13º SALÁRIO

O prefeito Airton Martins da Barra dos Coqueiros pagou hoje (19),  50 por cento do 13º Salário de 2020 a todos os servidores públicos municipais. Isso é fruto de uma organização financeira, planejamento e respeito ao servidor, grandes colaboradores de todas as gestões. Um exemplo que deveria ser seguido por outros prefeitos. Em Laranjeiras, por exemplo, este ano não paga. Será mais uma bucha para o futuro prefeito, seja lá quem for.

ELEIÇÕES 2020

Em entrevista ao Estadão, Luís Roberto Barroso, atual presidente do TSE, previu novas regras para as eleições municipais deste ano.

“Algumas dessas propostas fui eu mesmo que lancei para debate público. A ideia de estender o horário é muito provável que seja encampada, fazermos possivelmente de 8h às 20h. Com isso, ganharíamos três horas. Tudo envolve logística.”

 

ELEIÇÕES II 2020

Para evitar aglomeração durante a votação, Barroso sugeriu ainda um sistema de turnos, alocando diferentes horários para diferentes faixas etárias.

“Darmos preferência a faixas etárias por horário para evitar aglomeração, também é uma ideia colocada. Eu já pedi para verificar a concentração por idade, para saber como dividir.

 

ELEIÇÕES III 2020

Mas possivelmente as pessoas mais idosas votariam na primeira hora da manhã. Tradicionalmente há uma concentração nas primeiras horas e uma concentração próxima ao encerramento e muita dispersão durante o dia. Para evitar aglomerações, vamos tentar demarcar horários e recomendar fortemente que as pessoas sigam esses horários.”

 

ELEIÇÕES IV / 2020

Existe um consenso pelo adiamento do pleito por algumas semanas, garantindo que seja realizada ainda este ano, em data a ser definida pelo Congresso Nacional. Na próxima semana a data que varia entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro, será definida.

 

BRAGANÇA/LARANJEIRAS

O calçamento secular da Rua Dr. Franscico Bragança nunca foi tão abandonado como agora. Uma falta de respeito a nossa história, a nossa cultura. Laranjeiras tem traços particulares dentre as cidades mais antigas de Sergipe e por uma educação miserável e falida de Laranjeiras, não existe uma resistencia  a esse desmando sem igual.

 

HORÁCIO HORA/LARANJEIRAS

A Rua Horácio Hora no trecho que fica aos fundo da Igreja Matriz tem um buraco completando aniversário. A imbeciliadade do Secretário de Obras é tão grande que arromba com a imagem do seu prefeito. Centenas de pessoas de todos os cantos da cidade passam diariamente pelo local e ver a desgraça que é a administração.

 

NÃO É!/LARANJEIRAS

Todos os prognósticos realizados dão conta de que Paulão não será mesmo candidato a prefeito em 2020. Impossível uma reabilitação, impossível conseguir enganar um eleitorado tão grande. Para ele ir para a disputa teria que vislumbrar uns 6 mil votos. Não tem milagre que supere a razão.  Não tem dinheiro da gota que faça o prefeito vencer a eleição este ano. Ele e seu grupo tirou onda os últimos anos porque venceu com uma diferença de apenas 59 votos. E se perder por 5.900 votos de diferença? É ter um fim de carreira doloroso. Paulão não é burro, ele venceu três eleições de prefeito e uma de vereador. Sabe o que é eleição. Não vai fazer papel de palhaço. Dentro do seu grupo ele ainda é o maior, ninguém se aproxima, para que ele pudesse dar uma cartada e apresentar alguém mais leve nesse momento. Essa é a realidade. 

JANIO/LARANJEIRAS

O vereador Jânio Dias, preocupado com a constante queda do isolamento social, deixando o estado de Sergipe numa situação bastante preocupante quanto à sua colocação no ranking nacional de estados com casos do coronavírus,   apelou para que a  população laranjeirense e sergipana  contribuam com a permanência de todos em casa,  atendendo ao isolamento social.

 “Muitos estão brincando com a COVID-19, a coisa é séria e precisa ser tratada como tal. Já estamos com problemas em vagas de UTIs, novos óbitos e o sistema de saúde superlotado. Por isso, apelo para o povo laranjeirense e sergipano, fiquem em casa, atendam ao isolamento social”, concluiu Jânio.

 

PAULÃO FICA COM QUEM?/LARANJEIRAS

As eleições se aproximando e o grupo de Zé Bodega tem focado em confrontar apenas um candidato. Criticar o prefeito Paulão não deixa a vontade a turma do Zé. Aliais, seu irmão Adelmo, continua vereador da base de apoio do pior prefeito do Nordeste e isso dificulta o discurso. Paulão não é candidato. Se for passará vergonha. A probabilidade de Paulão apoiar Zé por debaixo do pano, apenas injetando dinheiro é muito grande, é uma lógica.

Na verdade, em Laranjeiras, tudo ainda é muito obscuro, impreciso. Por enquanto, ninguém pode cantar de galo. Pelo quadro que se apresenta, embora tenham 5 candidatos, a eleição está polarizada. Somente dois candidatos brigam para vencer.

 

ADELMO/BARRA

O vereador Adelmo Apostolo foi o primeiro edil a se manifestar nas redes sociais parabenizando o prefeito pela escolha do seu candidato e garantiu apoio incondicional a pré-candidatura de Alberto Macedo a sucessão de Airton Martins. Adelmo é uma aliado de primeira hora do prefeito.

 

11 OU 12 VAGAS/BARRA

O prefeito Airton Martins no momento que anunciava seu pré-candidato a prefeito disse que o grupo político do qual ele pertence fará de 11 a 12 vereadores. O próximo prefeito terá uma bancada muito forte.

Nossa analise é que a oposição briga por duas vagas.  Uma vaga garantida será de Vevé caso desista de sair candidato a prefeito. A outra vaga poderá ser disputada pelo irmão de Alisson e a Pastora Salete. Ninguém vai deixar de puxar a sardinha para si.

 

IRACEMA/BARRA

 vereadora Iracema Albuquerque disse que apoia Alberto Macedo como pré-candidato a prefeito porque ele é atuante como vereador, é uma pessoa humilde, acessível e é filho da terra. Conhece as carências da cidade e tem um perfil muito próximo do prefeito Airton. Alberto tem pouca rejeição e é o melhor nome do grupo para enfrentar a oposição. Quando a campanha começar e as candidaturas forem homologadas, vamos conversar com as pessoas e fazer crescer mais ainda o nome de Alberto.

 

SAÚDE /BARRA

A prefeitura da Barra dos Coqueiros, segundo o prefeito Airton Martins houve uma queda significativa na sua receita como aconteceu em todas do Brasil. Para enfrentar essa fase em tempos de pandemia foi preciso fazer alguns ajustes e cortes de despesas para que a folha de pagamento continue em dia como tem sido em toda sua administração e o pagamento dos fornecedores. “Temos priorizado os investimentos na área da Saúde, no combate a pandemia do coronavírus e nos serviços essenciais. A Barra não para, segue em frente”, disse Airton.

 

WILSON/BARRA

O vereador Wilson Bernardes disse a reportagem que pertence ao grupo político de Airton Martins e as decisões tomadas em conjunto merecem nosso respeito. O prefeito Airton ouviu as pessoas, fez pesquisas de opinião pública e qualquer um dos membros do grupo poderia ser o indicado como pré-candidato a prefeito. O meu colega Alberto já vinha sendo melhor avaliado pela população e ficamos orgulhosos com uma pré-candidatura a prefeito saindo da Câmara de Vereadores, Casa a que pertenço e lá representamos o povo.  Vamos à luta para sairmos vitoriosos nessa futura batalha que se aproxima. Alberto é o pré-candidato de todos do grupo.  Toda minha família e amigos irão se somar para que a Barra continue esse grande trabalho iniciado por Airton Martins.

 

GUEGA/BARRA

A vereadora Guega, pré-candidata natural a reeleição declarou  apoio irrestrito a pré-candidatura de Alberto Macedo, seu colega na casa legislativa do município. Guega disse que Alberto poderá dar continuidade aos trabalhos implementados por Airton, desejo esse de todo grupo que lhe acompanha. “Alberto é uma pessoa humilde e confiável. Todo mundo conhece, não há dificuldade para falar com ele, conhece a linguagem do povo. Uma pessoa simples, um bom colega de plenário.

Outro detalhe, Alberto é conhecedor de gestão pública por já ter sido prefeito da Barra e por já ter exercido cargos importantes em Secretarias de Estado, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa além de ser, aqui, o advogado da pobreza. “Estou com Alberto e não abro.”

 

IPTU / BARRA

A Fazenda Municipal de Finanças da Barra dos Coqueiros avisa aos contribuintes do IPTU- Imposto Predial e Territorial Urbano, que a Cota única vencida em 14 de fevereiro de 2020, o pagamento foi prorrogado com vencimento para 31 de julho com desconto de 10 por cento. Quem vinha pagando parcelamento a quinta Cota que venceu em 15 de junho também foi prorrogada para 31 de julho. Essa mudança está no decreto 395/2020 de 12 de maio do corrente.

 

CRIANÇA FELIZ /RIACHUELO

A Prefeitura de Riachuelo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e programa Criança Feliz entregou os kits lúdicos aos pais e responsáveis para que as atividades com as crianças tenham continuidade em casa, já que neste período de pandemia o trabalho das visitadoras está restrito.

Dessa forma, as ações do programa Criança Feliz não estão interrompidas e os vínculos com as crianças beneficiadas estão sendo fortalecidos, mesmo que as atividades venham a ser feitas remotamente.

 

DISTANCIAMENTO /RIACHUELO

A Prefeitura de Riachuelo, através da Secretaria Municipal de Saúde e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) reforça a necessidade de se manter o isolamento social e o distanciamento social em locais em que se registra naturalmente um grande número de aglomerações, a exemplo de alguns estabelecimentos comerciais, como instituições bancárias, supermercados, entre outros.

Por esse motivo, a equipe do Nasf está realizando as marcações necessárias nos estabelecimentos. A gestão municipal também reforça a necessidade dos cuidados de prevenção, o uso da máscara e a higienização das mãos com bastante frequência (lavar as mãos com água e sabão ou álcool a 70%).

 

PERDAS/MARUIM

O Município de Maruim perdeu dois ilustres filhos neste período difícil: Luiz Alberto do Rêgo, Chile, que morreu 66 anos, no dia 7 de junho. Chile era pré- candidato a prefeito de Maruim pelo PSB. Em 2016, ficou na segunda colocação,  quando disputou pelo Partido Verde (PV).

 

PERDAS II/MARUIM

A segunda perda dos filhos ilustres, refere-se ao vereador José de Araújo,  Doutor, filiado ao Podemos. Doutor faleceu no dia 18 de junho e era pré-candidato a vereador.

 

MOVIMENTAÇÕES/MARUIM

O quadro político de Maruim está incerto. Ainda não se sabe se a vereadora Arlinda Vieira (MDB) manterá sua pré-candidatura a prefeita. Comenta-se que Souza (MDB), que era secretário de Saúde,  pode assumir a chapa majoritária.

 

MOVIMENTAÇÕES II/MARUIM

Gilberto Maynart (PT), Sérgio Vieira (PL), Silvano Corrêa (Progressista) e Guil Costa (Cidadania) também seguem na disputa para sucessão do prefeito Jeferson Santana (MDB).

 

PISO SALARIAL/BOQUIM

Em uma transmissão  pelo Facebook da Prefeitura de Boquim, o prefeito Eraldo de Andrade, sancionou as Leis Municipais 930/2020 e 931/2020 que garantem a revisão geral anual dos servidores e o Piso Salarial do Magistério, respectivamente.

Mesmo com as dificuldades que os municípios enfrentam por conta do impacto da pandemia do Novo Coronavírus na economia do país, o prefeito Eraldo de Andrade mantém o compromisso e a valorização dos servidores municipais e profissionais do magistério. O Projeto de Lei de reajuste do Piso Salarial do Magistério prevê o reajuste em 12,84%. Já o Projeto que concede revisão anual aos servidores efetivos no Município prevê revisão de 4,71% nos vencimentos. Ambos garantem pagamento gradativo a partir de setembro de 2020.

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS