam, discursam com projetos mirabolantes, diz que faz e acontece e chegam a meia dúzia de votos.

CADÊ A RAZÃO? III
Triste é para aqueles que se lançam precocemente candidatos ou candidatas sem analisarem cenários futuros. Na Barra quem se lançou 3 anos atrás é o terceiro e em Laranjeiras o segundo.  Esses viajam na maionese. Se lançam com muita antecedência, o nome cresce. Claro, eles estavam sozinhos. Eram os donos do pedaço. Se aproximam as eleições e cadê o folego?

CADÊ A RAZÃO? IV
Podem observar... Quem não tem porra nenhuma, são detestáveis, chatos, hipócritas, se acham os donos da razão, os entendidos, os técnicos e sempre têm votação pífia. Este ano não será diferente. Eles somem depois das aberturas das urnas. Não tem argumentos para encararem as pessoas. São lembrados nas urnas com meia dúzia de votos. Vai anotando aí quem serão os escolhidos deste ano. Manda para o site a sua opinião.

IVAN/BARRA
De repente surge mais uma candidatura na Barra, a de Ivan pelo o Avante, morador da Atalaia Nova, empresário, dono do Porto Praia Hotel, filho do primeiro prefeito da Barra, o saudoso Moises Gomes Pereira. Não se organizou bem, sai com uma chapa familiar. Sua esposa é a candidata a vice.

IVAN II /BARRA
Ivan também já foi prefeito da Barra. Lançado candidato, Ivan já chega com melhor posição que candidaturas lançadas anteriormente. Se fizer campanha poderá chegar entre os três primeiros na reta final. Usa as redes sociais apenas para divulgar seus cards, não apresenta propostas utópicas ou mirabolantes. Faz seu trabalho no boca a boca. Como é bastante conhecido e respeitado poderá desbancar alguns loroteiros.

NOVOS/BARRA
Quem faz boa campanha e ocuparão cadeiras na Câmara na proxima legislatura, são Frankeline, Marcelino e Fernando Freitas. São notáveis os desempenhos desses pré-candidatos.  Estão trilhando por caminhos certos. Dos três, somente Marcelino é estreante, mas tem boa desenvoltura. Não podemos esquecer que entra na briga também a nossa amiga Givalda, que foi secretária do prefeito até pouco tempo. Pediu exoneração no tempo determinado pela lei e segue trabalhando para conquistar seu espaço na Câmara. Vagas existem.

OBRAS/BARRA

Enquanto a oposição faz zoada o prefeito Airton Martins com sua calma igualada a de monge tibetano, no seu silencio, vai fazendo obras. O cara em final de mandato continua com todo gás e construindo como tivesse entrado hoje. 80 por cento da população tem enxergado o seu esforço e trabalho, mas tem uns políticos que estão com os "OIOS", ninguém sabe aonde. Não veem que a Barra hoje é outra cidade. Um lugar bom para se viver. Os novos moradores já representam 40 por cento da população e estão satisfeitos com a gestão da cidade. Esses novos moradores pagam todos custos de manutenção da cidade e pouco precisam dos serviços locais. Chegaram para trazer divisas, para enriquecer mais a cidade.

CONSÓRCIO/BARRA

Em Sergipe existem quatro consórcios públicos e Barra dos Coqueiros pertence ao da Grande Aracaju. Atualmente 8 municípios estão inseridos na gestão ambiental dos resíduos sólidos (Lixo). Todos os 8 municípios já encerraram os lixões e destinam seus lixos para um aterro um sanitário, privado, pertencente a Estre. O prefeito Airton Martins disse: "Estamos trabalhando para criarmos alternativas para o tratamento dos resíduos. Cooperativas de catadores de recicláveis serão criadas, coleta seletiva, logística reversa, educação ambiental, entre outros". Airton Martins recebeu hoje em seu gabinete o contador e advogado Juca de Bala onde discutiram possibilidades de as cidades consorciadas ampliarem a experiencia para outros setores como a de conservação de pavimentação de ruas nas cidades. A conversa será ampliada a outros gestores nos próximos dias e até o final do ano um documento será apresentado a Associação de Prefeitos da região.  Participaram também do encontro,o deputado Adailton e Tinho Martins.

 

ALBERTO E TINHO/ BARRA

Galinho como é carinhosamente conhecido pelos barracoqueirenses iniciou a transformação da Barra dos Coqueiros desde quando foi prefeito pela primeira vez na cidade de 1988 a 1992. A Barra dos Coqueiros avançou muito nos últimos 7 anos e conforme explica o candidato Alberto Macedo a meta é avançar ainda mais.

“Eu comecei minha vida pública ao lado do deputado estadual, Adailton Martins, que enfrentou comigo na época, uma cidade desprovida de recursos. Juntos  nós começamos a transformação da Barra dos Coqueiros e realizamos em apenas 4 anos de gestão, algumas das principais obras da nossa cidade: a construção do Estádio João Cruz, a obra do  Riacho Guaxinim, construção de escolas nos povoados, eletrificação do povoado Canal, abertura do caminho que viria a ser o novo acesso terrestre ao povoados Touro e Canal.

ALBERTO E TINHO II / BARRA

O advogado e assistente social, Alberto Macedo, que é “filho” da Barra dos Coqueiros recebe o apoio de cerca de 80 candidatos a vereadores pelo município. Alberto sempre atuou das ações municipais através dos três mandatos garantidos pelo voto popular e sempre desenvolveu projetos ligados ao social e ao esporte na cidade.  “A missão de voltar a ser prefeito é para continuar ajudando na construção de Barra dos Coqueiros”, afirma.

ALBERTO E TINHO III / BARRA

O candidato do MDB vem consolidando uma campanha limpa e democrática ao lado do vice, o dinâmico jovem Tinho Martins (PSD), 32 anos, ex-secretário de turismo do município. Tinho aposta na força da juventude. “Vamos conversar com os jovens. Queremos que eles participem com ideias, o que eles querem que seja feito na cidade em benefício para a juventude. Eu aceitei esse desafio e estamos aqui na disputa debatendo ideias e participando do processo eleitoral livre e democrático. Vamos prosseguir, porque sabemos que a Barra não pode parar. Queremos mais avanços e desenvolvimento para nosso povo”, garante ele. Da Assessoria de Imprensa.

POLITICA / LARANJEIRAS
Que foi ou assistiu a convenção do MDB de Laranjeiras, presenciou que Juca conseguiu manter a sua militância da campanha passada de 2016, conquistou lideranças de Zé Bodega, de Paulão e mais da metade da Boa Sorte. Fazer uma reunião com mais de mil pessoas e todas eufóricas, cheia de entusiasmo não é para todo mundo. Juca já está preparado para colocar seu time na rua, é disposto, focado e tem garras para vencer.

POLITICA II / LARANJEIRAS
A crista de outros candidatos começa a baixar. Somente Paulão entra na peleja com vontade nas próximas semanas. Os  números de pesquisas vão oscilar. Ele tem uma militância briguenta, vai pra cima, tem os soldados naturais que são os CCs. Eles querem permanecer e alguns sindicalista do Sintese. Por falar em Sintese, foram convocados esta semana. Terão um discurso fragilizado, não consegue eleger um vereador em Laranjeiras, mas zoada é com eles.

POLITICA III / LARANJEIRAS
Defendemos aqui desta tribuna uma união entre Zé Bodega e Juca numa forma de evitar que fazendeiros continuem mandando em Laranjeiras e oprimindo o seu povo. Mas faltou desprendimento o que tanto falamos. Mas agora chegou a um caminho sem volta. Bodega segue seu caminho e entra no "setembro amarelo". Juca segue o dele e é o favorito a vencer as eleições no momento.

ENERGIA/LARANJEIRAS
Caramba! Alertamos a Prefeitura nesta coluna semana passada que a Energisa teria provocado o Ministério Público sobre a falta de pagamento da  energia elétrica e a causa seria favorável a empresa porque os argumentos eram convincentes e lógicos. Não pagar a iluminação pública das praças é apropriação indébita porque a população pagou com antecedência nas suas contas de energia.  Não pagar as contas em dia, acarreta prejuízo a cidade porque haverá juros e multas. Resultado, Laranjeiras na última quinta-feira estava com praças e prédios públicos às escuras. Cortaram a energia. Eu avisei

EVANDO DI SOUZA

O Cantor Evandro Di Souza que viveu sua infância e parte da adolescência em Laranjeiras, fez a sua live no último dia 12 e bombou nas redes sociais. Evandro cresceu muito em presença de palco, repertório e na comunicação com o internauta. Evandro vive em São Paulo onde também desenvolve trabalho na área de logística.

DADAU /SANTO AMARO

O prefeito de Santo Amaro das Brotas Dadau, apesar da sua alta rejeição fez a sua convenção com muita festa, pulou, dançou e motivou a sua turma a entrar na campanha para vencer. Dadau para conseguir esse tento terá que fazer as pazes com a cidade insatisfeita e com o servidor que vive a amargura dos salários atrasados.

JOÃO MARINHO/SANTO AMARO

O ex-prefeito João Marinho foi traído por Sérgio, dentista do município e pré-candidato a prefeito de Santo Amaro. Tudo estava certo que João seria o o candidato a vice e de última hora foi substituído pela esposa de Junior de Belmiro, Sandra. Pelo perfil de João, é possível que venha apoiar a candidatura de Chileno por ser a que mais se aproxima dos anseios populares. De povo João entende.

SÉRGIO / SANTO AMARO
A candidatura de Sérgio, o odontólogo tem o apoio dos políticos tradicionais inclusive da vice-prefeita que já pertenceu a todas as tribos políticas de Santo Amaro.

PAULO CESAR/SANTO AMARO

Pelo Avante ficou definido a chapa Paulo Cesar e Lizia para disputarem a sucessão de Dadau. Paulo Cesar quer ser prefeito para fazer as mudanças que a cidade precisa.

CHILENO/SANTO AMARO

O pré-candidato pelo PSB a prefeito de Santo Amaro, Chileno, teve a convenção mais prestigiada pelos populares. O Povão abraça Chileno pela sua linguagem e sua identidade com o sofrimento dos menos favorecidos. Ele pode não ser um tecnocrata mais conhece a natureza humana, é sensível aos clamores do povo. É um fortíssimo candidato a chefiar o Executivo Municipal em 2021.

BERG/RIACHUELO

Realizada a convenção para as eleições 2020, o Partido dos Trabalhadores (PT) homologou o nome do pré-candidato Berg Hipólito a reeleição. Berg está concluindo seu segundo mandato como vereador, vai a disputa para o terceiro e está mais preparado do que nunca para continuar valorizando o legislativo Municipal com seu brioso trabalho. Funcionário público e advogado é um político atuante, defende todas as categorias dos trabalhadores, principalmente os dos trabalhos mais humildes. É um fomentador da educação pública de qualidade e de um melhor serviço a população mais necessitada de Riachuelo.

GARANTIA SAFRA

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento abriu inscrições do programa Garantia-Safra para o período 2020/2021. Sergipe está entre os dez estados brasileiros aptos a participar do programa, com cota para inscrição de 25 mil agricultores familiares. A novidade para este ano é que os agricultores cadastrados nas safras anteriores (2018/2019 e 2019/2020) já estão automaticamente inscritos. A medida visa evitar aglomeração de pessoas, em função da pandemia do Covid-19.

GARANTIA SAFRA II
Os agricultores que ainda não aderiram ao programa nas duas últimas safras devem inscrever-se de forma tradicional até o dia 20 de março de 2021, dirigir-se a qualquer escritório da Emdagro, de posse da sua Declaração de Aptidão (DAP) e de um documento de identificação pessoal com foto. Os agricultores de reforma agrária precisam dirigir-se ao Incra ou à secretaria de Agricultura do seu município. Já os assentados do Programa Nacional de Crédito Fundiário devem procurar a Pronese, que está localizada no mesmo complexo onde fica a sede da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAGRI [Rua Vila Cistina, 1051, bairro Treze de Julho, em Aracaju].

GRACINHA / ITAPORANGA

Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento do PSD foi realizado de formato virtual e presencialmente para dirigentes partidários, obedecendo todo o protocolo de prevenção à COVID-19, como o uso do álcool em gel na entrada do evento, medidor de temperatura e o uso obrigatório de máscara.

GRACINHA II / ITAPORANGA
Também foram lançados os candidatos a 13 vagas da Câmara Municipal de Itaporanga d’Ajuda, bem como oficializadas as alianças político-partidárias entre PDT e Solidariedade.  Gracinha contou os motivos que lhe trouxeram a se candidatar como prefeita  “Vamos tentar resgatar a felicidade do povo de Itaporanga, que nos últimos anos foi tirada pelos maus governantes”, afirma, a pré-candidata a prefeita, Gracinha Garcez.

DENUNCIA / LAGARTO

O desembargador Edson Ulisses de Melo deferiu o pedido de abertura de inquérito policial feito pela Procuradora de Justiça Ana Christina Souza Brandi para investigar a prefeita de Lagarto, Hilda de Gustinho (SOLIDARIEDADE), supostas irregularidades consistentes nos pagamentos de débitos do município. De acordo com o documento da 11ª Procuradoria de Justiça, Hilda de Gustinho desrespeitou a ordem cronológica, antecipando e invertendo pagamentos sem que indiquem nenhuma vantagem para o município, "cometendo, assim, o crime de responsabilidade previsto no art. 1º, inciso XII, do DecretoLei n. 201/67". Dessa forma, o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe acatou a representação criminal contra a prefeita Hilda de Gustinho e será instaurado Inquérito Policial e, consequentemente, procedendo às oitivas dos agentes públicos envolvidos, inclusive de Hilda, que terá que depor, e das respectivas testemunhas.

 

SÉRGIO REIS AVANÇA/LAGARTO

O pré-candidato a prefeito de Lagarto Sérgio Reis disparou de vez na liderança de acordo com a mais recente pesquisa do Instituto Dataform divulgada nesta terça-feira, 16. O ex-deputado abriu 11 pontos de vantagem para a segunda colocada. A pesquisa foi registrada no TSE com o número SE-08960/2020 e ouviu 1.200 entrevistados nos dias 9, 10, 11 e 12 de setembro.
De acordo com os números da induzida, Sérgio tem 33%, diante dos 22,25% de Hilda de Gustinho, Ibrain Monteiro obteve 9,42%, Nininho do Bolo Bom 3,58%, Kércio Pinto obteve 0,67 e Jorge Prata 0,42%. Sendo que 11,58% foram nulos ou brancos e 19,58% de pessoas que estão indecisas nos questionários aplicados.
No quesito rejeição, Hilda de Gustinho é a mais rejeitada, com 19,42%, em seguida vem Sérgio com 17,75%, Ibrain com 15,25%, Nininho da Bolo Bom com 4,38%, Jorge Prata com 2,42% e Kércio Pinto com 2,17%. Indecisos ou que não responderam somam 27,33% e nulos ou brancos 10,83%.

SEMANA DO TRÂNSITO
De 18 a 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito 2020 (SNT), que este ano traz como tema “Perceba o risco. Proteja a vida”. O objetivo é alertar e conscientizar a sociedade sobre os perigos no trânsito, como acidentes e mortes. Em Sergipe, em especial na capital, os acidentes de trânsito tiveram altos índices de janeiro a agosto deste ano, principalmente se levados em conta a pandemia e o isolamento social. Segundo dados da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), de janeiro a agosto de 2020, foram registrados 481 acidentes, com 18 mortes. Em 2019, com condições normais de circulação, foram registrados 535 acidentes e 19 mortes.
As principais causas de acidentes registradas nestes primeiros meses foram abalroamento (colisão lateral entre veículos), com 268 casos; embriaguez ao volante, 45 registros, e choque com obstáculos parados, com 48 acidentes.

RUI/JAPARATUBA

O deputado Adaiton Martins esteve prestigiando na convenção municipal do PT, PSD, CIDADANIA e PSOL, na cidade de Japaratuba. Na oportunidade, firmou apoio ao pré-candidato a prefeito, Rui Brandão, e a sua pré-candidata a vice, Sizi da Saúde. Com essa chapa, a população japaratubense pode ter certeza que o município está nas mãos de quem entende a necessidade do próximo e de pessoas comprometidas com desenvolvimento social.

Colunas Anteriores

Coluna edição especial: Convenções

Coluna de 04 de Setembro 2020

Coluna de 28 de Agosto 2020

Coluna de 21 de Agosto 2020

Coluna de 14 de Agosto 2020

Coluna de 07 de Agosto 2020

Coluna de 31 de Julho 2020

Coluna de 24 de Julho 2020

Coluna de 17 de Julho 2020

Coluna de 10 de Julho 2020

Coluna de 03 de Julho 2020

Coluna de 26 de Junho 2020

Coluna de 10 de Junho 2020

Coluna de 05 de Junho 2020

Coluna de 29 de maio 2020

Coluna de 16 de maio 2020

Coluna de 08 de maio 2020

Coluna de 30 de Abril 2020

Coluna de 23 de Abril 2020

Coluna de 11 de Abril 2020

Colunas de Janeiro a 4 de Abril

Colunas de 2019

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS