ELEIÇÕES 2020
Caso ocorra o adiamento das eleições municipais deste ano, previstas para outubro, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a data limite será o 1º fim de semana de dezembro (dias 5 e 6). Pelo menos é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso: “A ideia é não adiar. Se adiar, pelo tempo mínimo”, disse.

COVID/BARRA
A cada divulgação do Boletim Epidemiológico da Barra, crescem os casos de pessoas contaminadas pelo Coronavírus. A cidade por ser entroncamento para outras e ligada por uma ponte com Aracaju, município com maior número de casos tem a facilidade de contágio de forma comunitária. Não podemos deixar de citar o relaxamento das pessoas e comerciantes com relação à segurança.
Não fosse as ações da Secretaria Municipal de Saúde, com o trabalho diário de conscientização, distribuição das máscaras e evitando aglomerações nos serviços de atendimento ao público da prefeitura, poderia estar bem pior. Lamentamos que os bancos, lotérica e o comércio demoraram a aderir às normas de segurança, sugeridas pelas autoridades da saúde de todo mundo. As pessoas estavam muito à vontade e o caso é muito sério. Chegou-se, ao nível local, a pandemia.


GILSON, A LÓGICA/BARRA

Nós noticiamos em primeira mão que Gilson não seria vice de ninguém. Esta semana em uma arte melhorada, Gilson dos Anjos se apresentou nas redes sociais como pré-candidato a prefeito da Barra. É a lógica. Ele tem mais cacife, está numa escala maior e o “impedimento” não será impedimento. Ser vice seria queimar cartucho atoa e para os outros o que não tão comum na política. Quem será seu vice? O mais cotado é seu aliado de ontem, do qual foi seu apoiador nas eleições de 2016: Caducha. Nada impede, nada será empecilho para que seja formada essa chapa.
Essa decisão poderá levar os pré-candidatos Alysson e Salete a fecharem uma chapa majoritária onde ela seria a vice. Ou ambos voltam a ser candidatos a uma vaga na Câmara de Vereadores.


DEPOSITO DE CARROS/BARRA

Moradores do Condomínio Verano em contato com a redação reclamaram de um terreno que abriga carros apreendidos pelo Detran como grande foco de mosquito da Dengue e Chicungunha. Vários automóveis estão fechados, não causam problemas, mas tantos outros estão abertos, com águas acumuladas se tornando no maior criatório de mosquito da Barra. Segundo os moradores o terreno pertence ao vice-prefeito Alysson Souza.

A responsabilidade é do inquilino, mas se o vice tem preocupação com a saúde do povo da Barra tem que cobrar de quem alugou, providências. Uma delas seria embalar com lona os veículos abertos que acumulam água.

 

DEPOSITO DE CARROS II/BARRA

Essa área é de competência do Governo do Estado de Sergipe, área de custódia de veículos apreendido e compete ao Município a fiscalização de Endemias. A única coisa que o Condomínio poderá fazer é oficiar o Município para saber se as condições sanitárias do local estão em dia. Para agilizar, recomendo aos moradores que entrem em contato com o Ministério Público e façam a denúncia. Pode ser feita pela internet via a Ouvidoria que funciona perfeitamente. Nesse caso, toda culpa é do inquilino.

SERÁ EM JUNHO/ BARRA

Conversando sobre sucessão municipal com o prefeito Airton ele disse que em junho anunciará o seu candidato à sucessão municipal. Disse estar com a consciência tranquila de que está fazendo o seu melhor para os barracoqueirenses e que preparou a cidade para um futuro bem melhor. Tentamos colher, citando alguns nomes, mas o cabra com aquela calma de franciscano não arriscou dar dicas. Em meados de junho. Anotem! Se o isolamento social ainda estiver em vigência, o anúncio será feito em uma live que será transmitida pela internet nas redes sociais Fabebook e Instagram.

CADUCHA/BARRA

O ex-vice-prefeito de Airton no mandato passado não anda muito bem da cabeça. Porra, dizer que Airton está fazendo política com o coronavírus é abusar da inteligência alheia. Ele fala como não morasse na Barra. O cara não enxergar o trabalho realizado pela saúde do município, está com o “oio” aonde? Paciência… Ele faz parte dos políticos que quer fazer política em pilhas de corpos.
Existe na Barra um comitê composto por vários secretários e técnicos que semanalmente se reúnem e analisa a progressão da crise do coronavírus e colocam em prática as medidas sob orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde a grande coordenadora estadual. Nenhum município sergipano trabalha isoladamente.


CADUCHA II/BARRA
Um percentual dos casos positivos é de profissionais da área médica e quase todos assintomáticos. A Barra é a cidade que mais tem médicos moradores, depois de Aracaju.
Outro percentual é de uma clientela que não vai usar os serviços da prefeitura. Essa parte é simplesmente a grande massa pagadora de tributos a Barra e tem planos de saúde. Basta ver os gráficos. Quanto mais pobre é a área residencial, menos é o número de contaminados. Aí é trabalho da prefeitura. Entendeu? Graças a Deus sem óbitos até o fechamento dessa edição e isso incomoda muito o Caducha. Ele quer ver miséria, quer engrossar o caldo, quer corpos para ter a quem culpar. Ele não fala da resistência durante muito tempo, do comércio, bancos e de uma parte da comunidade para seguir as normas de segurança. Por que? Porque ele não quer contrariar eleitores. Ele não pensa no todo.


CADUCHA III/BARRA
Quando se fala em transmissão comunitária o Caducha não lembra que estamos há 3 km de Aracaju. Que uma parte dos contaminados trabalham em Aracaju. Que o centro de atendimento para internação é Aracaju. Que geograficamente estamos em uma cidade entroncamento. Esse cara não ver que a Coronavírus não discrimina seus hospedeiros. Ele ataca ricos, pobres, políticos e trabalhadores. Caducha, nesse momento de crise mundial, faz uma política nojenta. Mas ele tem plano de saúde Federal. Melhore. Uma pergunta: O que você está fazendo, individualmente, para ajudar as pessoas?
Airton tem feito a política de cuidar das pessoas.


PRETA/BARRA
A pré-candidata a vereadora pelo PDT a líder comunitária Preta segue fazendo seu trabalho social nas comunidades que arrodeia o Pelourinho e entra na briga por uma vaga.

CLEANDSON JATOBÁ/BARRA

O jovem Cleandson do Jatobá (PDT) vai mais uma vez colocar seu nome a disposição do eleitorado. Cleandson tem serviços prestados no povoado, tem uma família muita unida e com certeza volta mais preparado para enfrentar mais uma batalha e agora mais confiante.


ASSEPSIA/BARRA

As ruas de Barra dos Coqueiros voltaram a ser lavadas desde sexta-feira, 15. A ideia é desinfectar as vias para diminuir a disseminação do coronavírus (Covid-19) na cidade.

A limpeza vai acontecer nos pontos de maior circulação de pessoas na cidade, como os arredores de supermercados, farmácias, terminais de ônibus.
Daniel que comanda a equipe dos agentes de limpeza, explicou que as equipes vão borrifar cloro diluído nos locais, seguindo a recomendação da Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa). “Inicialmente, nós vamos estar trabalhando nos pontos de maior concentração de pessoas na cidade. São os locais onde as pessoas se concentram mais e nós estaremos fazendo essa desinfecção”, disse.


CONCURSO/BARRA

O prefeito Airton Martins perguntado sobre o concurso Público da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, disse que tudo está transcorrendo normalmente, e as inscrições que seriam iniciadas dia 16, por ser um sábado passou para o dia 18 segunda-feira. A realização das provas permanecem vinculadas aos prazos, mas podendo ser alterada de acordo com o controle do Covid-19. Mas fica assegurado ampla divulgação aos participantes.


ZÉ BODEGA/LARANJEIRAS
A equipe de marketing da pré-campanha de Bodega às vezes bota pra lascar com o candidato. Deixa-me avisar a galera que eles erram quando diz que Bodega vive de política. Há 20 anos não deixa de ser uma renda extra, generosa, mas daí a dizer que é seu sustento, mentem. Bodega é funcionário da Petrobras há mais de 30 anos, mantém negócios com a empresa e é proprietário de imóveis em Laranjeiras e Aracaju.

ADRIANO/LARANJEIRAS
O vereador Adriano Carvalho nesse tempo de isolamento social criou um canal de diálogo com os laranjeirenses. O eleitor acessa o link http://cidadaoparticipa.com.br/adrianocarvalho/ faz um breve cadastro e já pode interagir. Lá o eleitor pode fazer solicitações, sugestões, elogios, denúncias ou falar com o vereador. A época de vereador feito nas coxas acabou. Ou se modernizam, ou ficam para trás.

SAÚDE/LARANJEIRAS
Laranjeiras é uma cidade dormitório para centenas de pessoas e a exposição entre pessoas é muito grande. Outro fato é a promiscuidade urbana com ausência de saneamento básico e nas áreas existentes sem manutenção. Na verdade, um território favorável a proliferação de doenças. Mas com relação ao coronavírus a cidade está em níveis aceitáveis. Isso é sinal que a saúde deu uma melhorada. Contra dados não há argumentos.

JUCA/LARANJEIRAS

Juca segue tranquilo na sua jornada usando muito bem as redes sociais para se comunicar com o seu eleitorado. Já fez duas lives com boa audiência. Se formatasse as ideias para um tempo menor seria mais interessante. Poucas pessoas assistem uma live até o fim. Muitas deixam nos primeiros 5 minutos. A menos que seja de um cantor em evidência. Juca tem muita facilidade de se comunicar, é inteligente, tem bons argumentos, tem o que mostrar de novo e suas realizações passadas superam 20 anos de administração. Fazer comparação da sua administração com a atual é covardia.

PAULÃO/LARANJEIRAS
O prefeito Paulinho da Varzinhas está seguindo rigorosamente a quarentena e não sai de casa. Sua preocupação é com ele mesmo, por estar no grupo de alto risco pela a idade e doenças pré-existentes como a diabetes. Depois vem a preocupação com as netas para não as expor a risco de contaminação.

PAULÃO/LARANJEIRAS
Parece piada. Paulão ou pelo menos sua tropa de ataque diz que o salário dos servidores está em atraso durante toda sua administração a culpa é de Juca. Cara de pau. Se não tem competência para fazer planejamento com 4 milhões que sobram mensalmente além da folha é incompetência mesmo. Os desvios são quase que diários. A limpeza da cidade não existe, mas o pagamento da prestadora de serviço sim, pago em dia. Falta também um trabalho mais consistente dos vereadores de um modo geral. O ministério Público precisa ser provocado.

FAFEN/LARANJEIRAS

Foi preciso provocarmos para que a empresa arrendadora se pronunciasse. A imprensa especializada no setor industrial e econômico fez uma matéria com a direção da empresa Proquigel Química S.A e garantiu que será reaberta até o final do ano. Muito boa a notícia. Não temos visto movimentação na solução da água que abastece a fábrica. Somente uma Petrobras aguentava. Ela é a mais cara do mundo. Para ter ureia competitiva no mercado, tem que ter água de boa qualidade. É possível que a empresa que arrendou a fábrica veja outra alternativa e encontre no nosso aquífero um poço de boa vazão e água doce.

FAFEN II/LARANJEIRAS
A Fafen é uma empresa da maior importância para a economia de Laranjeiras e do Estado. O fechamento da fábrica, desde janeiro de 2019, será responsável por uma perda de receita de cerca de 30 por cento em 2021. Em 2022 cem por cento comprometido e a perda continuará a mesma. A cidade continuará perdendo porque a fábrica não produziu e não vendeu produtos este ano. Como existe perspectiva de início de produção até o fim do ano, já vislumbramos dias melhores em 2023. A coisa é matemática. É a lógica. Se produz e vende Laranjeiras fatura. Se não, perde.

FAFEN III/LARANJEIRAS
O vereador Jânio Dias, funcionário da Petrobras na área de fertilizantes, profundo conhecedor da planta produtora é a pessoa indicada pela Petrobras para cuidar dessa transição. Jânio e o representante da Proquigel Química S.A trocam informações diariamente. Temos informações que em julho se inicia a fase de manutenção, equivalente a parada que levará uns três meses e tudo dando certo entra em produção até o final do ano. Uma ótima notícia.

PERDAS/LARANJEIRAS
Seja lá quem for o próximo prefeito de Laranjeiras, enfrentará dois anos de terrível crise com a queda de receita em 2021/22. Terá que ser um super gestor e ajustar a máquina a realidade financeira da cidade e criar novas alternativas para gerar novos empregos na iniciativa privada.
As medidas serão duras, penosas seja o prefeito Chico do Bigodão ou Pedro Orleans de Bragança. Mas sempre tem um pior e vocês sabem quem é.


RIACHUELO
A feira-livre de Riachuelo continuará com os bloqueios de higienienização neste sábado, 16. Confira as informações:

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS